domingo, 8 de fevereiro de 2015

"Moçambique não terá problemas", assegura Dhlakama após reunião com PR moçambicano

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, saiu hoje satisfeito da sua primeira reunião com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, assegurando que "o país não terá problemas" e anunciando o fim do boicote do maior partido de oposição ao parlamento.

"O país não terá problemas, porque da maneira como nos conhecemos, como conversámos - muitas horas os dois -, tudo correu bem", disse Afonso Dhlakama, que evitou pormenorizar o conteúdo das duas horas e meia de reunião com Nyusi, hoje de manhã num HOTEL em Maputo, a que se seguirá uma nova ronda negocial nos próximos dias.

LUSA – 07.02.2015


Posted at 15:59 in Eleições 2014 Gerais, Política - Partidos | Permalink ShareThis




Comments

1
umBhalane said...


Afonso Dhlakama será sempre "crucificado", sempre.

Os TERRORISTAS (frelimo) nunca lhe perdoarão as pesadas derrotas, revezes, no campo militar, onde afinal reside o verdadeiro poder interno.

Sim, porque há outros poderes mais fortes, a ter sempre em conta, sempre.

Porque impediu que exercessem a bel-prazer, de quaisquer jeitos maneira, sozinhos, pondo e dispondo da vida dos cidadãos - a RENAMO, braço armado, vanguarda do Povo Moçambicano, a maior maioria, impede esse objectivo - há de facto uma força militarizada a fazer esse obstáculo aos TERRORISTA, a impedir a repetição do que aconteceu nos tempos, 1974/75/76/77/78/… - lembram????

Depois há os “erros” do próprio, que fala “demais” – mal que pergunte – para quem, que auditório, público-alvo?

Os “muzungos” custa-lhes de entender certas coisas.

Por isso o Machel falou:

- “Vocês não entendem NADA de política africana”, (Almeida Santos).

Como já fui intérprete, isto que o Machel disse quer dizer:

Os “brancos”, calcinhas, assimilados, “civilizados”, que vestem óculos, urbanizados, que gostam de coisas boas, …, custa-lhes entender/aceitar, por muitos e óbvios motivos.

Ainda por cima o tal de MDM descambou completamente – azar.

Dhlakama, quando é forte, e bate fortemente, é inimigo da paz, dos interesses, é belicista, “incivilizado”,…

Dhlakama, quando é flexível, como as ervas dos tandos, para não quebrarem, já é errático, foi comprado, é fraco, não sabe o que quer,…

Ele tem um estilo próprio.
O Povo o julgará no final.

Mas…, como falam os Tugas, até acabar a colheita, não vale a pena lavar os cestos.
Só nos finalmente.

Nos finalmente.


PENSA BEM, pensa junto comigo.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.


É BOM ACORDAR DE VEZ.

FUNGULANI MASO.

A LUTA É CONTÍNUA


2
chacha said in reply to Mozambican...


Sim concordo consigo em um ponto, que considero primordial em termos de consistencia: Devia ter havido uma explicacao, por parte do Dhlakama, por que eh que os deputados da renamo que estavam boicotando, iam toram assento. Uma explicacao minima devia ter sido avancada. O que se prometeu, para levantar o boicote? Ha algumas indicacoes para a formacao de um governo de inclusao? Ha algumas indicacoes para a concessao da autonomia regional? O que eh que levantou o boicote? 
Seja como for teremos que esperar para tirar melhores ilacoes, se valeu a pena ou nao o que a renamo fez. E dai, tomar outras posicoes.



Ads by HQ-Video-Pro-2.1cAd Options

3
Mozambican said in reply to hakuna...


HELLO HAKUNA,

nao fique muito frustrado muito cedo, você nao está inquieto e curioso sozinho. A primeira luta de DHLAKAMA e RENAMO, foi sempre de querer fazer conversacoes e anular os resultados das eleicoes, neste caso teria que haver qualquer instancia que deveria representar qualquer coisa, podia ser Governo de emergência ou Tribunal Supremo ou uma organizacao civil etc.

Portanto aceitar a conversa por sí, nao é um Crime. Que logo mandou os deputados a tomarem assentos sem um pequeno esclarecimento aos membros e a populacao em sí, nao foi bom e eu próprio fiquei chocado com isso. Mas o mais importante é esperarmos e se nao for vigoroso para tirar algo para o povo ficar assegurado, entao aí é que podemos pensar a partir de agora, o que

--> SE PODERÁ FAZER COMO RESPOSTA <--

Lancar só pedras contra o DHLAKAMA e a RENAMO nao será suficiente, mas sim tomar medidas para que nao haja mais um outro ditador contra o povo e as outras regioes. Se eu estivesse perto, iria lhe convidar para uma cervejinha ou aguardente :=)))

Greets, Mozambican


4
Francisco Moises said...


Bom em ver que a situaçao levanta uma verdadeira poera e estamos divididos nas opinoes e nas nossas analises, coisa que sempre gostei e encorajei. E assim aprendemos a implementar a verdadeira liberdade de expressao. Os meus cumprimentos aqueles que defendem Dhlakama que foi muito valioso na nossa historia contemporanea e aqueles que o criticam e mesmo o condenam nao so na base desta ultima situaçao, mas pelo seu comportamento inconstante dum longo tempo. Seria melhor se ele fosse mais consistente e consequente. E continuemos assim.

Saudacoes ao Dhlakama e ao Nyusi que soube esperar por Dhlakama que chegou depois de 40 minutos de atraso. So saudaçoes e nao sou amigo dum nem do outro. Sou somente um livre observador.

Aguardemos para vermos o que acontece agora e como a dança dos nossos pinoquios vai continuar.


5
Joao Bacalebane said in reply to Francisco Moises...


Caro Sr Moises, o seu odio pela Firlimo, leva-o a ficar cego, ate agora ninguem sabe o que eles falaram, embora eu pessoalmente ache que o Djakama precipitou-se ao aceitar que os deputados da Renamo ocupem os seus lugares nas varias assembleias. ( Pois eles ja sao deputados contrariamente ao que disse o cao sarnoso do ladrao guebuza ). Contudo quer me parecer que o sr. estava a espera de mais uma guerra em Mozambique, olha a implementacao a forca dos varios projetos adiantados pelo Djakama, tinham que necessariamente custar o sangue de inocentes, quer quira ou nao o sr tem de esperar para perceber o conteudo daquele encontro.
Olha os comicios do Djakama, dividiram a Firlimo, o que ja e muito bom, aguarde velhote um dia os que te queriam matar vao cair. Aguarde, nao exteriorize o seu odio.



Ads by HQ-Video-Pro-2.1cAd Options

6
Manuel Assane said...


Acabo de perceber porque e que o MDM não alinhava com a posição de Dhlakama, pois corria o risco de ser incoerente com o Povo. 
Manuel


7
Idrisse Saiad said...


Espero e, espero mesmo que qualquer um que aqui esgrimiu argumentos contra Dhlakama, vá a partir de amanhã fazer a tal revolução que tanto propalam. Façam pois vocês a revolução, vocês que são politicamente infalíveis, vocês que sabem o que é bom para o povo.
Façam a revolução. COBARDES.


8
ekile said in reply to hakuna...


Citação interessante:

"DHLAKAMA,cobarde,mentiroso,ate a sua me o senhor usou e jurou em nome el para enganar o povo....retira te velho ambicioso,a morte te espera ca no norte.fique por ai ladrão,mentiroso,ambicioso.....o senhor acaba de assinar o fim a renamo e entregou completamente este pais a frelimo.RUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Dhlakama,vamos te apedrejar em niasssa.cobarde,cão tinhoso........!"

Pelos vistos foi crime um encontro em nome da paz e tranquilidade em Moçambique...

Que simpatizante né? gente da minha terra...

Interessante que Dhlakama é: ladrão, cobarde, mentiroso, cão tinhoso, ambicioso, e será morto em Niassa...será

Mano Hakuna parece já um desesperado da vida



Ads by HQ-Video-Pro-2.1cAd Options

9
raysame said...


confiar em sr Dhlakama e' cançar sem colher.


10
hakuna said...


DHLAKAMA,cobarde,mentiroso,ate a sua me o senhor usou e jurou em nome el para enganar o povo....retira te velho ambicioso,a morte te espera ca no norte.fique por ai ladrao,mentiroso,ambicioso.....o senhor acaba de assinar o fim a renamo e entregou completamente este pais a frelimo.RUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Dhlakama,vamos te apedrejar em niasssa.cobarde,cao tinhoso........!


11
marcos antonio said in reply to Francisco Moises...


Caro Dr.Moises,

Saude!
Em toda minha vida,nunca confiei no Sr.Dhlakama,pois politicamente sempre demonstrou ser muito "verde" e foi sempre,sempre e sempre inconsistente.
O Sr.Dhlakama prometeu em nome da mae dele,de que desta vez o Centro-Norte será governado por ele e pela Renamo-jurou mais de uma vez, e agora esperemos para ver.
Quanto ao "regresso" dos deputados da Renamo ao Parlamento,era bem claro e muito claro de que, toda esta ausencia dos parlamentares da Renamo se tratasse duma jogada-uma jogada infantil e sem credibilidade.Pobrezinho do Afonso,e vergonha aos deputados da Renamo,sem nenhuma meta(politica) a atingir.



Ads by HQ-Video-Pro-2.1cAd Options

12
Francisco Moises said in reply to chacha...


Srs. Chacha e Jose Carlos Cruz,

O que vocês dizem é valido, respeito-o e vos cumprimento por ser o vosso direito de nao concordar comigo e de contrariar-me.

O problema é vosso quando apelam que se deve esperar para sabermos o que o Dhlakama e Nyusi discutiram. Esperar até quando desde que nao dizem por quanto tempo? Porque O Nyusi e Dhlakama nao tiraram um comunicado para calmar as inquietaçoess das pessoas. Os falantes e boateiros nao vao esperar como voces pensam e desejam. A imagem do Dhlakama estara manchada antes que haja explicaçoes.

O problema é tambem do sr. Dhlakama que nao sabe se estreitar e diminuir sua visao em vez de apresentar-se com uma visao muito ampla com tantos pratos na mesa como andando a gritar pelo centro e norte que as brincadeiras acabaram, vai formar uma zona autonoma e no dia seguinte diz que vai ser o prisidente da Republica centro-norte, e enquanto tem uma delegaçao a negociar com a Frelimo, corre para se encontrar com o Nyusi. E existe ainda esta coisa de lider da Oposiçao que ainda o Dhlakama nao esclareceu as pessoas quanto a sua verdadeira posiçao.

A coisa que ele anuncia depois do encontro com Nyusi é que os deputados para a assembleia nacional e para as assembleias provincias vao tomar posse. As implicaçoes que podem advir deste anuncio que constituem um reconhecimento das eleiçoes defraudadas podem ser enormes. A conclusao de muita gente sera que ele Dhlakama cedeu a Nyusi. Por enquanto Nyusi ja ganha.

Posso vos assegurar que ele Dhlakama tera problemas enormes para se explicar a gente a quem ele dizia que seria duro com a Frelimo e prometia outras coisas. Acendeu muito fogo que aquece muitos animos. E tambem simplesmente nao vejo que a Frelimo possa aceitar esta coisa duma zona autonoma ou o tal governo de gestao. Parece que voces ainda nao conhecem bem a Frelimo.

Porque é que Dhlakama nao mencionou mesmo se minimamnete as questoes de governo de gestao e das zonas autonomas que acenderam o animo de muita gente no centro-norte? Ele preferiu manter silêncio naquilo so para anunciar que os deputados nacionais e provinciais da Renamo vao tomar posse. Os oatos, as falas e falares estao neste momento a andar e a voar por toda a parte em Moçambique e o estrago que isto pode fazer pode ser imenso. A zanga da populaçao com Dhlakama pode ser enorme.

Basta imaginar que se isto me inquietou a mim que nao tenho nada de materia; a perder ou a ganhar em Moçambique agora e no futuro, que tal daqueles que andaram a exprimir a sua inquietaça a ele Dhlakama no centro e norte por ser um grande falabarato que nao age e que o incitaram a agir? A minha inquietaçao é so com o povo de Moçambique e nao tenho problemas semelhantes no meu pais que é uma das maiores democracias no mundo onde eleiçoes sao limpas, democraticas, transperentes e genuinas.

Ele Dhlakama nao devia ter falado duma zona autonoma se nao estava sério naquilo. Falar duma zona autonoma é uma questao muito séria e poder fazer com que certas pessoas no centro-norte ajam para conseguir tal objectivo, coisa que podera causar uma guerra civl sem ele proprio estar envolvido ou estar a dirigir. Ha gente pronta para liderar rebelioes e nao pensar que aqueles jovens que disseram que se Dhlakama nao vai agir, eles vao agir estavam a brincar. Estas pessoas nao estavam a brincar.

Sera que as pessoas tem que esperar até depois da segunda-feira depois de mais conversaçoes com o Nyusi para ouvirem o que ele conversou com o Nyusi enquanto que ele preferiu anunciar esta cisa dos parlamentares que acendera a inquietaçao dos populares que o apoiam?

O tempo e as coisas sao delicadas para ele e nao para mim visto que o desagrado da populaçao sera contra ele e nao contra mim. Vejam as coisas com mais atençao e seriedade.

Vamos ver o que vai acontecer.


13
chacha said in reply to Francisco Moises...


Tenho algumas dificuldades para compreender a posicao do Dr Moises. Por algumas razoes: 
Todo mundo sabe que as eleicoes foram fraudulentas. Dhlakama foi o primeiro a aparecer para uma negociacao. Constituiu-se uma equipe para negociacao. Como eh que devia terminar uma negociacao? 
Alem disso ainda nao sabemos o conteudo do que se negociou. Eu acho que o melhor juizo pode ser feito mais tarde. Nao agora.


14
chacha said in reply to JJLABORET...


Essas palavras sao de quem?

"Isso significa que CEDEU e como se diz no Brasil "mijou prá trás", vendendo o seu povo que nele acreditou". 
O que esta' escrito?

Como eh que antes de se ter o conteudo de uma situacao, alguem comeca a escrever assim?

Nao quero comentar mais. Pronto.




Ads by HQ-Video-Pro-2.1cAd Options

15
Jose Carlos Cruz said in reply to Francisco Moises...


Dr Moisés, convém ter calma e aguardar mais informações. Para sua informação, Dhlakama nunca aceitou nenhum dinheiro da Frelimo, pelo menos como Conselheiro do Estado. Nunca aceitou receber os seus salários a que tem direito desde 2004 nem as suas viaturas protocolares.

Vistei-o uma vez na sua residência em Nampula e vi como vivia com modéstia, com um pequeno televisor na sala de visitas e telemóvel um tanto ou quanto antiquado. Não vivia na miséria, mas qualquer deputado da Renamo tinha mais dinheiro que ele. Não se esqueça que Dhlakama tinha (ou tem) que sustentar um exército...

Como muito bem disse em várias ocasiões o Dr Moisés, a Renamo nunca obteve apoio de potências estrangeiras. Tudo quanto a Renamo e Dhlakama têm provém de recursos de Moçambique.

Senhores, esperemos para ver, como aconselha o Sr Chacha. Tanto a Frelimo como a Renamo têm objectivos de governar Moçambique. Dhlakama está a seguir um percurso assustador para a Frelimo. Aos poucos vai manietando a Frelimo. Tem grande apoio popular. Quem vive em Moçambique não tem a mesma sensação de traição de Dhlakama que os que vivem no estrangeiro. Aqui sente-se que alguma coisa está no ar. Ninguém festeja. Ainda não está claro que é o caçador e o caçado.




16
Francisco Moises said...


Ter que esperar para sabermos o que este home discutiu e concordou com o Nyusi? Custa me acreditar que ele tera conseguido a sua ideia de governo de gestao que ninguem sabe o que significa, coisa que a Frelimo ja mandou passear, ou a autonomia do centro-norte, uma situacao que caparia a Frelimo economica e financeiramente. Se conseguiu uma daquelas coisas com Nyusi, sera um milagre. E dhlakama nunca cinseguiu milagres politicos para nos que beneficiaram o povo foram de alguns individuos com ele a cabeca.

Em poucas palavras, Dhlakama e simplesmente um homem sem hora nem dignidade que e inutil para ele mesmo e para o pvo de Mocambique. Ele tinha dito que Nyusi era presidente ilegal, mas terminou por correr para ir ter com este presidente ilegal a quem tinha dito para ele ir ter com ele no norte.

Dhlakama repete assim aquelas situacoes que cometeu aquando das negociacoes para acabar com a guerra dos 16 anos. Enquanto a sua delegacao negociava com a delegacao da Frelimo em Roma, ele tinha encontros paralelos secretos com Chissano que acabou de o embrulhar e ele enviava a sua delegacao em Roma para nao discutir isto ou aquilo visto que ele ja tinha cedido a Chissano. Em vez de deixar tudo a sua delegacao com a delegacao da Frelimo em paz, ele corre para discutir coisas com o Nyusi. Porque e que tem esta delegacao no centro dito de Cofericnas Joaquim Chissano?

E como resultado a uma vez poderosa Renamo reduziu-se a uma forca marginalisada pela Frelimo e todo aquele sacrificio que os guerrilheiros ou o povo tinham feito foi inutil visto que ele entregou a vitoria da renamo a Frelimo.

Demos por demais o benefico da duvida a este vagabundo para se provar que podia ser serio. Infelizmente nao e serio e nunca jamais o sera. Seria melhor que o centro-norte se acordasse que esta a perder o seu rico tempo com um individuo que e desbalancado e que jura pela alma da sua mae nao curvar a Frelimo e o faz. Este individuo e perigoso para eles.


17
JJLABORET said in reply to chacha...


Senhoor Chacha,
Você pode comentar e mesmo agredir o autor do artigo colocado em tela, MAS NUNCA AGREDIR UM SIMPLES COMENTADOR no seu direito de opinar. Por isso,convido-o a engolir suas palavras ou a reservá-las para a sua ilustre mãezinha:
- "A posicao do Sr JJLABORET pode ser aquela de defraudar um processo. E dar azo a propaganda do SISE"...

Se tivesse notado e analisado o meu comentário, teria visto como o fecho:

"Eu quero acreditar que Dhlakama CONSEGUIU a autonomia administrativa para aquilo que ele apregoou como "República do Centro e Norte".
E ainda:
"Quero aqui estar enganado! Confesso."

AFONSO DHLAKAMA NÃO TEM O DIREITO DE ESCONDER DO POVO AQUILO QUE TRATOU COM NYUSI.
------------ 
Quanto à acusação infantil de querer eu "defraudar um processo", pertencer à SISE... talvez queira você se ver na minha imagem! Quebrou a sua deslavada cara, pois não provenho do mesmo regaço que o gerou! Respeite-me!


18
chacha said in reply to macua desprezado...


Comecar a criar nuvens numa situacao nao conhecida pode parecer que seja um frelimista descontente, que acha agora estarem criadas as condicoes para inverter o desfavoritismo que tinha nas regioes que apoia a renamo. Essa eh uma leitura possivel. Estar insatisfeito com uma possivel partilha do poder com a renamo. Vamos ver, depois julgamos.


19
chacha said in reply to macua desprezado...


Nao sr Macua. Ainda nao sabemos o conteudo das negociacoes. O que a Renamo exigia era um governo de getsao, que se interpreta como sendo governo de inclusao ou autonomia regional. Essas eram propostas da renamo. A renamo mandou sua equipa para negociar isso: Ivone Soares e Manuel Bissopo. Era para discutir isso. O assessor do presidente Nyussi disse que havia discussoes em curso com uma equipa da renamo, e disse foi por causa desse trabalho que o Nyussi nao foi a Etiopia. Como eh que terminaria essa negociacao? Eu acho que inevitavelmente seria o encontro entre Dhlakama e Nyusi. Entao a partir de uma agenda ja conhecida, governo de gestao ou autonomia regiao, e o lider da renamo sai de um encontro desses tipo e diz esta' satisfeito, entao a nossa espectativa eh de que: os aspectos do governo de inclusao foram satisfeitos ou os aspectos da autonomia regional foram satisfetos. Tem de ser essa a nossa primeira percepacao. Vamos julgar se houve traicao quando tudo estiver claro. Quando a gente perceber que nem os aspectos do governo de inclusao foram discutidos ou nem os aspectos de autonomia regional foram discutidos. Ai teremos a nossa posicao de julgar ter havido uma traicao ou nao. E podemos exigir uma explicacao. Com certeza a explicacao vai ser dada. Esta, eu acho, deve ser a nossa primeira posicao. Esperar. Acho que nao podemos comecar a desvalorizar uma sitaucao da qual ainda nao sabemos seu conteudo real. Vamos esperar para perceber.


20
macua desprezado said in reply to chacha...


Como ele negoceia com um assaltou a presidencia com ajuda de cne stae e cc, e ele sempre nos enganou a dizer que estava ao nosso lado que nao reconhemos este presidente. Agora lhe prometeram dolares ja estaa satisfeito


21
chacha said in reply to JJLABORET...


Nao. Nao eh isso. Ainda esta'-se negociando. Vamos esperar para julgar. Esta'-se no inicio. Algo substancial existe em termos de satisfacao da vontade das regioes que o apoiam. A posicao do Sr JJLABORET pode ser aquela de defraudar um processo. E dar azo a propaganda do SISE como diz o sr macua desprezado. Como se conclui logo da futilidade do encontro se ainda nao sabemos do conteudo do acordo que faz Dhlakama sair satisfeito? O que eh que se acordou? Ele deve explicar. Vamos aguardar para ouvir a explicacao. Talvez pela natureza do encontro ele evitou dar a conhecer a imprensa. Fiquemos ansiosos para ouvir.


22


Nos do norte nao o queremos mais aqui, nao voltar mais que fique com esse Nyusi


23
JJLABORET said...


AFONSO DHLAKAMA NÃO TEM O DIREITO DE ESCONDER DO POVO AQUILO QUE TRATOU COM NYUSI.

Enquanto Afonso Dhlakama não explicar "tintim-por-tintim" aquilo que "ACERTOU" com Filipe Nyusi numa sala de HOTEL...
E se tal "ACERTO" fugiu daquilo que propôs ao povo do Norte e Centro...

DHLAKAMA TERÁ SIDO UM DESPREZÍVEL VERME!


24
JJLABORET said...


PS - Algumas palavras do meu comentário saíram truncadas. Por favor ignorar.


25
JJLABORET said...


Tá posto!
"Moçambique" não terá problemas".

Isso significa que CEDEU e como se diz no Brasil "mijou prá trás", vendendo o seu povo que nele acreditou.
Afinal,
1 - CONSEGUIU DA SUA CONVERSA (US "$$") TÊTE-A-TÊTE COM O FILIPE NYUSI, IMPOR A AUTONOMIA ADMINISTRATIVA DAS REGIÕES CENTRO-NORTE, CONFORME PROMETIDO ÀS MULTIDÕES?

2 - JÁ AGORA, DEPOIS DA CONVERSA (US "$$") TIDA COM O FILIPE NYUSI, ACEITOU CONVALIDAR E DAR POR LEGÍTIMA A ELEIÇÃO QUE HÁ POUCO ACUSAVA DE FRAUDULENTA?

3 - COMO FICA AGORA A SUA CARA, PERANTE O POVO QUE O ASSISTIU NAS SUAS DIVAGAÇÕES, APENAS COMO MAIS UMA "MASSA DE MANOBRA" PAA CONSEGUIR BENESSES?

4 - QUANDO FALAVA AO POVO, SEU DISCURSO ERA PÚBLICO! POR QUE AGORA O RESULTADO DO SEU ENCONTRO COM FILIPE NYUSI É SECRETO? POR QUE AGORA JÁ NÃO QER DIZER AO POVO PALAVRA PO PALAVRA O QUE "TRATOU" NUMA SALA DE HOTEL?

Vejam, leiam, não se cansem de ler e interpretar essa frase do Dhlakama:

... - "MOÇAMBIQUE NÃO TERÁ PROBLEMAS".

Eu quero acreditar que Dhlakama CONSEGUIU a autonomia administrativa para aquilo que ele apregoou como "República do Centro e Norte".

PORQUE SE NEGOCIOU COISA DIFERENTE DAQUILO QUE OFERTOU AO POVO, TERÁ SIDO UM PORCO CHAUVINISTA, UM ESTELIONATÁRIO DA CREDIBILIDADE EM SI DEPOSITADA!

E me parece que a montanha estremeceu, estremeceu e voltou a parir um rato!

Quero aqui estar enganado! Confesso.


Sem comentários: