terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Conheça Dag Hammarskjöld, secretário geral da ONU vítima do Apartheid

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Dag Hammarskjöld Medalha Nobel
NacionalidadeSuécia Sueco
Nascimento29 de julho de 1905
LocalJönköping
Morte18 de setembro de 1961 (56 anos)
LocalNdola
Prêmio(s)Nobel prize medal.svg Nobel da Paz (1961)
Dag Hjalmar Agne Carl Hammarskjöld (ajuda-pronúncia: Loudspeaker.svg? Dag Hammarskjöld) (Jönköping29 de julho de 1905 — Ndola18 de setembro de 1961) foi um diplomata, economista e escritor sueco, secretário-geral das Nações Unidas (ONU) de Abril de 1953 até sua morte. Faleceu perto de NdolaRodésia do Norte (hoje Zâmbia), numa controversa queda de avião, no desempenho do seu trabalho a serviço da ONU. O presidente John F. Kennedy o chamou de "o maior estadista do nosso século".1

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Dag Hammarskjöld nasceu em Jönköping, na Suécia, embora tenha vivido a maior parte da infância em Uppsala. Era o mais jovem e quarto filho de Hjalmar HammarskjöldPrimeiro-Ministro da Suécia (19141917). Seus antepassados tinham servido a Coroa Real Sueca desde o século XVII. Estudou na Universidade de Uppsala, onde obteve graduação e pós-graduação emEconomia Política e Direito. Posteriormente obteve o doutoramento (1933) na Universidade de Estocolmo.
Ocupou cargos políticos no governo da Suécia, onde foi ministro, e no Banco da Suécia, do qual foi presidente. De 1953 a 1961foi secretário-geral das Nações Unidas, e sua conduta regeu-se pelos princípios da imparcialidade e da independência.
"Seu primeiro grande desafio veio do Oriente Médio, em outubro de 1956, quando o presidente do EgitoGamal Abdel Nasser, nacionalizou o canal de Suez, que era propriedade de empresas britânicas e francesas. O Reino Unido e a França elaboraram um plano secreto para que Israel invadisse o Egito e uma força anglo-francesa interviesse para "restaurar a ordem". A operação teve forte oposição de Hammarskjöld, que, com o apoio dos Estados Unidos e da URSS, ameaçou intervir militarmente. As forças anglo-francesas e israelenses foram obrigadas a se retirar e uma força de paz da ONU – a primeira delas, que teve participação de tropas brasileiras – foi criada para garantir o cessar-fogo. A mais extraordinária façanha da ONU também marcaria o início do fim do colonialismo europeu.
Em 1960, a Bélgica subitamente resolveu dar independência ao Congo. O poder ficou dividido entre um presidente moderado, Kasavubu, e um primeiro-ministro radicalPatrice Lumumba. Surgiram motins contra oficiais belgas e ataques a europeus no Congo. Instigada pelos belgas, a província de Katanga, rica em petróleo, declarou-se independente, sob a liderança de Moïse Tshombe e um exército de mercenários brancos. A ONU enviou uma força de paz de quase 20 mil homens para restaurar a ordem. A recusa de Hammarskjöld em colocar as tropas a serviço de Lumumba provocou a ira do então dirigente soviéticoNikita Khrushchov, que protestou batendo com o sapato em sua mesa naAssembléia Geral das Nações Unidas. A situação tornar-se-ia pior com o assassinato de Lumumba pelas tropas de Tshombe. Em Fevereiro de 1961, a ONU autorizou as Forças de Paz a usar a força militar para evitar a guerra civil. O ataque dos capacetes azuis a Katanga provocou a fuga de Tshombe para a então Rodésia do Norte (hojeZâmbia). Em 17 de setembro, Hammarskjöld embarcou para lá para discutir um cessar-fogo com Tshombe. O DC-6B que o transportava caiu pouco depois de avistar oaeroporto. Uma investigação das autoridades coloniais concluiu que houve erro do piloto. A ONU não aceitou tal resultado e a questão permaneceu oficialmente em aberto. Uma pesquisa efetuada pelo jornal inglês The Guardian, em 2011, levantou sérios indícios de que o avião foi abatido, pouco antes de pousar, por mercenários ocidentais baseados na Rodésia do Norte, atual Zâmbia.2 . Em 2012 foi constituída uma comissão internacional de alto nível, constituída por juízes, diplomatas e outras autoridades, para reexaminar o assunto.3

Legado[editar | editar código-fonte]

Dentro e fora da ONU Dag Hammarskjöld é reconhecido como modelo a gerações futuras. Deixou muitos escritos que são merecedores de leitura e reflexão. Quando de sua morte, em trágico acidente aéreo, entre seus pertences foi encontrado o seguinte escrito: "Quando nasceste, todos riam, só tu choravas. Vive de maneira tal que, quando morreres, todos riam; só tu não tenhas lágrimas para verter".

Prêmio Nobel da Paz[editar | editar código-fonte]

Dag Hammarskjöld era candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 1961 e foi premiado a título póstumo. Após a atribuição deste prémio houve alteração das regras de atribuição no sentido de posteriormente não permitir atribuições do Nobel a título póstumo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ir para cima Linnér S (2007). Dag Hammarskjöld and the Congo crisis, 1960-61 (PDF) (em inglês) 28 pp. Uppsala University. Visitado em 28 de julho de 2012.
  2. Ir para cima "Dag Hammarskjöld: evidence suggests UN chief's plane was shot down" - http://www.guardian.co.uk/world/2011/aug/17/dag-hammarskjold-un-secretary-general-crash?INTCMP=SRCH
  3. Ir para cima "New inquiry set up into death of UN secretary general Dag Hammarskjöld" - http://www.guardian.co.uk/world/2012/jul/18/inquiry-death-un-dag-hammarskjold-2

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons possui imagens e outras mídias sobre Dag Hammarskjöld
Wikiquote
Wikiquote possui citações de ou sobre: Dag Hammarskjöld

Precedido por
Trygve Lie
Secretário-geral das Nações Unidas
1953 — 1961
Sucedido por
U Thant
Precedido por
Albert Lutuli
Nobel da Paz
1961
Sucedido por
Linus Pauling

Sem comentários: