quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O silêncio do povo do Sul não é pelo seu gosto pela Frelimo


Comments


1
antonio santos said in reply to Francisco Moises...

Caro Dr.Moises,

Saudaçoes!
Acredite ou nao,todos estes politicos,incluindo os lideres acabarao todos eles de comerem a mesma farinha na mesma panela.Vai ver!

2
Francisco Moises said in reply to Jose Carlos Cruz...

Tem razao, sr. Jose Carlos Cruz. Ao que parece a Frelimo encontra-se numa situaçao debilitada e o Afonso Dhlakama numa situaçao vigorada visto que -- queiramos ou nao, alguns de nos gostemos dele ou nao, alguns de nos tenhamos reservas sobre ele ou não -- ele arrasta o povo de Moçambique inteiro do sul ao norte, embora o povo do sul esteja silencioso. O seu silencio nao se deve interpretar como o seu gosto pela Frelimo. Nao nos esqueçamos que foi este mesmo povo do sul em Maputo, cujo residentes sao predominantemente do sul, que por duas vezes durante a governaçao do Guebuza se levantou em massa nas ruas com muitos deles gritanto "Guebuza, Fora." Paradoxalmente, esses do sul terao sempre uma certa reserva duma administraçao que nao esteja nas maos da Frelimo, embora nao gostem desta, visto que nao sabem se uma administraçao liderada por um grupo politico que nao é dirigido por sulistas nao os discriminara como a Frelimo fez com os povos do centro e do norte. Infelizmente este mesmo grito dhlakamal do poder autonomo do centro e norte pode lhes assustar mais e mais.

Dhlakama tem que jogar um papel realmente diplomatico, se nao quer ver um Moçambique dividido, situaçao esta que nao é facil PARA ele ja que ele na sua frustraçao com as politicas da Frelimo ja se manifestou como proponente da divisao do pais do Save para o norte como uma naçao dominada essencialmente por centristas com ele à cabeça e do Save ao Maputo com Cabo Delgado nyusista ao norte como uma naçao do sul administrada agora por Nyussi.
O que resta saber é como o sobrinho Nyusi vai agir, se a Frelimo mandar passear a Dhlakama e Dhlakama autonomisar o centro e Niassa. A Frelimo aceitara esta situaçao ouira a guerra? O problema nao é somente do Dhlakama dizer que a guerra nao é necessaria. Sera que o belicista Nyusi, mesmo sabendo que vai levar porrada, aceitara um regime do centro-norte. Esqueçam-se as pessoas que um governo dhlakamal no centro e norte sera uma federaçao. Dhlakama nao querera a autonomia de cada provincia, deixando-o com um poder reduzido. Apesar dele estar a gritar contra a Frelimo, ele é tambem um outro tanto como os lideres da Frelimo que gostam de acumular o poder e se manter no poder a torto e a direito.
Federaçao faz-se quando os governantes civilisados concordam. Nao vejo os renamistas como sendo politicamente civilisados a ponto de autonomisar as provincias. A pratica da democracia deixa muito por desejar na Renamo, embora os renamistas tenham este canto barato de terem lutado pela democracia. O problema nao é somente o de lutar pela democracia e de exigir que a Frelimo pratique a democracia sem a propria Renamo a praticar. E é isto que os renamistas nao querem encarar: que eles proprios nao sao democraticos.
O discurso de inauguraçao do Nyusi falou dum estado unitario, o que quer dizer tudo ordernado e mandado de Maputo, a unica forma dos malandros da Frelimo controlarem tudo e continuarem com o seu sistema de discriminaçôes contra povos e regioes do centro e do norte.

3
Khanga hanha Muzai said in reply to Jose Carlos Cruz...

Assino em baixo de suas afirmacoes Sr. Carlos Cruz

Nesse texto esta esparamado somente a verdade pensada de um mocambicano
"PARA ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. PARA ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias". Lao-Tsé
Khanga hanha Muzai

4
Jose Carlos Cruz said in reply to antonio santos...

Exmo Senhor António Santos, as suas questões também me intrigam. Mas o que compreendo pelas declarações de Dhlkama é que não vai haver uma divisão territorial, mas sim uma divisão administrativa. Isto é, a administração do Estado vai ser alterada, sem que haja uma separações de territórios, sem ferir a unidade do Estado estabelecida na Constituição.

Não estou em condições de poder afirmar como vai ser feita a nova administração do Estado, de acordo com a proposta de Dhlakama. Mas ele fala, além de outras coisas, de autonomia financeira. Isto significa que vai reter algum dinheiro das receitas do Estado arrecadadas na região onde ele governa. Como se pode fazer isto e as percentagens que cabem ao governo ao autónome e o que cabe ao governo central não sei, mas creio que deverá ser negociado.
Quanto aos famosos salários e regalias que Dhlakama tem recebido, é sobejamente conhecido que Dhlakama religiosamente recusa receber os seus salários e viaturas protocolares como Conselheiro do Estado. Isto foi confirmado publicamente pelo próprio Guebuza.
Apenas a Renamo, como partido, recebe do Estado pela sua participação na Assembleia da República. Mas Dhlakama tem vergonha de não estar como Presidente da República e por isso recusa a posição de Conselheiro de Estado, os seus salários estando acumulados na Tesouraria do Ministério das Finanças.
Portanto fazem sentido as posições públicas de Dhlakama. Qualquer pessoa faria o mesmo para defender a sua dignidade, desde que tenha outras fontes de rendimento.
A única coisa que se pode questionar aqui é se Dhlakama ganhou de facto as eleições como ele afirma. Isto é o princípio de toda a questão que aqui tratamos. O Senhor António dos Santos pode achar que é mentira que Dhlakama alguma vez tenha ganho as eleições, o que lhe dará então o direito de acreditar que se esteja a fazer teatro em vez de política.
Eu não iria por aí. Parece-me que a política que se nos depara é real e vamos todos sentir na pele, dentro em breve, os seus efeitos, bons e maus. Talvez tenha havido teatro na CNE e no Conselho Constitucional, mas agora no terreno me parece que vai haver necessidade das partes se encontrarem para que hajam mudanças positivas na política do País. Sem mudanças no topo o sofrimento e a miséria do Povo vai continuar.
Ainda ontem à noite eu mesmo sofri um acidente na estrada nacional número um (EN1) porque um camião cavalo embateu numa cova e despistou-se. Falta de manutenção na principal estrada nacional! Desgovernação irresponsável, ou mesmo criminosa?

5
Kodjaiwamue said in reply to ramos dos santos...


Havera muita ate que aprendam a ser honestos,Mocambique e propriedade dos Moçambicanos.
E falta de caracter abusar da paciencia dos outro sobre tudo do povo.

6
Kodjaiwamue said in reply to antonio santos...


Como e que os Governadores hoje pagam? Com os Imposto do Estado, se tiver visto a Entrvista foi dito que os contribuintes do Estado o Fara PARA os cofres do estado Norte e Centro.
Que salario e Regalias que Dhlakama recebe? Não e verdade.
Em politica há sempre coisas novas principalmente porque as sociedades são dinâmicas. 
Tanto os Deputados da AR como os Membros da AP todos recebem do Erário publico, se for for o caso a região centro e norte pode criar também um Banco cental alias terá que criar toda estrutura de umm Estado.

7
antonio santos said in reply to Jose Carlos Cruz...

Exmo Senhor Jose Carlos,

Queremos compreeder melhor,poderá o senhor expilcar os seguintes pontos?
1-Como é que os tais governadores pagarao os funcionarios das provincias,se,a admnistracçao das finanças ficarao nas maos da Frelimo?
2-Sejam os deputados das Provincias que os do Parlamento recusar-se-ao definitivamente dos salarios como deputados?
3- O senhor Dhlakama como lider da Oposiçao tem recebido um bom salario e goza de certas regalias,tambem ele recusar-se-à de tal salario e regalias?
Realmente estamos a assitir um novo lindo teatro,teatro este que é uma tentativa de fazer a verdadeira politica,porem penso é muito tarde! E todos nós sabemos qual será o "fecho" deste teatro

8
Sabio said...

Quando honestidade nao funciona, a força entra no lugar. A enamo quer governor a força porque a Fraudelimo sempre batotou o povo. Viva Dhlakama, Viva Renamo.

9
Broncas na Guine said...

Um BOLO chamado Moçambique deve ser doce! Tão doce, tão doce que uns se declaram em praça pública que arrancaram a vitória e outros vão de cidade em cidade a prometer tomada do poder pela força. Aonde vamos nós? Deus no acuda

10
Jose Carlos Cruz said...

O encontro que a Renamo quer é PARA exigir à Frelimo que diga, formalmente, que não ao governo de gestão. Com esta resposta da Frelimo, Dhlakama vai, de imediato, colocar pessoas da sua confiança a dirigir a máquina da administração pública das províncias do centro e do norte.

Os governadores mal acabam de tomar posse pela mão de Nyusi e logo vão ser dispensados por Dhlakama e seus lugares ocupados por pessoas indicadas por ele. Isto espera-se acontecer nos próximos dias. As províncias do centro e norte, com excepção de Cabo Delgado, vão passar a ser administradas por governadores, administradores, chefes de postos administrativos, etc.
Caso a Frelimo resista então deverá ser usada a força. Mas Dhlakama garante que tal não será necessário. A Frelimo vai ceder.

11
Francisco Moises said in reply to ramos dos santos...

senhor ramos dos santos,

Esta de parabens. Você é um dos poucos que pensa que a critica se faça a Renamo e a Frelimo igualmente. Concordamos que o sr. Dhlakama é inigmatico e pode ser inconstante e que por causa disto nao inspira a confiança. Obviamente, Dhlakama nao se agita por mero patriotismo. Como se diz na minha lingua: "kuntsi kwa ntsima kuna muliro", literalmente para dizer que "por detras da massa ha o caril" para dizer que "nao ha fumo sem fogo." Portanto os interesses economicos e financeiros do sr. Dhlakama e da Renamo estao em questao. Ninguem luta para nada. Continue no bom caminho de livre expressao, sr. ramos dos santos. Viva a liberdade de livre expressao.

12
ramos dos santos said...


Haverá mais "lenga lengas",banjas,encontros,reunioes,etc e etc,mas,ao fim ao cabo o Sr.Afonso acabará por ceder!Espero que nao ceda,mas como sabemos o lider da Renamo foi e continua a ser um grande "enigma" e um grande imprevísevel.Todos nós sabemos de que teoricamente ele poder governar as Provincias do Centro e do Norte,mas,em pratica ser-lhe-à impossivel! 
E aqui levanta-se uma questao,porque todas estas confusoes?
-O Senhor Afonso e a Renamo querem "uma parte" da riqueza do Centro-Norte

13
silva.paulino said...

assim è muito Sr. Afonso Dhlakama o povo comfia Agora a Renamo ,porque a frelimo sào ladroes anda roubar a enconomia do Pais ,e o povo morrem de fome.forca ai Afonso Dhlakama.eu estou ao seu lado vamos a cabar com os ladroes da frelimo.

Sem comentários: