quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Grã-Bretanha convoca embaixador russo após aviões rondarem seu espaço aéreo


Grã-Bretanha convoca embaixador russo após aviões rondarem seu espaço aéreo

A Grã-Bretanha anunciou hoje (29) a convocação do embaixador russo para explicações, após aviões militares da Rússia terem sido localizados perto do espaço aéreo britânico na quarta-feira (28). Moscou afirma não ter violado nenhuma norma internacional.

O episódio ocorre após uma série de incidentes semelhantes e num momento em que as relações entre Moscou e o Ocidente estão tensas, devido ao conflito na Ucrânia e ao assassinato, em Londres, do ex-espião russo Alexander Litvinenko.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Grã-Bretanha afirmou em comunicado que os aviões russos “não entraram no espaço aéreo soberano do Reino Unido e foram escoltados por caças Typhoons da Força Aérea Real durante o tempo em que se mantiveram na área, onde causaram perturbações na aviação civil", e teria sido por tal motivo que o embaixador russo foi convocado para explicar o incidente.
O Ministério da Defesa britânico disse que os aviões envolvidos no incidente da quarta-feira foram bombardeiros Tupolev Tu-95, mais conhecidos como "ursos" russos, designação que lhes é atribuída pela Otan.
A Rússia disse que seus bombardeiros estavam realizando um voo planejado de 19 horas sobre o Atlântico Norte e que não violaram os regulamentos internacionais nem as fronteiras de qualquer nação.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2015_01_30/Gr-Bretanha-convoca-embaixador-russo-ap-s-avi-es-rondarem-seu-espa-o-a-reo-7405/

Sem comentários: