sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Resgate na Zambézia custa mais de 30 milhões de meticais por semana

Início  Sociedade  Sociedade  Resgate na Zambézia custa mais de 30 milhões de meticais por semana


Calamidades naturais
Salvar pessoas e bens na província da Zambézia está a custar ao Estado mais de 30 milhões de meticais por semana, segundo dados oficialmente fornecidos pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC). Do topo das despesas, há o aluguer de três helicópteros e abastecimento dos mesmos; combustíveis e lubrificantes para viaturas e embarcações; e ajudas de custos para 43 membros do INGC envolvidos.
Os helicópteros, cuja referência e a empresa proprietária não foram reveladas, são alugados, cada um, a um preço estimado de 7 mil dólares por dia, perfazendo qualquer coisa como 10.976.000,00 Mt (dez milhões, novecentos e setenta e seis mil meticais) por semana, para as três máquinas.
Este valor não inclui o respectivo abastecimento. Assim, este iten ocupa a segunda posição na hierarquização das despesas, somando um valor estimado de 4.739.000,00 Mt (quatro milhões, setecentos e trinta e nove mil meticais), por semana.
O abastecimento de 15 barcos e 19 viaturas, entre camiões e carros ligeiros, vem na terceira posição, com um peso semanal de dois milhões e oitocentos mil meticais para os cofres do Estado.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: