segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A GÉNESE DA DENOMINAÇÃO DOS "MATSANGAS"





1 hr · 

Durante a guerra, os homens armados que actuavam sob o comando de André Matade Matsangaissa, auto-diabolizavam-se a si próprios, orgulhando se serem seguidores de um Comandante, cujo o nome e comportamento tornaram como padrão de vida e cartão de identificação do grupo deles!


Disparavam contra tudo! Não seleccionava alvo. Vangloriavam-se por ser uma máquina de tirar vida a qualquer ser humano sem produzir nenhuma culpa!


Para alimentar a sua bravura, fumavam suruma em grupos à título obrigatório.



Andavam despenteados, sem camisas! Tinham hábito de não usar caminho quando se deslocavam em bandos. Por onde passavam cilindravam arbustos e capim! 


Exarando um cheiro próprio de homens que não eram amigos do banho.

O hino deles era insultar sem ingulir saliva! Aos novas recrutas eram obrigados a aprender insultos e também obrigados a produzir novos vocabulários para enriquecer o dicionário de insulto da Renamo!


Antes de qualquer ataque às aldeias, o grupo de avanço era composto de homens e mulheres nuas munidos de instrumentos de barulho com coro de insulto, e na retaguarda vinha um grupo armado, para atacar e incendiar às palhotas das populações!


Assim se identificavam os matsangas até ao cessar fogo da guerra de 16 anos!


É por isso o Presidente DLHAKAMA, teve algumas dificuldades de seleccionar homens com civismo social para representar a Renamo, nos centro urbanos.


Tinha que recorrer a um recrutamento com promessas aliciantes à juventude prometendo lhes bolsas de estudo na Europa, mesmo durante às negociações de Roma, antes da declaração de cessar fogo, que mais tarde nem viram as tais bolsas, foram trazidos simplesmente para centros urbanos afim de representar a Renamo!


Depois das primeiras eleições, não foi fácil assimilar o comportamento urbano à Renamo, passando esses a exibir à sua génese de especialistas em insultos em pleno Parlamento!


Alegam que insultar e ameaçar constitui um dos padrões mais nobres da democracia! Quem não sabe insultar é LAMBEBOTA!


E consequentemente insultar, tornou-se numa rótula para identificar os bons homens da oposição!


Um partido que não insulta, para eles, esse partido não é da oposição! Um partido que não recorre à violência do verbo não é da oposição!


Sérgio Vieira, perdeu muito tempo por às vezes tentar retribuir sem sucesso a essas provocações!


CONSEQUÊNCIAS:


1 - Às crianças moçambicanas ficaram instrumentalizadas pelos constantes vocabulários pejorativos, produzidos pelos deputados da Renamo nas sessões parlamentares;


2 - Insultos e violência verbal, tornou-se hoje como à rótula da oposição e orgulho público dos membros da Renamo e dos seus adeptos;


3 - Os mesmos protagonistas dessa cultura de insultar, hoje assaltaram às redes sociais e passeam a sua classe, dominando a opinião pública que até a maioria põe lik's aos seus post's de insultos!


4 - Pregam insultos aos altos dignatários dos órgãos do Estado como demonstração de coragem e liberdade de expressão, em nome do exercício da democracia!



5 - Pegou moda!.. Às populações são atraídas para grandes audiências em comícios com o prazer de ir ouvir vocabulários pejorativos como discursos políticos para conquistar o Poder! 


Aqueles que não sabem insultar perderam interesse público!

Que sociedade, Moçambique vai ter ao longo dos próximos anos, onde até corremos o risco de nascer bebés com talentos de insultar às próprias mães logo após parto! Esse é o perigo de corrermos o risco da institucionalização de uma sociedade dominada pela calamidades dos "matsangas"!


Like · · Share





Rafael Pedro A VERDADE QUANDO E' DITA, ELA DOI...VIVI ESSE TEMPO POR ISSO QUE A PILITICA DA RENAMO NUNCA VAI ME CONVENCER... 
Like · Reply · 29 mins


Dercio Manhice Kakakakaka esse Yaqub Sibindy quer roubar audiência ao teatro gungu...nos coments deste ñ há nada proveitoso...se ñ cóleras e diarreias cerebrais...o que acha que é julgar? A ordem do dia é paz...devia ter vergonha das "esteriotipagens" que procura fazer...o certo é que somos todos moçambicanos ñ interessa cor ,raça nem religião...o povo vive a reconciliação e ñ resgate a violência...se quer guerra vá ao boko haram ou ao Estado Islamico ,mas cuidado para ñ ser pego...palhaçada só.


Like · Reply · 2 · 19 mins



Jr Chauque Sinceramente k vergonha deste Sr k se diz líder de consciência construtiva,quanto recebe de subsídio de propaganda?

Em pleno 2015 querendo nos a PAZ PR fazendo o seu papel para paz e reconciliação vai aparecer um lambi c*** para vir levantar feridas com um nome k há mais de 20 anos os moçambicanos não pronunciam pela dor e hoje vai usar para o seu ganha pão. Eu acho k este Sr o k tem de verdade é DJELASSE, nada ganhou na arena política está apagado politicamente e tenta aparecer, e vejam como: sempre por semana têm ataques ao DHL, UTAFA HI XIVITI



Yá-Qub Sibindy Líder Da Consciência Construtiva Jr Chauque! Você anda muito distraído! Quem pediu a explanação dialéctica sobre a origem dos matsangas foi um cautelosa leitor que argumentou às razões de procurar compreender à origem desse nome! Se era simplesmente apelido duma família ou título duma espécie humana!
Sr Jr Chauque, antes de sensurar à natureza das nossas respostas devias proibir os teus pares para não insultarem pessoas que se dirigem ao Facebook afim de simplesmente de debater ideias e não transformar este espectáculo nobre em campo de troca de insultos!

Like · Reply · 15 mins


Jr Chauque Sr Ya-Qub Sibindy: vai dormir deixe os outros fazerem política k não é o teu prato, a INVEJA MATA, já viste o k tens falado ?
Like · Reply · 8 mins

Sem comentários: