quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

VITÓRIA DE NYUSI E DA FRELIMO RENOVA ALIANÇA DE 1962

A Comissão Política (CP) da Frelimo considera que a vitória expressiva econvincente desta formação política e seu candidato presidencial, Filipe Nyusi, representa um marco importante e renova a aliança histórica firmada em 1962, entre este partido e o povo moçambicano.
Reunida esta quarta-feira na sua 38/a Sessão Ordinária, a CP da Frelimo destaca que esta vitória alicerça a certeza de que somos a Nação grandiosa que sempre aspiramos ser e continua um novo ciclo de um povo comprometido com a consolidação da Unidade Nacional, a preservação da paz e o fortalecimento da auto-estima.
Em comunicado recebido pela AIM, a Comissão Política afirma ter analisado a situação política, económica e social actual, pelo que saúda o Governo pela postura assumida no diálogo com a Renamo e encoraja-o a continuar disponível a dialogar com vista ao desarmamento e reinserção social e económica dos homens residuais a luz do Acordo de Cessação das Hostilidade Militares.
A Comissão Política reitera a condenação e repúdio a postura da Renamo e do seu dirigente de recorrer a manobras dilatórias PARAretardar o processo de desarmamento e reinserção social e económica dos seus homens residuais e de violação sistemática da Lei nº29/2014, do Acordo de Cessação das Hostilidades Militares, refere o documento.

O Acordo de Cessação das Hostilidade Militares foi assinado a 5 de Setembro último pelo Presidente da República, Armando Guebuza e o dirigente da Renamo, Afonso Dhlakama.
Durante a sessão, aquele órgão da Frelimo analisou o decurso do processo de realização das eleições Intercalares de Cuamba, no dia 17 de Dezembro de 2014 e considera que as mesmas decorreram de forma ordeira, livre, justa e transparente e congratula-se pelo elevado sentido patriótico demonstrado pelos seus membros pelos munícipes e militantes.
Assim, o partido no poder agradece os munícipes de Cuamba em geral pelo voto de confiança depositado no candidato da Frelimo, Zacarias Filipe.
O documento destaca ainda que a CP regozija -se pela validação e proclamação, pelo Conselho Constitucional, no dia 30 de Dezembro de 2014, dos resultados das eleições Presidenciais, Legislativas e PARAas Assembleias Provinciais, de 15 de Outubro que conferem uma vitória expressiva e convincente a FRELIMO e seu candidato Filipe Jacinto Nyusi, Presidente eleito.
A Comissão Política congratula-se ainda pelo patriotismo demonstrado pelo povo moçambicano, a postura de paz, harmonia social e festa assumida, após a validação e proclamação dos resultados das eleições Presidenciais, Legislativas e PARA as Assembleias Provinciais, pelo Conselho Constitucional.
Este facto fortalece a auto-estima, o orgulho de ser moçambicano, o respeito e conformação com as regras de um Estado de Direito Democrático, refere o comunicado.
Saúda ainda o Governo pelo trabalho que realiza para fazer face a época chuvosa, ciclones e outras calamidades naturais, com vista a reforçar a capacidade de mitigação do impacto negativo das cheias e inundações, no e encoraja-o a prosseguir com a mobilização de mais recursos e de sensibilização das populações que vivem em zonas propensas a cheias e inundações, a fixarem-se em zonas seguras.
A CP termina reiterando com respeito, carinho e admiração a Polícia da República de Moçambique e outras Forças de Defesa e Segurança, pelo trabalho que realizam, na prevenção e combate ao crime, manutenção da ordem, segurança e tranquilidade públicas.
MAD/SG
AIM – 08.01.2015

Sem comentários: