sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Cardeal do diabo


Apetece-me fazer de cardeal do diabo a propósito dos tumultos ocorridos durante o jogo entre o Gana e a Guiné Equatorial. Infelizmente, não vi o jogo. Li, contudo, sobre o que aconteceu, principalmente a partir de vários “posts” aqui no Facebook. Os adeptos da equipa anfitriã reagiram mal à eminente derrota e comportaram-se de forma pouco desportiva. Ao que parece, contestaram muito o penálti que foi dado ao Gana. Alguns comentadores chegaram mesmo a culpar, de novo, a “África” (nós os africanos…) por este mau comportamento que só ajuda a denegrir ainda mais a imagem do continente.
Confesso que fiquei boquiaberto quando vi esse tipo de comentários. Seguindo a lógica do debate político em Moçambique não percebo porque os adeptos da Guiné Equatorial não podem reagir assim à injustiça que lhes está a ser feita. Estão no seu direito, diz-nos a lógica do discurso moçambicano. Não importa se o penálti foi correcto ou não; não importa se se pode fazer recurso ou não. Quem sabe, se calhar os adeptos têm toda a uma história de injustiça às mãos da CAF, porque vão acreditar agora na sua boa vontade? De resto, quem não sabe que há muita corrupção no futebol africano? Quanto é que depositaram na cama do quarto de hotel desse árbitro? Como ter fé num sistema corrupto que só está para servir os interesses duma organização de carácter mafioso?
Eu acho que há um grande problema de coerência argumentativa no nosso seio. É um problema, não há meio-termo para isso. Um problema de integridade intelectual.
Like ·  · 
  • Manuel J. P. Sumbana Tenho que concordar contigo. Mandela mereceu estar preso pelo regime do Apartheid e de constar constar como terrorista na base de dados do Departamento do Estado dos EUA até bem depois de ter sido Chefe do Estado e reconhecido como tal pelo governo americano que em vida atribui o seu nome a uma rua...
    4 hrs · Like · 1
  • Jorge Matine Por isso que concordo com a Zenaida Machado, quanto mais mulheres acompanharem futebol melhora a perfomance masculina ( intelectual ou fisica):-).
    3 hrs · Edited · Like · 1
  • Domingos Alexandre Simbine Eu até vi o jogo, na verdade não houve derrube do avançado do Gana pelo guarda-redes, não houve qualquer contacto, simplesmente o avançado saltou e caiu logo de seguida, ao tentar evitar o contacto com o guarda-redes. Mas, temos que ter em conta que osárbitro tem pouco tempo para tomarem decisões. E até onde sei, nem se lhes é permitido recorrer às imagens da Televisão, para ajuizar os lances. O árbitro entendeu que terá havido derrube e prontos, assinalou a grande penalidade. Guiné foi prejudicado pela má leitura do árbitros sim. Is adeptos ficaram frustrados porque depois de rever as imagens na tela concluíram que não houve qualquer falta, também sim. A questão é: mesmo que a CAF ou a FIFA concluam que de facto o árbitro errou, no minimo vão castigar o árbitro, o que em nada compensa aos prejudicados, uma vez que nem o resultado nem o golo e muito menos o jogo não serão nunca anulados. Daí a fúria popular e a tentativa de fazer a justica com as próprias mãos, provocando distúrbios e inviabilizando a continuação do jogo. Se foi ou não propositado o erro do árbitro, eh difícil dizer. Mas, a própria Guiné chegou às meias finais graças ao erro do árbitro do Jogo dos quartos contra a Tunísia e que valeu a punição do tal árbitro com afastamento, uma multa para a Tunísia no valor de 43 mil dólares e outra para a própria Guiné, cerca de 4,3 mil dólares. Enfim, nada disso irá repor a justica a Tunísia que até ao último minuto esteve a ganhar e, graças a uma grande penalidade duvidosa, acabou por ver o jogo a ser levado a prolongamento e a Guiné a ganhar e a passar para as meias finais. Enfim, de injustiças a Guiné chegou às meias finais e das mesmas injustiças a Guiné ficou-se pelas meias finais.
    2 hrs · Like
  • Jorge Matine Voces agora estao claros do porque o EBOLA teve terreno fertil neste continente? nao se esquecam que este CAN foi realizado como uma versao "africanista" de reacao ao EBOLA.
    2 hrs · Edited · Like · 1
  • Vicente Manjate Mano Elisio Macamo, está a prever uma situação da Guiné reivindicar a taça do CAN e não permitir que o vencedor, desportivamente falando, leve a taça consigo? Pensando bem bem mesmo, o vencedor vai ter que negociar a partilha dessa taça! Ou no futebol a lógica não segue os mesmos silogismos normais da política em África? Entendo-te mano Elísio, é difícil debater assim, com pessoas que saltitam intelectualmente tipo "xinhanhane comendo farelo em areia quente".
    2 hrs · Like
  • Romao Kumenya Kumenya atrevo-me em dizer inteligencia argumentativa...
    1 hr · Like
  • Hermes Sueia Há muita corrupção no futebol universal.........
  • Hermes Sueia Escandâlos na FIFA, na CAF, etc, etc..............Tenho pena dos árbitros. Já não erram........são corrompidos.

Sem comentários: