segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

China executa empresário ligado a ex-chefe de segurança nacional

China executa empresário ligado a ex-chefe de segurança nacional
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Internacional
Escrito por Agências  em 09 Fevereiro 2015
Autoridades chinesas executaram nesta segunda-feira um ex-empresário do sector de mineração ligada ao filho mais velho do ex-chefe de segurança nacional Zhou Yongkang, que está no centro de uma importante investigação de corrupção, informou a mídia estatal.
A Alta Corte do povo na província central de Hubei determinou a execução de Liu Han, ex-presidente do Grupo Hanlong, que foi condenado à morte em maio, de acordo com a agência de notícias oficial Xinhua.
O caso contra Liu era um dos mais importantes envolvendo empresários privados desde que o presidente Xi Jinping assumiu o poder há dois anos e começou uma campanha contra a corrupção.
Liu, que já foi a 230ª pessoa mais rica da China, foi julgado no ano passado, junto com outras 36 pessoas, sob acusação de assassinato e envolvimento em uma gangue descrita pela mídia estatal como "ao estilo da máfia".
O irmão mais novo de Liu, Liu Wei, e outros três também foram executados, de acordo com a Xinhua.
A China anunciou no ano passado que estava investigando Zhou Yongkang, um dos políticos mais influentes do país na última década, em um caso que tem suas origens em disputas internas de poder no Partido Comunista.
Fontes disseram à Reuters que Liu era um empresário ligado ao filho mais velho de Zhou, Zhou Bin.
A mídia estatal não ligou o caso de Liu a Zhou Yongkang diretamente, mas disse que o crescimento do empresário coincidiu com o período de Zhou como chefe do partido em Sichuan.

Sem comentários: