domingo, 25 de janeiro de 2015

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DE NOVA IORQUE É PRESO POR CORRUPÇÃO

  • tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte 
  • Imprimir 
  • E-mail
  • Classifique este item
    (0 votos)
    Presidente da Assembleia de Nova Iorque é preso por corrupção
    Sheldon Silver (Reuters)
    O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Nova Iorque, o veterano político democrata Sheldon Silver, foi detido nesta quarta-feira pelo FBI (a polícia federal americana) acusado de corrupção. Silver, que está há mais de duas décadas à frente do Legislativo, entregou-se às autoridades no início da manhã em Nova Iorque, confirmou um porta-voz do FBI.
    “Espero ser libertado”, disse à sua entrada no tribunal federal de Manhattan o dirigente democrata, um dos políticos mais poderosos de Albany, a capital estadual de Nova Iorque e sede da assembleia legislativa. O caso, liderado pelo escritório do promotor federal do Distrito Sul de Nova Iorque, Preet Bharara, é baseado em pagamentos que o deputado teria recebido de um escritório de advocacia que procura isenções fiscais sobre bens imóveis, detalhou o jornal The New York Times.
    A prisão de Silver é até agora o resultado mais bombástico de uma investigação estadual sobre um escândalo de corrupção que foi encerrada abruptamente pelo governador Andrew Cuomo, mas que foi retomada pelas autoridades federais. Silver foi acusado de tentar ocultar "fontes corruptas de receita externa”. O político também foi acusado de usar o seu poder e influência para obter milhões em propinas e favores.
    “Existe uma causa provável para acreditar que Silver recebeu cerca de 6 milhões de dólares (mais de 15 milhões de reais) em pagamentos caracterizados como honorários advocatícios unicamente através do uso corrupto de sua posição oficial”, segundo a promotoria. Se condenado, ele pode apanhar até 20 anos de prisão por cada uma das acusações, de acordo com uma porta-voz da procuradoria federal dos EUA.
    Silver tem 70 anos, é advogado que exerce o posto de presidente da Assembleia estadual desde 1994, tendo passado por diversos governadores e prefeitos, e estava a ser investigado por procuradores federais em Manhattan e pelo FBI. Ele é membro da Casa desde 1977.
    (Com agências EFE e Reuters)

    Modificado em 

    Sem comentários: