sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Marrocos deixa de bombardear posições do Estado Islâmico

Hoje às 08:49

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos, Salahedin Mezuar, anunciou, esta sexta-feira, que o país cessou os bombardeamentos contra posições do Estado Islâmico, na sequência da mesma decisão tomada pelos Emirados Árabes Unidos.
 
PETRA NEWS AGENCY/REUTERS
"As forças marroquinas estão sob comando dos Emirados Árabes Unidos e devemos seguir as instruções", afirmou aos jornalistas o chefe da diplomacia marroquina.
Marrocos nunca deu muitos detalhes sobre a sua participação na coligação, mas deverá ter participado em cerca de 20 operações com seis caças F-16.
Fontes norte-americanas confirmaram quarta-feira que os aviões dos Emirados Árabes Unidos deixaram de participar nos bombardeamentos contra posições do grupo extremista Estado Islâmico na Síria e Iraque, depois de o piloto jordano apanhado em dezembro ter sido queimado vivo.
Os países árabes que participam na coligação são todos monarquias, nomeadamente a Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Jordânia e Marrocos.
Esta sexta-feira, depois de um alegado pedido dos Emirados Árabes Unidos, Washington anunciou que posicionou as equipas de buscas e salvamentos de pilotos no norte do Iraque.
"Reposicionamos as equipas no norte do Iraque", disse fonte norte-americana.
Esta decisão deve reduzir o tempo necessário para chegar aos pilotos, cujos aviões são atingidos nas zonas controladas pelo grupo do Estado Islâmico.

Sem comentários: