segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Renamo cumpre promessa e boicota tomada de posse na Assembleia da República (#canalmoz)

CanalMoz


Maputo (Canalmoz) – Tal como aconteceu nas Assembleias Provinciais, os deputados da Renamo, boicotaram ontem a tomada de posse na Assembleia da República. A Renamo contesta os resultados eleitorais do escrutínio de 15 de Outubro passado, alegando fraude eleitoral, orquestrada pelos órgãos eleitorais, com o fito de favorecer Nyusi e a Frelimo. Até aqui não se sabe onde estão os editais que demonstrem que Nyusi e a Frelimo ganharam. Os vogais da CNE não tiveram acesso aos editais. O Conselho Constitucional também não teve acesso aos editais, mesmo depois de os solicitar. Só a CNE sabe como é que Nyusi e a Frelimo ganharam. 
Em protesto, Afonso Dhlakama, presidente da Renamo, disse que nenhum dos seus deputados iria tomar posse para esta VIII legislatura, e a decisão foi cumprida. Dos 250 deputados eleitos, 159 tomaram posse. Trata-se de 142 deputados da Frelimo e 17 do Movimento Democrático de Moçambique. Não tomaram posse 89 deputados da Renamo e dois da Frelimo.
Segundo o regimento da Assembleia da República, os deputados eleitos que não tomarem posse no dia da investidura têm 30 dias, contados a partir da data da cerimónia de investidura, para fazê-lo. Findo o prazo, o deputado perde o mandato. Não é a primeira vez que Dhlakama dá ordens de boicote da tomada de pose. Na VII legislatura, os deputados da Renamo não participaram na cerimónia de investidura, mas, à medida que os 30 dias estabelecidos no regimento da Assembleia da República iam passando, os deputados foram tomando posse individualmente. (André Mulungo)
1421127573000

Sem comentários: