quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Margarida Talapa e sua comitiva vaiadas em Chitima (‪#‎canalmoz‬)

Por familiares das vítimas de “phombe” envenenado 


“Saiam daqui! Quem vos chamou para aqui?”
Cahora Bassa (Canalmoz) – As vaias continuam em Chitima, entre a dor e o sofrimento. Uma delegação do partido Frelimo, chefiada pela chefe da bancada, Margarida Talapa, da qual fazia parte o ministro da Saúde Alexandre Manguele, o governador de Tete, Paulo Auade, e o secretário provincial da Frelimo em Tete, Xavier Sacabwera, foi vaiada em Chitima, após visitar o hospital local e ter tentado ensaiar um discurso político. 
No átrio do hospital, Margarida Talapa tentou aproveitar a multidão que lá estava para fazer um discurso de propaganda política. “Vim aqui em nome da Frelimo, do presidente Guebuza e do presidente eleito, Filipe Nyusi, para prestar homenagem. O nosso Governo e a Frelimo enviou para aqui o ministro da Saúde para ajudar a salvar os doentes. E as pessoas com quem falei estão a melhorar “, disse. A população não gostou do discurso e começou com apupos. Em poucos minutos, a vaia subiu de tom, e começou a ouvir-se vozes: “Saiam daqui! Quem vos chamou para aqui?”. Outros preferiam vaiar em língua local. A chefe da bancada da Frelimo teve de cortar o discurso e retirar-se, para evitar um embaraço maior. Margarida Talapa é a segunda pessoa a ser vaiada em Chitima. Na passada segunda-feira, à sua chegada ao hospital, o ministro da Saúde, Alexandre Manguele também foi vaiado pela população. (José Pantie, nosso enviado a Chitima)

Afonso Dhlakama exige acções concretas do Governo para evitar mais mortes em Chitima (‪#‎canalmoz‬)
Cahora Bassa (Canalmoz) – O presidente da Renamo, que se encontra em Chitima a prestar solidariedade às famílias das mais de 70 vítimas de ingestão de uma bebida alcoólica envenenada, apelou ao Governo para empreender acções concretas, para evitar que mais pessoais morram. Afonso Dhlakama visitou na terça-feira a morgue do hospital local e testemunhou a situação chocante de amontoação de corpos sem vida, por falta de capacidade da morgue. A morgue tem capacidade para apenas dois corpos. O presidente da Renamo, acompanhado de uma enorme multidão que criava dificuldades na circulação local, dirigiu-se às enfermarias do hospital, acompanhado pelo médico-chefe do distrito, Alex Alberto, e conversou com os doentes aí internados. Minutos depois da visita, prestou uma declaração aos jornalistas presentes, tendo exigido a transferência urgente dos doentes para hospitais com melhores condições. “Vim cá como cidadão moçambicano. Aquilo que ouvi e vi, pessoalmente, aqui em Chitima, é que o hospital não oferece condições para salvar as restantes vidas. Há que transferir os doentes para hospitais com melhores condições. Não se pode apenas ficar nas condolências que oiço do Governo, é preciso mais acções urgentes, senão os números poderão subir. Como vêem, diariamente morrem pessoas, mesmo no hospital”, disse Dhlakama.
Dhlakama dialogou com as famílias vítimas da tragédia. Uma das famílias abordadas pelo presidente da Renamo foi a família de Afonso Seulane, que era director da escola primária de Dzunsa, nos arredores de Cahora Bassa, e que foi vítima de “phombe” envenenado. Na altura, a família estava a preparar o funeral do seu familiar. Dhlakama entrou na pequena morgue de Chitima, e diz que ficou chocado com a falta de condições na morgue. (José Pantie, nosso enviado a Chitima)

Representantes do MDM visitam Chitima (‪#‎canalmoz‬)
Chitima (Canalmoz) – Uma delegação do Movimento Democrático de Moçambique, composta por Elias Impuire, chefe do departamento de Informação e Projectos, e Celestino Bento, delegado provincial de Tete, esteve, durante o dia de ontem, 13 de Janeiro, no posto administrativo de Chitima, distrito do Songo, na província de Tete, a fim de se solidarizar com os familiares dos 71 mortos e dos cerca de centena e meia de internados devido a um provável envenenamento de “phombe” (uma bebida tradicional feita com farelo de milho ou de mapira), ocorrido na passada sexta-feira.
Segundo os integrantes do grupo, até às 17horas de terça-feira, haviam perdido a vida 71 indivíduos. Ainda segundo os mesmos, na altura em que estavam a deixar a vila de Chitima, acabavam de chegar ao Songo mais dois cadáveres. Outros dois chegariam mais tarde, já depois de terem saído da zona, referiram os elementos do grupo, em contacto com o “Canalmoz”. 
Segundo Elias Impuire, continuam hospitalizados 30 doentes, em estado considerado grave. É referido o médico-chefe do hospital rural de Chitima como a fonte desta informação. 
Estes membros do MDM contam que parentes da falecida dona do fatídico “phombe” disseram que há pessoas que compraram a bebida e acabaram por morrer nas suas casas, sem terem tido tempo de receber socorro hospitalar. Dessa informação, os membros do MDM admitem que tenha havido óbitos que, por terem ocorrido fora do hospital, nem tenham chegado a ser contados. Segundo estes membros do MDM, o balanço ainda não está concluído. (Redacção)

Jovem preso por tentar vender o sobrinho por 500 mil meticais (‪#‎canalmoz‬)
Maputo (Canalmoz) – Um jovem de nome Domingos Marcos Massingue, de 28 anos de idade, foi detido no passado sábado, dia 10 de Janeiro, na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, quando tentava vender o seu sobrinho, de quatro anos de idade, ao preço de 500 mil meticais, a um cidadão também residente em Gaza. A informação foi divulgada pelo porta-voz da Polícia em Gaza, Cândido Mazivila. O caso deu-se no Bairro Patrice Lumumba, no Xai-Xai, local onde reside a criança, de nome Justino Wamusse. Segundo a Polícia, foi o suposto comprador quem reportou o caso às autoridades policiais. Domingos Massingue é indiciado de tráfico de seres humanos. A Polícia diz que o indiciado confessou o crime e disse que pretendia vender o filho da sua irmã para suprir algumas despesas familiares.
Duas menores morrem afogadas
Ainda no Xai-Xai, concretamente em Zonguene, na zona de Chilaulene, duas crianças morreram afogadas num charco de água das chuvas, no passado dia 10 de Janeiro. Trata-se dos menores Nélia Lucas Cossa e Alegria Luís Homo, de cinco e oito anos de idade, respectivamente. Os corpos das vítimas já foram resgatados e entregues às respectivas famílias.
Entretanto, o corpo de Carlitos Macuácua – um homem de 25 anos que estava desaparecido desde a semana passada no rio Munhuane, no Xai-Xai, quando tentava socorrer uma menor que se afogou ao tentar atravessar agrrada à cauda de uma vaca – foi encontrado nas margens do mesmo rio. Carlitos Macuácua era pastor de gado de uma família com quem vivia na condição de trabalhador, com a promessa de ter como pagamento uma cabeça de gado depois de um ano de trabalho. (Bernardo Álvaro)

Pelo menos sete pessoas morreram afogadas em três praias moçambicanas (‪#‎canalmoz‬)
Maputo (Canalmoz) – Pelo menos sete pessoas morreram afogadas em diferentes praias nacionais, ao longo da semana passada. A praia da Costa do Sol, em Maputo, é a que registou mais casos de mortes por afogamento, com quatro mortes, seguida da praia do Xai-Xai, em Gaza, com duas mortes. A praia de Mecúfi, em Cabo Delgado, registou um óbito por afogamento. Os dados foram divulgados ontem em Maputo pelo porta-voz (substituto) do comando-geral da Polícia, Orlando Mudumane, no habitual encontro semanal com a imprensa.
A Polícia apela aos banhistas para uma maior observância dos sinais de perigo colocados nas praias. (Raimundo Moiane)
PRM recuperou oito armas de fogo nas mãos de assaltantes (‪#‎canalmoz‬)
Maputo (Canalmoz) – A Polícia da República de Moçambique recuperou, ao longo da semana passada, oito armas de fogo de diferentes calibres em diferentes regiões do território nacional. As armas estavam na posse de indivíduos que se dedicavam a assaltos a estabelecimentos comercias e residências e que roubavam viaturas mesmo de dia.
Cinco das oito armas de fogo são pistolas. Há duas AKM-47 e uma caçadeira. Para além das oito armas de fogo, a PRM recuperou, ao longo do mesmo período, 264 munições. As pistolas foram recuperadas de uma quadrilha composta por quatro elementos, que se dedicava ao roubo de viaturas na cidade de Maputo. Os elementos da quadrilha encontram-se neste momento detidos no comando da PRM na cidade de Maputo, onde aguardam pela tramitação dos seus processos, para responderem perante o tribunal pelas suas acções.
As duas AKM-47 foram recuperados nas mãos de um grupo que se dedicava a assaltos em residências e estabelecimentos comercias em diversas regiões do país, principalmente nas cidades da Beira e Nampula. A caçadeira foi encontrada nas mãos de um caçador furtivo, que neste momento se encontra detido no comando provincial da Polícia em Gaza.
Ao longo da semana passada, a Polícia deteve, em todo o território nacional, 92 indivíduos indiciados de crimes diversos (assaltos a residências e a estabelecimentos comerciais com recurso a armas de fogo; roubo de viaturas; violação sexual de mulheres; homicídios; e burlas). (Raimundo Moiane)

Acidentes de viação matam 24 pessoas na segunda semana de Janeiro (‪#‎canalmoz‬)
Maputo (Canalmoz) – Cerca de 24 pessoas morreram e outras 19 ficaram gravemente feridas em consequência de 40 acidentes de viação durante a semana passada em todo o país. A informação foi divulgada ontem pelo porta-voz (substituto) da Polícia no comando-geral, Orlando Mudumane, que fala ainda de 29 feridos ligeiros e elevados danos materiais. O porta-voz aponta a condução em estado de embriaguez e o mau estado mecânico das viaturas como as principais causas da sinistralidade. 
No âmbito da operação “Viagem segura”, a Polícia de Trânsito fiscalizou, durante o período em análise, 23.452 viaturas, tendo aplicado 4.184 multas por diversas irregularidades. A Polícia de Trânsito apreendeu ainda 61 livretes, também devido a diversas irregularidades. (Raimundo Moiane)

Sem comentários: