sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Serviço de Segurança ucraniano detém duas jornalistas russas

rússia, lifenews, life news, gazeta zhizn, ucrânia, kiev,

Duas jornalistas do canal de TV russo LifeNews foram detidas nesta sexta-feira (30) pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla ucraniana), em Kiev.

Segundo o próprio canal, as jornalistas, Elizaveta Khramtsova e a operadora de câmera Natalia Kalysheva, estavam entrando em um táxi perto da estação de metrô Ploshchad Lva Tolstogo, quando dois homens entraram no carro com elas. Mostrando documentos do SBU, disseram que precisavam interrogar as mulheres sobre "os acontecimentos mais recentes" nas imediações da estação.
Os supostos oficiais alegaram um telefonema informando sobre uma bomba colocada na praça Lev Tolstói, junto da estação.
"Eles nos pediram para ser testemunhas. Nós dissemos que não tínhamos visto nada, mas eles disseram que era necessário irmos para o prédio central do Serviço de Segurança da Ucrânia para responder a umas perguntas. Eles prometeram mostrar-nos um vídeo em que nos disseram que figurávamos e, por isso, podíamos ter visto algo", comunicou uma das jornalistas detidas antes de a ligação se perder.
O LifeNews já tinha antes informado sobre vários abusos contra jornalistas de suas equipes por parte tanto da polícia e serviços de segurança da Ucrânia, como de ativistas e militantes políticos ucranianos.

Sem comentários: