quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Bem, parece que a procissão ainda nem sequer saiu da igreja...

Filipe Nyusi em discurso directo:
"Conto, mais uma vez, com todos os membros do meu partido, em primeiro lugar, e todos os moçambicanos do Rovuma ao Maputo, sem distinção de cor, de raça, incluindo a cor partidária, porque estaa claro que este Mocambique só pode ser construído por nos todos na diferenca, essa diferenca que cria o tecido moçambicano", in Jornal Noticias de 12 de Fevereiro de 2015, pág. 7.
Eh possível a materialização do constitucional principio da igualdade (artigo 35 da CRM), quando aquele que eh suposto defender a lei fundamental diz, alto e em bom som, que os membros de um certo partido estão em primeiro lugar?
Bem, parece que a procissão ainda nem sequer saiu da igreja...
GFG
  • Manuel Mageta Taque Penso que continuamos com dificuldades de diferenciar ESTADO e partidos políticos. Temos muito que fazer e aprender ainda. Cmpts
    11 hrs · 7
  • Gilberto Gomes É um sonho, é um desafio, e eu espero k ele consiga materializar mas tudo mediante o nosso apoio desmedido e incondicional.
    11 hrs · 2
  • Leonel Andre Matavele Não esqueça Salema: Os primeiros são os últimos e, os últimos são os primeios! Paz
    11 hrs · 4
  • Paul Fauvet Obviamente Nyusi conta, em primeiro lugar, com os membros do partido dele! Senao, nao seria membro da Frelimo! "Contar com" nao significa "privilegiar" - significa que ele espera que, mais do que os outros mocambicanos, os membros da Frelimo vao apoiar as suas politicas.
    10 hrs · 19
  • Ariel Sonto "...mais do que os outros mocambicanos..."
    10 hrs · 2
  • Afonso Dacosta É um caminho penoso, que precisa ser trilhado por todos nós e que por vezes vai requerer sacrifício e astúcia de alguns compatriotas. Há 15-10 anos já se tinham dado passos nesse sentido. Lamentavelmente, nos últimos anos regridimos de forma desastrosa, com enfoque para os últimos 2 anos. Foi necessário o sacrifício de certos compatriotas que remando contra a maré, tem estado a impor uma nova forma de fazer um Moçambique melhor. Tenho fé que a verdadeira unidade nacional irá triunfar.
    10 hrs · 1
  • Danilo da Silva Concordo com Paul. No momento que atravessamos, diante dos "acordos" que foram estabelecidos com o líder da RENAMO, o presidente PRECISA do seu partido...o homem encontra-se numa situação delicada.
    10 hrs · 2
  • Danilo da Silva Concordo com Paul. No momento que atravessamos, diante dos "acordos" que foram estabelecidos com o líder da RENAMO, o presidente PRECISA do seu partido...o homem encontra-se numa situação delicada.
  • Ericino de Salema Caro Paul Fauvet, tenho o dever de respeitar a tua opiniao, mas, a meu ver, Filipe Nyusi eh Presidente de todos, de forma igualitaria, e nao mais de uns em comparacao com os outros. Se "contar com" nao significa privilegiar, formal ou informalmente, essa eh uma discussao que podemos realizar. Estamos juntos!
    10 hrs · 7
  • Andre Mahanzule Bom dia Dr Salema defacto colocadas assim as coisas não é possível porém quer me parecer q o entendimento do o chefe de estado afirmou por ocasião da sua agraciacao pelo aniversário na CP do Partido Frelimo não deveria ser como o ilustre Dr coloca. O Presidente Nhusi faz questão de frisar q conta com todos os moçambicanos independentemente da sua cor partidária, etc. Eu acho muito óbvio q ele possa contar sobretudo com os membros do Partido Frelimo por mera questão de proximidade e vai me perdoar a ignorância acho q isso não fere a constituição por ser um sentimento natural. Julgo q se ele praticar um acto discriminatório e ficar provado ter se devido a cor partidária do descriminado aí sim estaremos em presença de um ilícito constitucional. A demais o Presidente terá dito repetidas vezes q será pela inclusão porém com base em critérios bem definidos q não passam por confiar plenamente em todos e qqr um e sim primeiro naqueles q comungam dos mesmos princípios, diga-se partidários, e dentre estes aqueles q demostrarem melhor qualidade técnica prioritariamente para criar um grupo restrito(governo) q irá servir a todos os moçambicanos indiscriminadamente. Com todo o respeito meu caro Dr sem polêmicas.
    10 hrs · 2
  • Ericino de Salema Mano André Mahanzule, Dr. eh V. Excia! Eu sou um simples cidadao! Aquele abraco.
    10 hrs · 7
  • Carlos Jonaasse Acho q o PR tem mostrado coerencia entre os seus actos e discursos.Agora, a discussao sobre a legalidade disto eh um assunto complexo no nosso meio.O meu caro Salema(GFG) tem merito em levantar este assunto, ate porq ele jurou respeitar a CRM.
    10 hrs · 2
  • Clayton Johnam A opinião de Paul Fauvet e Andre Mahanzule parecem ser as mais acertadas, é preciso contextualizar e interpretar o sentido das palavras do chefe de Estado, o partido compara-se a uma família, onde os integrantes desta devem ser os primeiros a apoiar as iniciativas dos seus membros e dar suporte em todos os desafios necessários à materialização das decisões mais acertadas, não significa com isto dizer que estes membros devem ser mais privilegiados do que os outros que não pertencem a mesma família ou agremiação política.
    9 hrs · 3
  • Adamo Manonga Paul Fauvet... assino em baixo do seu post
    9 hrs · 1
  • Ericino de Salema Um dia, teremos que ter um PR que se deve desligar em absoluto de actividades politico-partidarias.
    8 hrs · 5
  • Inacio Fernando Não vejo razão para a inquietação. O Presidente Filipe Nyusi incluiu todos os moçambicanos no seu discurso. É preciso perceber que ele nao excluiu ninguém. Mesmo numa familia há o Avo, os pais, os irmaos, os netos e bisnetos por ai fora, mas todos são da mesma familia...Temos que apoiar o presidente e nao andar a caçar a ele tipo ratoeira. Isso não ajuda. Temos um bom presidente, comprometido com a causa do seu povo e é humilde.
    8 hrs · 1
  • Clayton Johnam Como acha que seria isso possível Ericino de Salema?
  • Rildo Rafael Do estilo Cavaco Silva
    8 hrs · 2
  • Nkuyengany Produções E o Guebas que Cale a Boca !
  • Stelio Simoes Mano Ericino de Salema, provavelmente, seja um problema de não percepção correcta da filosofia das leis da minha parte,mas, confesso que, não vejo mal algum do presidente nesse discurso. Ele deve tratar a todos da mesma forma, mas, como pessoa e que precisa de apoio, em primeira linha, esse apoio virá daqueles que fazem parte do seu partido (por isso disse, conto) o que é perfeitamente natural.
    7 hrs · 2
  • Carlos V. Mavuie Bem poderia ter evitado mencionar o Partido, todos sabemos que eh seu suporte. Dize-lo da a alguns mais oportunidade p ataca-lo...
  • Ericino de Salema Inacio Fernando, os estatutos da Frelimo devem nao te dar campo para te expressares livremente ca fora kkkkkkkkkkk. Se temos ou nao um bom presidente, bem, respeito a tua opiniao; para mim ainda eh muito cedo para se chegar a uma conclusao tal. De resto, "a adesao imediata ao aparente nao eh uma virtude, mas um crime intelectual", conforme ensina a metodologa Eva Lakatos!
    7 hrs · 4
  • Ericino de Salema Precisa, acima de tudo, mano Stelio Simoes, de apoio de todas e de todos e dos que sao pagos para o assessorar. Por exemplo, nao fica bem o nosso PR, quando so tinha duas semanas, nomear um reitor [Jose Mandra, para o ACIPOL], sem observancia do quadro legal aplicavel. De resto, cumprir as normas nao eh favor, mas obrigacao. Sobretudo para o mais alto magistrado da nacao...
    7 hrs · 4
  • Stelio Simoes Mano Ericino de Salema, como bem dizes, " Precisa, acima de tudo ... de apoio de todas e de todos e dos que SÃO PAGOS para o assessorar" Coloquei em letras maiúsculas propositadamente. Existem os que sem esse pagamento, estão ali, de corpo e alma, para que não ele caia; Então, na primeira linha e até por confiança, são estes que ele vai ouvir ( não significa que vai acatar) e depois aos demais.
  • Lenon Arnaldo Começo a duvidar da meritocracia dos problemas que Ericino de Salema levanta. Tem todo o direito de se expressar (fiscalizar os actos dos órgãos de soberania bem como dos seus titulares na qualidade de jurista que o é, ou cidadão comum) mas dentro de alguma rezoabilidade, que parece me lhe faltar nos últimos post - a título de exemplo, o post que comento. Subcrevo na íntegra o que disse Paul Fauvet e Clayton Johnam.

    E, espero que não tenha lhe ofendido porque não é essa a minha intenção ( simplesmente, estou a fazer uma constatação).
    7 hrs · 1
  • Augusto Gildo Buanaissa O país esta abocanhado
  • Lio Nando Lapso
  • Armistício Mulande O Nyusi está a sair-me melhor do que eu imaginava. Imagine se ignorasse o seu partido...se achasse que o partido dele está em segundo plano...de onde viria o apoio político necessário para os embates que se avizinham? Governar não é uma festa!!!
    5 hrs · 1
  • Ericino de Salema Lenon Arnaldo, eu gosto disso! Fique tranquilo. Nunca bloqueei, por exemplo, uma única pessoa. Nao achas que seria uma desgraça todos nos pensarmos da mesma forma? Consegues ver ou ouvir um debate, por duas horas, em que os participantes só se secundam uns aos outros? Estamos juntos, mano!
    5 hrs · Edited · 4
  • Bicas LPasso Primeiro o partido o indicou, depois o povo o elegeu. Acho que faz sentido... É possível sim.
    5 hrs · Edited · 2
  • Ericino de Salema "Quem nao eh da Frelimo o problema eh dele". Um dos slogans da ultima campanha eleitoral...
    5 hrs · 2
  • Cremildo Chitará Um cidadão, militante de um partido político, é por este escolhido, para concorrer ao cargo de presidente da república. Concretizado o desiderato, o escolhido afirma contar, em primeiro lugar, com os seus colegas do partido, para, com outros mocambicanos, construirem o País. Onde está a mhaka aqui?
    5 hrs · 2
  • Stelio Simoes Realmente foi um dos Slogans da última campanha que, até onde sei, não foi produzido a nível central. As acções do Presidente Filipe Jacinto Nyusi, não se encaixam com o conteúdo desse Slogan ou estou errado mano Ericino de Salema?
  • Ana Rute Alexandre Sitoe bom penso mais uma vez, que aqui chama-se a duas discussões distintas,uma a luz da CRM outra, onde e chamada o principio da igualdade, outra o reconhecimento pelo esforço que o partido empreendeu ate atingir o actual status, ora vejamos, partindo da segunda premissa, ele acima de qualquer um que possa contar com ele como irmão,camarada seja qual for o termo pra definir um amigo, cúmplice, conta com a presença e o trabalho imprescindível dos membros do partido pois acredita em primeiro lugar que sem estes não teria atingido o *topo*. Ora bem quero eu acreditar que ao apresentar o discurso não lhe veio a cabeça se nalgum momento suscitaria algumas duvidas no seio dos moçambicanos que representam as outras cores partidárias mesmo tendo merecido o destaque em 2 lugar afinal de contas ninguém esta disposto a ficar em segundo plano, e fica dessa forma clara que estão priorizados os membros do partido.Mas neste momento ou neste contexto actual como presidente da Republica deixa de representar uma classe socialmente existente, mas sim um todo e o discurso não devia ter merecido igual equivoco. a primeira premissa a luz da CRM, penso sim que e possível embora tenha produzido um discurso daquele género com forca de vontade e possível mudar tudo, certamente não há de ser de ontem ou de hoje pra amanha mas ja numa primeira fase esta a fazer jus ao seu discurso, proponde ouvir e discutir assuntos preponderantes relativos as politicas nacionais com outros partidos políticos, e sem querer ofender , estas conversas são um discurso novo, como presidente, afinal de contas por forca de experiência, so falando e que há entendimento , os discursos apelidados' incendiamos " voltaram a mesa de debate por falta de dialogo, e se hoje podemos ter um presidente com capacidade de dialogar podemos assim acreditar que a materialização do principio de igualdade terá lugar.
    4 hrs · 1
  • Marques Abdala Outras coisas.sinceramene
  • David Abilio Ver o discurso dentro do seu contesto. Foi pronunciado na cerimônia em que o Partido estava a homenagear-lo por ocasião do seu 56o aniversário. E as palavras eram dirigidos para aqueles que o estavam a homenagear.
  • Jose Chilengue Caro Ericino de Salema, não foi isso que o presidente Nyusi quis dizer. Numa contagem de 1 a 10 começamos com o 1 mas isso não significa que o 1 é mais importante do que o 10.

Sem comentários: