sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

CAOS E PANCADARIA NO PARLAMENTO SUL-AFRICANO

  • tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte 
  • Imprimir 
  • E-mail
  • Classifique este item
    (0 votos)
    Caos e pancadaria no parlamento sul-africano
    Vestindo uniformes vermelhos, membros do Combatentes da Liberdade Económica são contidos por seguranças (Foto: AFP Photo/Pool/Rodger Bosch)
    A abertura da sessão parlamentar na África do Sulacabou numa grande confusão nesta quinta-feira (12) à noite, depois que a oposição interrompeu por uma hora o discurso do presidente Jacob Zuma, do partido Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês).
    Os 25 deputados ligados ao líder radical Julius Malema já haviam alertado que não deixariam o presidente fazer o seu tradicional discurso sobre o Estado da União, enquanto ele se negasse a responder às perguntas sobre o escândalo da reforma milionária da sua residência privada, alegadamente às custas do contribuinte.
    Os Combatentes da Liberdade Económica (EFF, na sigla em inglês) tomaram, então, a palavra, pedindo a Zuma que se explicasse. O presidente sul-africano permaneceu em silêncio, e a presidente da Assembleia Nacional, Baleka Mbete, não conseguiu que a bancada opositora se acalmasse.
    Nesse momento, Mbete pediu às forças de segurança que retirassem os desordeiros. Depois da pancadaria, os membros do EFF foram conduzidos para fora do plenário.
    O EFF de Malema é um partido de esquerda radical que defende a nacionalização das minas e a expropriação sem indemnizações dos latifúndios "brancos". Foi fundado por Malema, após a sua expulsão do ANC, o partido no poder, em 2013. Nas eleições legislativas de 2014, obteve por volta de 6% dos votos.
    A intervenção provocou a fúria dos deputados da liberal Aliança Democrática, primeiro partido de oposição ao ANC. Os opositores permaneceram na Cámara e denunciaram a intervenção da polícia dentro da Casa. Segundo os seus representantes, a acção policial foi uma violação da Constituição. Finalmente, deixaram o Parlamento, em sinal de protesto.
    O presidente Zuma começou o seu discurso com uma hora de atraso e teve como audiência apenas os deputados do seu partido, o ANC. Os incidentes foram transmitidos pelas emissoras locais de televisão.
    O escândalo que já provocou outros tumultos no Congresso, o chamado "Nkandlagate", é sobre a reforma da residência particular do presidente, localizada em Nkandla, no leste rural do país. A obra teria custado 19 milhões de euros aos cofres públicos, justificada como "trabalhos de segurança".
    Africa sul parlamento pancadaria 1
    Julius Malema (centro), e integrantes do seu partido entram em confronto com seguranças durante discurso de Zuma (Foto: AFP Photo/Pool/Rodger Bosch)
    Modificado em 

    Sem comentários: