sábado, 17 de janeiro de 2015

Governo do Nyusi...o filet mignon e a salada russa


(Isto eh um comentario que escrevi no timeline do Dino Foi e pode expandir para uma opiniao mais consolidada. Estou a escrever em teclado ingles e por isso, desculpam me a acentuacao e outras agressoes ao portugues).
Huummm....quer gostem quer nao, parece me uma salada russa. A primeira desilucao: 22 ministros e 18 vice ministros (sera que contei bem?) Ok temos o filet mignon do Maleiane (nota 100) mas tambem coisas intragaveis como na Justica...eh um governo incaracteristico...tem de tudo...Guebuzismo e Chissanismo estao la dentro e nao me parece uma maquina para fazer rupturas com o status quo...ha uma tentativa de reconceptualizacao da maquina governativa (excelente a ideia de Financas e Economia) mas tem coisas estranhas como essa do Ministerio do Genero. Eu preferia Secretarias de Estado para evitarmos essa proliferacao de vice ministros (era por aqui o inicio do combate ao despesismo) E, como nao devia deixar de ser, a pedra principal de Guebuza esta nos transportes e comunicacoes, representado por Carlos Mesquita...que eh um grande empresario do sector, o que me lanca duvidas sobre muitas coisas. Com ele Guebuza continua a controlar o sector e todos os negocios (deve ter sido a sua imposicao)....fico por aqui...depois do filet mignon, a salada continua atravessada. Eh um misto de alguma competencia (Ferrao, Couto, Nazira, etc) mas com muito de militancia partidaria e negocios privados (Mesquita, Celso Correia)....Nao sei se com este governo temos possibilidades de mudança relativamente as lógicas e mecanismos vigentes de governação e de concepção do que é o Estado. Fico por aqui...por enquanto...
Like · 
  • 69 people like this.
  • Álvaro Xerinda Vou esperar para ver pelo menos em 6 meses
    See Translation
    1 hr · Like · 2
  • Adrian Magoo Aqui, me parece que houve uma clara intenção de manter alguns pontos debaixo de olho dos delfins do ex presidente - Mesquita e Coreia. Não me espantará se ao fim de dois anos termos 30% desses membros fora do governo. Imagino a ginastica para nomear ministros originarios de todas as provincias, das alas dentro do partido e sei la mais o que. Vamos ver...
    See Translation
    1 hr · Like
  • 1 hr · Like · 4
  • Carlos E. Nazareth Ribeiro Claro, MM, não haverá rupturas com o status quo, o objectivo é servirem-se como habitualmente, avançando pessoas competentes em áreas convenientes para a "limpeza-de-caras"... O debate de amanhã na STV deve ter um record de audiência e eu até pediria que o MM reforçasse o grupo de analistas habituais. Esperemos que o JL me ouça.
    See Translation
    1 hr · Like · 4
  • Lourenco Jose Discurso promissor, começo de arrepiar. Pochaaaa Man só poso mesmo refugiar ao Marte fui
    See Translation
    1 hr · Like · 1
  • Ze Sequeira Pestana hehehehheh,so enganam aos que nao querem ver,o reitor tanto bateu se na televisão publica que deram lhe um vice....não e melhor ser reitor????? aquela de recursos hídricos e outra de aguas do interior não entendi nada........
    See Translation
    1 hr · Like · 3
  • Geraldo Obra Alegriao Continua a ter muita gordura e um musculo flacido. Continuo como S. Tome. So vendo
    See Translation
    1 hr · Like · 1
  • Olegàrio Samuel Muando No meu ponto de vista Gabriel Muthisse merecia um lugar neste circo, a não ser que lhe foi reservada a pasta de Porta Voz do Governo dados seus dotes comunicativos... Pacheco continua com o seu negócio de tráfico de madeira claro ao lado do seu mestre, por sua vez Nkutumula no Desporto e' uma espécie da saga cinematográfica "Wrong Turn" ... aguardo com ansiedade a reacção do homem de óculos escuros...
    See Translation
    1 hr · Like · 5
  • 1 hr · Like · 1
  • Jorge Ferreira Muitos Ministros.Deviam ser máximo 18 e menos vices ,mas mais sec de Estado.não há inclusão,há muita verdura,há maduros,status quo mantido,alguns desenquadrados.Esperava alguém dos outros Partidos.Enfim não me parece que haverá alguma mudança.Temo por o que vem aí.ab
    See Translation
    1 hr · Like · 2
  • Helio Filemone Inguane Infelizmente nada eh a 100% mas a que dar o voto de confianca. ainda vem os governadores... sp provinciais e ministeriais (que acredito ser desnecessario). Vem um conflito entre o genero, accao social com o gabinete da primeira dama. Agradecia a difusao do cv de cada um.
    See Translation
    1 hr · Like
  • Lucas Arnaldo Mazive E Aires Aly,sera k ñ merece uma pasta d Ministro?Guebuza agora ta comandar com remote.
    See Translation
    1 hr · Like · 1
  • Danilo da Silva só de ler das denominações dos ministérios até agora estou tonto e com um gostinho de azedo na boca...vou ali beber água!

    PS: Há certas denominações que não vão caber nos cartões de visita....unff
    See Translation
    1 hr · Like · 1
  • Silfem Mandlate A primeira grande mudança, reduçao de nr de ministerios.
    See Translation
  • Jorge Ferreira Este Governo,vai ser mais despesista que o anterior.O pior é que tem muitos Ministros que não entendem das matérias onde foram colocados e,sem dúvida vão ter que arranjar Conselheiros(mais alguns para gastar).Assim não vamos lá camaradas.Quero ver o aumento de oferta de Transportes(mais e melhores),quero ajuda ao empresariado,defesa do produto nacional,melhor educação,melhor serviço de saúde,melhores condições de trabalho,acabar com a venda da terra ou DUAT's,mais apoio ao Desporto,ás Pescas...desculpem estou a sonhar acordado.Ab
    See Translation
    57 mins · Like · 2
  • Eliha Bukeni De facto Celso Correia (Insitec) e Carlos Mesquita (Cornelder) são nomes associados a AEG. Quando do famoso CC que conduziu á eleição de Nyusi na segunda volta em disputa com L.Diogo, Celso Correia de parceria com Silvestre Bila foram veiculados por alguma imprensa, alegadamente como principais "investidores" a favor do candidato vencedor. A sua indigitação pode ser mais por troca de favores do que influência de AEG. Igualmente, uma das principais bases de apoio da candidatura de Nyusi foram os seus colegas gestores dos CFM e pode ser nessa condição de amigo de confiança que aparece C. Mesquita, porque a ser por influência de AEG, o que era esperado era a manuntenção de Muthisse, que inclusivamente foi votado melhor Ministro aqui no facebok!
    See Translation
    54 mins · Like · 3
  • Anuar Ibrahimo Como dizia o outro : prognósticos só no final do jogo .
    See Translation
  • Jorge Ferreira Slifem.Reduziram,mas, há um mau enquadramento nas junções.
    See Translation
    54 mins · Like · 1
  • Inusso Jamal Pode ser visto como o acomodar de imposições, até que o ex-presidente eleito, tenha a "bunda" assente na cadeira, para depois fazer as mudanças necessárias. A salada não ficaria menos condimentada sem a inclusão da Nyeleti, puff!
    See Translation
    36 mins · Edited · Like · 1
  • Chande Puna Jorge Ferreira, concordo com o teu comentario acima mas só quero fazer um reparo sobre a preferencia do Carlos Mesquita. A Cornelder Moçambique, é pertença do AEG e daí ter apontado o Mesquita como PCA. Visto que o AEG é o padrinho do Mesquita, nada melhor que ter alguem da sua inteira confiança pra dar andamento a coisas que o Muthisse não podia. Minha opinião!
    See Translation
    17 mins · Edited · Like · 2
  • Jorge Ferreira Desculpe Chande,não fui eu que comentei sobre o Mesquita.D o ex-presidente,nem falo.Para isso,escrevo um livro.
    See Translation
    30 mins · Like · 1
  • Geraldo Mandlate Cá estamos nos a delicciciar o prato de dia de salada russa que se chama: TROCA NOMES. Sim. é isso mesmo, nem poderiamos ter outra opcao. Por exemplo, alguem pode me dizer a logica de competencia demostrada , nao falo de ter diploma na mao, do Ministro de agricultura? Se eu disser que ele mostrou ser bom para exibir ORGULHO, INTRASIGENTE, ARROGANCIA, etc, muitos vao concordar comigo. Mas, ai esta ele, com toda autoestima que o cargo lhe confere.
    See Translation
    24 mins · Like · 1
  • Salomão T-Bag Eu ate esperava para o Min da Cultura fosse o Mc Roger. Porque reapareu do nada e ja da entrevistas e ja era figuara de alguns jornais. Mas talves fica pra segunda vaga.
    See Translation
  • Jorge Ferreira Amigos,o mais importante agora é resolverem o problema com a oposição.Tem que haver conversa ao mais alto nível.Tem pessoas que ainda não alcançaram a gravidade disto.Sem este problema resolvido,nenhum destes Ministros vai Governar.Eu já disse isto aqui.Não sou profeta de nada.Estou apenas relutante acerca do sucesso desta governação sem que este ponto seja fechado.ab
    See Translation
    17 mins · Like · 1
  • Jorge Ferreira Salomão desculpe,essa é para rir!Deve estar a gozar.ab
    See Translation
  • Chande Puna Jorge Ferreira, desculpa pelo erro. Quis dizer Eliha Bukeni.
    See Translation
  • Jorge Ferreira Porra de Jorge Fe....a para Eliha Bukeni 


    See Translation
    14 mins · Like · 1
  • Dino Foi Chande Puna: eu tenho a impressão que a nomeação do Carlos Mesquita para PCA da Cornelder Moçambique foi via a Cornelder Holdings da Holanda, em que ele já era Cônsul Honorário daquele país.
    See Translation
    3 mins · Like · 1
  • Salomao Catingue Vamos deixar os homens trabalharem.....um voto de confiança......depois avaliamos.
    See Translation
    3 mins · Like · 1
  • Chande Puna A Cornelder Holding nada tem a ver com a Cornelder de Moçambique neste momento. Se a memoria não me falha, no tempo da Holding ele era Director do Porto.
    See Translation
    2 mins · Like

Sem comentários: