sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Mapiko não dança Marrabenta



Mapiko não dança Marrabenta, titula o SAVANA na capa. 
No interior, um artigo sobre uma tensão na Frelimo pergunta-se se a transição na liderança do partido vai ser a conta gotas ou com saca-rolha. Espera-se que Guebuza convoque um Comité Central para Março. Mas para 20 de Fevereiro ja está agendada uma conferencia da Associação de Antigos Combatentes da Frelimo. 


Este evento vai ser clarificador. Em 2005, depois que tomou posse como Presidente da República em Fevereiro desse ano, Guebuza deixou claro que não permitiria que o seu poder na Ponta Vermelha fosse partilhado com o poder da Comissão Política, então liderada por Chissano. Uma sessão do Comité Central em Março de 2005 confirmou a sucessão, com a renúncia quase que involuntária de Joaquim Chissano. 


O processo teve ondas, mas foi tão célere quanto Guebuza almejava. Chissano também não impôs resistência. E depois foi o que se viu: Guebuza começou a afastar tudo o que era vestígio mais saliente da estrutura governativa de Chissano, num processo que teve o momento mais alto no Congresso de Quelimane, em 2006. Mas as mudaram e agora o Comitê Central já não tem competências para chancelar a sucessão presidencial no partido. So um Congresso, de acordo com notas estatutárias aprovadas no Congresso de Pemba onde Guebuza fez a vassourada (corrijam-me se estou errado...estou a fazer fé numa fonte de opinião que reputo de idônea). Maquiavel mora em Maputo?

Like · · Share · Yesterday · Edited · 
136 people like this.


Elidio Cuco Entreguem o poder ao puto Nyusi!


Geraldo Alberto Será que o poder anima tanto assim?


Muhamad Yassine Poder partidário poderá ser muito difícil ser entregue ao Kina 
Pfanhana agora, precisa de muita luta


Homer Wolf Em Maputo, e na zona do Romao, segundo consta...


Oscar Faduco Meus caros se o poder nao animasse ninguem estariam de olho nele, agora o pais nao so sera da marabenta mais tambem de MAKONDE


Manuel J. P. Sumbana Nhusy seria nabo se 'assaltasse' a liderança do Partido agora. Ele náo conhece aquela máquina. Desde Samora que ninguém controla a Frelimo como Guebas.


Marcelo Mosse Alias, segundo me consta, Guebuza tem dito que a transicao no partido não depende dele mas da sua "estrutura".


Alicene Erasmo Grande título. Deiam o poder ao jovem.


Oscar Faduco Hahaha MM, eu poco acredito


Bernardo Álvaro Rabucane Maquiavel nao mora em Maputo, mas o "O Principe" anda por aqui!


Edson Chichongue O poder não se conquista, arranca - se.


Carlos Alberto Mosse A marabenta é que não esta aceitando dancar mapiko.


Noa Inacio Estas encruzilhadas internas podem acabar emergindo naquilo que em diplomacia chama-se "guerras" de duas frentes, entendido como guerra interna pelo poder e ao nível do governo a guerra contra a equipe que lidera o governo de gestão.


Hortencio Lopes O poder, este espaco em que os diferentes grupos humanos se implicam em vista a obter varios fins, quer sejam egoistas, ou ideologicas, a busca de poder pelo poder, nao eh facil alguem soltar de bandeja.




Eddy Marchal Sochangana O poder ñ se ganha, arranca-se, será k o Mapiko ainda ñ ouviu esta expressão saindo mesmo d lá do batuke e maça-roca??


Xico Baptista Nao acredito na sucessao ao cargo de presidente da FRELIMO.


Cossa Dário Mapiko tera o quintal varrido. Ainda que a vassoura seja de cabo curto. Estamos ainda na segunda semana de ensaios.


Raúl Salomão Jamisse Assim está bem, primeiro que resolva os problemas do país depois os do partido, ora, se para resolver àqueles precisa do poder sobre o partido a coisa muda de figura....o Modelo pode até ser bonito mas se há interferência na tomada de decisões importantes há que tomar também o poder sobre o partido. Preocupar-se antes porém com os da nação depois com o partido mas espero que não seja somente presidente do partido como o antecessor o foi por uma década


Hussene Algy Adamo n sei se estou equivocado mas penso que e assunto de congresso ordinário ou um breve extraordinário e não do comité central


Alexandre Barroso Rafael Acho que o ideal seria Armando Guebuza deixar o lugar para o Filipe Nyusi, não há necessidade de se ir ao extremo!


Filipe Ribas Se algo tiver de ser alterado no interesse do partido, há-de sê-lo. Guebuza era todo poderoso em face de determinadas circunstāncias que ele criou e se a máquina partidária se der conta de que não é um génio e que o país pode andar melhor sem a sua intervenção, väo ser feitos arranjos nesse sentido.
Mesmo que ele queira, não vai sair a dar ordens por aí, sob o risco de cometer excessos. A ressaca vai passar e terá de conformar-se. Nos primeiros meses ainda vamos sentir a sua influência, mas isso passa. E esse encontro dos combatentes pode não ser de homens calados, porque os medos mudam.


Manuel J. P. Sumbana Eu acho que o problema nem é o Guebas. Mas os que só valem por ele estar lá. O Padre Couto chamou atençáo sobre isto.


Álvaro Xerinda Nyusi no poder


Hussene Algy Adamo me esperem nos próximos momentos agora to sem como


Filipe Ribas O ponto é esse Manuel J. P. Sumbana, que nos faz admitir ter havido algum culto de personalidade, coisa que ele acarinhou de certo modo. No ano em que subiu ao poder, chamei atenção para o facto de se anunciarem os resultados eleitorais no dia dos anos dele e a tomada de posse no dia de Marracuene. Fiz questão de frisar que isso era sintoma desse culto. Para localizar esse meu texto, teria de pedir ajuda a Ericino de Salema, na altura editor do semanário em que croniquei.


Manuel J. P. Sumbana O que se passa é que as lealdades do Nhusy na maquina da Frelimo passam pelo Chipande, Chissano e Guebuza. Ele ainda não tem 'constituency própria e nem conhece as pessoas. Numa sessâo do CC isso nâo vai mudar. Num congresso, os 'aliados' dele poderâo emergir. Se optarem por um congresso extraordinário antes de 2017 ele terâ problemas sérios com os que saem. Guebuza teve um comtrolo muito grande do Partido desde 1994 por delegação tácita de Chissano. Nem Manuel Tomé (como SG) nem Mulémbwe como PAR tinham ascendente sobre Guebas. Guebas é desde 1986 o 'de facto' número 2 do Partido e ele e Mocumbi partilhavam a influência no governo. 
Por mim o Nhusy devia furtar-se da Presidéncia do Partido por agora. Ele tem outras frentes como o Judiciário que lhe vai dar dores de cabeça e o Dlakama, com que tem de lidar. 2017 é daqui a dois anos...
Muitos dos que querem o Guebas fora é porque nâo estáo bem com o Guebas e nåo necessariamente porque gostam de Nhusy.


Simione Mhula Ja dizia o Lord Acton que "O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus."O Guebuza é o pior dos filhos da Patria amada não, tenho nada contra a pessoa do antigo presidente mas ele é de uma ambição mediucre ele está pós nas vésperas de tomar do seu próprio veneno ele queria tanto ser o sultão de Moçambique controlar os negócios da Frelimo,do Pais e da Sua própria família tanto que usou do seu poder para afastar e desprover de tudo quanto é poder todos os órgãos do partido pois queria todo poder para a sua figura e agora está na saia justa e faz braço de ferro para não sair do comando do partido para não acontecer a varredura que fez na estrutura de jovem de Malehice ele nunca pensou em sair do poder tanto que não se preparou para todos os cenário possíveis.


Alvaro Guimaraes Nao eh aceitavel que os mocambiacanos tenham um presidente amarrado a comissao politica de que partido for. Quem nele votou votou na figura e nao no partido que promoveu a sua candidatura.


Douglas Harris Quando o voto é duvidoso dá nisso aí... só gatunagem!!!


Silfem Mandlate Caro Marcelo Mosse, penso que nao esta sendo facil, 50 anos depois a dancar marrabenta e passar imediatamente a mapiko. Quanto a convocacao da primeira sessao ordinaria do comite central, nao espero grandes surpresas, penso que o presidente do partido apenas ira demostrar e consolidar quem verdadeiramente tem poder no partido.


Manuel J. P. Sumbana Nos EUA, Obama nâo é presidente do Partido nem vai ás reuniões do Partido. Mas concerta com o partido nalgumas decisôes. Mas para a sua eleiçâo partido jogou papel crucial. Se quiser, o Nhusy pode desobedecer ao Guebas e ao Partido. Mas ele sabe que isso seria suicîdio polîtico agora.


Douglas Harris Morte certa kkkk....


Emidio Guila Visionário foi o Presidente Samora Machel. O homem conseguiu ludibriar a ala conservadora do Partido que iria resgatar valores revolucionários que se alegava estarem a desaparecer. Hoje, nem valores revolucionários, apenas mercenários é que assumem o leme.


Faruck Jussubo Daudo Guebas não pode deixar de ser presidente do partido agora, está claro que nem água,nhusy precisa de conhecer a casa primeiro,depois de se firmar, aí sim pode correr com Guebas, acredito que nhusy pensa assim, precipitação levaria ao abismo


Filipe Ribas Manuel J. P. Sumbana essa de 1986 resultava de uma lógica posicional do Bureau Político, coincidentemente numa altura de recuperação e rearranjo dos 10+. Quanto ao subsequente uso do poder, não implica necessariamente uma influência do tipo urss ou china. Estamos numa outra dinâmica em que os acontecimentos políticos precisam de um suporte legal. E todos sabemos como funciona a fidelidade para com quem já esteja fora do poder. Portanto, se bem conheces o homem, não se contentando com pouco, vai acabar por aprender a política de não-política, para não focalizar contradiçōes. Em resumo: o cargo presidencial, que é o mais pessoal, vai ser exercido e bem a seu tempo.
Um congresso ou uma reuniäo do comité central não será uma missa, mas encontro de debate.


Douglas Harris Guebas não conhecia a casa quando o Chossano lhe passou a pasta de Presidente do Partido...


Edson Almeida Pelos vistos a procissão ainda vai no adro...


Manuel J. P. Sumbana Eu nâo acho que o Guebas ainda precise de exercer pessoalmente o poder, Filipe Ribas.


Manuel J. P. Sumbana Douglas Harris, o Chissano esteve 11 anos como MNE de 1975 a 1986. Guebas foi o pai dos GDs e da implantação do poder popular em todas esquinas. È de longe o mais conhecido pelas bases do partido desde 1974. Quando se tornou SG em 2002 calcorreou o paîs durante 2 anos revitalizando e unindo o partido. Desde essa altura o partido está a reboque dele. Contrariamente, Nhusy está a reboque do Partido.


Buene Boaventura Paulo Este é dos poucos artigos de MM que desgostei. Embora o Nyusi tenha saído do partido Frel e é o Presidente de todos nós, não vejo relevância de debate dos assuntos internos do seu partido no que diz respeito a sua direcção. Ele tem uma dura tarefa de dirigir o Estado e mostrar que há separação dos assuntos de Partido e de Estado, o que tem sido um mal que se perpetua no nosso país. A Frel deve dar suporte ao programa do governo, através de acções do parlamento, tendo em conta o alcance dos resultados esperados no plano quinquenal e não apenas carimbar de que vem do chefe (Presidente do partido a que pertencem) . Nyusi fora da presidência do partido será um homem voltado a grande probabilidade de fazer história para o País, tudo depende da sua ambição por mais um poder, porque o executivo ele já o tem


Hermes Sueia Politicos...........um cancro para a Humanidade.


Manuel J. P. Sumbana Bopabu, o Mosse reportou factos. Sérgio Vieira lançou uma opiniâo que reflecte o sentimento de muitos membros. O que o Mosse fez foi analisar as implicaçóes. Nâo vejo nada de errado. Eu acho que este é um debate necessário.
Pela primeira vez em 50 anos, quando a CP seleccionou os 3 prê-candidatos houve uma certa 'revolta' e de certa forma quebra da disciplina partidária. Isso é salutar.


Faruck Jussubo Daudo Resumindo Guebas é escudo de nhusy! Daí que não pode sair tão já.


Brazao Catopola Há titulos fortes pah... Mapiku não dança Marrabenta. Este titulo desanguentei


Hermes Sueia Sumbana, seja qual for a repartição interna ou externa do poder politico, o fudamental é que isso funcionne em prol da viabilização da acção governativa com olhos postos na satisfação das necessidades do cidadão. O Presiente Nhusy, disse a viva voz que o patrão dele é o povo e só o povo. E evitou fazer referencias partidárias. Eu prefiro um presidente apartidário. Será isso possível? Penso que sim.


Buene Boaventura Paulo Caro companheiro Sumbane espero que a cadeira mais alta no partidao não seja um pretexto para justificar a ineficácia da governação, a que todos estamos expectantes. abraços


Manuel J. P. Sumbana Estou solidamente do teu lado. Eu acho que o partido deve organizar-se para apoiar Nhusy. E näo deixar o Nhusy distrair-se. Gebuza 'tramou-se' por 'namorar' mais o partido do que o povo. Isso tornou-se de alto risco.


Geraldo Mandlate PRESIDENTE DA REPUBLICA VS PRESIDENTE DO PARTIDO
Uma mudança extraordinariamente positiva é termos um PR que não seja ao mesmo tempo presidente da de nenhum partido. Contrariamente ao que vinha acontecendo desde a independência nacional, o novo PR tem ...See More


António Oliveira Marcelo Mosse, o teu trabalho continua a ser 5 estrelas... Grande abraço do Pita de Oliveira....


Arlindo António Chiuiane Nhantumbo O Congresso de Pemba,consagrou em termos bem claros a subordinacao do Presidente da Republica caso nao seja comulativamente Presidente do Partido subordinacao a este.E mais o programa do governo,as opcoes fundamentais a nivel do Estado tem que ser aprovadas pela Comissao Permanente.O acima referido condiciona o Presidente da Republica.E' ai' que esta' o verdadeiro drama.Entte a Constituicao e as normas partidarias.So' um Congresso extraordinario podera' reverter o cenario.Um jogo de forcas e tendencias.


Paulo Besteleve Besteleve Paulo Essa merda ta me parecendo crime organizado, cada um tem sua malta, e agora?


Carlos E. Nazareth Ribeiro Hoje, surpreendi-me com a figura do "papagaio" a prestar "apoio" às vítimas das cheias! Voltou e mantém-se a defender o antigo Patrão. Sintomático, não acham? E o meu PR, que diz ele?


Gracio Abdula O Geraldo Mandlate fez uma abordagem muito correcta, como não vejo constitucionalistas fazerem. Temos a noção do valor que CRM deve ter na edificação da democracia no nosso País?
O problema é a confusão que alguns pseudo-intelectuais fazem confundindo o Povo com propaganda barata de que "há democracia no nosso país"...qual democracia? Onde? Como? Desde quando? Quem a concretiza?


Manuel J. P. Sumbana Geraldo Mandlate. Subscrevo.


Juscelino José Maússe Oh Marcelo, quando peguei a edição do jornal Savana de Hoje, procurei a página que referenciava a matéria da manchete, mas nada. Quando vi um artigo seu, antes de ler o título, já sabia que ali estava o assunto chave. 
Achei uma boa abordagem sobre os factos (mais uma vez, uma matéria acertada) pois, Moçambique ainda está muito longe de ter um poder do Estado separado do poder político! 
(uma imagem marcou-me nesta semana : ter visto uma foto do chefe máximo num engarrafamento na Marginal na zona da Costa do sol). Não disse nada...


Messias Mahumane Nao se pode instigar um problema k não é peoblema.
Olhando para o Governo de Nyuse, quem anda atento pode notar que houve repeito da vontade das partes, 
Está la reflectida a vontade da comissão política e do Presidente eleito. Isto é assim em todo o lado.
Deixem esse assunto para os órgãos competentes.
Deixem o Nyuse mostrar como se governa. Ele não está nem aí.


Cilinha Gonçalves Macaco velho não sai do poleiro...


Ghito Setcheny Sera que xingondo não pode ser presidente da republica e do partido como os outros ex?

Regalado Onofre As maiorias absolutas, dos Moçambicanos serem humilhados por uma minoria de tribos isso é impossível gente. Além disso Moçambique já está disponível em divisão.
9 hrs · Like · 1

Raul Novinte O povo do Norte e Cetro , (Xingondos) falando verdade maioriajá estão fartos..... Essa quetã de devisão deve sr falado bem alto poisjá existia desde a muito tempo faltava corajem .....

Saimon Ynhasena Ynhasena ha desde da muito tempo na frelimo muitos chingondos k eram cabeca foram morto porque nao queriam os chingondos como presidente chingondo so podia ser general chefe de informacao,chefe de departamentos, comandante so ate hoje existe e por isso dlhakama esta atrazar muito

Sem comentários: