segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

John Kerry discute com Narendra Modi “democracias mais antigas do mundo”

Hoje, 15:29
EUA, John Kerry, Narendra Modi, política, democracia, Internet, redes sociais, Índia, encontro, negociações, Barack Obama
Foto de arquivo

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, conversou, no quadro da cúpula Vibrant Gujarat 2015, no domingo, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Eles discutiram a parceria entre os dois países e a visita de Barack Obama.

Contudo, as postagens no Twitter dos políticos provocaram até maior ressonância do que o próprio encontro.
O feed do chefe do governo indiano está cheio de eventos da agenda dele, pelo visto, bastante agitada naquele dia em que teve lugar a cúpula, celebrada na cidade de Gandhinagar, estado indiano de Gujarat.
Segundo Modi, no encontro com Kerry se falou da “parceria estratégica entre a Índia e os EUA e da visita futura do presidente Obama”.
Já Kerry amplia um pouco a agenda, afirmando que foram discutidos “os laços fortes entre os EUA e a Índia, as maiores e mais antigas democracias do mundo, crescimento econômico, clima e a visita futura do presidente dos EUA” (POTUS é sigla inglesa PARA President of the United States).
 Chamar os EUA de “democracia mais antiga do mundo” é um pouco estranho. A frase serve, obviamente, PARA reforçar o papel dos Estados Unidos como “exportador de democracia”, mas o seu autor se esquece da Grécia e Itália, países com uma tradição democrática reconhecidamente mais antiga.
Segundo o site oficial do primeiro-ministro indiano, as partes se centraram na visita do presidente norte-americano, Barack Obama, à Índia no Dia da República, em 25 de janeiro. De acordo com esta fonte, também foram discutidos os assuntos da cooperação contra o terrorismo, economia e assuntos regionais.
Além de John Kerry, Narendra Modi encontrou-se com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com o ministro da Cidadania e Imigração do Canadá, Chris Alexander, o ministro da Agricultura de Israel, Yair Shamir, o conselheiro do presidente iraniano, Akbar Torkan, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong-kim, o primeiro-ministro da Macedônia, Nikola Gruevski, o governador da região russa de Astracã, Alexander Zhilkin. Todos esses encontros ficaram marcados no Twitter do primeiro-ministro indiano.
A cúpula de Vibrant Gujarat é um fórum de economia e negócios internacional celebrada na Índia já pela sétima vez. Começou no domingo (11) e terminará na terça-feira (13). O primeiro-ministro Modi disse no seu Twitter que o evento “foi um sucesso” e que ele “passou dois dias maravilhosos” em Gujarat.
Na sua mensagem de abertura, no domingo, ele frisou que o país está presenciando uma “nova era” de desenvolvimento. Apontou também PARA o problema do terrorismo, que precisa ser tratado por toda a humanidade em conjunto.
Sublinhando que a Índia atual é um país “com inúmeras aspirações”, ele terminou o seu discurso com uma citação do poeta norte-americano Robert Frost: “O bosque é imenso, adorável, treva a sorrir. / Mas ainda tenho promessas a cumprir / E muito chão PARA correr antes de dormir, / E muito chão para correr antes de dormir” (tradução de Dirlen Loyolla, original disponível no site Poetry Foundation).

Sem comentários: