quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Uma adenda a propósito do “conclave Maconde”

Canal de Opinião por Adelino Timóteo


Caro Marcelo Mosse, já desde o anúncio do novo Governo, as conjecturas sobre a real detenção do poder e continuação da liderança de Guebuza nos destinos do país ficaram claras, nomeadamente com a indicação de Celso Correia para o cargo de ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural. Ora, quem tem a terra, tem tudo: florestas, minas e toda a gama de recursos naturais. Sabendo-se muito bem que Celso Correia é testa-de-ferro de Guebuza, nada nos obsta de concluir que Guebuza assegurou o seu futuro, cuidando de ter um homem-de mão no Governo e que garanta os seus interesses pelos recursos naturais. 

Compreende-se claramente a origem do nervosismo de Chipande, Lidimo e Nalyambipano e Mtumuke, a razão que pode ter levado esses macondes a reunirem-se com Nyusi, pois a entrega da pasta da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural não passa de um acto de entrega do botim (tesouro) a um indivíduo que é o rosto visível dos negócios que enriqueceram o Guebas e a família nos últimos 10 anos. Guebuza tem muita razão de sobra para ter escolhido estar na presidência do partido Frelimo, pois tendo ele no Governo um homem-de-mão como o Celso Correia, que conhece os sentidos de oportunidade e fareja, pode daí maquinar o Nyusi a partir das sugestões e assessorias do seu delfim nos negócios. 

É mesmo para dizer que compreende-se o estado de desgosto de Alberto Joaquim Chipande, o homem que em Novembro passado proclamou que era ele quem passaria a governar o país. Nyusi é isso que muito receiam dizer: um presidente corta-fitas. Alberto Joaquim Chipande há-de ter razões de sobra para falar pelos botões e mostrar-se esbofarido, pois o seu poder reflecte-se por uma mão cheia de nada e a outra de coisa nenhuma.

Numa palavra, o carvão está na terra, o gás está na terra, a madeira está na terra, e assim foi feita a transição geracional de poder em Moçambique. 

Meu bom amigo Mosse, a transição geracional e de poder não terá ocorrido de nenhuma forma com as eleições. A menos que o Rei Guebas abdique da presidência do partido. A menos que Nyusi se invista de poder, de facto e de direito, sem ser esta mera figura decorativa e com prorrogativa de governar em sua consciência e inteligência. E para que Nyusi seja um presidente, e não um corta-fitas, depende da sua capacidade de enfrentar o Guebas e dizer-lhe “não”. Este filme passa-se na Guiné-Equatorial, onde o filho de Obiang tem a terra e é na prática o vice-presidente. (Adelino Timóteo)


CANALMOZ – 29.01.2015




Um conclave maconde no Bilene: Nyusi e os centros de poder na Frelimo

No passado 12 de Novembro, escrevi aqui que o então candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, estava a viver um dilema: o de se desarmar do colete de forças que lhe colocou no poder. E fiz também alguma futurologia, dizendo que “nos próximos meses, ainda vamos assistir a uma batalha campal, sempre em surdina, na Frelimo, onde os três dinossauros (Guebuza, Chipande e Chissano) vão tentar mandar em Nyusi”.

Parece que acertei em cheio, embora muitos amigos duvidassem disso, preferindo olhar para o Nyusi como alguém investido de uma autonomia em toda a plenitude. Mas à medida que os dias correm, o material empírico no terreno corrobora a minha hipótese. Primeiro, o perfil do seu Governo mostra que Guebuza mantém uma boa quota de poder (uma percentagem razoável dos seus ministros permaneceu no Governo e muitos outros foram nomeados governadores provinciais). Segundo, a confirmação desse poder bicéfalo em função do poder decisório da Comissão Política Frelimo com a devolução de duas listas de Nyusi.

E, agora, a história do conclave maconde em Bilene. Pois, as principais famílias macondes (Chipande, Lidimo, Nylabimpano e Mtumuke) reuniram-se com o Presidente Nyusi nos últimos dias naquela praia. Assunto: transmitir a Nyusi que este não era o Governo combinado e que o empresário Celso Correia não devia ter sido nomeado para aquela pasta. Porque? Porque Celso Correia “humilhou” Alberto Chipande quando assumiu a Presidência do Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN), onde Chipande era PCA. Isso terá acontecido em 2009, quando a Insitec (de Celso Correia e onde alegadamente Armando Guebuza tem interesses) comprou as participações do consórcio norte-americano Edlows Resources e da American Railroad Corporation para entrar na Sociedade de Desenvolvimento do Corredor de Nacala, passando a deter 51% contra 49% dos CFM.


A SDNC detém as concessões do Porto de Nacala e do corredor ferroviário que liga aquela cidade ao Malawi. É um importante negócio no sector dos transportes e logística. Mas a transição de Chipande para Correia foi tão “violenta”, pois Chipande assinou a carta da sua renuncia sem saber que era isso que estava no texto e quem levou-lhe essa carta ao escritório foi Celso Correia. Por isso, a presença de Celso no Governo é um incomodo para os macondes. Agora, não sei fazer futurologia sobre como é que as coisas vão terminar. Mas o dilema de Nyusi está aí, tout court.

Tomo Valeriano a ser verdade, me parece bem cabekudo este dilema!
Raúl Salomão Jamisse Metade dos moçambicanos letrados sabem-lo muito bem apesar de quererem acreditar que o homem mais forte da pérola é autónomo, se o é que mantenha firme o governo que formou e veremos o que acontece amanhã, um amigo já dizia quem vai tirar o "partidao" do poder é o próprio "partidao" e assim começaram as guerras dos colossais donos do País. Hina ho duuuum ga famba gona.
Vicente Macuacua Com todo o respeito Marcelo Mosse não tem outra forma de abordar o assunto diferente de conclave MACONDE?
Marcelo Mosse Vicente Macuacua respeito a sua questão. Pode-me sugerir uma saída, embora eu não ache que tenha lá algo de pejorativo?
Vicente Macuacua Pode ser ala de Chipande, como tem sido com Chissano, e que não se diz Machangas (se tenho acompanhado bem).
Jasmin Rodrigues Valido o seu ponto Macuacua!
Lenon Arnaldo Era ou é previsível que nyussi no seu mandato primeiro mandato sofresse estas interferências, o contrário, ele não teria chegado a ponta vermelha.
O que pode constituir novidade, a qual aguardo com muito receio, ele se rebelar dos seus protectores e partir para uma governação livre sem compromissos. Exemplos na África Austral - Bingu wa Mubarak e penso eu o sucessor de chiluba.O receio que eu tenho, uma vez quebrados os compromissos ora acordados, a frelimo passar a ser oposição e a oposição de facto é de direito ser o suporte do governo.
Marcelo Mosse A "ala" do Chipande, ja que fala em "alas" Vicente Macuacua, é muito homogenia em termos étnicos. Diferentemente das "alas" de Chissano e Guebuza. E é comum dizer que chegou "a vez dos macondes". E no Bilene estavam reunidas familias macondes.
Milton Vieira A ser isso verdade, nos próximos tempos iremos assistir um braço de ferro entre Elefantes e Dinosaures.
Jose Custodio David Vombe Quero acreditar que vao saber ultrapassar! Como tem sabido...Porque se nao vai acontecer o Jesus disse"um reino em cujos membros brincam de criar grupinhos ii contratacam se entre si corre risco de se distruir". Oh, haver vamos. Como tenho ouvido dizer.
Faruck Jussubo Daudo Todos nós sabemos qual é o desfecho. Mas há somente duas probabilidades:correia mantém a pasta ou cai daqui alguns anitos, como dizem na minha terra isto é vez vez.

Vicente Macuacua Tudo bem, foi apenas sugestão pois a mim disconforta o termo, olhando também para os últimos pronunciamentos de alguns líderes políticos. Boa tarde.
Pedro Pimenta Chipande Vs Correia ? Aceitam se apostas ..Nao ha empate possivel .
Affonso Guerreiro E é assim que o futuro do país é decidido! 
Emidio Guila Sobre este ponto, ainda vamos debater muito. Concordo com a denominação do conclave escolhida por Marcelo Mosse. Segundo diz ele, é só ver quem compõe as alas de cada um dos 3 colossos. Chissano, agrega várias etnias, Guebuza idem e Chipande?.... Por enquanto, fico por aqui.
Nuno Luis Amone Penso que é bom que a sociedade esteja atento às élite política por que só assim se pode. Saber que tipo de gestor da coisa pública temos na perilo do indico temos.
Simon Machaieie Ainda vão se morder.
Vicente Macuacua Emidio Guila, não queria problematizar esta parte e desviar a essência do post. Porém, para mim ao abordar estes assuntos devemos ter uma perspectiva inclusiva e futurista também. Indo na linha do seu comentário é como se dissesses que Chissano e Guebuza são abertos e inclusivos e Chipande fechado. É essa a ideia que se pretende transmitir?
Que tal discutir o tema do post e, näo, nomenclaturas?
Nelson Rostino Este e inicio das mundacas e isto tem o seu preco. Ele deu os primeiro passos o caminho e longo e espinhoso requer muita corrage ele nao vai poder agradar a todo num pais de muita tribo.
Nuno Luis Amone Estou com muitas pena da forma como a elite política e económica vai usa o conceito etnia para criar divisão entre os Moçambicano
Fausto Quinhas Nyusi é uma peca no tabuleiro de xadrex. Vao lhe jogar e lhe barralarem pk negocio com politica nao se entendem, como alcool e volante. Esta é a minha contribuicao.
Emidio Guila Não é isso Vicente Macuacua. Não somos nós que dissemos que Chipande está fechado. O tribalismo é um mal que urge combater, mas não abordá-lo como um elemento nocivo, é pior ainda. É um dedo na ferida que tem que passar por ela para curá-la. Já não se olha para competência. No governo de Chissano foram convidados quadros competentes para assumir cargos. No governo cessante, não determinou a competência. E no caso mencionado, qual dos mencionados representa interesses do Estado fora dos empresariais e étnicos?
Emidio Guila Digo, dos mencionados quem representa interesses do Estado fora dos empresariais e étnicos?
Natu Lauchande Um dirigente tem direito de se aconselhar com quem se sente mais confortavel( no caso os seus conterraneos) mas nao penso que isto deva ser associado com o tribalismo sugerido aqui. A bem da verdade o governo eh extremamente equilibrado em termos etnicos.
Homer Wolf Nhysi esta' e' a precisar de constituir urgentemente o seu próprio "G-40". Um board de assessores serio e diferente: que nao bajule, mas que se antecipe aos problemas (latentes, estude-os a fundo, encontre solucoes realistas e proponha recomencoes para o futuro - propostas essas que nao tem necessariamente de o agradar, desde que - que sejam eficazes. E um G-40... que nao tenham 40 indivíduos (muito menos gente)
Marcio Fernandes wana hodzana mufu
Emidio Guila Natu Lauchande, conterrâneos? O que seria de Moçambique se Eduardo Mondlane e Samora Machel assim tivessem procedido?
Marcelo Mosse Natu Lauchande A discussão não é sobre tribalismos nem composição étnica do Governo. Ou tenho de reescrever o post para que fique mais claro?
Emidio Guila O debate é interessante. Amanhã volto.
Amilcar Fernando vamos ver o que se segue...
Lélio Wendzendze Vão se morder
Ana Ouana Marcelo Mosse não foi por acaso que pedi a sua amizade, sempre admirei como traz os dilemas do país da marrabenta. Muitos queiram ou não mas o na Av de Moçambique viu-se movimentos estranhos rumo creio que rumo ao Conclave no Bilene com direito a escolta.
Geraldo Mandlate Tenho estima e consideracao por Marcelo Mosse pelo trabalho investigativo e informativo que tem feito a varios anos. Mas ultimamente fico decepcionado com o mesmo. Mesmo ele consegue perceber que esta a levar nos a discutir : pessoas, tribalismo, etnias, frelimo, primos, cunhados, etc que existem no governo. Isso nao interessa a ninguem a nao ser para o consumo privado dessas pessoas. Chamem nos para o debate do pais, por favor. Chega de nos fazer debater pessoas, exemplo, Chipande renunciou sem querer! O que traz de vantagem discutir isso? Vamos discutir governo de moçambique- justiça em mocambique, corrupcao, ma qualidade de ensino no sistema nacional. Exclusao dos mucambicanos em varias coisas, nao apenas de partidos. CHEGA DE DEBATER FRELIMO. Tragam assuntos do ESTADO.
King Vasquinho King Diz se muita coisa mas os macondes pelo menos nao sao tribalistas e este é o governo que teve maior inclusao dos segmentos jovens velhos nort sul e centro em fim nem todos cabemos aqui mas estamos representados.
El Patriota Que se mordam, desde que nao lixem o futuro dos nossos...
Lélio Wendzendze Marcelo Mosse reencarnação do Saudoso C.Cardoso,respect
Inacio Arnaldo Arnaldo Quem nao é da Frelimo nao pode se intrometer nos nossos assuntos.
Lourenco Jose E isso k m faz gostar do Marcelo Mosse. A inteligência k merece elogio e esta,e admiro o professor Carlos Nuno Castelo-branco
King Vasquinho King Digo mais o Termo unidade Nacional é originariamente maconde" Ujamaa" é bastante reencarnado na pele este aspecto. Infelizmente nao vejo aqui nos comentários nenhum amigo lá do planalto a comentar aqui e nos dar uma aula sobre o ujamma e umodja.
Miguel Carlos Armando Vamx tocar batuque e comer a maçaroca
Ricardo Jose Jose O corredor do Norte tem muito que se diga, assim como o seu desenvolvimento pôs entrada do Correia, a estagnação foi geral, rezam as informações que essa gestão danosa do após saída do Dr.Ibrahimo no BCI também se fez sentir, o afastamento do Correia do conselho de administração do grupo bancará tem a haver com as elevadas dívidas de empréstimos contraídas pelo jovem empresário, onde o grupo português exige suas cotas em troca.
O grupo Insitec que não pagou a compra da TIM, também se encontra com problemas salariais assim como a Ceta.
Grande gestao.
Rogério Ba-Senga Sandro Oxay Prostitutu Kognitivo temos conversa de sobra pras próximas sentadas!
Jr Chauque Epa isto vai aquecer e Mto o filme vai ter legenda
Jr Chauque Poucos exageros Agostinho Isso já é inveja pá
Linette Olofsson e vai ficar em frente dos assuntos da terra!
Jr Chauque Inácio Arnaldo não me faça rir pá hahahah não se meter nos vossos assunto da Frelimo, tu tens assuntos na Frelimo? Hahahha
Agostinho Augusto Jr Chauque, inveja?
Linette Olofsson Makondes,!!! e outras etnias? Unidade Nacional? Moçambique para Todos!
Adrian Magoo Marcelo Mosse, de todo jeito esse governo nunca seria consensual para um dos tres dinossauros. Isso deve-se exactamente as "cunhas" que o proprio Nyusi teve para chegar ao nivel de candidato. Eu acho podia ter acomodado Celso Correia num outro posto que nao fosse o da terra e ambiente.
Quanto ao "bonus" do titulo, acho que faz muito sentido para o conteudo do texto. Tenho visto que ha grande medo, entre nos, de falar das etnias porque todos sabemos que a nossa Unidade Nacional esta cada vez mais fragil que nunca.
Jonatane Simango Geraldo Mandlate, o assunto pode até incomodar muita gente, mas nós, o público temos direito a informação de carácter público, entenda-se que influência o nosso Moz. E lutas pelo controlo do poder do governo é de nosso interesse sim. Ainda bem que ha correlação de forças.
Jonatane Simango Concordo com o Adrian Magoo, afinal Mocambique e multi étnico. Porque é que as pessoas tem medo de abordar o assunto.
Amilcar Machado Ensaios e mais ensaios.
Alfredo Macuácua Os próximos tempos reservam-nos muitas surpresas.
Francisco Junior ...batata bem quente para Nyusi. Isto ainda é o início. Não há futurologia possível até agora!
Francisco De Assis Cossa Vamos assistindo ate a onde isto vai.
Domingos Inacio Ve ai apocalipse 19 na sua linha 1,2, 19 e 20 eles saberao destino do csminho da verdade.
Félix Chandamela Sem problema pk Nyusi tem 6 meses p concertar seu elenco! Ouvir ou não o k seis camaradas devem decidir! Vamos esperar, nós apenas somos o povo k lhe elegeu!
Mazembe Correia ayayaya se for verdade, ainda há muita tinta por escorrer
Jr Chauque Epa vejo k há Mto drama por aki até parece uma novela mexicana, só por se ter mencionado maconde Epa já virou se do assunto para se falar do tribalismo parem de fazer drama pá k mal tem dizer o grupo maconde? E os verdadeiros macondes podem ter gostado e com Mto auto estima pk não ver este lado positivo ? E não esquecer k os macondes o seu auto estima subiu Mto com a subida do PR maconde e falam abertamente disso é dizem: agora machangana há-de ver em conversas de amigos,Deixem de drama pá e vamos ao assunto
Idalecio Guiamba E preciso deixarmos problemas pessoais e olharmos para o crescimento economico e o bem estar do povo. Celso Correia e um jovem com visao e empresario,de vemos deixa-lo trabalhar!! Vamos olhar p Mocambique como nosso.
Cofe Emanuel Vilanculos isso me parece muito fútil e sem sentido. chipande dele tem chiliques assim????? se por causa disso chipande não quer o Celso Correia no governo, então chipande é um Bebe Mimado
Ana Cristina Cristina Dimene Ja tinha ouvido dizer que a opção pelo Nyusi, tinha sido imposta por Chipande, já que finalmente, depois de Chissano e Guebuza era vez dele governar. Mas não tendo nível académico compatível com o cargo, escolheu seu conterrâneo! Confesso que não acreditei nessa historia! Mas lendo agora o artigo do Marcelo Mosse, tudo começa a fazer sentido...!!! Estamos entregues a.
Arlindo Cossa Eishhhhh
Marques Abdala Vamos ver
Danúbio Rafael Huuummmm???
Valerio Alexandre Nao existe clube no mundo que muda todo o plantel desde o treinador ao massagista. Deixem os jovens avançarem depois tiraremos ilsçoes dentro de 6 meses a 1 ano
Frederico Pereira Conquanto pensem que na fórmula que houver haja inclusão.
Melquisedeque Manjule Impossível agradar a gregos e troianos. Mas é possível agradar a Deus, servindo fielmente o povo. Bem haja o governo de Nyusi!
Stelio Ernani Mascarenhas Bem vamos aceitar que Nyusi é pau mandado..certo..mas nao percebo:
1- se é pau mandado como ele elegeu celso correira??...
2- sera k os que mandam n viram a lista antes??
3- quanto as nomeaçoes, mostrem no nosso pais pessoas maduras k podiam estar ali k n sao que nao sao ligados ao guebuza, chissano ou sei la..
4- os nomeados sao incompetentes??...ou sao errados por serem amigos ou fazerem parte desde belo moçambique que um dia foi governado por chissano e guebuza.
Joao Salvador Delfin Juma So o futuro nos reserva um conclave que possa decipar todas as duvidas e incertezas dentro do proprio partido a ver vamos, se ganha a razao ou um dos varios enclaves ai supra citados.
Jose Chixamane Huuuuu,swa tika(ta pesado)!mas se de facto o PR é para ser 100 por cento teleguiado é bastante nocivo p o pais...e veremos brevemente.
Gulumba D. Mutemba Nhusy nao nada,a frelimo continua e continuará nas maos do guebuza e sulistas. Pensam que guebuza pode projectar o nhusy,para depois aparecer alguem virar o jogo? Quem tentará atrapalhar o xadrez do guebas,terá o possaporte sem visto,que o levará directo para o inferno.S
Martynn Luther Paia O general Chipande sempre revelevou se um homem arrogante,sobre tudo nos seus pronunciamentos,qbuem se lembre aquando do seu aniversario natalicio todos o convidados envitaram de falar de questoes politicas mas sim sobre sua data nao obstante ele proferiu um dscurso k demostrava k a Frelimo iria governar ate os proximos 50 anos,fez me concluir k democraticamente ou nao eles eram obrigados a ganhar as eleicoes tal como viram,dai nao me sinto supreendido pelo seu comportamento.
Remane Abudo A ver vamos.
Ruicarlos Nhatave Katlha...Nyusi!
Americo Jose Mangane Num debate quando asistia pude perceber que o PR Nyusi vestiu um casaco que nao lhe serve.
Claudio Fernando Matusse Matusse O kota Chipanga a muito que não anda nos corredores normais da politica. Caro Marcelo Mosse será que ele tomou posse como Deputado, ou nem tem para isso tem.
Isaias Jaime Massango Agora é que isto vai aquecer
Dulcínio Mechisso Interessante. Hehhehe Eude Tsamba.
Antonio Alicete Ainda bem que Dhlakama nao aceitou esse governo ambicioso,dentro em breve estará formando o seu.
Assim que estou cançado com a frelimo eide mudar para beira,no capital do governo do Dhlakama.
Ben Hur Cavelane Eu penso que ainda vamos assistir uma grande guerra dos gigantes. Nyusi nao tem poder suficiente para se opor a essas tres grande figuras que se apresentam como dinosauros da Frelimo.
Djua Kizomba O presidente Nhusy só vencerá se ele tiver o povo como seu aliado. Mas para tal deve mostrar trabalho. O povo é quem manda.
Juma Basilio Ainda é cedo!
Beatriz Das Dores Laisse esse Chipande pensa que a frelimo e da familia dele.nao a frelimo e de todos ele neo deve ser assim
Artur Deemann Nhantumbo Quem é Nyusi para não sofrer influencias? Ainda assim de um partido forte e suas figuras emblemáticas que ontem o dirigiram. Até Obama tido como o mais poderoso do mundo não consegue se livrar de guantanamo e nem resolver o assunto da posse de armas. Vamos esperar pelos primeiros 100 dia para fazer avaliação
Hussene Algy Adamo nao quero falar muito analisem isto 
Guebuza terá de passar Presidência do partido Frelimo para Filipe Nyusi titulo de capa do J/Pais entrevista a Sergio Vieira.

Inocencia Serena De Uchy Um lider subordinado de tree chefes...? Isso nao vai prestar... Mas esperemos pa ver a final o President Nyusi tem o poder formal... A frelimo confiou, mas o povo elegeu...
Saimon Ynhasena Ynhasena quale o povo k nyusi vai ter para ser apoiado se nem ganhou ainda tem vucu vucu tambem com opovo k ele roubou voto deles esta mal aquele matreco
Cabral Toze isto esta mais k claro o guebuza ainda tem o controlo do partido e o nyusi e so capa
M Gallo Gallo quem nao é Makonde o problema é dele.
Saka Khulonga Mas à medida que os dias correm, o material empírico no terreno corrobora a minha hipótese. Primeiro, o perfil do seu Governo mostra que Guebuza mantém uma boa quota de poder (uma percentagem razoável dos seus ministros permaneceu no Governo e muitos outros foram nomeados governadores provinciais). Segundo, a confirmação desse poder bicéfalo em função do poder decisório da Comissão Política Frelimo com a devolução de duas listas de Nyusi.
André Fumo E agora!
Fernando Luz Assim vai a guerra dos Politicos.
Ivo E. M. Pene Sinceramente discordo totalmente deste tipo de post ou conversas de cariz tribalista....! Muito mau mesmo!!!!
Geraldo Alberto Agora é que vai começar o tribalismo. mas nao se esqueçam que Moçambique é dos Moçambicanos e nao dos Macondes!
Rogerio Cuinica Pois e!devia ter consultado antes d pagar a promessa!!..
Helio Filemone Inguane conflito dos imperios... a saga iniciou
Agostinho Moises Fernando Que deixem o Nyusi trabalhar!
Aida Paulino Zimola O futuro.........pra onde vais Moçambique?
Luisa Pereira Pereira Passei so para ver os comentários
Euclides Flavio Artigo muito interessante, ainda estou a pensar. Volto.
Inacio Fernando .....penso eu de que
Geronimo Ngule meus compatriotas vamos deixar Nhusi trabalhar depois vamos comentar nao comentarios antes do trabalho isto eh, o homem nao tem um mes de trabalho e ja ha quem critica.
Mario Albano Muito gente aqui está a falar de politicamente correcto, não estão abordar o assunto directamente, em Moçambique existe tribalismo, existem grupo Étnico privilegiado sim, agora agir como avestruz isto não. É pior que falar de tribalismo.
Beto Mbanze Kkkkk "conclave maconde"

Samora Sitoe Nao entendo porqe qe se tem tanto apetite em advinhar oque o nhussi vai fazer ou nao como chefe de Estado. Eu prefiro esperar para criticar ou julgar aquilo qe ele e seu elenco vão fazer em função do manifesto eleitoral, da Constituição da República e do ambiente politico que se for gerando com o tempo. Parece qe há interesse em baralhar tirar merito antes do homem demonstrar oqe vale e oque pretende fazer!
Bibi Aissa Pensei que a primeira batalha fosse reparar os erros do antigo governo e dar continuidade no que tiver de positivo
Albertino Mourinho Eu concordo com Samora Sitoi. O Chefe de Estado ainda nem comwcou a trabalhar e ja estamos a criticar. Vamos pelo mejos mo minimo esperar 100 dias embora seja pouco para fazer um correcto juizo de valor mas vamos esperar para ver e nada de vaticinar coisas abstratas. Mas o melhor ainda e apoiar o Presidente e seu elenco.
Albertino Mourinho Sabem eu ando apreensivo com um assunto. O tribalismo. Voces sabem que na luta armada oara a independencia a arma do combate novo era a unidade entre os Mocambicanos. Nos Mocambicanos enquanto estivermos unidoa somos fortea quem voces nem imaginam. Mas se nos nos dividirmo nos vamos criar brechas e fragilidades.
Albertino Mourinho Quando o Novo Governo tomou posse eu estava em Dubai e acomoanhei de la. Regressei ontem a Mocambique. Ainda em Dubai acompanhei pelas redes sociais que uma senhora desalmada ousou classificar o novo Governo de Governo de Chingondos. Ela foi muito vaiada. Como ela existem muitos compatriotas nossos que comoactuam com esse oensamento que revela existencia de poeira no cerebro ou insanidade mental. Sinceramente eu nao entendo alguem que pensa assim tao pequeno hoje volvidos mais de 3 decas e meia de independencia.
Albertino Mourinho Se eata tendencia de chamarmos Chingondia e Macondes ou Nhungues ou Cenas etc prevalecer imagino isso em velocidade de cruzeiro , Mocambique pode em pouci tempo virar Ruanda. Nao desejobisso ao meu belo Pais. Por isso compatriotas nao fiquem indiferentes a estas atitudes vamos condenar com veemencia tais atitude e nao levem isto de animo leve senao nos arrependemos um dia. Naobha governobChingondo ha Governo de Mocambique. Viva a unidade Nacional e a coesao entre os Mocambicanos.
Lourenco Jose Pelos vistos voltou nervoso.
Etelvina Vina Estupidos são aqueles k provem o tribalismo.
Charman Della Vedova Quando leio os artigos do jornalista Marcelo Mosse, sempre vem-me a memoria o malogrado jornalista Carlos Cardoso.
Felismino Santos Santos Muitos tem medo de acreditarem nesse encontro do Bilene por simples factos: represalias dos chefes, creio e tenho a plena certeza que o jornalista tao reputado nao teria postado inverdades grosseiras, disso todos sabemos.
Lourenco Jose Lembro m ainda da sugestão do meu caro amigo Marcelo Mosse aos Abutres k passo a citar ( peçam ao Obama para interromper a internet a Moçambique e ai vocês ficam livres de vez) da gente k opõem s aos opressores do povo. Pois aki neste post não à nada de tribalismo
Délio Mourana Ainda assistiremos a outros e variados conclaves
Helder Mutimucuio Homem de coraçao para acolher todos moçambicanos
Lígia Dos Anjos "Conclave maconde "eh eh eh eh tá demais nao aguentei com esta, meus caros amigos eu diria ke jesus Cristo kando apareceu nem todos gostaram dele nessa altura, ker dizer ke todo mundo vai falar sobre nhussi outros vão tirar conclusoes precipitadas uns a favor outros contra vão inventar bué de assuntos só ke ele não está nem aí pra vocês por isso deixemos o homem trabalhar da mesma maneira ke entraram um dia vão ter ke deixar o posto ninguém é eterno nesta vida e ninguem é perfeito, tenho dito
Lourenco Jose Ligia escreva assim Nyusi e não nhussi
Jeronimo L. Mabote Essa, e' a primeira pagina do livro. quanto e' que faltam, nao sei, so sei que ainda vem muitas paginas.
Neldia Gueze Ainda vamos assistir um batalha compal sim.

Joao Bruno Craveirinha Bravo pela coragem Marcelo Mosse em abordar e analisar as coisas como elas sao e funcionam no nosso Pais. Sem rodeios doe a quem doer e num discurso pragmatico e objectivo. Pois ha coisas que so ve quem nao quer isto em relacao ao que aqui e referido.
Joao Bruno Craveirinha Em relacao a parte final deste texto e fazendo fe nas suas palavras, diria que uma pessoa como Chipande e tratando-se de dinheiro vai deixar-se levar desta forma e nao ler ou contratar advogado e no minimo caricato. E sobre a ascensao de Celso Correia, nao o conhecendo pessoalmente ate podera ter os seus meritos enquanto empresario mas que se ve foi empurrado para onde esta e por vezes duma forma eticamente questionavel conforme se viu no BCI com Ibrahimo Ibrahimo. Porem e nestes casos...e preciso ter cuidado pois as vezes quando a subida ocorre rapido demais mais ainda acaba sendo a queda. Em todo caso, como cidadao desejo e espero que Celso Correia seja um ministro integro e competente.
Julião João Cumbane Que a gestão da terra e da qualidade do ar, água e solos não está bem entregue, parece um facto que se vai comprovar brevemente. E isso não tem nada a ver com macas nenhumas de ninguém com ninguém.
Agora, essa de "perfil do Governo de Filipe Nyusi que mostra Guebuza detendo uma boa quota de poder", da "confirmação do poder bicéfalo em função do poder decisório da Comissão Política da Frelimo com a devolução de duas listas de Nyusi" e do "história do conclave makonde em Bilene" é uma construção teórica que julgo não resultar de nenhuma análise fria dos poderes que a Constituição da República (CR) confere ao Presidente, para que este possa governar independentemente das vontades dos que o colocaram no poder, mas sim em observância exclusiva da CR.
Não há substância para se acreditar que Filipe Nyusi está num dilema.
Carlos E. Nazareth Ribeiro Espero (com fé nos desígnios da mente humana) que o n/Presidente seja apoiado pelos Quadros indicados (e por outros que, sem terem votado nele, estão com ele) e que faça um balanço rigoroso dos "100 dias de governação" e tome as decisões adequadas!!
Faysal Sayyid Continua com essa força, Marcelo Mosse!
Stela Marlene Foco mal derecionado, o nosso foco por agora nao deveria ser o Presidente Nyusi. Malandronino esta a fazer degressao pelo pais a divulgar o tal"governo autonimo" qual q? O presidente da Renamo esta sim a excitar uma guerra tribal e simplismente o ignoram. Sonhei com um mundo sem guerra para minha filha e eh esse mundo q almejo.
Hermenegildo Bernardo Fassam uki kzrem O Correia ja la esta.Se for para u bem da nocao ou em prol do beneficio do povo !!!!
Mocambique e d Mocambicanos .
Gonzalo Chirindja ainda que o chissano pareca me um poco distante dos uotros dois, ate um poco antes de nhusi ser presidente o guebusa pos seguranca na casa do nhusi o chipande veio tirare e pos a dele.

Sem comentários: