quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Férias nos distritos animam jovens estudantes


Sexta, 16 Janeiro 2015 00:00 |

OS resultados animadores do contributo que os jovens têm estado a demonstrar no desenvolvimento dos distritos do país são o grande mote para que os finalistas da Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique (AEFUM) se alistem para participar na 10.ª edição do Programa Férias Desenvolvendo o Distrito (PFDD) do ano em curso.
A informação foi dada a conhecer na quarta-feira ao nosso Jornal por Hélio Mazive, coordenador da 10.ª edição do Programa Férias Desenvolvendo o Distrito, que a partir do próximo dia 22, com a duração de um mês, levará 750 jovens finalistas e graduados do Ensino Superior a prestarem o seu contributo nos distritos.
De acordo com a nossa fonte, o balanço que a Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique faz é positivo, pois o mesmo se traduz no crescimento e resultados obtidos ao nível do país.
“Constatámos que muitos jovens não têm receio de ir aos distritos trabalhar, o que mostra a grande aceitação que o projecto férias nos distritos tem. Tanto é que, devido ao sucesso do projecto, se equacionam outras áreas de actividade de modo a enriquecê-lo”, disse Hélio Mazive, coordenador da 10.ª edição do PFDD.
Por seu turno, Sandra Brito, directora do Ensino Superior no Ministério da Educação e em representação do Governo, encorajou os jovens a serem perseverantes e ambiciosos na escolha que fizeram, como forma de prestar o seu contributo no desenvolvimento dos distritos.
Na quarta-feira, na cidade de Maputo, teve lugar um seminário de capacitação dos estudantes que tinha como enfoque dotar os finalistas de matérias suficientes para que possam encarrar a realidade dos distritos.
Nesta 10.ª edição o destaque vai para o empreendedorismo e auto-emprego, áreas nas quais os jovens podem identificar as possíveis oportunidades nos 128 distritos a serem escalados pelos estudantes.
Medicina, infra-estruturas, agricultura, engenharia civil, comunicação e recursos humanos são as áreas em que os jovens terão uma intervenção directa durante os 30 dias que estiverem a trabalhar nos distritos.
A Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique, criado em 2006, é uma organização sem fins lucrativos que congrega cerca de 4000 membros, de entre os quais finalistas e recém-graduados das diferentes instituições de Ensino Superior em Moçambique e na diáspora.
Desde essa altura, a AEFUM vem levando estudantes finalistas e recém-graduados aos distritos no período de férias a fim de desenvolverem actividades de forma voluntária em diversas áreas. O projecto tem estado a contribuir para a redução dos índices de desemprego dos graduados do Ensino Superior e a insuficiência de técnicos com formação superior nos distritos.
O PFDD tem a parceria do Governo através dos ministérios da Administração Estatal, Juventude e Desportos e Planificação e Desenvolvimento, Autoridade Tributária, Linhas Aéreas de Moçambique, VSO e EMOSE.

Sem comentários: