quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Lavrov critica Obama por envolvimento de Washington no golpe de Estado na Ucrânia

EUA, Russia, ucrania, Lavrov, golpe de estado, Obama

Foto de arquivo. Serguei Lavrov

O chanceler russo Serguei Lavrov disse nesta segunda-feira (2) que as palavras do presidente norte-americano Barack Obama sobre o papel dos EUA na “transição de poder” na Ucrânia provam o envolvimento de Washington no golpe de Estado.

“Tinha a confirmação do envolvimento direto dos EUA desde o início no golpe antigovernamental, que Obama chamou neutralmente de ‘transição de poder’. A retórica exprimida na entrevista significa a intenção de Washington de mais adiante fazer tudo para apoiar incondicionalmente as ações das novas autoridades em Kiev que aparentemente resolvem o conflito pela força”, disse o ministro russo do Exterior.
“Nós ao nosso turno estamos convencidos que é preciso estabelecer o contato direto entre as autoridades em Kiev e as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e esta opinião é cada vez mais partilhada, inclusive na Europa”, sublinhou Lavrov.
Mas, segundo as palavras dele, esses esforços esbarram em tentativas de sabotar o processo de negociações.
Estou convencido que todos os que querem a paz para o povo ucraniano, e Rússia de certeza está entre tais países, tal como segundo eu sei a Alemanha, a França, outros europeus, a OSCE, devem continuar esses esforços, devem fazer todo para que diálogo direto seja estabelecido e traga resultados”, frisou o chanceler russo.
A decisão do então presidente da Ucrânia Viktor Yanukovich de não assinar um acordo de associação com a União Europeia no final de 2013 desencadeou uma onda de protestos em massa em todo o país, que culminou com o golpe de Estado de fevereiro.
Kiev está realizando desde meados de abril uma operação militar para esmagar os independentistas no leste da Ucrânia, que não reconhecem a legitimidade das novas autoridades ucranianas. Segundo os últimos dados da ONU, mais de 5.000 civis já foram vítimas deste conflito.
Desde 9 de janeiro, a intensidade dos bombardeios na região intensificou-se, aumentou o número de vítimas do conflito.
O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou que as Forças Armadas ucranianas estão a aumentar os efetivos em todas as zonas onde ocorrem combates. Os independentistas, por seu turno, declararam que fizeram “avançar a linha da frente” para evitar os bombardeios de zonas residenciais das cidades por parte do Exército ucraniano.
  • #Konstantine Baptisti
    Konstantine Baptisti 2 Fevereiro, 17:08
    Esse Obama é um grande cretino, agora quero ver os EUA e a UE tirar a Ucrânia de dentro desse abismo.
  • #antonio everardo
    antonio everardo 2 Fevereiro, 18:25
    Pois é. Eu sugiro ao Sr Ministro Lavrov, que estude a possibilidade do BRICS (Brasil-Rússia-India-China-África do Sul) institucionalizar uma Força de Paz para por fim aos desmandos dos delinquentes da NATO. É imprescindível tal ação diante da brutal ingerência e interferência dos Estados Unidos e países signatários da NATO nas nações soberanas que não dispõem de poderes para suas defesas físicas e moral. AE
  • #litlebit
    litlebit 2 Fevereiro, 18:47
    Em 193.. Winston Churchill fez uma polémica afirmação, " A Alemanha irá entra em guerra quer queira ou não" terá sido mais ou menos nestes termos, para tal, os "aliados" usaram e abusaram das irreverências da Polónia. A Ucrânia parece servir idênticos propósitos para fins igualmente idênticos, só que os tempo são outros e as consequências são incomensurávelmente maiores, para azar de todos nós


Sem comentários: