domingo, 25 de janeiro de 2015

Líder da RPD anuncia início de ofensiva contra Mariupol

Ucrania, exercito, Zakharchenko, ofensiva, Mariupol

Foto de arquivo. Alexander Zakharchenko, líder da RPD

O líder da República Popular de Donetsk (RPD) Alexander Zakharchenko confirmou neste sábado (24) o início de uma ofensiva contra a cidade de Mariupol pelas forças das milícias independentistas e anunciou os planos para cercar a povoação estratégica de Debaltsevo.

“Iniciamos a ofensiva contra Mariupol... Em poucos dias iremos cercar Debaltsevo e vingaremos os que morreram em Donetsk e em Gorlovka”, disse Zakharchenko durante uma cerimônia de deposição de flores no lugar da morte de várias pessoas perto de um ponto de ônibus em Donetsk.
O ministro da Defesa da Ucrânia Stepan Poltorak, por sua vez, tinha declarado anteriormente no sábado que quase em toda a linha da frente o exército ucraniano estão detectando posições de fogo inimigas, fazendo fogo de resposta. Segundo ele, o inimigo está concentrando forças adicionais perto de Mariupol, nomeadamente sistemas de lançadores múltiplos de foguetes.
Em meados de abril, as autoridades ucranianas iniciaram uma operação militar para esmagar os independentistas no leste da Ucrânia, que não reconhecem a legitimidade da nova liderança do país chegada ao poder em resultado do golpe de Estado ocorrido em fevereiro em Kiev.
No âmbito da reunião do grupo de contato trilateral (Rússia – Ucrânia – OSCE) para a regulação da crise ucraniana, realizada no dia 5 de setembro de 2014 em Minsk, as autoridades de Kiev e as autoproclamadas República Popular de Donetsk e República Popular de Lugansk acordaram um cessar-fogo no leste da Ucrânia. Mas as milícias e as tropas ucranianas têm-se acusado mutuamente de violar o cessar-fogo. Nas últimas semanas, as hostilidades intensificaram-se.




Sem comentários: