quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

"Madgermane's" assaltam redacção do jornal Domingo para contestar notícia falsa



Última Hora*Última Hora*Última Hora*



Maputo (Canalmoz) - Os ex trabalhadores moçambicanos da antiga RDA, vulgarmente tratados por "madgermane's" tomaram de assalto por volta das 13 horas de hoje a sede da Sociedade Notícias onde também funciona a redacção do jornal pró governamental Domingo, para contestar uma falsa informação publicada naquele jornal, segundo a qual os "madgermane's" estão ser instrumentalizados pelo embaixador alemão para fazerem marchas pró Renamo. Os madgermane's que exigem suas indemnizações com marchas semanais há mais de 20 anos, não gostaram da falsa propaganda, e pediram um encontro com o chefe da redacção do domingo, Alfredo Dacala. Mas este, nunca se dignou em recebe-los, mostrando sempre indisponibilidade. Esta quarta-feira, todo o grupo de "madgermane's" decidiu invadir o "domingo" e procurar pelo chefe da redacção. Quando chegaram à recepção, toda redacção foi informada da "visita surpresa" e todos os responsáveis incluindo jornalistas começaram a fugir e a trancarem-se nos gabinetes com medo do grupo. Os madgermane's informaram que não pretendiam mais nada senão falar com o Chefe da redacção para repor a verdade. Assim começaram a descer um por um, e reuniram-se na recepção e o domingo comprometeu-se a pedir desculpas pela notícia inventada. Não é a primeira vez que os órgãos pró governamentais simplesmente inventam notícias sobre marchas, violência e embaixadores. Em finais do ano passado a RM, jornal Público e a TVM também inventaram uma reunião de concertação de marchas envolvendo o embaixador dos Estados Unidos da América. É caso para dizer que desta inventaram sobre o alvo errado. (Redacção)
Assalto ao Semanário Domingo
PREOCUPANTE: Um grupo de antigos trabalhadores moçambicanos na extinta RDA, vulgo Madgermanes, tentou assaltar, esta manhã, a redacção do Jornal Domingo, propriedade da Sociedade do Notícias, que tem o Banco de Moçambique, que, por lei, é consultor financeiro do Governo, como accionista maioritário. Foi-me dito que os mesmos se acham insatisfeitos com uma peça publicada por aquele semanário, termos em que queriam a “cabeça” do director editorial, Jorge Matine. Seja qual for o grau de insatisfação, nada justifica a “acção directa”, de resto ilegal. A minha solidariedade aos escribas do ‘Domingo’, uma publicação formalmente privada, mas materialmente pública, por o Banco de Moçambique ser um ente por excelência público.
GFG.
  • Mouzinho Zacarias Domingo merece levar uma chapada
    3 hrs · 2
  • Tchuggana Dulcidio Falta d credibilidade dos orgao d justica!
    3 hrs · 1
  • Gildo Mugabe Mugabe eu nao gostaria de olhar pesta questao sob ponto de vista legal ou nao! claro que se for verdade o que os madjermans fizeram......, mas meu caro Ercino, eu acho que no dia em que os orgaos publicos ( TVM, RM, TVM, entre outros) comecaram a reportar ou informar com IMPARCIALIDADE, creio que muita " coisa" vai mudar! nao quero dar razao aos invasores nem legitimar a atitude destes! solidarizo-me com estes, mas.....
    3 hrs · 7
  • Tchuggana Dulcidio Grand escriba esta e uma oportunidade para reflexao pois ha muita mentira k vcs espalham por ai
    3 hrs · 1
  • João Guilherme Je sui Domingo
    3 hrs · 1
  • Nhecuta Phambany Khossa Quem os patrocina?
    3 hrs · 1
  • Charman Della Vedova Pelo menos esses tem coragem, tem os "tomates" no lugar comparativamente aos "Senhores da Guerra" verbal.
    2 hrs · Edited · 2
  • Fátima Ibraimo Je sui Domingo
  • Elisio Jossias meu caro Ericino, se a notícia do assalto ao Domingo for verdadeira deve ser objecto da mais séria e sincera reprovação. Aliás toda acção violenta que atenta contra os mais elementares princípios da dignidade humana deveria ser prontamente reprovada por todos aqueles que se consideram humanos. Pena é que a tua manifestação de "preocupação" se tenha esvaziado por misturar temas que mesmo sendo relevantes poderiam encontrar um espaço mais adequado. tal é o caso de enfatizares que o Banco de Moçambique é acionista do jornal domingo. parece-me que não é o momento adequado afinal de contas houve um atentado contra vidas humanas, património público, colegas teus de profissão....assaltar uma redação de um jornal não se trata de uma acção ilegal, trata-se de uma acção estúpida, repugnante, criminosa e os seus autores não merecem a mínima consideração e não me venham com desculpas.
    2 hrs · 6
  • Ernesto Nhanale Ericino de Salema, por uma questão de justiça devemos a nossa solidariedade e notar este acto (a ser verdadeiro) como uma tentativa de uso de métodos que atentam contra a liberdade de imprensa. Não queremos com isso deixar de reconhecer os problemas de parcialidade e as reclamações que possam advir dos diversos sectores da sociedade em relação a actuação do Jornal Domingo. Obrigado pela Noticia, o nosso Repudio ao acto, pois poderiam terem sido usados outros meios de contestação, tais previstos pela lei de imprensa, um dos quais seria o "Direito a Resposta" no mesmo espaco em que os alegados interesses daquele grupo (Madjermanes) se viram lesados!
    2 hrs · 6
  • Armindo Manjate Assim passam a mudar o sentido de marcha hehehe provocaram a dama do bling, bling, bling
    2 hrs · 1
  • Tomás Zaba JE SUI DOMINGO
  • Ericino de Salema Caro Elisio Jossias, obrigado pelo reparo. Na verdade, a ideia era ressaltar que, em bom rigor, o domingo eh de todos nos, sendo materialmente publico. Ainda que fosse efectivamente privado, o sucedido eh grave. Mas, tendo presente que nao sao poucos os que pensam que aquele eh um jornal genuinamente privado, esse foi o mote. Mas muito obrigado, ilustre! Cpts
    2 hrs · Edited · 3
  • Alfredo Macuácua Um reparo: amigos, nao se escreve "je sui" mas sim JE SUIS..
    2 hrs · 4
  • Muhamad Yassine O jornal domingo nao terá muitas simpatias neste momento. Por aquilo que toda sociedade sabe.
    2 hrs · 4
  • Emidio Guila Assino por baixo.
  • Gito Katawala Hehehehe, I like GFG reference!!
    2 hrs · 1
  • José Belmiro Je suis Madgermans! Viva acção directa.
    2 hrs · 5
  • Homer Wolf Kikikik... imagino que o Matine cavou pelos fundos (pela escadinha das "oficinas" ) e foi sair na loja do Babu!.... eh eh eh eu queria ver essa
    1 hr · 2
  • Paul Fauvet Nesse pais existe uma lei de imprensa que garante o direito de resposta. Se esse grupo de madgermanes acham que o artigo no Domingo (que nao li) foi factualmente incorrecto, eles podem exigir que o jornal publica uma resposta. Se foram difamados, podem usar os tribunais. Nada justifica o que Jose Belmiro chama "accao directa".
    1 hr · 3
  • Dalton Natal Deve haver uma razão muito forte para os madgermans se insurgir em como o fizeram, mas jornal tbm já não o mesmo de ontem até me lembra jornal " fim de semana" polémico. Com muitas coisas por arrolar foram mexer o búfalo ferido
    Aguetem..
    1 hr · 1
  • José Belmiro Paul Fauvet o jornal domingo tem lançado acusações graves contra embaixadores e figuras da sociedade civil. Perante o silêncio do sindicato, do CSCS....julgo que os Madgermans fizeram bem. Saúdo este acto. Pelas informações que disponho, eles foram apenas procurar dialogar com com a direcção do jornal. Apenas isso!
    1 hr · 4
  • Friday Laina Autentico atentado contra a libertinagem de imprensa, isso sim.
  • Dalton Natal Bem disse libertinagem de imprensa.y
    1 hr · 1
  • Felismino Santos Santos Membro ferenho defensor do partdo no poder sr Jorge Matine, nao sei se continua mas fora membro comite central da frelimo o que e que podemos esperar desse jornal
  • Dalton Natal Babuzeras só.
  • Gildo Mugabe Mugabe eu acho que o Sr Paul Fauvet, antes de mais, deveria procurar tratar da sua reforma! ha muitos jovens estagiarios na AIM que precisam de colocacao!
    50 mins · 1
  • Gildo Mugabe Mugabe voltando a questao do assalto ao J.D, eu condeno com toda viemencia a atitude dos madjermans, nada justifica a violencia! mas precisamos de uma imprensa publica IMPARCIAL pra acabar com tudo isto! mais nao disse......
  • Marcelo Mosse Um tentativa de assalto à nossa liberdade...Come on pa!!!
    43 mins · 2
  • Paulo Cumbe nyamutla a gona a gi fambangi le Domingo hi ku hemba.
  • Paul Fauvet Jose Belmiro, nao tenho simpatia nenhuma com o jornal Domingo, e simpatizo com Sergio Vieira quando ele descreveu a linha editorial do jornal como "fascizante". Mesmo assim , o pais tem leis, tem mecanismos do direito da resposta, e esses devem ser usados para repor a verdade.
  • Yussuf Adam Atacar um jornal e um ataque a liberdade de expressao. Nao sera que este ataque simboliza algo mais profundo, Um prenuncio de uma guerra futura . Nem tudo se resolve a porrada.
    3 mins · 1

Sem comentários: