quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Estado Islâmico já reagiu à nova capa do Charlie Hebdo

  

14/01/2015 11:56:26

  
O EI tem na sua origem a Al-Qaeda no Iraque 
DR
Estado Islâmico já reagiu à nova capa do Charlie Hebdo
O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) considerou hoje "muito estúpida" a publicação de caricaturas do profeta Maomé na nova edição do jornal satírico francês Charlie Hebdo.
Num boletim informativo da rádio do EI na internet Al Bayan, o locutor disse que "Charlie Hebdo publicou caricaturas que mais uma vez dizem respeito ao profeta e esta é uma acção muito estúpida".
O semanário francês lançou hoje a sua primeira edição depois do ataque de que foi alvo na semana passada. A capa tem uma caricatura de Maomé, de lágrima no olho, segurando uma folha com a frase 'Je suis Charlie', igual às utilizadas por milhões de pessoas que se têm manifestado em defesa da liberdade de expressão. O desenho tem como título "Tudo está perdoado".
Os escritórios do semanário no centro de Paris foram atacados no dia 7 pelos irmãos Said e Cherif Kouachi, que mataram 12 pessoas e foram mortos pela polícia dois dias depois nos arredores da capital francesa.
Os atacantes disseram ter "vingado o profeta" Maomé, caricaturado em diversas ocasiões no jornal satírico.
A Al-Qaeda na Península Arábica, sediada no Iémen, assumiu a autoria do ataque.
O EI tem na sua origem a Al-Qaeda no Iraque, embora na Síria tenha enfrentado o ramo da organização liderada inicialmente por Usama bin Laden, a frente al-Nosra.
Lusa/SOL

Estado Islâmico usa criança para matar dois alegados espiões russos

Novo vídeo do grupo extremista mostra dois homens a confessarem que pertencem aos serviços secretos russos. Execuções são feitas por um menor, cujo rosto já foi utilizado na propaganda da organização.
 |
Estado Islâmico usa criança para matar dois alegados espiões russos
Tal como o grupo islamita nigeriano Boko Haram, também o Estado Islâmico (EI) está a recorrer a crianças para chamar a atenção da comunidade internacional. Nesta terça-feira, o EI divulgou um vídeo na internet que mostra uma criança a executar dois alegados espiões ao serviço da Rússia.
Os supostos infiltrados, ajoelhados, revelam ser oriundos do Cazaquistão e da Rússia e que estavam a trabalhar para os serviços de inteligência russos.
Um deles chamado Mamayev Jambulat Yesenjanovich disse que procurava obter "informações sobre combatentes russos entre os jihadistas", enquanto o outro, Ashimov Sergey, referiu que tinha como missão localizar e matar um líder do Estado Islâmico.
As revelações foram proferidas após uma sequência de questões colocada por um extremista de barbas, vestido de camuflado, que falou em russo.
"Alá encarregou a agência de segurança do Estado islâmico de deter estes dois espiões. Pela graça de Alá, eles agora estão sob a custódia dos pequenos leões do Califado", declarou o jihadista.
Nas imagens difundidas pelo al-Hayat Media, que tem sido a máquina de propaganda do grupo radical, esse homem está acompanhado por um rapaz, cuja idade não é revelada - mas que aparenta não ter mais de 12 anos - que depois disparou contra os dois indivíduos na cabeça.
Ao contrário dos vídeos com reféns, em que os prisioneiros aparecem vestidos de laranja, os dois homens visados neste vídeo de pouco mais de sete minutos usam vestes cinzentas.  
Ainda não há nenhuma confirmação de Moscovo quanto à autenticidade do vídeo. Do Departamento do Estado norte-americano também não houve reações.    
Não é a primeira vez que esta criança é utilizada na difusão do Estado Islâmico. Este vídeo termina precisamente com imagens de outro anterior, posto a circular em  novembro, no qual se exibia um campo de treino onde está a ser preparada a "próxima geração" de jihadistas, que incluía este jovem. Autodenominava-se "Abdullah", do Cazaquistão, e admitia que quando crescesse queria "matar infiéis"



Sem comentários: