segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Putin chama o exército ucraniano de “legião da OTAN”

Ucrania, Vladimir Putin, opinião, guerra civil, OTAN, exercito

Foto de arquivo. Exército ucraniano

Kiev recusa escolher o caminho de solução pacífica do conflito em Donbass e usou a trégua para reagrupar suas forças, disse nesta segunda-feira (26) o presidente russo Vladimir Putin durante um encontro com estudantes em São Petersburgo.

Na Ucrânia, segundo ele, ocorrem “acontecimentos trágicos, na realidade, uma guerra civil”. “E na Ucrânia, do meu ponto de vista, muitos entendem isto”, disse Putin.
O presidente da Rússia também chamou o exército ucraniano de “legião da OTAN”.
“Dizemos frequentemente: exército ucraniano. Mas na realidade quem está ali combatendo? Ali de fato parcialmente há divisões oficiais das Forças Armadas, mas na maioria trata-se dos assim chamados ‘batalhões nacionalistas voluntários’”, disse Putin.
“No fundo já não é um exército mas sim uma legião estrangeira, neste caso uma legião daOTAN, que com certeza não tem como objetivo os interesses nacionais da Ucrânia”, afirmou o presidente russo. “Tem outros objetivos, ligados à contenção da Rússia, o que não corresponde aos interesses do povo ucraniano”, frisou Putin.
Kiev está realizando desde meados de abril uma operação militar para esmagar os independentistas no leste da Ucrânia, que não reconhecem a legitimidade das novas autoridades ucranianas que chegaram ao poder em resultado do golpe de Estado ocorrido de fevereiro de 2014 em Kiev. Moscou classificou essa operação especial, que já provocou numerosas vítimas de ambos os lados, inclusivamente entre a população civil, como punitiva e apelou a Kiev para que a cesse imediatamente.

Sem comentários: