terça-feira, 13 de janeiro de 2015

JORNAL O PAÍS DE 13 DE JANEIRO DE 2015 E O BOICOTE DA RENAMO?

JOU A CONTINUAÇÃO DA INTOXICAÇÃO POPULAR ATRAVÉS DOS JORNAIS COM QUE SE TRANSFORMA E POR VEZES SE ALARMA OS MOÇAMBICANOS SEM CAUSA PLAUSÍVEL?
Os dicionários da língua portuguesa ensinam que:
Boicotar pode significar, de entre outras coisas e dependendo dos contextos:
1. não comprar propositadamente mercadorias de certa origem;
2. fazer guerra comercial;
3. Pôr entrave em …

Imaginemos que o termo BOICOTA, usado pelos jornalistas do JORNAL O PAÍS, na sua edição de 13 de Janeiro de 2015, esteja no quadro do numero 3, PÔR ENTRAVE.
A pergunta que resulta é: a Renamo pôs boicote exactamente em que processo?
Tem 89 assentos e não Deputados porque isso só se tornam tomando posse. Os outros dois partidos, sem ela, perfazem 161 Membros da Assembleia da República ou Deputados. Com este numero a Assembleia da República trabalha normalmente, aprova Leis importantes como Orçamento do Estado, Leis Ordinárias, ratifica instrumentos jurídicos, ratifica nomeação de determinados titulares de órgãos do Estado, etc etc etc. Poucas limitações terá o órgão sem os membros eleitos pelo partido Renamo, por exemplo, aprovação da revisão da constituição. Repare-se que, mesmo em sede desta matéria, corre o risco de os actuais deputados, em numero de 161, querendo, reverem sozinhos a Constituição, pois tem quórum para isso não podendo apenas aprovar essa revisão, para o que teriam de esperar a conclusão do processo da substituição dos eleitos faltosos por outros mais responsáveis que lhes tome os lugares.
Portanto, NÃO HÁ BOICOTE NENHUM como pretende insinuar o Jornal o País. A Assembleia da República está sim constituída e com quórum suficiente para trabalhar e é disso que moçambicanos sérios esperam. Trabalharem e trabalharem muito e bem.
Sabemos de antemão que certa imprensa, quando for fazer cobertura dos trabalhos da AR, vai ter sempre tendência de fotografar as cadeiras vazias como se fosse pelos ausentes que se deve avaliar o desempenho de uma Assembleia daquela dimensão. Sabemos e conhecemos. Esperamos que, a par daquela imprensa, exista outra responsável que nos reporte o trabalho feito pelos presentes e não o silencio do barulho que fariam os ausentes, que de contribuição útil não se lhes conhece legado aproveitável.
O BOICOTE, nos termos sugeridos pelo Jornal o País, seria qualquer coisa que colocasse um ENTRAVE no funcionamento do órgão. Sucede que, NÃO BOICOTA NADA, NÃO ENTRAVA NADA. ENTRAVA ISSO SIM A URBANIZAÇAO DO PARTIDO como um agrupamento FUGITIVO.
Nb: Os jornais e os jornalistas tem uma grande responsabilidade na forma como informam pois, muitas vezes, podem desinformar e alarmar a sociedade sem qualquer razão plausível. Moçambique, hoje, ressente-se muito hoje, na forma de estar e pensar dos seus cidadãos, negativamente pulverizados mentalmente por certos jornais e jornalistas cuja actuação, se calhar, roça muito perto à IRRESPONSABILIDADE.

Em voz baixa: sabias da possibilidade de terem estado ontem na AR alguns membros da Renamo eleitos Deputados, perdidos entre os convidados? O que faziam e porque foram? Foram porque acreditavam que à última hora poderia haver bom senso por parte da liderança do partido. Não desceram para tomar posse porque tinham medo por causa da anunciada ameaça de morte com respectivos familiares constante de um documento que circula. Foram no espírito de: pode ser que apareça alguém a quem se alcunhou de DJ Talking Machine a tomar posse e aí desceriam e tomariam posse. Pena, não houve tudo isso e não tomaram posse.
Muito bom dia.
  • Alexandre Chivale and 14 others like this.
  • Nneto Bastos Jr. Eu entendo!! por isso hoje só a tvm. que eu confio e o Diário de moç!
  • Joakim Balaze É absolutamente intoleravel a falta de rigor nos titulos e informaçoes que os jornais articulam...

    Émuito preocupante assistir a este tipo de desinformaçao e de induçao da opiniao publica, pois um comum leitor, como Eu,nao saberá com certeza a nao tomada de posse de membros eleitos a deputados da AR, nao poe em causa o funcionamento normal deste orgao de soberania... As oficinas legislativas funcionarao com ou sem a presença da dos membros eleitos a deputados pelo partido renamo...

    E a objectividade , rigor e insençao implicarao o quê?
    1 hr · Edited · 1
  • Jose Chixamane Mas nakona nada mesmo ha individuao q te responde dizendo q aquela...é defensora ds desfavorecidos.se fosse voltaria a chamar desgraça policia?q meia volta o precisa p a defender?mas swi mbenyana ho swi lavetela kule swi nene!

Sem comentários: