terça-feira, 6 de janeiro de 2015

DETENÇÃO DO MUCHANGA: Um Rastilho






Agora que detiveram novamente o Muchanga, porque é que não prendem de uma vez por todas o Dhalkama, o Rahil, o Bissopo, o Namburete, o Douglas Griffiths e os seus comparsas de Portugal e da Itália....? Porque é que não decretam o fim da liberdade de expressão e mandem para os Campos de Reeducação todos os que votaram na Renamo e no MDM, moçambicanos de segunda categoria? Porque é que não banem aPátria Amada e recuperam o Viva Viva a Frelimo? Porque é que o Nyusi anda aí a fingir que ele vai governar de forma inclusiva se ele aprova este regime persecutório...? Porque é que não reinstauram o recolher obrigatório e prendem todos os que não tiverem o cartão vermelho? Porque não fecham os jornais não alinhados na modorra do pensamento único e as ONGs subversivas? Porque não amordaçam o Carlos Nuno Castel-Branco? E façam implodir a Liga dos Direitos Humanos, para que a Alice também desapareça? E agora também, já que aqui nas redes a subversão é intensa, peçam ao Obama para interromper a internet para Moçambique como ele fez com a Correia do Norte há dias...assim talvez ficariam descansados de uma vez por todas... e teriam alas abertas para decidirem sobre quem fica com o quê na partilha dos recursos naturais em curso, razão fundamental para esta diversão policial com que nos brindam um 2015 que todos pensavam de transição geracional mas que os modos, os gestos, a forma, mostram será mais do mesmo...

Like ·  · Share · Today · Edited ·

Reinier Cedeno shared a photo to the group O PAIS DA VERDADE.
17 mins · 
DETENÇÃO DO MUCHANGA
Neste país somente o G40 está autorizado a insultar, menosprezar e maldizer dos partidos da oposiçao. O povo não pode reivindicar??!! Julgo ser necessário oportuno e urgente que o povo Moçambicano ponha a mão na coinsciência e diga basta a estas atitudes da Frelimo.
As eleições não foram justas, livres e muito menos transparentes, aliás foram manchadas de grandes e gravíssimas irregularidades, onde num país sério, as mesmas seriam liminarmente anuladas. Mas, como ja era de prever, deram vitória ao perdedor. A Renamo na sua legítima acção, contestou esses resultados, assim como o MDM.
O partido Renamo tomou seu rumo, convocou marchas populares à nivel nacional para contestar os resultados. E ainda, pelos mesmos motivos (do não reconhecimento dos resultados) decidiu que os seus deputados não irão participar da investidura...
Julgo também, para o bem da democracia e de todos moçambicanos, o MDM deveria tomar a mesma postura, de alinhar com o posicionamento da Renamo, independentemente das diferenças politicas, mas a causa é comum, assim teríamos uma oposição mais fortificada e coesa, capaz de acabar com a ditadura. Num momento crucial em que vivemos, o MDM deveria ter acções concretas dignas de honra pelo povo moçambicano e não simplesmente limitar-se a assistir, diz-se em gíria popular, quem não tem cão, caça com gato. O facto do MDM não ter exercito não quer dizer que vá aceitar tudo que a Frelimo imponha... É necessário agir para merecer a confiança e o respeito do povo.
Aquí está uma oportunidade ímpar do MDM filiar-se à renamo para em conjunto marchar contra os resultados eleitorais e abster-se de tomar posse nos orgão parlamentares, afinal também foram roubados, ou não?
Prender o porta-voz é resolver o problema???
PRENDAM NÃO SÓ O MUCHANGA, MAS SIM, A RENAMO TODA!
Quer me parecer que os órgãos vocacionados a manter a ordem e tranquilidade pública e administrar a justiça em Moçambique andam com ideias fixas, de que o António Muchanga é o incitador mor a manifestações ilegais e a violência. Até que pode ser, se é, faz a mando de um partido do qual não so é membro, mas também é legítimo porta voz do presidente.
Portanto os actos do Muchanga são executados em representação legal do seu partido, RENAMO, sob ordens do presidente Dlakama. Então porquê não prender Dlakama, ao invés do seu porta voz? Algum medo ou receio? Seria mas sensato?
Nas manifestações marcadas pela RENAMO e tornadas públicas pelo Muchanga, na qualidade de porta voz, a face que menos se notabilizou foi desse cidadão. Acompanhei os discursos tornados públicos pela imprensa, a manifestação não só foi na cidade de Maputo, em outras províncias, foi notório outros membros e representantes da RENAMO, liderando uma avalanche de membros e simpatizantes contestando os resultados eleitorais validados pelo C.C e apelando por um lado, o governo de gestão e por outro, a formação do governo de Dlakama e seu partido. Porquê igualmente não prende-los?
Prendam, igualmente, todos delegados e mobilizadores da RENAMO, aliás prendam toda RENAMO. Não temos celas e cadeias suficientes?
Ou será que a prisão do Muchanga constituí o recado oficial ao Dlakama de que o estado não mais vai tolerar arruaças e conflitos militares de ele é exímio orquestrador.
É urgente prender toda RENAMO, incluindo Dlakama, assim enfraquecemos, aliás acabamos com a oposição e nos mantemos perpetuamente no poder. E O povo?! Este não mais vai reclamar, pós não haverá mas quem incita-los.

  • Josina Malique Porque nao e o caso!
  • Inacio Fernando esse poema, mano!
  • Fernando Seda Porque, porque, porque, Perguntas sem resposta e nao sabemos porque. O povo sabe
  • Helio Sabota ISTO XTA FICAR PESSIMO
  • Luis Nhachote Devem estar com saudades deste tempo...
  • Mar Judit Muhate Estou farta de sangue; de viver sob a mira de 1 AKM; de cordeiros sanguinário. Esse fulano vai à cadeia e amanhã estará livre e intacto. Pena não poder dizer o mesmo dos que se foram e dos que ainda serão dizimados, por esse bando de ...
  • Rogerio Cuinica E ja s sabe dos motivos?...
  • Luis Nhachote Os motivos ...
  • Jr Chauque Epa Epa o homem falou certo pá Mto certo valeu
  • Américo Matavele E porquê não seguir a lei, pregando o amor e não ódio? Porquê não pregar a união e optar pela divisão? E porquê embalar este odio ideológico que se transmuta em activismo politico? Afinal pirque o abraço à anarquia e não pregar o respeito pelas instituições? E ainda, porquê é que não existe uma analise factual e cronológica dos factos, e vamos logo para os resultados, ou como diz alguém, pirque começar da conclusão?
  • Nadia Zafirah Não se pode prender uma nação, mas pode-se prender os que trabalham contra a nação.
    about an hour ago · Edited · Like · 1
  • Joao Jone Chicote Laidainhas da nossa senhora. Senhor tende piedade de nos!
  • Luiz Pereira Até podem ganhar a batalha na serra da gorongosa, mas nao a guerra....e vao resolver o quê! Aqueles guerrilheiros nao tem nada a perder, mas tem o povo.....i isso me preocupa bastante. Enfim..... Oremos pelo melhor...
  • Augusto Magaure Mano Américo Matavele, roubar, arrancar algo alheio e cumprimento das leis, da constituicao da Republica ? Outras coisas pa!
    about an hour ago · Edited · Like · 1
  • Salvador Agostinho Mulumbua Epa a BOMBA ARREBENTOU.
  • Ismael Chutumia O "fugitivo", desde Sábado, foi encontrado nas bombas de combustível desta Segunda-feira próximo de sua casa...isto só dá para rir para não chorar
    about an hour ago · Edited · Like · 5
  • Américo Matavele Não entendi, mano. Factos ou senso comum?
  • Constantino Carlos Novela isto nao é país nao é nada. vivemos de aparente democracia, aparente liberdade de expressao. o governo da Frelimo é na verdade ditatorial camuflada na democracia. que país é esse onde nao ha alternacia governativa e que tudo acontece ao jeito que um punhado de gente quer.
  • Augusto Magaure Factos, peca videos do discurso do seu Presidente Guebuza, iras ouvir a dizer que arrancaram a vitoria a oposicao, afinal, eleicoes e isto?
  • Américo Matavele Mano Constantino, o que é alternancia? Como se faz? O que é necessário?
  • Álvaro Xerinda Eu tiro chapéu para o teu post Marcelo Mosse
    about an hour ago · Edited · Like · 2
  • Américo Matavele Mano Augusto, eu estive la e não preciso de vídeo. Cada um é responsável pelo que diz, e não pelo que o outro entende. By the way, Guebuza é teu PR, mesmo isso doendo, mano.
  • Rogerio Cuinica Ora!...xta claro quem xta a incitar a violencia!xta claro tbm k esse termo muda d significado kuando n s xta do lado k convem aos k mandam prender.e xta claro tbm k akele dscurso de vitoria do Nyusi era para boi dormir ou entao alguem ta a lembrar lhe(o Nyusi) k n tera autoridade nenhuma.enfim...triste cena.mais triste ainda quando caiem por terra as esperancas d alguns como eu k acreditavam k com o novo governo algumas praticas iriam mudar
  • Mitolas Chrineyka Ainda bem que alguém se recordou que estamos num Estado de Direito, chega de se fechar olhos à violação da lei suprema para atender caprichos insaciáveis de um certo grupo que só sabe viver de chantagem em chantagem. Muchanga tem sido o rosto dos fora da lei, daqueles que todos os dias pregam o desrespeito pelas instituições e leis vigentes na República de Moçambique. Já agora Marcelo, desde quando liberdade de expressão é sinonimo de incitamento a violência? de desrespeito ao Estado e suas instituições?
  • Ismael Chutumia Parece que ninguém consegue interpretar o "arrancamos"
  • Nisio Banda neste pais cuidado com que diz todos nos somos da SISE ate que prove o contrario...
  • Augusto Magaure Seu presidente partidario porque naquele dia falava na qualidade do presidente do Partido e nao chefe de estado, separe as aguas Mano.
  • Marcelo Mosse Ismael Chutumia esse fugitivo tem um programa na Miramar aos domingos em que contracena com a minha amiga Éssita Sigaúque...dizem-me que ele esteve lá ontem em directo....O Mablinga Shikhani pode confirmar isso, não?
    about an hour ago · Edited · Like · 4
  • Américo Matavele Ate ai tens razão, mano Magaure.
  • Noa Inacio Do apelo anarquismo ao apelo ao totalitarismo deve haver um meio termo, um ponto de intersecção. Afinal a Paz não é o bem maior a preservar? A lei que não salvaguarda os bens mais supremos (paz) das populações, não serve.
  • Éssita Sigaúque Eu so olho já!!
  • Ismael Chutumia Esta do "arrancamos" faz-me lembrar a polémica a volta do conceito "Geração da Viragem" só o tempo para nos fazer esquecer
  • Maria Do Carmo Manjate Sao muitas perguntas Mosse , justas e pertinentes, infelizmente ninguen vai responder porque nao teria como fazê-lo. 

    No fundo isto é uma ditadura dessimulada, so nao enxerga quem nao quer ou quem está comprometido com o regime.
  • Nisio Banda os desprezos de G40 a oposicao em nenhum momento figura como insitacao a violencia mas se os pes descalsos endagam sobre o pais de alguns ai sim eh o futuro e incerto.
  • Augusto Magaure Ismael Chintumia! de nos o significado do ªarrancamosª.........
  • Jasmin Rodrigues Conjunturo uma hipotese: que esta seja uma provocacao para que a renamo Reaja com violencia e assim inicie -se a guerra. Isto Ira destruir a imagem da Renamo por ter "iniciado a guerra" e mais importante ainda Ira garantir que a Frelimo tenha um motiv...See More
  • Alfredo Macuácua Estamos a viver numa cagada de país dirigido por ditadores camuflados de democratas. Vem aí a "terceira guerra nacional" para satisfazer os apetites belicistas dos colonos pretos. Macacos me mordam...
  • Nadia Zafirah O caricato disto é que quando temos um grupo a ameaçar, a promover a violência, a desrespeitar a Contituição, a divisãod o país, não vemos estas "brilhantes" análises. Quando se faz cumprir a lei, alguns não vêem nisto a defesa da democracia?! Porquê a dualidade de critérios? É por isto mesmo que alguém disse "arrancamos a nossa vitória"!
  • Núman Wane Senhora Essita Sigauque,olha o que' ja?A senhora nao anda ai a defender estes BANDIDOS ate nas TV's?
  • Nadia Zafirah Claro, quando temos gente que tudo que quer é ver o partido e o governo de joelhos, é realmente necessário lutar pela sobrevivência, arrancando-a. E, fizemo-lo! Não vejo nenhuma justiça aqui, apenas ódio, inveja e resentimentos. Não importa quão a oposição esteja errada, se é contra a Frelimo, então, tudo vale e é aplaudida até por análiises "brilhantes". Vamos em frente, arranquemos a nossa vitória, arranquemos a ordem para o nosso povo, arranuqemos a prosperidade para a nação, arranquemos o cumprimento pelas leis e a defesa da nossa constituição, arranquemos a nossa paz das mãos dos belicitas. Sim, arranuqemos.
  • Éssita Sigaúque Marcelo Mosse, meu amigo, sem querer entrar para as várias questões, deixe-me apenas dizer que o programa do Domingo passado foi diferido. Por causa das festas e porque tinhamos nossas agendas fora de Maputo (repare que o VM nem esteve, eu cheguei ao e...See More
    about an hour ago · Edited · Like · 3
  • Antonieta Maunze Paz Paz Paz please
  • Queiros Maoze Na minha cabeça só cabe a PAZ
    A PAZ!
    EX MINISTRO DA DEFESA,se cuidem moçambicanos

    Elegemos um belecista
  • Ismael Chutumia Nadia Zafirah nesta senda do "arranca tudo", a liberdade também não estará a ser arrancada, por engano?
  • Maria Do Carmo Manjate Optima analise Jasmim , estao a provocar para depois apresentarem-se como vitimas perante o povo. Mas esse truque é velho e ja está gasto.
  • Samarate Chembene Se essa noticia for verdade,bem haja o Governo Mocambicano,que so esta apenas a cortar o mal pela raiz. So esta correcto quando a oposicao faz e desfaz? Nos poupem,tambem foram criados para isso mesmo Oposicao.
  • Affonso Guerreiro O pior é que há cidadäos (plebe), que näo sei se é por ingenuidade ou conivência, que apoiam essas acçöes doentias.
    Dizem-se nobres e que defendem a naçäo e a democracia. Ei-la!
    Que espécie de democracia é esta em que manifestar sua opiniäo e direito à
     indignaçäo é crime? Aonde vamos com tanta intolerância? Os que apoiam este regime insuportavelmente cleptocrático sentem-se bem com isto? É triste.

    Aglutino tudo o que o Mosse indagou em uma única frase:
    -Porquê näo declaram definitivamente, de forma oficial, que estamos numa DITADURA??
  • Zulficar Mahomed Prezado Marcelo Mosse.
    A legalidade foi "atropelada" logo no acto eleitoral de 15.10.2014.
    1. Ao não ser permitido que todos os inscritos votassem.

    2. Quando os Editais de apuramento foram adulterados.
    3. Quando a compilação dos dados pelo STAE foi feitas sem o suporte fisico.
    4. Quando a CNE divulgou resulltados que não encontram justificação.
    5. Quando o CC valida o invalido.
  • Patxu Chaúque Temos que deixar uma coisa bem clara: Frelimo esta a tremer de verdade disso ate os apoiantes sabem... Renamo é um partido com punho forte que nem a própria FIR e FADM conseguiram matar o senhor Dlakama. Assim acham que estão a zelar pelo futuro de Moçambique? Ó frelimo de merda.
  • Samarate Chembene Quando o djakas anda ai a incitar a violencia dos oculos escuros ninguem fala nada.
  • Paizinho Mhula Primeiro fizeram da corrupção um direita inalienável nas instituições estatais, depois criaram guerrinhas sem cabimento só para confundirem a opinião pública depois assinam um fiasco de fim das hostilidades militares onde o cidadão sai a pagar o pato a um valor assaz alto logo depois se aldrabão resultados eleitorais e que na mesma senda de aldrabice aparece um descontente a afirmar que arrancaram a Victoria isso só para mostrar desagrado por sair do poder meus irmao os mocambicanos estam em um território arrendado ou são marionetas de alguém? Meus caros os deputados já nos custam uma fortuna, o líder da maior oposição nos custa uma imensa soma monetária os ministros ja nao digo o presidente e sua esposa e filhos pior, compatriotas que país é este mesmo? O banditismo já é moda nesta pátria de corruptos onde o povo vive de boladas onde o funcionário chega ao serviço com olho aberto para ver o que roubar para casa, onde o estado foi tomado de assalto agora mais esta de provocar os outros só para criar guerra e derramar sangue inocente isto é país mesmo? Ou um mouro do Alemão em Moçambique ? Tem razão alguns até mesmo eu os citei na minha monografia e volto a faze-lo "mocambique é um Estado criminalizado Marcelo Mosse" governado por gangster's Mia Couto .........meu caros vamos procurar perceber o que s3 passa com o nosso país tirar o colono branco para ficar com colono negro é pior meus caros analisemos com frieza o que está ocorrendo neste país da corrupção
    58 minutes ago · Edited · Like · 6
  • Samarate Chembene Quando se pauta pela anarquia,sempre se pensa que o que esta correcto eh a tal Ditadura.
  • Éssita Sigaúque Sr. Numan Wane, queria eu ter pachorra para responde-lo. Felizmente, não a tenho. Uma excelente tarde para si. 2015 Próspero.
    57 minutes ago · Like · 1
  • Anasse Junior Nao me vem em mente neste momento o autor das seguintes palavras: "So quando um mosquito pousa nos teus testiculos percebes que nem tudo na vida se resolve com violencia...." SERA QUE HA NECESSIDADE DE CADA UM DE NOS SENTIR ISSO?
    54 minutes ago · Like · 2
  • Samarate Chembene O governo esta atento aos que querem vender o Pais em nome da Democracia.
    54 minutes ago · Like · 1
  • Paizinho Mhula Acredito eu que este deva ser um debate político academico certo Sr Numa Núman Wane e Sra Essita Éssita Sigaúque? Controlem- se procurem argumentos e não ataquem as pessoas
  • Euridice Manhica A restante cambada de bandidos armados tambem devia ir presa. Estamos cansados de viver amedrontados. Chega!
  • Mna Mna frelpatos frelsnasp frelcomunismo
  • Soraya Nancassara Fazem e desfazem e quem vai pagar a factura é o povo e Eles no bem bom, Possa k País de merda
    48 minutes ago · Like · 1
  • Samarate Chembene A FRELIMO eh forte. A ver vamos.
  • Paizinho Mhula Olha mana Euridice Manhica mingue deve ir preso por expressar seu sentimento de desagrado o que temos que fazer como um povo e dialogar e não nos montamos arapucas como dizia Voltaier "mesmo não concordando com o que tu dizes defenderei até mesmo com a minha vida o direito de o dizeres"
    45 minutes ago · Like · 1
  • Soraya Nancassara Sama, Sama, neste campo somos verdes para esses madalas de cabelo branco k nada fazem na dita e famosa FRELIMO
  • Samarate Chembene Querida Soraya,nao fale o que nao sabes!
    44 minutes ago · Like · 1
  • Paizinho Mhula Samarate Chembene como patriota acredito não ser momento de fanatismo mas de produção intelectual para alimentar as mentes doentias dos nossos políticos
    43 minutes ago · Like · 3
  • Fidelia Chemane Deus, 'e irreversivel, estamos perdidos..................Os comentarios a este post sao assustadores e proprios de um povo que nao se reve nos valores, principios e fundamentos da democracia !!!
  • Samarate Chembene Fanatismo? Nao te vou responder nada meu caro Paizinho Mhula.
    41 minutes ago · Like · 2
  • Joao Nduza Hehehe yei!
  • Soraya Nancassara Ok, a ver vamos no k isso vai dar. Pork vcs os frelimistas tem kem vos defenda. E o povo a kem vos elegeu? Kal sera o fim deles?
  • Faysal Sayyid "Erro fatal" cometeu a Renamo, pensando que pode obter dividendos políticos a custa da chantagem e violência ao povo.
    36 minutes ago · Like · 2
  • Tavasse Mwa Dzovo Oh yes...Falta o povo neste cenario todo...so o povo e a solucao
    35 minutes ago · Like · 2
  • Cláudio Eliazare Banze Assane Junior o Autor eh Indira Ghandi
    31 minutes ago · Like · 1
  • Cláudio Eliazare Banze Anasse Junior as palavras pertencem a Indira Ghandi
  • Affonso Guerreiro Se säo täo bravos e honrados, porquê näo prendem directamente o Afonso Dhlakama?
    Têm medo, näo é?
    Cobardes!
  • Tiago Tendai Chingore De facto amigo muito mais amigo d meu falecido pai mano mosse. Ok estamos acompanhar cá n Diáspora sobre a detenção do muchanga mais uma vez, prova k teremos mau tempo e espacial no país e kem sofre sempre é aquela minha avó k tem machamba no pungue. Revue, frankungo k n poderão viajar temendo guerra logo fome se instaura.
    Vamos lutar p a paz viva a paz ode a paz nda de luta até quando África.
  • Éssita Sigaúque Paizinho Mhula, atacar pessoas? Não se preocupe, eu sei viver em sociedade. Abraço meu caro, votos de uma excelente tarde.
    25 minutes ago · Like · 1
  • Rui Teófilo Mungói É o pai dela Cláudio Eliazare Banze, o Mahatma Gandhi e não a indira...
  • Miguel F. Makaringi Eu não entendo o país onde vivo....muito menos os meus governantes
  • Affonso Guerreiro Américo Matavele, o anarquismo só tem pernas para andar em regimes ditatoriais. 
    Já que falou de divisionismo e ódio, vou-te dizer quem é divisionista e hater(
    -Lembro do Guebuza na sua comemoraçäo, dizendo "os outros queriam a vitória e arrancámo-la".


    Aí pergunto: que inclusäo há nestas declaraçöes? Que amor há? Que senso de armonia há? E se o Muchanga incitou a violência, porquê näo prendem o Dhlakama que disse coisas mais contundentes? Porquê näo prendem à RENAMO?
  • Ana Paula O debate ta forte. Da para ver quem é quem... amaine mos os animamos
  • Armindo Pereira Antonio Pereira O partido frlmo é um partdo dos bandos, sao reis da gatunagem,larápios, covardes. E esse ladrao q ta para substituir ladrao igual, andou a falar q a frelimo teve uma retumbante, ele sem vergonha teve coragem de se xpressar perant um povo. Se prenderam o muchanga nao cancelaram actividades da renamo... vos sos covardes..

Sem comentários: