sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Expresso revela arquivo de documentos confidenciais do caso Espírito Santo

Ficheiros BES
O Expresso disponibiliza aos leitores documentos confidenciais que serviram de base a grande parte da investigação jornalística ao caso Espírito Santo, ao longo de meses. A iniciativa editorial abre a arca de fontes documentais PARA partilhar informação essencial com a comunidade, visando contribuir para o esclarecimento de um dos maiores escândalos financeiros de sempre. São os Ficheiros BES.
 |
 
Expresso revela arquivo de documentos confidenciais do caso Espírito Santo
 GRAFISMO: TIAGO PEREIRA SANTOS
A informação disponibilizada, com acesso livre a todos os leitores, é uma das bases da investigação do Expresso, que publicou centenas de notícias ao longo de meses, e que contribuiu PARA a revelação do caso que acabou no colapso de um dos grupos económicos mais poderosos do país, na desagregação do império da família que o controlava e na intervenção pública no Banco Espírito Santo. O processo afetou milhares de clientes, trabalhadores, acionistas, investidores em diversos países e teve ramificações na política, na economia e no sistema financeiro, numa escala sem precedentes.
Ao longo de vários dias, o Expresso irá divulgar documentos dos seus próprios arquivos, a que foi tendo acesso e que foi trabalhando ao longo do tempo por via das suas próprias fontes envolvidas nos processos, cuja identidade é protegida. A publicação desses documentos obedece aos princípios deontológicos da profissão e ao Código de Conduta do Expresso. Com esta iniciativa, inédita, o Expresso pretende contribuir PARA a compreensão completa do tema que, a par da investigação jornalística, está sob investigação judicial das autoridades públicas, e política, na Comissão Parlamentar de Inquérito. O Expresso publica assim notícias e análises mas também as fontes primárias e não editadas que as sustentam.
Esta partilha será feita ao longo do tempo, em função da oportunidade e da possibilidade de libertar documentos. Muitas fontes documentais e orais da redação nunca poderão ser disponibilizadas, por uma questão de sigilo e proteção de fontes. O objetivo do Expresso é servir a comunidade de leitores, investigadores, lesados, jornalistas na busca comum do apuramento dos factos e da compreensão do caso.
PARA ler os Ficheiros BES, clique nas notícias em baixo




Esta lista de notícias e cartas continuará  a ser atualizada.



Sem comentários: