quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A RENAMO ainda não apresentou a proposta

9 hrs · Edited · 
Calma,
1. A RENAMO ainda não apresentou a proposta sugerida pelo PR Nyusi junto ao Parlamento.
2. A FRELIMO está em linha com um dos seus princípios basilares: Promoção da Unidade Nacional 
3. A FRELIMO está a posicionar-se contra qualquer ideia de divisão do país indo em linha com uma posição que já assumi neste mural: mesmo que se instituam "regiões autónomas" ou autarquias de nível superior às existentes, não será com base nos resultados das eleições passadas que a RENAMO irá pôr em prática a sua pretensão de governar ali Muhamad Yassine concordou comigo sobre isto);
4. Não se pode negar o que não se conhece. A RENAMO que apresente a proposta, mas já conhece o posicionamento da FRELIMO sobre o assunto e terá que equilibrar as suas intenções com esse conhecimento
PS: Me parece que estamos a perder a calma demasiado cedo, estamos a criar uma tempestade num copo de água. Esperemos a RENAMO se posicionar.
PS1: Estamos a aprender a conviver com uma realidade em que o PR não tem nenhuma função nos órgãos do Partido e, qualquer acção (como esta) parece mais gasolina na fogueira que arde aquecendo o debate das "divergências", que me parecem não existir ou não serem tão claras como "toda a gente vê". Calma Arlindo Chibebe, particularmente tu Vizinho).
Like ·  · 
  • Arlindo Chibebe Até um surdo está em condições de entender a pouca vergonha que a Frelimo está a fazer passar o tio Nyusi.
    9 hrs · Like · 4
  • Júlio Mutisse Arlindo Chibebe não me parece que haja contradição. A FRELIMO está a fazer seu jogo político, face ao que o Presidente da RENAMO vem propondo até para pressionar esta (penso eu). Repare que a AR é o sítio de política por excelência e é a política a funcionar na sua plenitude. Ainda nem se sabe o que a RENAMO irá, de facto, propor. Então vamos com calma, vamos aprender a estar nesta nova realidade.
    9 hrs · Like · 1
  • Arlindo Chibebe Isso só prova que a eleição de Nyusi dentro do Partido não foi consensual... não podemos ter medo da verdade.
    9 hrs · Like · 2
  • Júlio Mutisse Estamos a aprender uma realidade nova. O que disse o PR Nyussi à saida do encontro com tio Afonso? Que aceitava a ideia? Não, disse à RENAMO para levar uma proposta ao Parlamento dentro do quadro legal vigente. A RENAMO ainda não levou essa proposta, mas os prinunciamentos de Afonso Dhlakama antes daquele encontro são de todo repudiáveis, principalmente por um Partido que tem na Unidade Naional uma das suas bandeiras. Não me parece que a FRELIMO esteja a negar a proposta da RENAMO (que ainda não chegou) está a bater.se por um principio que é muito seu: Unidade Nacional e acredito a RENAMO apresentará uma proposta que não fere a lei e que nos leve ali onde queremos ir neste assunto: PAZ. Estamos a ser injustos e intolerantes quando corremos par a divergencia... sao os sinais da democracia a mostrarem-se.
    9 hrs · Like
  • Arlindo Chibebe Neste caso o Partido devia ter desaconselhado o PR a reunir-se com um fora da lei e não aparecer por de trás, com ideias que contradizem os pronunciamentos do mais quotado magistrado da nação, do comandante em chefe das FADM... isso cheira me a vingança de um bando de velhotes que se acha abandonado por Nyusi.
    9 hrs · Like · 1
  • Júlio Mutisse Não há contradição. Ainda não há proposta. Seria inconsistente com a própria FRELIMO se ela aparecesse a aplaudir uma ideia de divisão do país tal e qual Dhlakama a apresentou. Repare que a FRELIMO não disse não a proposta que a RENAMO deve apresentar,apenas marca duas ideias de princípio: (i) manter a unidade nacional e (ii) não será com base nas eleições passadas que a RENAMO irá resolver seu problema mesmo que a sua proposta passe. É um jogo sério este.
    9 hrs · Like
  • Henoch Jemusse Na verdade a FRELIMO desta vez esta a fazer papel de "PASPALHO JAMANTA". Ate o Pacheco que tem estado no CCJC agora aparece na Zambezia com a postura que sempre nos apresentou...
    9 hrs · Like · 1
  • Eusébio A. P. Gwembe Consequência directa da secundarização do Parlamento à vista. A Renamo não confia no Parlamento Moçambique para debater. Apenas para chancelar o que é debatido fora dele. A Renamo tem medo do debate democrático e pior de tudo é que quer dividir a Frelimo para reinar.
    9 hrs · Like
  • Arlindo Chibebe Júlio Mutisse, estás claramente a fugir do mais essencial.. há contradição sim. Isso prova a falta de consonância entre os ideiais do presidente da Repùblica e do presidente do partido, que no fim do dia deviam defender os mesmos objectivos tal como defenderam a mesma plataforma durante a campanha eleitoral.
    9 hrs · Like · 1
  • Silvio Monjane Muito obrigado Camarada Cunhado Júlio Júlio Mutisse . Vou agora mesmo copiar estas palavras e transmiti las para alguns amigos que precisam ouvir e ler. Um Forte Abraço.
    9 hrs · Like
  • Júlio Mutisse Onde está, exactamente a contradição Arlindo? Ao responder a esta pergunta parta do princípio traçado pelo PR à saída da reunião com o líder da RENAMO. Note mais, contradição seria se o PR tivesse concordado em "dividir o país" e o PARTIDO dele fosse no sentido contrário. Não é o que está a acontecer.
    9 hrs · Like
  • Vicente Manjate Júlio Mutisse, de facto, nada de alaridos e acrescento, para o Arlindo Chibebe que:
    1. Acho bom que o jogo político seja feito entre os partidos políticos, na AR e não entre um partido e o Governo, envolvendo o PR;
    2. Acho bom o PR não seja também, pelo ao menos neste momento, o presidente do partido, para facilitar a separação entre a governação do país (de todos) e a gestão do partido (de uma boa parte dos mocambicanos);
    3. Acho bom que o PR não tenha influência nas decisões da AR, isso fortalece a democracia e a qualidade da separação de poderes (até ajuda no check and balance);
    4. Acho bom que sendo o PR um tecnocrata e não um político por natureza, deixe a pesada máquina político partidária com os políticos e se concentre em encontrar soluções técnicas para os complexos problemas de desenvolvimento do país de todos nós, podendo escolher para sua equipa técnicos sem muita expressão interna no partido, mas confiados para integrar a sua equipe e prestar contas no partido (o programa de governação é do partido);
    5. Essa separação vai ajudar a alcançar o desiderato de despartidarização do sector público pois, a estrutura do partido não se confundirá com a do Governo;
    6. Acho mau que se promova um ambiente de aprovação/reprovação prévia de um texto ainda inexistente;
    9 hrs · Like · 2
  • Arlindo Chibebe Amigos, aqui o mais importante é identificar os motivos que levaram a essa falta de coordenação. Muitos de vocês são chefes nos vossos postos de trabalho e tenho a certeza que ninguém concordaria com essa falta de respeito, por mais que fosse um acto do proprietário da empresa.
    9 hrs · Like · 1
  • Eusébio A. P. Gwembe Quando o teu inimigo te critica é porque estas num bom caminho. Seria estranho que, precisamente hoje, a Renamo elogiasse a Frelimo. Aliás, a Frelimo não busca comprar elogios da oposição, ela tem ideais que estão presentes no seu manifesto entre os quais a defesa da Unidade Nacional. Erro seria se a Frelimo se mantivesse serena, a espera para ver o que acontece, quando o verbo dividir, ainda que camuflado, está em voga. Portanto, tentar calá-la por defender o seu manifesto, por sinal o manifesto da vitória, é lutar contra a liberdade democrática.
    9 hrs · Like
  • Arlindo Chibebe Coitado do Nyusi.
    9 hrs · Like
  • Júlio Mutisse Não há nada disso oh Arlindo. Emq ue aspecto a FRELIMO está a contradizer o PR? Não vejo nenhum ainda... mesmo a STV não indicou. Repare que DHL e FJN concordaram que a RENAMO faria uma proposta via parlamento e disse mais Nyusi: dentro do quadro vigente... não disse Nyusi que concorda com a divisão do país e que a RENAMO fizesse o que quisesse nesse aspecto. Disse que o assunto seria discutido na AR e o assunto ainda não chegou lá. A FRELIMO estaria a contrariar o PR se dissesse não há espaço para essa proposta na AR e não é isso que se diga. Me parece até que o que a FRELIMO aceita receber mas sema ideia de dividir o país.
    9 hrs · Like
  • Arlindo Chibebe É difícil debater com Partidários, pois eles são guiados pelos ideiais do Partido e não por suas próprias convicções. Não começou com vocês não... durante o terceiro Reich, há pessoas muito bem instruídas (inclusive doutorados em ciências sociais), que defenderam com unhas e garras e sem piedade o extremínio de Judeus, gays, deficientes físicos, dementes, etc.
    8 hrs · Like · 1
  • Júlio Mutisse Arlindo, não há nada de partidário aqui ainda. Há uma soma entre o resultado dos encontros DHL/Nyusi mais acção da FRELIMO para dar o resultado contradição. A soma não está a dar certo. Pelo menos usando as parcelas consideradas.
    8 hrs · Like
  • Arlindo Chibebe Dr Júlio Mutisse, estás a contradizer as declarações do Dr. Eneas Comiche. Ele disse claramente que não hà espaço para qualquer proposta que implique a divisão ou criação de regiões autónomas.
    8 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe Arlindo, a Frelimo não disse que vai chumbar a proposta da Renamo, também não garante que vai aprovar. Esta manifestação pode ajudar a própria Renamo a melhorar o seu projecto, clarificando-o para que, como é do desejo do glorioso, não seja princípio da divisão.
    8 hrs · Like
  • Júlio Mutisse A FRELIMO está a posicionar-se contra a divisão. Isso está claro. Não me parece que alguém tenha negado qualquer proposta da RENAMO que ainda não existe. Ao apresentar a sua proposta deverá a RENAMO ter em conta que a FRELIMO não equaciona qualquer ideia de divisão do país. Esse é o ponto. Não é negar qualquer proposta que a RENAMO apresente
    8 hrs · Like
  • Hermenegildo Cossa Meus pares e Vizinhos Júlio Mutisse e Arlindo Chibebe.
    A frelimo esta fazendo seu papel como partido político não há nenhuma contradição aqui....aliás o Chefe de Estado aconselhou o DHL a submeter proposta e é normal que a esta hora haja tinta a correr para analisar o assunto. ....mas o mais interessante foi ver o mentor e ou promotor da divisão do país em duas partes (tendo como limite físico o rio save ) concordar com o chefe de Estado. ....mais calma meus Vizinhos
    8 hrs · Like · 1
  • Júlio Mutisse É a politica a funcionar. Mantenhamos a calma.
    8 hrs · Like
  • Arlindo Chibebe Dr. Júlio Mutisse, reitero que os meus comentários baseiam-se nas declarações do Dr. Eneas Comiche. Será que acompanhou a tal entrevista?
    Quanto ao Hermenegildo Cossa, nada tenho a declarar, pois ele é militante da Frelimo, daí que me escuso a tecer qualquer comentàrio de índole político. Defender pão é outro level.
    8 hrs · Like · 2
  • Júlio Mutisse Ouvi: contra qualquer proposta que inclua divisão do país. Normal e previsivel num miltitante da FRELIMO. Nada mais. Onde está a contradiçao com o PR (que deve pensar o mesmo também)?
    8 hrs · Like
  • Arlindo Chibebe Dr. Júlio Mutisse, se digo que concordo que traga a proposta de lobolar a minha filha (proposta) e o meu filho aparece a dizer que não vale a pena equacionar a possibilidade de propor algo sobre a irmã! Isso não é contradição?
    8 hrs · Like
  • Arlindo Chibebe Júlio Mutisse, você tem o cartão vermelho e paga quotas com regularidade.
    8 hrs · Like · 1
  • Convido te a uma sentada amanhã claro com algo gelsdo a mistura assim poderemos conversar sobre política e situação actual do país! !!!!
    Uma vez que no domingo falhou!!!!!!
    8 hrs · Like · 1
  • Arlindo Chibebe Quando se chega a este nível é importante que o porta voz do Partido desempenhe as suas funções e não aparecer o Comiche, Pacheco, etc, a falarem bujardas.
    8 hrs · Like
  • Júlio Mutisse Tenho Arlindo. Não é isso que me impede de avaliar as coisas com alguma razão. Tenho o cartão quando critico, quando elogio e até quando me enfureço contra algumas coisas. Está ai mais um erro, assumir que é a filiaçao partidária que influencia a avaliação neste caso. É por isso que ali onde está a questão que podemos avaliar para encontrar a contradição, o Arlindo Chibebe não quer ir. Devendo.
    8 hrs · Like · 1
  • Hermenegildo Cossa Arlindo Chibebe na Frelimo existe a disciplina partidária (tal como existe em vários partidos mas claro na Frelimo funciona)
    Pelo que qualquer membro e livre e expressar sua opinião (que nem sempre é vinculativa )sobre os assuntos da nação....estamos numa nova era tal como disse o Mutisse estamos a inaugurar uma fase da nossa história onde o chefe de Estado não é Presidente do partido. .por isso vamos ter calma e vamos fazendo nosso papel apelando à calma ...
    8 hrs · Like
  • Arlindo Chibebe O Comiche contra disse ou não ao PR? 
    Aquilo é do tipo quem é esse puto para tomar decisões deste género sem nos consultar?
    O certo teria sido, chamar o Nyusi e conversar de forma tranquila.
    8 hrs · Like · 2
  • Hermenegildo Cossa Discordo consigo Arlindo Chibebe!!!!!!
    Vamos ver o Sporting
    8 hrs · Like
  • Egidio Vaz Nyamusoro Júlio Mutisse, conseguiste-me. Desde que o.ano começou só concordo contigo. Teu curandeiro é bom
    8 hrs · Like
  • Arlindo Chibebe Boa noite meus amigos, este é princípio da divisão interna de um partido. A luta continua.
    8 hrs · Like
  • Júlio Mutisse Hahahahah Egidio G. Vaz Raposo, acho isso perigoso. Nossa amizade começou nos dois a não concordar em quase nada. Vamos lá rever isso. Já nao anima. Arlindo Chibebe Em que aspecto viste tal contradição afinal? Ainda não disseste. Concordo, o Comiche disse o que disse que é o mesmo dito por outros, onde está a contradição?
    8 hrs · Like · 1
  • Muhamad Yassine Vamos entao esperar pela proposta , ate poderemos ficar surpresos. Vamos dar mais uns dias.
    8 hrs · Like · 2
  • Augusto Santos 1. É sempre de louvar quando a Militância Politica não mata a Intelectualidade 

    2. Em vez de se mandar recados via media de que "nao vamos aceitar isso e aquilo" o Glorioso deve esperar a proposta e se pronuncia pois realmente parece reitero parece que está a dizer que "embora que fala é o FJN porém quem manda somos nos" e fica beliscada a posicao de MAIS ALTO mandatario da nação... 

    3. Essa ideia de Muchanga mandar recados sobre a proposta tal como fez no Domingo na Miramar tb nao ajuda. Isso de "os Governadores podem fical la mas nos iremos ter pessoas/posicoes alternativas a estes" nao dá. Nao deve haver sobreposição apesar de nos Municipios sob Administração do MDM tem sido nomeados umas figuras em sobreposicao que tb so torna as coisas de mal a pior. Tempo para pensar wm Moz uno e indivisível MESMO.
    6 hrs · Like · 1
  • Hermes Sueia A prioridade deveria ser mobilizar a nação para a reconstrução daquilo que as calamidades naturais destruiram. Lamentavelmente e para desgraça nossa, não basta a calamidade natural. A calamidade humana é muito mais destruidora. Alguém dizia que o HOMEM é o animal mais irracional que existe. Politicos..............
    5 hrs · Like
  • Emidio Beula Há dizeres que nem a hermenêutica diatópica (Boaventura de Sousa Santos) os pode descodificar... A Aida e o Paulo acordaram que as suas famílias são as únicas pessoas competentes para deliberar sobre o seu casamento. Dias depois, aparecem as pessoas cuja palavra pode fazer diferença no encontro familiar para deliberar sobre o casamento a dizerem "não ao casamento entre a Aida e o Paulo"... E essas pessoas são familiares da Aida, a pessoa que remeteu o dossier casamento à aprovação das famílias
    ... À vista desarmada,.podemos concluir que não há desalinhamento de ideias....
    4 hrs · Like
  • Álvaro Xerinda Autonomia # Divisão
    2 mins · Like

Sem comentários: