quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

As palavras-chave de Jorge Ferrão e Celso Correia

Marcelo Mosse added 2 new photos.
3 hrs · Edited · 

Em governação não basta um programa. O estilo também conta, e muito. Ainda não dá para captar o estilo do Presidente Nyusi. Qualquer estilo é também marcado pela espontaneidade dos actos. O body language também nos permite perceber do carácter do personagem. Samora Machel era um exímio usuário da linguagem corporal. Os seus gestos tinham muito significado. Mas creio eu, também, que o estilo pode ser captado nas palavras que são ditas assim de raspão. Por exemplo, no dia da tomada de posse dos novos Ministros, notei em dois governantes, pelo que disseram nas suas primeiras respostas às questões dos jornalistas, dois estilos distintos. Que também mostraram a forma como cada um deles compreende a sua missão.
Jorge Ferrão: “Fazer com que a Sociedade pense a Educação e não a Educação impor-se à Sociedade”.
Celso Correia: “Investimento, dinamização de mercados, promoção de infraestruturas, captação de financiamento”.

Em simples dizeres podemos começar a perceber qual será o estilo de cada um e como cada um compreende a sua missão. Do Jorge Ferrão, sabemos as suas competências. O que ele disse tem um significado tremendo. E não importa que ele seja cunhado do Nyusi. Do Celso Correia, sabemos que ele vem do sector privado. Mas será que ele vai assumir o super ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, exaltando essa matriz? Eu gosto do dinamismo do sector privado, do seu corre-corre. Mas eu não pensava que o novo ministério tivesse essa matriz económica.
O meio ambiente (sem bem que as florestas, no que tange à exploração, ficaram sob a alçada do Ministro José Pacheco, numa separação entre florestas-produçao e florestas-conservaçao, assim como entre terra-conservação e terra-produção de comida) e as áreas de conservação precisam de ordem e é isso que eu espero do Estado. Assim como a gestão da terra precisa de ordem e é isso que eu espero do Estado. A primeira intervenção do Ministro Celso Correia fez-me confusão relativamente à Missão deste novo ministério. A ver vamos.
Like · 
  • 98 people like this.
  • Augusto Gildo Buanaissa O Celso é candongueiro, ele so pode pensar em candongas. Eu acho que esta mal enquadrado no que tange ao beneficio do povo.
    See Translation
    3 hrs · Like · 1
  • Marcelo Mosse Do Celso Correia dizem-me que ele saber ouvir e respeitar os conselhos que recebe...
    See Translation
    2 hrs · Like · 7
  • Goncalo Mosse Mosse O que mais podemos esperar se já existe uma promiscuidade na primeira intervenção do Ministro Correia.Patavina
    See Translation
    2 hrs · Like · 1
  • Marcelo Mosse Creio que não é promiscuidade...creio que ele precisa de muito apoio.
    See Translation
    2 hrs · Like · 5
  • Claudio Castro Celso parece-me ser um jovem humilde pude ver isso das vezes que estive com ele...ha ver vamos
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Egidio Canuma Conhecer as competências atribuídas ao Ministério dirigido por eles poderia ajudar-te a perceber os pronunciamentos de cada um deles.
    See Translation
    2 hrs · Like · 4
  • Rogerio Manuel De Jorge Feirrao, todos conhecemos e testemunhamos o seu elevado potencial (tecnico, moral, psiquico...), nao ha duvidas que era o homem que andavamos a procura para o nosso sistema educativo. Relativamente ao Jovem Ministro CC, pela citacao de Marcelo Mosse representa o tipo de ministro que pretendemos para o nosso pais por estas alturas.
    See Translation
    2 hrs · Like · 2
  • Marcelo Mosse Egidio Canuma Mas a competencias ainda nao estao estabelecidas ou tens outra informacao...? Enquanto isso nao estiver claro, creio que podemos debater a partir dos seus discursos...
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Beatriz Das Dores Laisse esse Ferrao tem ares de orgulhoso nunca fui com a cara dele e o Celco nao o conheco qa ver vamos
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Milton Chembeze Como o ministro Pacheco vai garantir a produção e segurança alimentar se não tem terra? Esta está sob alçada dum outro minstério. Estaremos perante uma migração da agricultura mecanizada a tecnologica sem precedente para as famosas "estufas"?
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Beatriz Das Dores Laisse esse nyusi meteu muita agua mano
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Marcelo Mosse O Ministro Pacheco vai continuar a gerir a madeira...e o Ministro Correia vai tentar por travao nessa depredacao da nossa floresta. Eh isto que se propoe..Interessante. Pesos e contrapesos dentro do proprio executivos...
    See Translation
    1 hr · Edited · Like · 7
  • Nisio Banda Eh reparticao do MINAG em dois, o de terra ambiente e des. Rural e planificador e o de agricultura e simples executor tudo vai iniciar no ministerio de Celso correia, ou seja, o Minst Pacheco esta de maos atadas.
    See Translation
    2 hrs · Edited · Like · 3
  • Ernesto Sande Boa observação. Ha que haver uma cooperação incontornável entre esses dois ministérios (do Pacheco com o do Celso Correia). Sob pena de ambos não responderem os anseios populares ou ainda envolverem se em conflitos administrativos ou de interesses.
    See Translation
    2 hrs · Like · 1
  • Beatriz Das Dores Laisse esses ministros de nyusi nao me convecem em nada
    See Translation
    2 hrs · Like · 1
  • Beatriz Das Dores Laisse o pacheco nao tem como tirar mais madeira com os chineses le cortaram as azas
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Estacio Valoi Dizia Mugabe a uma radio, algo como 'a vida selvagem tem que comecar a tirar dividentdos'. Enquanto isto o seu subaltero enfaticamente, vituperava' nao estamos interessados na vida selvagem...queremos cash. Vamos ver o estilo ,actos dos ministros da terra,ambiente,madeira, da agricultura!
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Ernesto Sande caro Beatriz nao sejemos pessemistas. Aguardamos para ver. A verdadde eh que reformas dos orgao administrativos tinha que acontecer. As apostas que o Nyusi fez, de certeza que nunca convenceriam a todos, creio eu que existam indivíduos que se convesseram, se calhar por acomodação. Vamos esperar para ver accoes
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Nisio Banda Beatriz eh de tudo pessimista, endaguemos sim, mas com beneficio de duvidas esses homens de cartas dadas nos seus anteriores postos
    See Translation
    2 hrs · Like · 1
  • Lenon Arnaldo Concordo com a posição do Egidio Canuma , é necessário ter - se noção das competências a se atribuir a este novo ministérios, sob risco, de fazer pronunciamento decerto modo desconectadas como as que CC os fez. 
    Pode dizer se que, o Ministro CC teve mau arranque, a menos, do que o disse coincida com as futuras competências a se atribuir ao Ministério que dirige - o que também não deixa se ser grave, ou, com a criação deste ministério visa criar condições pra uma revisão constitucional, para que a terra deixe de ser propriedade do estado, aí sim, já faz algum sentido.
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Armindo Manjate Celso Correia ainda nao perçebeu que passará a trabalhar no mato, e me pareçe que ainda traz consigo a linguagem economica e finançeira, bem que ouve alí muita gente espantada com as atribuicoes visto terem declarados que nada sabem fazer a respeito dos ministerios ou provincias por governar
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Nisio Banda o que estar claro o Conselho de ministro ainda nao aprovou as atribuicoes em decreto dos novos ministerio, nos aqui estao na onda de especulacao
    See Translation
    2 hrs · Edited · Like
  • Tres Setas De facto Mosse, o Ministro Celso, pelas primeiras palavras dadas aos jornalistas, parece nao ter interiorizado a ideia de um governo participativo e responsavel para com o povo(patrao). Talvez depois de ler bem o discurso do PR podera redifinir os desafios!
    See Translation
    2 hrs · Like · 1
  • Elsa Valodia Elsinha tenho dito ambus coabitao-se
    See Translation
    1 hr · Edited · Like
  • 1 hr · Like · 1
  • Elsa Valodia Elsinha que o exercer das suas funções nos prove o contrario.
    See Translation
    1 hr · Like · 1
  • Assiaty Doaa Cara Beatriz das Dores Laisse. Prof Ferrão não btem nada de orgulhoso. Conhece lhe de onde mesmo? Eh um dirigente muito agradável no trato com as pessoas. Pergunte os que tiveram o prazer de conhecer ou trabalhar junto dele...
    See Translation
    1 hr · Like · 1
  • Marcelo Mosse Orgulho nha parte competencias nha parte
    See Translation
    1 hr · Like · 2
  • John Luanda Pobre das nossas florestas,o Pacheco continuará a defenir o destino delas. Espero que o Celso Correia consiga "protegê-las".
    See Translation
    1 hr · Like · 2
  • Marcelo Mosse O Ministro Pacheco deve ter exigido ficar com as florestas...tipo este fatia do bolo eh minha...
    See Translation
    1 hr · Edited · Like · 1
  • Emidio Guila Eu também não estou a ver onde entra o negócio no ministério da terra...
    See Translation
    1 hr · Like
  • Marcelo Mosse Emidio Guila Este Ministerio faz muito sentido mas a sua criacao nao foi muito arrojada...eu preferia um MINISTERIO DOS RECURSOS NATURAIS E AMBIENTE...obviamente que os Recursos Minerais ficam de parte.
    See Translation
    1 hr · Like · 1
  • John Luanda Das duas uma: ou eles(Celso e Pacheco),tornar-se-ão grandes "amigos"(cumpliçes),ou grandes inimigos(adversarios). So nao acredito que possa haver um meio termo. Sei da idoniedade e profissionalismo do celso correia,pacheco....e o que tdos sabemos.
    See Translation
    1 hr · Like
  • Nelson Belecuane Manjate O Magnifico vai saber adaptar-se como criou, construiu e formou muitos quadros...afinal não é parte de educação.... Mosse???
    See Translation
    1 hr · Like
  • Affonso Guerreiro O Jorge Ferräo, sempre me pareceu uma pessoa com bastante altivez e responsabilidade e me parece, ainda, que tem tudo para pôr o Ministério da Educaçäo e Desenvolvimento Humano em linha. Parece ter pulso para isso!
    Agora, o Celso Correia, näo sei.
    Vai dirigir um ministério pesado, muito sensível e fulcral. Espero que näo tenha um derrame!
    See Translation
    1 hr · Like · 1
  • Nisio Banda estao subestimar as capacidades tecnicas de Celsinho mas tem tarrimba ha muitos veteranos que sou metem aguas e virao seus negocios cair em bancarrota, um Minst eh uma equipa nao esquecam disso
    See Translation
    1 hr · Edited · Like
  • Emidio Guila Conforme disse no seu post que não pensava que o novo ministério tivesse a matriz económica, ilustre Marcelo Mosse, eu também tenho a mesma ideia. Não me parece que o ministério da terra tenha missão de arrecadar receitas embora precise de financiamento e parcerias de cooperação para implementação de medidas e acordos que visem a promoção de boa utilização e gestão da terra sincronizada com o meio ambiente que é um grande problema. Reconheço que que tenha que haver investimento em infraestruturas, não na perspectiva de negócio. E assim sendo, que mercados de financiamento serão encontrados para uma área sem lucros?
    See Translation
    1 hr · Like · 1
  • Marcelo Mosse Nisio Banda para este caso falar de negocios na bancarrota nao eh um bom exemplo...se abrisse um pouco mais os ouvidos...
    See Translation
    1 hr · Like
  • Erminio Jocitala Marcelo Mosse, o timing do teu texto me parece apropriado. A maioria da nossa elite política apenas FALA, NAO COMUNICA. No post sworn-in interview dos Ministros gostei de ouvir e ver Max Tonela. A semelhança do anterior Governo, me parece que deste irão nascer NOVAS ESTRELAS...
    See Translation
    1 hr · Like · 1
  • Yuno Schleiden Tomo A prior eu acho que todos os colocados merecem o beneficio da duvida ou seja ate eles se mostrarem incompetentes ainda assim tem um voto de confiança de seja la quem foi que os elegeu, porque no meu ver nessa miscelânea do novo governo nem todas as escolhas foram do novo PR, curioso estou para ver o desenrolar dessa novela espero bem que os testas de ferro do antigo PR se mostrem "um pouco " mudamos no que diz respeito aos objectivos deles naquelas cadeiras. Mas tendo confiar mais nas palavras do Ferrão que já mostrou um bom trabalho na função publica, mas não deixo de dar um voto de confiança ao Correia ainda assim sem ter acompanhado o trabalho dele no sector privado como disse o Mosse la em cima. "A ver vamos" #BomDia.
    See Translation
    1 hr · Edited · Like
  • Gildo Arnaldo Massuanganhe No preterito mandato, falou-se bastante das areas de conservao e floresta, tinha esperanca que no presente mandato se havia de unificar, pois nao se pode falar de exploracao sem a conservao e a producao, no entanto, continuamos com os mesmos erro do passado. Lamento, vejo um sector de florestas negligenciado.
    See Translation
    56 mins · Like · 1
  • Marcela Chivale Celso Correia, deve deixar de ser play boy e ir ao Mato para fiscalizar e não mandar e ficar no escritório na cadeira giratória e ar condicionado Split e não deixe que o Pachequinho lhe abafe.
    See Translation
  • Marcelo Mosse O derrame de lama oleosa da Anadarko mostrou que o nosso Micoa estava ao reboque daquela multinacional...e o Governo tambem. Precisamo de investimento no sector de monitoria ambiental e espero que o Celso Correia tome isto em conta, embora como ele e exprensario ele possa preferir a maximizao da exploracao de hidro-carbonetos em detrimento da proteccao ambiental....por outras palavras, o Celso, se aceitou aquela pasta, parece que vai ter de despir o seu casado de empresario...nao sei se ele esta preparado para isso...
    See Translation
  • Sandro Issufo É caso para dizer que “Estamos todos com saudades do Futuro”, sinto que existe muita ansiedade e expectativa muito elevada em relação ao desempenho do novo Governo, não sei se fruto do discurso inaugural do FJN e/ou pela ansiedade de romper com o passado. A prudência manda-me esperar para ver, no passado já houve muitos ministros de quem se esperavam “Grandes Performances” e foram verdadeiras desilusões (não resisto em dar o exemplo de Sr. Paulo Zucula, de quem eu espera muito depois do notável desempenho no INGC mas revelou-se um peixe fora dá água no sector dos Transportes e Comunicações) e outros de quem não havia referências e tiveram prestações excelentes (também não resisto em mencionar o Ministro cessante, Dr. Armando Inroga, que infelizmente para o país, não foi justamente reconduzido). Nada melhor do que esperar para ver, até porque para mim a maior incognita é o desempenho do próprio chefe do executivo de quem depende a dinâmica de toda máquina governativa.
    See Translation
    50 mins · Edited · Like · 1
  • Gildo Arnaldo Massuanganhe Na minha opiniao a colocacao de Jorge Ferrao como Ministro, foi uma decisao acertado, ele tem muita visao, espero que melhore a qualidade do ensino primario e secundario, nao tem nada haver por ser cunhado de Nyusi, o Presidente deu-lhe essa pasta, pois conhece bastante a qualidade dele. Apenas e' de lamentar que ele saiu da UniLurio antes de resolver alguns pedentes que tinha com alguns docentes.
    See Translation
  • Marcelo Mosse Sandro Issufo O Paulo Zucula foi vitima dos interesses empresariais da grande familia...ou andas desatento? Quando ele queria impor ordem e dinamismo na infrastruturas de logistica no eixo Beira-Tete...foi convidado a sair... Ha quem manda naquele Ministerio...por isso a escolha do Carlos Mesquita..
    See Translation
    42 mins · Edited · Like
  • Marcela Chivale Caros amigos do facebook já pararam para ver que o ex.estadista e o actual indicaram/indicam seus cunhados como ministros não estou contra é só para refletirmos a volta do assunto.
    See Translation
  • Gildo Arnaldo Massuanganhe As Florestas enquanto continuarem no Ministerio da Agricultura nao terao a atencao ou o valor que merecem, pois mais de 90% do bolo da Agricultura vai para o Sector de Extensao e Agricultura, ficando as Florestas e Producao Animal marginalizados. Com o Ministro Pacheco nao vejo este cenario a mudar, e' a continuacao da desgracaa. E' cerca que o principal objectivo do Ministerio e' a producao de comida, mas nao podem outros sectores ficarem marginalizados, a pecuaria tem o seu papel fundamental, mas se fala pouco, sem esquecer-se das florestas, elas e' que garantem a maior produtividade agraria, com a regulamentacao do clima, bacias hidrograficas, protecao contra erosao, abrigo para os iminigos naturais, e' fonte de alimentacao no campo, alem de outros servicos e produtos que esse sector fornece.
    See Translation
    34 mins · Like · 1
  • Sandro Issufo Marcelo Mosse, nada contra o Paulo Zucula, acho que em Moçambique existe um grave defeito na nomeação das pessoas certas para os cargos certos, no caso em apreço, o Sr. Zucula teve um desempenho notável no INGC e como compensação foi nomeado Ministro dos Transportes e Comunicações, é caso para perguntar o que uma coisa tem a ver com a outra? NADA, resultado: o País perdeu um grande quadro do INGC e ganhou um Ministro que tinha que aprender tudo zero. Lembraste dos barcos que ligavam Matola – Baixa? Ou os CAOS em que se tornaram os transportes públicos urbanos e CAOS que se instalou nas LAM? Para não falar da área das comunicações, que até hoje não temos um plano concreto de migração do sinal analógico para o Digital, etc, etc. Como disse no início do meu post, nada contra a pessoa, acho que o erro está em nomear pessoas fora dos seus sectores de formação. Ex: A nova Governadora de Gaza disse que não conhece bem a Província, logo não se pode esperar muito de alguém que vai levar pelo menos dois anos a conhecer os cantos a casa para depois começar o trabalho.
    See Translation
  • Gildo Arnaldo Massuanganhe Boa observao Sr. Issufo, este pais esta repleto de quadros bem qualificados, o mal ja foi feito, mas no futura devemos evitar situacoes destas, devemos deixar de inventar, do talvez, vamos por os quadros nos seus devidos lugar, tento em conta o seu contributo. Porque por uma governadora que nao conhece a provincia? Neste pais nenguem nega um cargo, mesmo sabendo das suas limitacoes, pois partes de principio que ser chefe e' um caminho indicado para ser rico.
    See Translation
    20 mins · Like · 1
  • Gildo Arnaldo Massuanganhe Uma palavra para os partidos da oposicao, deixe de creticar e facam o vosso papel, neste pais ninguem esta vedado de por o pais a crescer e a desenvolver, voces tem muito dinheiro que vem das doacoes, porque nao usem esse dinheiro para construir estradas, escolas, hospital, limpeza das valas de drenagem, educacao ambiental e apoia a comunidade de modo a incrementar a sua producao. A MDM e a RENAMO, tem assentos tanto nas assembleias municipais, provincias, bem como na assembleia da republica, mas nada fazem para justificar esses assentos. Quem sabe mostra, o povo esta a espera do vosso trabalho como partidos da oposicao que tem assentos.
    See Translation
  • Gildo Arnaldo Massuanganhe O governacao deve mudar o nome de cargo de chefia e confianca para o cargo de chefia e merito.
    See Translation
    8 mins · Like
  • Cayndo Lopes Cadir Com Negociante Celso Correia a terra está hipotecada aos empresários e outras elites políticas da sua laia. Pronto falei
    See Translation
    7 mins · Like
  • Egidio Vaz Eu julgo que os dois comunicarão perfeitamente. E não há duvidas que a perspectiva filosofica do Professor Ferrão como a pragmática do Celso Correia foram assertivas.
    See Translation
    6 mins · Like

1 comentário:

Unknown disse...

Eu penso que o Celso tem uma visão completa do nosso pais e ele poderá dar muito apoio no desenvolvimento do pais, jovem visionário e muito calmo nas suas tomadas de decisão, sabe ouvir e tem uma capacidade muito forte de analise. Um jovem que vem de uma família humilde e de muito respeito.