sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

MENINA DE 14 ANOS PODE PEGAR PENA DE MORTE POR MATAR MARIDO

Menina de 14 anos pode pegar pena de morte por matar marido
Início » Curiosas » Menina de 14 anos pode pegar pena de morte por matar marido
Uma criança “admitiu” assassinar seu marido de 35 anos com veneno de rato. A confissão se deu após ela assinar, através de sua impressão digital, uma confissão, já que não sabia ler.
Os promotores estão buscando a pena de morte para Wasila Tasi’u, de 14 anos, cujo agricultor e marido, Umar Sani, foi encontrado morto poucos dias depois de se casar com ela, em Abril deste ano.
Se for considerada culpada, a menina, que é de uma família muçulmana pobre e profundamente conservadora, poderá se tornar a primeira criança na Nigéria a ser executada depois de 18 anos.
Activistas dos direitos humanos manifestaram indignação com o tratamento à criança, dizendo que ela deve ser vista como uma vítima de abuso. Mas, de acordo com as leis do estado da acusada, 14 anos é uma idade normal para se casar.
Apesar de ser incapaz de ler o documento que a acusava, ela assinou com sua impressão digital, a papelada no tribunal.
Uma das testemunhas de acusação foi à segunda esposa do agricultor, que contou como sua outra mulher preparou o jantar antes de ir para a cama com ele.
O tribunal ouviu também que a vítima havia se casado anteriormente na aldeia de Unguwar Yansoro, que fica em uma região onde a poligamia é generalizada.
Hussaina Ibrahim, da Federação Internacional de Mulheres Juristas (FIDA), que representa a adolescente, disse: “Somos contra o julgamento. Todo o processo viola os seus direitos fundamentais. A Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança diz que ela deveria estar na escola.”
A Nigéria não executa uma criança desde 1997, quando o país era governado pelo ditador militar Sani Abacha.
O julgamento do caso foi adiado para Fevereiro de 2015.


Fonte: http://noticias.mmo.co.mz/2015/01/menina-de-14-anos-pode-pegar-pena-de-morte-por-matar-marido.html#ixzz3NgiXSEX7

Sem comentários: