quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Chanceler Lavrov faz resumo da diplomacia russa em 2014

Rússia, Lavrov, diplomacia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, irá realizar tradicional coletiva de imprensa sobre os resultados da diplomacia russa em 2014.

    • 14:05
      Lavrov: "A situação no que toca ao projeto do gasoduto South Stream é perfeitamente clara: ele foi suspenso definitivamente devido à posição discriminatória da Comissão Europeia".
      Nota da redação: a Rússia anunciou em início de dezembro que abandonava o projeto South Stream, um gasoduto que deveria ter um troço submarino no mar Negro e, passando pela Bulgária, fazer chegar o gás aos países balcânicos, bem como à Hungria, à Áustria e à Itália. O projeto foi cancelado em parte devido à posição pouco construtiva da União Europeia. Em troca foi proposto construir outro gasoduto até à Turquia, criando na fronteira deste país com a Grécia um entreposto de gás para os consumidores da União Europeia.
    • 13:28
      Lavrov sobre o problema nuclear iraniano: "Há progressos. Temos todas as razões para crer que iremos avançar no quadro dos parâmetros acordados em novembro e que preveem a resolução do problema nuclear iraniano até ao fim de junho deste ano."
      Lavrov: "Cerca de metade dos países da União Europeia são a favor do levantamento das sanções em relação à Rússia."
    • 13:08
      Lavrov: "Nós propusemos na última sessão da Assembleia Geral da ONU adotar uma resolução que estabelece a inadmissibilidade de golpes de Estado como instrumento demudança de poder."
      Lavrov
    • 13:04
      Lavrov: "A adesão do Irã à Organização de Cooperação de Xangai é perfeitamente possível se houver progresso nas negociações sobre o programa nuclear iraniano."
    • 12:58
      Lavrov: "A Rússia está pronta a cooperar com a OTAN se os parceiros se dispuserem a um diálogo em pé de igualdade. Temos conhecimento de que o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, estaria interessado em organizar o contato à margem de qualquer eventointernacional."
    • 12:58
      Lavrov sobre os resultados da Segunda Guerra Mundial: "Partimos do princípio de que os resultados da Segunda Guerra Mundial são imutáveis. Eles estão inscritos na Carta da ONU, nomeadamente no seu Artigo 107, que sublinha a caráter imutável de todas as decisões das potências vencedoras. Quaisquer tentativas de colocar tais decisões em causa deverão ser coibidas de forma firme e imediata."
      Lavrov
    • 12:46
      Lavrov: "A Federação da Rússia tem propostas para reformar a Constituição da Ucrânia e sobre o status especial do Donbass."
    • 12:45
      Lavrov: "Os EUA querem dominar no mundo, não querem sequer ser os primeiros entre iguais, mas isso passará."
    • 12:37
      Lavrov: "O principal na regularização /da situação/ na Síria é a luta contra o Estado Islâmico e não a saída de Assad."
    • 12:32
      Lavrov: "A melhoria das relações entre Cuba e os EUA não afetará a parceria estratégica de Havana com a Rússia."
    • 12:31
      Lavrov: "Nas negociações sobre a Síria em Moscou não estará presente nenhum representante oficial da Rússia. O lado russo será representado por especialistas. Não planejamos adotar qualquer documento na sequência dessas negociações."
    • 12:15
      Lavrov: "Este ano iremos receber no nosso país, em Ufa, a cúpula dos BRICS. Os BRICS são uma estratégia de parceria económica, um roteiro de cooperação na área do investimento. Está planeado assinar um acordo de colaboração cultural, será ainda lançado o Secretariado virtual dos BRICS."
      BRICS
    • 12:11
      Lavrov: "Nós fazemos tudo o que é possível para pôr fim ao derramamento de sangue na Ucrânia. É necessário parar de reconquistar ora uma, ora outra localidade, e, o mais importante, parar imediatamente os bombardeamentos de cidades e aldeias, incluindo Donetsk e outras grandes cidades nesta região, nomeadamente a partir do ar e por meio de armas pesadas."
    • 12:00
      Lavrov: "Nós fazemos o possível por regularizar o conflito mantendo a integridade territorial da Ucrânia. Partindo do princípio que todos reconhecem a necessidade de restabelecer a integridade territorial da Ucrânia, o presidente da Rússia apresentou a proposta no sentido de agora não continuar a contraposição na linha de contato, mas sim retirar o armamento pesado dessa mesma linha, tal como está inscrito nos Acordos de Minsk."
    • 11:52
      Lavrov: "As relações entre Moscou e Washington agravaram-se significativamente. A administração dos EUA pôs fim ao diálogo bilateral na maioria das áreas. Nós apelamos aos parceiros americanos voltar ao caminho da interação construtiva quer sobre as questões bilaterais, quer na arena internacional, onde os nossos países têm especial responsabilidade."
    • 11:51
      Lavrov: "A Rússia apela aos EUA para que o caminho da interação construtiva seja retomado."
    • 11:43
      Lavrov: "Moscou está muito preocupada com o recomeço da violência no leste da Ucrânia."
    • 11:38
      Lavrov: "A Rússia vai procurar o cessar-fogo imediato no leste da Ucrânia."
      Lavrov
    • 11:34
      Lavrov: "Não vamos permitir uma nova Guerra Fria, no trabalho em equipe os parceiros devem entender que a segurança não é possível através de ações unilaterais."
    • 11:19
      Lavrov: "Moscou está interessada em desenvolver a cooperação com a UE, é necessário superar todos os problemas decorrentes da crise na Ucrânia."
    • 11:16
      Lavrov sobre o discurso de Obama: "Todas as tentativas de isolar a Rússia não vão dar resultados."
    • 11:12
      Lavrov: "É necessário diálogo direto sobre todas as questões entre Kiev e Donbass, as negociações em todos os formatos devem contribuir para isso."

    Sem comentários: