domingo, 11 de janeiro de 2015

Rússia e China assinalam 70º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial


Ontem, 18:47
rússia, china, segunda guerra mundial, história
Foto de arquivo

Em 2015 serão assinalados os 70 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial. Neste contexto, a Rússia e a China irão realizar um conjunto de iniciativas importantes alusivas a esse acontecimento, inclusive uma série de campanhas a realizar por organizações juvenis.

A
A Rússia irá celebrar o 70º aniversário da Vitória sobre a Alemanha nazista em 9 de maio de 2015. As solenidades em Moscou contarão com a presença do líder chinês, Xi Jinping. No dia 3 de setembro estão agendadas celebrações em Pequim, dedicadas a essa gloriosa data e à derrota do regime militarista no Japão.
Nos anos da guerra, a União Soviética que combatia a Alemanha nazista e seus aliados na Europa, continuava prestando assistência militar à China, em combate contra os agressores nipônicos. Após a derrota da Alemanha, o exército soviético se deslocou ao Oriente. Ao cabo de um mês, acabou por derrubar o exército de Guangdong, no nordeste da China.
A vitória contribuiu para a libertação da China. Mas isto se tornou possível graças a um enorme sacrifício dos soldados soviéticos. Nas cidades e vilas daquela região há muitas valas comuns de solados russos. Infelizmente, os jovens não sabem muita coisa sobre suas proezas cometidas naquela época.
É por essa razão que a Agência Federal para Assuntos da Juventude (Rosmolodezh) tenciona convidar organizações juvenis para participarem de eventos festivos, diz Serguei Pospelov, dirigente dessa entidade pública russa:
“O intercâmbio de delegações juvenis será prosseguido no próximo ano. Uma das iniciativas é o projeto designado “Voluntários do 70º Aniversário da Vitória”. Seus participantes irão se avistar com antigos combatentes e participarão de diversas ações dedicadas aos soldados e oficiais mortos em encarniçados combates. Entre os convidados haverá centenas de jovens da China que poderão participar de concursos especiais. Claro que tais ações irão fortalecer a compreensão mútua e a colaboração entre os jovens”.
Para além disso, se planeja realizar uma corrida de automóveis sob o lema “Vencemos Juntos”. O evento terá início na primavera de 2015, em Sevastopol. Os seus participantes se deslocarão às vilas do ocidente e do sul da Rússia onde, há 70 anos, eram travados combates contra as tropas hitlerianas. A etapa final da corrida acontecerá em Moscou, na estação ferroviária Bielorrusky, onde, na primavera de 1945, decorreram múltiplas cerimónias de boas-vindas dos soldados soviéticos.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/2015_01_10/russia-e-china-assinalam-70-aniversario-da-vitoria-na-segunda-guerra-mundial-8665/

Sem comentários: