sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

CHITIMA: PGR PROMETE EMPENHO PARA ESCLARECER TRAGÉDIA

  • tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte 
  • Imprimir 
  • E-mail
  • Classifique este item
    (0 votos)
    Chitima: PGR promete empenho para esclarecer tragédia
    Beatriz Buchili, Procuradora-Geral da República/Foto AIM
    A Procuradora-geral da República, Beatriz Buchili, promete fazer tudo ao seu alcance para esclarecer as verdadeiras causas que lavaram a morte por intoxicação de 75 pessoas, incluindo duas crianças, após o consumo de uma bebida de fabrico doméstico chamada Phombe, na localidade de Chitima, província central de Tete, em Moçambique.
    Buchili, que falava hoje em Maputo, durante a cerimónia de tomada de posse de 18 magistrados distritais, aproveitou a ocasião para manifestar a sua solidariedade com as com as vítimas da tragédia de Chitima.
    “Vincamos a nossa determinação, em coordenação com as demais instituições do Estado e a comunidade de Chitima, de tudo fazer com vista ao esclarecimento do que levou àquela tragédia”, disse.
    Na terça-feira, o governo anunciou que continua a aguardar pelos resultados laboratoriais que irão revelar a substância venenosa usada para envenenar um grupo de 177 pessoas que deu entrada no Centro de saúde de Chitima.
    Devido as dificuldades dos laboratórios nacionais para identificar a substância venenosa, o governo viu a necessidade de solicitar o apoio de laboratórios alguns países estrangeiros tais como a África do Sul, Portugal e Estados Unidos, e ainda aguarda pelos resultados.
    Em Chitima, continuam a decorrer acções de educação sanitária sobre as medidas de controlo e a necessidade da procura de assistência médica no caso de aparecimento de sintomas associados com o consumo daquela bebida alcoólica.
    Prosseguem, também naquela localidade, trabalhos de acompanhamento psicológico e apoio social às famílias afectadas.
    (RM/AIM)
    Modificado em 

    Sem comentários: