domingo, 4 de janeiro de 2015

RENAMO - EM DEFESA DA DEMOCRACIA EM MOÇAMBIQUE, de Sibyl W. Cline(1989

02/04/2014


comments

1
umBhalane said in reply to Amisse Americo Jamal...
Com o devido respeito,
as machambas colectivas, as aldeias comunais (campos de concentração),
estão PARA o chibalo,
assim como os "gulags" da Sibéria (URSS),
estão PARA o Tarrafal (Cabo Verde, colónia/província ultramarina).
São os 2 maus, mas um é muito pior, muito pior.
É BOM ACORDAR DE VEZ.
Fungulani pyadidi maso muwone – abram bem os olhos PARAverem (bem).
É PRECISO REFLECTIR.
VAMOS REFLECTIR AINDA MAIS MELHOR.

O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, E VERIFICADO.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.

Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).

A LUTA É CONTÍNUA
2
Amisse Americo Jamal said...
"Renamo e sinonimo de sofrimento em Mocambique"
So pode dizer quem vive do suor do povo que acredito que seja o caso deste senhor.

De toda forma, ate 1992 so podia fazer, em media 15 km com guia de marcha. ate la havia campos pra aplicacao do chamboco da frelimo que tornou homens impotentes, tantos, no lugar da palmatoria colonial.
A operacao producao da frelimo (AEG)foi interrompida,
As machambas colectivas que muita fome causaram versao frelimista do trabalho, chibalo portugues;
O "Unidade, Trabalho e Vigilancia" embora alguem tentou reabilitar com "Decisao Tomada, Decisao Cumprida" agora na gaveta, foi "esmagada".
O SNASP foi forcada a mudar de direccao.
o uso de raizes como detergente enquando este machatlimone@yahoo.com usava sabao no predio, como se calhar secretario da frelimo, o privilegiado, terminou.
Lamentavelmente o tal ainda nao reparou que nao e normal a multiplicacao ANONIMOS E ANONIMATOS em debates publicos numa "democracia"? e sinal de FOBIAS.

"O opressor nao seria muito forte, se nao houvesse cumplices entre proprios oprimidos"
"O vadio perde-se, o escravo liberta-se"
3
Antonio said...
Os discursos Políticos e todos os artigos de comunicação social elaborados por pessoas que apresentam algum preconceito de tendência política, sempre são embuidos de de cheiros que podem ferir algumas sensibilidades. Tenho dificuldades em encontra as coisas estranas sobre o Massacre de Homoíne dado queu estava lá. Sou um verdadeiro sobrevivente daquele macabre acontecimento. Se todas as dúvidas que são levantadas sobre este Massacre estão relacionadas com o número de pessoas Mortas, aí me absteno a comentar com profundidade mas somente posso deizer que foram centenas de pessoas. Se a discussão for sobre quem é que fez o Masacre, aí fico com algum sentimento de legitimidade PARAdiscutir o assunto dado que, tenho alguns factos que podem apoiar as minhas posições. PARA mim, o Massacre de Homoíne foi feito pela RENAMO ou, pelo menos não fou feito pela FRELIMO. O meu facto é qte tenho parentes de Segundo grau que foram raptados neste Massacre e permaneceram nas bases da RENAMO desde 1986 tendo voltado para casa depois do Sessar fogo de 1992. Movido por estes discurso, já provoquei conversas com os meus referidos parentes e estes em nenhum momento mostraram uma possibilidade de terem sido raptados pela Própria FRELIMO e depois entregues as Bases da RENAMO... Só este facto para mim é muito forte do que qualquer outro.
Falar de fardamento e botas novas... Não sei se é relevante. A pouco tempo todos nós vimos o Presidente da RENAMO, o Afonso Dlakama a se recencear nas Matas de Gorongosa escoltado por um aparato de soldados alguns com fardamento novo. Acredito que tenha conseguido nos assaltos que fazem aos soldados Governamentais ou da FRELIMO, como queiram tratar.
Por isso, consider isto tudo como vonversa de fantoches apaixonados pelas suas cores Políticas e que ignoram todo um sentimento das pessoas que foram pelo menos vítimas do Massacre de Homoíne.
Sobre o Massacre de Manjacaze, não tenho material PARAcomentar.
Não falei mais nada!!!!!
4
Ex-guerrilheiro said...
A foto da senhora é com soldados da UNITA.
5
Matolinha said...
Fiquei com algumas dúvidas. 
Por exemplo:

"Por favor deixem-nos viver em paz."
Ou, 
"Por favor deixem-nos matar em paz."

A outra é a seguinte:
"Tudo tem causa. Neste caso a RENAMO e que e o causador de tudo."
Pergunto eu:
Será que se lembra da história toda, ou só se estará a querer lembrar da parte que mais lhe convém?
Se só estiver a funcionar em regime de "memória selectiva" então haverá pouco a fazer, se o mal for o desconhecimento puro e simples da História, recomendo-lhe que comece por ler muitos dos escritos do Senhor Francisco Moises. Verá que ajuda. 
Sem a colaboração do povo, a Renamo não teria sequer nascido, ou teria sido já totalmente esquartejada.

Matolinha.
P.S. Tapar os seus próprios olhos não fará com que os outros deixem de ver. É uma reacção infantil essa, a sua.
6
Não era PARA difundir, mas aqui vou colocar um (de vários)email recebido há pouco de quem mora na zona da Serra da Gorongosa(omitindo o local exacto):
"Boa tarde amigo, aqui em ..... nesses últimos dois dias esta calmo mas atentos porque a qualquer momento podemos fugir de novo as matas PARA se esconder das FADM, antes de ontem(1.3.2014) passaram a pe carregando comida PARAabastecer o posto de casa banana e na volta vieram de carros quando chegaram na nossa zona começaram a disparar as armas ao ar com medo de emboscadas, lembrando que algumas pessoas perderam suas casas e comida porque as FADM queimaram alegando que somos cúmplices dos homens da Renamo e é nesta acção que ficamos quase 5 dias a dormir nas matas e outros vizinhos capturados com eles estao
desaparecidos ate então.
Espero que as autoridades internacionais possam intervir rápido porque nos como civis estamos a sofrer com essa guerra sem causa."
Como pode verificar foram as "FADM (que)queimaram alegando que somos cúmplices dos homens da Renamo"
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE
PS: Como em todas as ditaduras, só falta concretizar a penalização e a escuta oficiais dos telemóveis e os emails da net, o que já foi deliberado em Conselho de Ministros de Moçambique.
7
machatlimone@yahoo.com said...
It is sad to see people like these reminding us of diversion strategy. What is the purpose of this article? Discrediting the Mozambican Government and promote RENAMO? Is there a doubt Renamo is a rebel movement created to massacre? If it was against communism, what is it against today? 
I always believed there was an external hand behind Renamo. Some funy creatures in the USA are hypnotizing Dlakama making him believe he is right while he is dancing to the tune of the extremist.

Por favor deixem-nos viver em paz. Nao vejo valor nenhum deste artigo senao reabir feridas. O articulista quer nos dar entender que o governo massacrou o seu proprio povo so PARA"desacreditar a Renamo"? Renamo e sinonimo de sofrimento em Mocambique. E sinonimo de destruicoes. Agora vamos supor que sim, o que o articulista diz seja verdade. Porque motivo o governo faria isso? Se a rebeldia desumana da Renamo nao existisse, haveria necessidade disso? Tudo tem causa. Neste caso a RENAMO e que e o causador de tudo. Um bando de gente sem humanismo apenas suas ambicoes pessoais. Os Simones Macuianas ate tem medo de ir a terra natal ate que tal seja garantido pelos tais observadores internacionais. A Renamo vive no e do casaco dos agentes externos. A Renamo tem medo do povo. 

Sem comentários: