sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

ALERTA: CHUVAS FORTES E TROVOADAS EM MAPUTO E GAZA


Classifique este item
(0 votos)
Alerta: Chuvas fortes e trovoadas em Maputo e Gaza
O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas fortes acompanhadas de trovoadas a partir da noite de hoje até amanhã nas províncias de Maputo e Gaza. Esta vaga de chuvas segue-se a um período de cerca de uma semana de temperaturas acima de 32 graus na região sul.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as áreas de risco compreendem os distritos de Matutuíne, Boane, Namaacha, Moamba, Magude, Marracuene, Manhiça e cidade de Maputo. Em Gaza estão listados Bilene, Chókwè, Manjacaze e cidade de Xai-Xai, onde são esperadas mais de cinquenta milímetros em 24 horas.
Os ventos deverão atingir até 60 quilómetros por hora, aconselhando-se por isso a tomada de medidas de precaução e segurança, principalmente nos distritos inundados ou em processo de reconstrução de infra-estruturas.
O INAM chama à atenção ainda aos citadinos face à vaga de calor que afecta a região sul do país há sensivelmente uma semana.
Segundo o meteorologista Flávio Monjane, a vaga de calor afecta não só a cidade de Maputo como também toda a região sul, com temperaturas acima de 32 graus. Neste quadro, depois de atingir o pico de 34.8 graus ontem, para hoje também estão previstas altas temperaturas.
No final do dia de hoje, no entanto, haverá mudança de tempo e na madrugada de amanhã a possibilidade de ocorrência de chuvas acompanhada de ventos moderados a fortes, sobretudo ao longo da costa na província de Maputo.
“Nas restantes províncias também há tendência de altas temperaturas mas é preciso recordar que estamos no mês de Fevereiro, que é de pico do Verão. Estas temperaturas, do ponto de vista meteorológico, são normais, mas quando temos uma sequência de dois, três, quatro dias de aquecimento acima de 35 graus é preocupante”, indicou Monjane.
Segundo justificou, os sistemas predominantes no Verão são de quadrante norte e na cidade de Maputo a temperatura média atinge 30 graus.
“Quando temos 32 a 34º é normal, embora em termos de impacto cria desconforto. O desconforto tem muito a ver com a humidade, que dá a sensação de estar a aquecer muito”, disse.
Uma das medidas que se recomenda é evitar a exposição ao sol, não realizar exercícios físicos no intervalo das dez às 14.00 horas, consumir muitos líquidos (água e sumos naturais) e nos locais como hospitais e outros frequentados por idosos e crianças procurar manter a necessária ventilação de modo a que não sofram o impacto.
Acrescentou que nas cidades costeiras há uma avalanche de pessoas a irem à praia para refrescarem e consomem bebidas alcoólicas, o que não é aconselhável.
Modificado em 

Sem comentários: