quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Filipe Nyusi: dúvidas e omissões do discurso inaugural


Todo o mundo gostou do discurso do novo Presidente da República, Filipe Nyusi. Eu também gostei mas...mas o meu papel não se resume em gostar. Para mim, Nyusi foi demasiado ambicioso, de fasquia elevada como é de praxe neste tipo de inaugurações (recordam-se do Yes We Can, do Barack Obama, e tudo o que ele prometeu?). Eu preferia um discurso mais comedido e modesto, com marcas de Estadista, sim, mas com menos pretensão messiânica.
Gostei sobretudo da sua ruptura com a cartilha de Armando Guebuza, nomeadamente aquela coisa enfadonha da “luta contra o deixa andar” e a clerical “autoestima”. Gostei porque ele não atirou dardos fumegantes contra o antecessor como fez Guebuza, se bem que isso decorre da forma como ele chegou ao poder.
Gostei, mas o discurso do novo PR tem muitas coisas pouco claras. E grandes promessas. Grande promessas são traiçoeiras. Prometer combater a corrupção sob tolerância zero (usando outras palavras, como “sem condescendência”) mas sem dizer que medidas de política vai tomar, é pregar num deserto de ideias. 
Sobretudo no contexto de Moçambique. Obviamente que um discurso inaugural é uma carta de princípios e não um enunciado de políticas. Por isso, esperemos pela tomada de posse do seu Governo para percebemos como é que ele vai dar conteúdo concreto a esses princípios.

Por exemplo, uma das coisa que foi mais audível (e que é recorrente em Moçambique) é a ideia que ele vincou da necessidade de robustecimento das elites empresariais para participarem na exploração dos recursos naturais. Concordo!. Contudo, não ficou claro como é que isso será feito no quadro das suas reiteradas promessas de inclusão, sobretudo quando essa inclusão é política. Por outras palavras, como é que ele vai despartidarizar os negócios do Estado (mais importante que despartidarizar a função pública) para que, como ele frisou, “os moçambicanos sejam os donos e a razão de ser da economia”, uma coisa desejável mas, quanto a mim, inalcançável a breve trecho.
Registei com agrado a promessa de transparência na gestão da indústria extractiva e a ideia da incorporação do conteúdo local, ficando para ver como é que isso vai ser concretizado. Nyusi mencionou agricultura, infraestruturas, a Saúde e tudo o que é habitual ser mencionado, mas não deu um cheirinho sobre a política económica (Ok...há um programa de Governo, mas eu esperava que ele partilhasse algumas nuances sobra a gestão macroeconómica).
Gostei do discurso, mas, lendo o texto, fica-se com a ideia de que teremos um Governo mais intervencionista, que vai resolver todos problemas e onde o sector privado e o investimento estrangeiro têm pouco espaço. Por isso, um silêncio quase que absoluto em relação ao ambiente de negócios.
Mas o silêncio mais ensurdecedor foi sobre a principal riqueza dos moçambicano: a terra. Num contexto em que a maioria dos moçambicanos vive da terra, sua principal riqueza, friso, era fundamental que o Presidente reafirmasse na inauguração que ele vai proteger os moçambicanos contra a actual vaga de expropriação e que, onde tiver que haver reassentamento em face de exploração mineral ou de implantação de infraestruturas, isso será feito com justiça. Gostei do discurso, mas o meu papel não se resume em gostar. Nele, há bons princípios que precisam de conteúdo concreto para que sintamos que estamos de facto a dar passos em frente com maior solidez. Isso não ficou ainda demonstrado.
Like ·  · 
  • Tarcísio Azevedo Ilustre, eu penso que um discurso é diferente de um programa. Aqui ele visualiza as suas ideias e linhas de actuaçao. Não é num discurso inaugural onde ele deve trazer todas as estratégias de governação e planos de acçao. Como ele vai concretizar essas ideias, isso vamos ver no programa do seu governo, plano quinquenal e planos económicos e sociais. E isso tudo nao pode caber num discurso. (Apenas é um comentário)
    16 hrs · Edited · Like · 25
  • Marcelo Mosse Friso isso muito bem no artigo, Tarcísio Azevedo. Leia com atenção.
    17 hrs · Edited · Like · 3
  • Lenon Arnaldo Concordo quando questiona como vão ser materializados as promessas eleitorais e hoje repetidas na tomada de posse do novo PR. Agora, pensar que no descurso de apresentação a nação demostrasse como o fará penso que é pedir demais, para além de que, o tempo era cronometrado por questões protocolares, por um lado, tornaria o discurso cansativo, por outro. Fiquemos com as balizas de governação enquanto aguardamos a constituição e divulgação da equipa com que ele pensa que pode materializar o seu programa.
    17 hrs · Like · 8
  • Boa Monjane “Os optimistas talvez tenham ficados pasmados com os discursos que depôs na sua campanha, fazendo promessas, espalhando ideais e assinalando a importância da ética. Muitas das suas mensagens da campanha apelavam aos sectores pobres e fracos da sociedade, transmitindo promessas de uma governação inclusiva. Mas não seria nada surpreendente se, uma vez no poder, passasse a defender o «pragmatismo» e a supremacia dos mercados — à semelhança dos antecessores. Durante a campanha eleitoral, Nyusi até utilizou uma linguagem de esquerda para angariar o apoio do eleitorado. Não é nenhuma novidade, porque as elites políticas estão habituadas a falar “à esquerda” e a caminhar “à direita”.http://critica-alternativa.org/.../mocambique-uma.../
    16 hrs · Like · 3
  • Sandro Issufo Sendo o novo PR um engenheiro de formação tenho muita esperança de ver mais trabalho do que discursos.
    16 hrs · Like · 2
  • Vieira Otílio Vieira Dr.Marcelo Mosse, deixemos que ele caminho pelomenos por 100 dias, depois voltaremos ao seu artigo. Parabéns pela sua cautela de antever o futuro quase que sombrio deste maravilhoso Povo.
    16 hrs · Like · 5
  • Marcelo Mosse "Obviamente que um discurso inaugural é uma carta de princípios e não um enunciado de políticas. Por isso, esperemos pela tomada de posse do seu Governo para percebemos como é que ele vai dar conteúdo concreto a esses princípios", friso isso no texto.
    16 hrs · Like · 9
  • Celso Cossa Tolerância zero significaria mandar prender quase todo o governo cessante. Como isso não vai acontecer, é razoável dizer agora que aquele senhor mentiu aos moçambicanos.
    16 hrs · Like · 5
  • Noa Inacio Marcelo Mosse “Gostei, mas obviamente um discurso inaugural é uma carta de princípios e não um enunciado de políticas”. Mas amanha ja e sexta feira, a formulacao do governo e o discurso de tomada de posse vai dissipar todas duvidas, afinal sao elementos fulcrais de politica que se espera para os proximos 5 anos.
    16 hrs · Edited · Like · 5
  • Joao Nduza Marcelo Mosse teus comentarios tuas investigaçoes tem um e unico fulcro, ( Frelimo e seus membros) a esses tu apertas até .... 
    Desculpe mas por vezes parece k tens uma agenda a cumprir . eu gostaria k um dia fizesses as mesmas investigaçoes no seio da oposiçao
    16 hrs · Like · 2
  • Safari Parque Mucapana Gagnaux Eu gostei do discurso, daí a ser verdade é sempre uma incógnita. Mais q acreditar, tenho esperança q ele cumpra com as suas promessas e q ele seja um Gorbatev e faça uma perestroika. O importante foi livrar-se de Guebuza, o pior presidente de todos tempo em Moçambique. Dai q estou muito, mas muito feliz. Philippe gagnaux
    16 hrs · Like · 3
  • Taiboz Taibo Compreendo que tenha elevado a fasquia, mas compreenda-se que era preciso refazer as pessoas do desgaste produzido nos últimos 10 anos. Então, algumas coisas deviam e foram bem ditas, é verdade que fazer acontecer tudo aquilo é quase utópico num país que vai passar, de forma acentuada, a viver de bastidores.
    16 hrs · Like · 4
  • Marcelo Mosse Há um alívio quase que colectivo, mesmo dentro da Frelimo...embora muitos não podem exprimir isso Safari Parque Mucapana Gagnaux
    16 hrs · Like · 10
  • Uriel Menete Caro Marcelo Mosse quem sonha pequeno realiza menor ainda... é preciso não ter uma visão muito quadrada em torno dum discurso desses...no fundo é uma declaração de intenções ...não uma promessa cmo tal...quanto mais alto se sonha mais próximo disso se chega...
    16 hrs · Edited · Like · 3
  • Isac Naiene Mano MM, vamos dar tempo ao tempo. O homem so tem algumas horitas na condicao de PR. Nem a cadeira aqueceu ainda.
    16 hrs · Like · 5
  • Vicente Macuacua Repetes várias vezes, ilustre, que gostaste do discurso. Isso é essencial e muitos que acompanharam têm o mesmo posicionamento. Acho que a preparação do mesmo também tinha em conta este aspecto, dizer algo diferente ou de novo, ou ainda, o que todos queriam ouvir. Agora quanto à crítica, penso ser pacífico que não existiria discurso que nos agradasse a todos em 100%. O resto, vamos todos nos preparar para a ajudar na materialização das ideias. Espero que teremos a oportunidade de contribuir e exigir em função da evolução do processo.
    16 hrs · Like · 4
  • Edio Matola Estranhamente, no geral, achei o discurso pobre e ambiguo (parece que o Marcelo Mosse, tambem, o achao ambiguo), consequentemente, nao gostei do mesmo. Alias, um dos principais problemas do Pais, actualmente, continua sendo, a instabilidade politica-militar, agora pos-eleitoral, que tenhamos a coragem de assumi-la que existe, e talvez e o principal problema do Pais actualmente, em nao cito-o, nem indirectamente, contudo, entendo as razoes, mas isso nao anula a minha conclusao, de que falar dos problemas do Pais, sem citar esse problema, para a tomada de posse do novo presidente, que se esperava trazer esperanca ao Pais, nao parece haver um futuro muito promissor, afinal sem a resolucao desse problema, nao havera estabilidade no Pais, e sem estabilidade, dificilmente levaremos o Pais a um bom porto. Concluindo, pessoalmente nao gostei do discurso!
    16 hrs · Like · 4
  • Uriel Menete Vamos confiar no homem...porque pelo menos as intenções são boas....
    16 hrs · Like
  • Macua KB Tempo é mestre
    16 hrs · Like · 1
  • Geraldo Obra Alegriao Aqui S. TOME. Quero ver as Chagas. Quero aceitas que alguma verdade naquelas palavras. Ja fui muito enganado. Pago para ver.
    16 hrs · Like · 1
  • Adrian Magoo O discurso foi tipico de politicos da nossa terra. Ha sempre ausencia de metodologias, metas e quantidades. Assim fica mais simples na hora de "prestaçao de contas" - se este for o tipo daqueles faz prestacao de contas.
    16 hrs · Like · 3
  • Nito Ivo Foi somente um discurso de um humano emocionado tal como todos gostamos (na altura) do combate ao burocratismo e do deixa andar. Qualquer tentativa de Nyusi em colocar o povo como seu patrão significa roptura com os negócios dos camaradas e um grande (ou quase certo) risco da nao reeleição. Para Nyusi mudar precisaria de tomates no lugar coisa essa que se encontra com Guebuza.
    16 hrs · Like · 6
  • Moises Chenene João Nduza simplesmente o Marcelo Mosse não quer tirar o pão do G40. Apertar a oposição e tarefa do G40.
    16 hrs · Like · 4
  • Erminio Jocitala Marcelo Mosse, excelente ensaio para analise mais profunda quando tiver sido formado o governo. Penso que o perfil dos governantes que acompanharão FJN poderá ainda mais clarificar o alcance do seu inaguration speech. No entanto, o discurso me pareceu apropriado e bem conseguido numa altura em o pais me parece politicamente polarizado. Centrou o seu discurso num espaço politico que invariavelmente e ocupado por AD e a oposição duma forma geral. Falou da inclusão política e econômica, meritocracia, disse quer se presidente de todos, para alem de feito menção de iniciativas de políticas sectoriais com profundo apelo popular. No geral me parece que por hora estamos numa espécie de POLITICAL HONEYMOON. The major question is how long is going to last...
    16 hrs · Like · 5
  • Jorge Ferreira Ele só tem uma hipótese para cumprir o que prometeu.Romper com o estado de coisas instalado.Não acredito que tenha "eketes"para isso.Se tiver será uma revoluçao completa.
    16 hrs · Like · 4
  • Cayndo Lopes Cadir O discurso foi coerente... tomara que nao esteja repleto de utopias.
    16 hrs · Like · 2
  • Carmen Aly Vejamos para crer...
    16 hrs · Like · 2
  • Moises Chenene Se olharmos como as pedras estão arrumadas no partido dele fica claro que terá muitas dificuldades de dar um meio passo. Só espero que o speech de hoje não seja a sua própria sepultura.
    16 hrs · Like · 2
  • Marcela Chivale Marcelo Mosse ,esperemos mais um pouco para termos a certeza de que no Coração dele cabe todos os moçambicanos ou alguns.
    16 hrs · Like · 5
  • Nelson Rostino Nao vomas ficar na sobra a olhat o que anda mau ou fazer criticas.estamos. todos convidado a fazer alguma coisa positiva pta o bem deste pais.
    16 hrs · Like · 3
  • Agostinho Inguane É verdade que todos políticos dizem a mesma coisa, ou pelo menos procuram dizer algo diferente mesmo que nao faça no seu todo. Mas o cidadão Nyusi tem algo diferente em si, como.."uma carta na manga" algo que espera, ele, jogá-la no momento exacto. Contudo, corre-se o risco que acreditar-se num intelectual competente, mas "teleguiado" por outrém e, enfim, pouco ou nada fazer pelo povo que diz amar!
    16 hrs · Like · 3
  • Joao Nduza Moises Chenene nao é verdade ...
    16 hrs · Like
  • Lsg Tgt Kino Mas como jornalista investigador mano Marcelo Mossegostariamos que trouxesse aqui algumas farpas doutros partidos....pk as vezes nos confunde quando so e so critica Frelimo e seus governantes. Nao vou mentir que a imparcialidade nao parece completa mas direcionada para um so lado. Mostra aqui tudo o que voce ja foi buscar dos outros politicos.....exemplo, gostaria de ver aqui a esmagares a Renamo e seu candidato e nao se limitar a transparecer que tem Problemas com esses que voce critica desde que te conhecemos.....haja jornalismo transparente e nao tendencioso.obrigado
    16 hrs · Like · 6
  • Moises Chenene Qual e a verdade?
    16 hrs · Like
  • Moises Chenene Se ele quiser ter sucesso eis a receita.
    16 hrs · Like · 8
  • Joao Nduza Amigos digo vos claro leio bastante o jornal em k o Marcelo Mosse faz parte ele critica tanto até a gestao Municipal , mas um determinado Municipio passa para gestao d oposiçao , automaticamente fica fora dos trabalhos dele . engraçado nao acham?! Kkk
    16 hrs · Like · 1
  • Jorge Ferreira Lsg,nem sabemos quem é!Eu e outros nnao temos máscaras.Dizer-lhe apenas que eu vivo aqui há 37 anos.Lutei pela Frelimo,nos meus livros.Digo-lhe apenas o seguinte,face á sua questão colocada ao M.M..Sim ,hoje crítico a Frelimo actual.Sabe pq?já não têm o Povo como ogjectivo.O que me magoa muito.São capitalistas,piores que o Colono,na exploração do nosso Povo.Se o sr,que nnao sei quem ´é defende isto,não conhece nada da nossa política.Posso discustir consigo,ou com outro qquer que venha com essa conversa,publicamente.Cpts-Revolucionários.
    15 hrs · Like · 7
  • Moises Chenene O G40 critica a Frelimo?
    15 hrs · Like
  • Jorge Ferreira não pode!se são eles os bajuladores do poder!
    15 hrs · Like · 1
  • 15 hrs · Like · 1
  • Joao Nduza Hehehe mantendo o clima.
    15 hrs · Like
  • Agostinho Niquisse DAgos Também gostei
    15 hrs · Like
  • Joao Nduza Agora ja entendi aqui ha guerra Moises Chenene , Jorge Ferreira !
    15 hrs · Like · 1
  • Joao Nduza Há um grupo identificado G40 e um nao identificado G....
    15 hrs · Like
  • Joao Nduza O assunto é sério
    15 hrs · Like
  • Moises Chenene E lógico, o outro grupo e composto pelas Massas, enquanto o G40 foi criado com missão clara ATIRAR AREIA NOS OLHOS DO POVO, por isso está bem identificado.
    15 hrs · Like
  • Jorge Ferreira Na parte que me toca,não sei qual é a guerra(penso que Chenene,tb não sabe).Se há outro,deve o G41,onde talvez você pertence.Identifique-se.
    15 hrs · Like · 1
  • Joao Nduza Nao PMT a nenhum grupo acreditem a minha identidade é aquela patente no perfil . O maior problema ja esta exposto porque o M M so queima a Frelimo so e só .... Nada d mais
    15 hrs · Like
  • Joao Nduza Mas gostaria que mantivessem calmos para vermos o nosso Nyussi tem em manga ...
    15 hrs · Like
  • Jorge Ferreira Alguém tem que alertar.A Frelimo Partido e as suas linhas,não podem nem devem ser confundidas com quem as desvirtua.Essa é a razão do descontentamento do Povo.Mas nnao vou escrever mais nada.
    15 hrs · Like · 5
  • Milton Chembeze Alguma juventude, diga-se faminta e sem noção não perde tempo para mostrar serviço ao partido, defendendo tudo e mais nada.
    Só faltava esta, dizer que o jornalista MM ataca a frelimo.
    Os senhores querem que os moçambicanos se calem e virem bajuladores e advogados de pessoas que nos chama de vandalos, pobres mentais e espirituais?
    15 hrs · Like · 6
  • Joao Nduza N tem nada a ver . 
    Sou faminto sim mas procuro no meu dia a dia encontrar soluçao para resolver problemas de malnutriçao , tenho uma barriga acima da média porém o médico simplesmente receitou - me ginastica . Este fármaco é muito caro ... Mas... O Milton Chembeze
    15 hrs · Like
  • Geraldo Mandlate EXPECTATIVAS DE CONVENIENCIA Nos somos especialistas por exelencia em dizer o que é conveniente decorrente da ocasiao. O PR empossado fez um discurso de conveniencia tanto quanto fizeram JAC, AEG, internamente, como Obama com o seu famoso YES WE CAN. Mas depois é o que todo mundo sabe e viu. Portanto, os nossos comentarios tambem sao de conveniencia. Tipo GOSTEI ou NAO GOSTEI do discurso. Mas na verdade e de verdade , a maquina é e sera sempre a mesma. Nos termos em que o novo presidente chega ao poder. Nos podemos nos entreter com o discurso, mas a forma como ele foi eleito nao pode e nao vai ter como escangalhar a maquina montada. Se lele tentar fazer isso pode correr riscos de seu fracasso. Alias , ele contou com a mesma maquina com todos os males que diz estar pronto para combater, entao isso quando posto em pratica, é o mesmo que suicidio politico. GOSTAVA DE ESTAR TOTALMENTE ENGANADO.Mas como é discurso apenas de tomada de posse e ninguem vai lhe crucificar por isso, ele tem liberdade de dizer o que entender, Mas a governacao de verdade depende do SEU PARTIDO e do estado util da maquina estatal ja estabelecido.
    15 hrs · Like · 9
  • Milton Chembeze João Ndzua, kikikikikikiki. Disso não sabia, que ginastica fosse muito caro!
    Se nos 45 dias de campanha que participou activamente, tivesses optado em caminhar a pança teria diminuido.
    15 hrs · Like · 1
  • Lsg Tgt Kino Sr. Jorge Ferreira obrigado pela sua biografia mesmo que eu nao tenha pedido. Vejo que e mais velho e logo percebe que o LSG e meu nome e nao estou preucupado em ser conhecido por si tanto que fugiu do assunto em epigrafe e preucupou se em falar das suas aventuras frustrantes e em querer saber quem sou eu.palmas para si por conhecer a Frelimo melhor que todos nos e palmas tambem para sua capacidade de descutir com todos vejo que merece medalha.eu uso marcara transparentee imparcial.mas para o seu TPC Volto a colocar a minha questao so espero que desta vez leia, perceba e nao deturpe. Gostaria qur o MM fizesse duras criticas aos partidos da oposicao e colocar aqui e ou no jornal dele para podermos ver e louvarmos o seu trabalho pk de verdade eu nunca vi as tais criticas e recomendacoes para oposicao......logo entendo que as armas dele apenas estao viradas para um lado pke? Nao custa perceber esta questao.
    14 hrs · Edited · Like · 1
  • Inacio Arnaldo Arnaldo Nyusi hoyeeeeeeeee
    13 hrs · Like · 1
  • Joao Nduza Oyeeeeeeeer...
    13 hrs · Like
  • Alberto Paulo Mabota Nao me lembro dos discursos de tomada de posse de JC. Mas lembro me que nao tinhamos estas redes sociais para expormos nossos comentarios. Eu opto por tb dizer que Gostei do discurso e mais do k gostar do discurso acredito cegamente que nos proximos 5anos FN vai usar este discurso como sua matriz de actuacao. So escapou me o enquadramento de uma passagem do seu discurso em que fala de que a Filiacao Partidaria nao sera tomada em conta a contribuicao na edificacao do Pais. Sera k abriu portas a uma possivel inclusao de membros "Nao Frelimo" no seu Governo?
    13 hrs · Like · 1
  • Inacio Arnaldo Arnaldo Nao!nomeiar membros do governo a pessoas da oposiçao seria pôr a charrua em frente dos bois.
    13 hrs · Like
  • Analista Macuta Hum ja comecaram voces nao tem o bem deixem para ver o trabalho dele
    13 hrs · Like
  • Inacio Arnaldo Arnaldo A oposiçao faz-se la na AR nao pode ser no Governo.
    13 hrs · Like
  • Carmen Aly Julgo que a análise do discurso, pelo Sr. Marcelo Mosse, era clarificadora no que concerne a dúvida e/ou incertezas do realismo do mesmo,... e ainda julgo que por hoje se deveriam baixar os ânimos já exaltados por alguns, claros opositores, e esperar alguns dias até que veja qual será a então a nova composição do governo proposto pelo então novo presidente para que possam tirar conclusões, ainda que também incertas. O futuro a Deus pertence embora muito dependa das acções do passado e do presente.
    13 hrs · Like · 3
  • Joacheim Tembe Pois é Carmen Aly a formação do governo vai nos ajudar a ver a antever resultados do seu discurso. MM dai-lhe tempo para reorganizar a casa. Daqui há 6 meses voltamos a este mesmo debate.
    13 hrs · Like · 2
  • Ana Karina Cabral Um dos aspectos k me chamou atenção no discurso de Nyusi foi a intenção de acabar com o despesismo do estado e promover política de austeridade. Quero ver para crer.isso me preocupa bastante.
    12 hrs · Like · 1
  • Dinis Chembene As intenções estão colocadas, agora tenhamos alguma paciencia para ver como é que as coisas serão feitas na prática, num discurso de posse não cabe tudo... Para algumas promessas em 5 ou até 10 anos não vai dar para ter obra completa, mas que se lancem as sementes.
    12 hrs · Like
  • Affonso Guerreiro Perdäo, caso alguém se sinta ofendido, pelo que antecipo qualquer má interpretaçäo do que vou dizer:

    Ainda se vai ver gente a brincar de política. Poderá ser feito isto e aquilo, mas os reais pilares de promoçäo de um Estado pleno de Direito, ficaräo ...See More
    12 hrs · Like
  • Dito Sambo E preciso por na Mesa as intencoes para depois correr ao seu encontro. Eu penso que todos estamos no discurso do presidente, apenas nos resta com ele caminhar para concretiza lo. Avante Nyusy.
    12 hrs · Like · 1
  • Cecinio Sardinha Acho k neste discuro sao aceiraveis as ideias centrais. Como vai fazer? Isso veremos no PQG e nos planos operacionais.
    12 hrs · Like
  • Jorge Ferreira LSG,a minha pequena biografia ou parte dela,não era para ter medalhas,nem vim para isso.Eu fui um jovem do 25 de Abril.Serviu apenas para me identificar,para não pensarem que poderia ser um Pt qualquer caído de pára-quedas e que estaria a mandar umas bocas.Não tenho aventuras frustradas.A minha vinda não foi uma aventura,tinha a minha convicção.Nunca deturpo nada do que interpreto.Falando da oposição.Nøs não temos uma oposição credível na nossa terra.Nunca tivemos.Os Partidos da oposição só aparecem quando há eleições,trabalho preparatório antececipado não o fazem.O MDM,é um Partido que joga no erro do adversário,está sempre á sombra e na espera.Veja-se o caso dos preliminares das negociações,FRE/REN,nunca opinaram nada,nem sequer exigiram estar também(deveriam).Renamo,bem,nunca concordei com aquela guerra dos 16 anos.Neste momento têm pessoas já bem preparadas,até para incorporarem alguns postos na governação.Perdem-na quando andam ás voltas com soluções inexequíveis.Se não houver bom senso,temo o pior para nós.Mas também deixámos de ter dirigentes credíveis.A massa dirigente mais jovem e que aos poucos foi tomando o poder,embebedou-se com a ganância da riqueza.Posso dar-lhe N casos.Por outro lado,alguns dos mais antigos,viraram completamente os pontos cardeais.Esses não preciso mencionar porque o senhor sabe. Ab
    11 hrs · Like · 2
  • Tarik Issuf Olha espero que seja mais importante k o seu antecessor na vida dos moçambicano que olhe com carinho pra o povo que tão na pobreza extrema que agricultura seja o nosso caminho de sucesso pra nos não em carvão que não vamos ver nada que melhor a vida do cotidiano
    11 hrs · Like
  • Joao Nduza Congratulation Jorge Ferreira cla cla cla cla... É isto ou uma coisa parecida k queremos ver e ouvir dos nossos analistas e investigadores .
    Um analista n pode analisar e comentar / lançar artigos tendenciosos k por vezes notamos manifestaçoes d " egoismo" contra uma drterminada figura .
    9 hrs · Like
  • Maria Margarida Chaves Marques Foi um discurso bonito. Com alguma lacunas importantes (como a da terra e do meio ambiente) mas que nos dá alguma esperança ...
    9 hrs · Like · 1
  • Donaldo Chongo Há tipos sem noção mesmo. Senhores, esse país só se vai desenvolver se houver um debate incisivo sobre o trabalho daqueles que detêm os nossos destinos, os governantes.
    6 hrs · Like
  • Sérgio Wíliamo A China em 10 anos tornou-se a maior potencia economica mundial, alcancou esse desiderato gracas a medidas severas de politica economica. Ora, se a China alcancou tal desiderato em tao curto espaco temporal, nao acho que o discurso do PR contenha inalcancaveis.
    1 hr · Like
  • Eleuterio Pita Santos Acho muito demais para um homem cumprir, sua excelencia poderia ser mais moderado no seu discurso para nao criar magoas, alias excelencia nao foi candidato independente, vem de cor partidaria. Pois, acredito que esse partido nao ira mudar politicas por elegido um novo presidente...
  • Carlos Nhaningue tenho fe que Nyusi posera supreender a massa critica !

Sem comentários: