quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A Rendição do Egídio Vaz a Filipe Nyusi?


1 h · 
Nos últimos dias tenho reflectido sobre os primeiros dias da governação de Nyusi. Gostaria de clarificar que decidi "politicamente" apoiar este governo. Aqui no Facebook. E mais nada.

Não haja dúvida: nas eleições de Outubro desdenhei imenso Nyusi, critiquei a.sua campanha e endossei Dhlakama e Renamo. Queria que estes ganhassem. Mas não ganhou. Ora, o apoio, todo, incondicional e abnegado que dei a Renamo e seu líder não me deve fazer refém nem órfão do governo, nem amante da anarquia, muito menos instrumento de.manipulação, até porque a própria liderança da Renamo reconhece tacitamente a legalidade deste governo, com o qual irá negociar os pendentes assuntos.
Inúmeras vezes gritei até a exaustão que não era e nunca fui membro da Renamo. E volto a dizer isto. O endorsement por mim feito foi aquele e terminou depois de proclamado o vencedor. Também não sou da Frelimo. Sou apartidário.
Quando não gostar ou concordar das decisões do governo irei aqui mesmo emitir minha opinião. Quando gostar ou concordar irei apoiar e encorajar. O mesmo farei em relação a Frelimo, Renamo e MDM.
ESPERO agora compreenderem o meu posicionamento, presentes e futuros.
Abraços
Gosto ·  · 
  • 107 pessoas gostam disto.
  • Júnior Chichango Faz todo sentido.
    1 h · Gosto
  • Unaiti Akungondo Yuni Criticas construtivas chamuari Egidio Vaz, ta certo.
    1 h · Gosto
  • Tomás Zaba Estamos juntos Dr Egidio Vaz, (Apartidarios)
    1 h · Gosto
  • Quisbe Ranguisse Para dizer que voce apoia fraude?
    1 h · Gosto · 3
  • Eva Pascoal hummmmmm.....so what?
    Ver tradução
  • Erminio Jocitala Uma especie de "swing voter". I endorse you, Egidio Vaz.
    Ver tradução
    58 min · Gosto · 2
  • Quisbe Ranguisse E quanto a fraude? Vamos legitimar?
    58 min · Gosto · 3
  • Catman Mandlazi Mr Júnior Chichango, dizias q faz todo sentido? eu tambem acho. mas qe tal, qestionarmos ao nosso mano E.V. pra nos ensinar, o qe geralmente lhe motiva para apoiar politicamente a este ou aquele, ou quais sao os criterios que usa para tomar as decisoes mudar.
    54 min · Gosto · 5
  • Egidio Vaz Não sou swing voter Erminio Jocitala. Custa entender o que aconteceu? Julgo que escrevi claramente
  • Elísio Nhantumbo Acho que o Egídio foi claro. Em poucas palavras ele disse que apoia e respeita as instituições legalmente constituidas. È uma forma muito boa de estar do Egídio, criticar quando necessário e aplaudir quando for oportuno. Ser um eterno critico não ajuda a ninguém. que muitos aprendam deste tipo de exemplos.
  • Saimon Ynhasena Ynhasena mano e v apoias violencia eleitoral nas eleicoes?
    50 min · Gosto · 1
  • Connec Tion Isso de "apartidário" muitos nao vao conseguir entender
    49 min · Gosto · 3
  • Lailo Machava Percebo!! e apoio...
  • Paulo Sergio Tricamegy Legalmente constituidas.

    Qual e a legitimidade legal do Governo constituido?
  • Saimon Ynhasena Ynhasena mano egidio vaz apoias a violencia eleitoral nas eleicoes?huhuhuhu
  • Boa Monjane Qual é a causa da sua luta Egidio Vaz, se existe alguma? Não acha isso falta de consistência? É pouco tempo demais para mudar de opinião e posição assim tão rapidamente, pelo menos para mim.
    46 min · Gosto · 3
  • Waka Chitlango Pois e,o Egidio Vaz tem que explicar-nos as razoes que o levam a mudar os seus amores.E so pra compreendermos a sua logica.Agora por exemplo,e oportuno entendermos porque saltou de um galho pra outro.
    43 min · Editado · Gosto · 2
  • Catman Mandlazi o que qer dizer swing voter Mr Erminio Jocitala? thank you
  • Lailo Machava So pra provocar.."Nao estara Egidio, com medo de Nyusi e os seus, amargarem a sua vida??"
    44 min · Gosto · 1
  • Cristina Elvira Saia Força mano cada um está livre de pensar e decidir o que faz bem , eu acredito que tomaste a atitude certa e gostaria de continuar a ver as suas criticas e sugestøes e até mesmo elogios se o Governo fizer algo plausive
    43 min · Editado · Gosto
  • Quisbe Ranguisse meu caro Egidio Vaz, vamos legitimar a fraude? ou porque voce sabe onde anda os editais?
    44 min · Gosto · 1
  • Elísio Nhantumbo Legalmente constituidas porque as instituições competentes validaram e proclamaram os resultados. O Governo dai constituido é legal e constitucionalmente enquadrado.
    43 min · Gosto · 1
  • Poeta Pensador Elísio Nhantumbo boa pergunta
  • Egidio Vaz Boa Monjane, o que significa causa?
    43 min · Gosto · 1
  • Inacio Fernando estou muito desconfiado
    42 min · Gosto · 3
  • Jorge Matine Egidio Vaz, nunca fiquei claro se apoiavas a renamo e o Dlhakama porque tinham a melhor proposta de programa de governacao ou porque era uma questao de escolhas inconsequente? se politicamente fizeste um endorsament a Renamo e a Dlhakama e agora o fazes a Nyusi, isto num horizonte temporal nao mais de 6 meses, onde ainda nao temos instrumentos importantes de governacao do Nyusi tais como a PQG, metas e indicadores, estrategias e a proposta da lei orcamental, nao seria mais sensato esperar por esses "produtos" para veres se o que "gostavas" no programa da Renamo tambem estara plasmado PQG? mano faco estas perguntas com o melhor das intencoes tu sabes que sou um dos seus fas.
    42 min · Gosto · 12
  • Vicente Macuacua Decisão que quase todos devíamos tomar, apoia - lo enquanto mostrar seriedade no compromisso com a causa do povo. Porém, pequenas questões emergem em mim: porquê na cpanha desprezou o Nyusi ?(não que não devia fazê-lo) Olhou e apenas mereceu teu desprezo? E porquê decidiu apoiá - lo agora? Em parte a introdução do meu comentário pode ser a resposta, mas pronto gostaria de ouvir de si. Será do discurso de tomada de posse, da selecção dos ministros e vices? É suficiente? Ou há outras razões, quais?

    Repito, concordo em apoiarmos o presidente/governo. Porém, respostas a estas questões podem ajudar a entender melhor o ilustre Egidio Vaz sobre como toma decisões/ posições a cada momento e sobre assuntos importantes do país.
    40 min · Gosto · 2
  • Poeta Pensador Mano Egidio Vaz meu caro e admirado pensador das massas algo me deixa sem norte no teu post, sinto que foste apontado alguma macaroca na cabeca e escreveste isso na sua linha tentado nao fazer perceber a falsidade dessas declaracoes.
    40 min · Gosto · 1
  • Elecas António o assassino nunca deixa de ser nem q tenha parado d matar. Entedo o teu apaio mas eles ja violaram as leis demais. So pra chegar onde ele esta foi preciso matar e cometer fraud. Acho eu que voce apaio nisso
    40 min · Gosto · 2
  • Luis Moiane Apoia o novo governo mas não diz porque? Que razoes o motivam? sem querer discutir a tua decisão
    40 min · Gosto · 1
  • Poeta Pensador algo nao esta bem aqui
    39 min · Gosto · 2
  • Paulo Sergio Tricamegy Mesmo que a Renamo ou qualquer outro reconheca nao e argumento para validar algo que vai contra a vontade do Povo,e essa nao foi nem e,a Frelimo no poder ozu o FJN como presidente.E ninguem tem a autoridade de reclamar legalidade sobre estes e todos os factos conhecidos e presentes.Isso cara Egidio Vaz,nao e democracia,mas sim,leva-me a crer que e um aproveitamento circunstancial para servir interesses pessoais.Triste intervencao ou nao,mas completamente desvasada.
    38 min · Gosto · 1
  • Jr Chauque Gosto e te admiro pela frontalidade pelo o k fazes mta força contrário de quem murmura e tem medo de assumir o k faz dek lado está fazes bem e mta força
  • Victor Fazenda Senhor Egidio Vaz, como cidadão tem o direito de apoiar quem quizer, eu so peço ao senhor que não ofenda os outros. Nos ate podemos nos mentir, esquecer a realidade de ontem (eleicoes justas/injustas) e avancar com base nos desafios de hoje, mas dizer isto: "até porque a própria liderança da Renamo reconhece tacitamente a legalidade deste governo, com o qual irá negociar os pendentes assuntos" eu penso que nao tem cabimento nenhum, sobretudo quando vem de um individuo nao so informado, como ja um dia apoiou com tudo que tem a esta lideranca. O mais importante e fixar que apoiar fulano, nao significa prejudicar beltrano.
    31 min · Editado · Gosto · 2
  • Augusto Magaure Quisbe Ranguisse! ha quem goste de "ficar em cima do muro" de modo a levar vantagem nas suas pretencoes quer seja sociais e ou politicas, assim vai o mundo.
    33 min · Gosto · 3
  • Emidio Guila Caro Egidio Vaz, alguns pontos por esclarecer:

    1. Qual a motivação para esse apoio? Nota: nada tenho contra. 
    2. A Renamo boicotou a tomada de posse nas Assembleias Provinciais e na AR. Em que se baseia para afirmar que a Renamo reconhece a legitimidade do Governo?
    3. Entende que a Renamo ao procurar a alternativa do diálogo com o Governo, mesmo não o reconhecendo como vencedor do escrutínio passado estaria a legitima-lo? 
    4. Na sua opinião, para a dissipação de equívocos, o que Renamo devia fazer no lugar da negociação para o alegado Governo de gestão, já que isso implica reconhecimento? 
    5. No ano passado acompanhei atentamente a discussão em torno do post reactivo ao artigo do jornal noticias do jornalista Lázaro Bamo. Ele e outros, acusaram Egidio Vaz de ter feito lobbys para ter enquadramento confortável no seio da Frelimo. Dito isso, não acha que se abre espaço para essa acusação ser considerada como verídica? Podendo isso pôr em causa o seu incontestável prestígio como intelectual lutando pelas massas? 
    6. O sentiu que vai ser diferente agora, só com simples discurso? 
    7. Em 2004 tivemos lindo discurso, mas a prática foi outra. Não acha que esteja a se apressar para louvores, correndo o risco de ser conotado como um reforço ao "G40"?
    Espero que esteja a levantar polémica.
    31 min · Gosto · 3
  • Erminio Jocitala O swing voter, tambem designado votante flutuante e aquele que não pertence a nenhum partido politico e que o seu voto e movido pelo projecto politico que um partido apresenta em períodos eleitorais. O swing voter também pode ser membro dum partido mas que, o seu voto não e exclusivamente guiado pela disciplina partidária. Catman Mandlazi.
    31 min · Gosto · 1
  • Vitorino José Chimica Comungamos mesmos ideais... criticar o errado e apoiar o certo..independentemente da cor partidaria.... sou apartidario..too
    30 min · Gosto · 1
  • Parpinto Filipe Nhampimbe Não acho difícil de entender a posição de Egidio Vaz. Se Dlakama tivesse ganho e fosse presidente da República não significaria que ele tivesse de eternamente continuar a apoiar Dlakama mesmo que eventualmente este apresentasse um governo do qual não concordasse. Tal como agora, apoiando o governo e a proposta de governação de Nyuse não continuaria um eterne detrator deste.
    29 min · Gosto · 1
  • Catman Mandlazi cuidado ser confundido com os "Presidentes das oposicoes construtivas"
    29 min · Gosto · 3
  • Poeta Pensador a ser verdade o G40 acaba de ser fortificado e um intelectual morto
    29 min · Gosto · 7
  • Waka Zulu Lland Já que o lema é a inclusão, nada obsta Egidio Vaz. Força!
  • Dunga-Mexe Chongo Egidio Vaz eh Herminio dos Santos. Falso.
    27 min · Gosto · 3
  • José Luís eu tambem decidi o fazer, mas estou a espera de pelemenos 100 dias de governaçao, para ter instrumentos para me posicionar nas minhas analises, ele tem vontade e energias, mas falta-lhe o dito poder. mas vamos ver.
    27 min · Gosto · 1
  • Saimon Ynhasena Ynhasena para nao ti esconder mais estas aperder personalidade amigo ora apoia esse ora apoia aquele totobola nem?mais espera ai a renamo ainda vem ai
    25 min · Gosto · 1
  • Paulo Sergio Tricamegy Egido,intelectuall nao e estatuto adquirido por frequencia escolar.Mas sim,um reconhecimento por parte da sociedade,pela sua forma de pensar e agir......e isso implica serias responsabilidades.
    22 min · Editado · Gosto · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Endosro o Jorge Matine.
    Ver tradução
  • Catman Mandlazi mr saimon ynhasena, a fome nao perdoa, aconselhas esperar a renamo pra quando? e hoje o qe se: almoca,janta... tenha pena
    19 min · Editado · Gosto
  • Joao Salvador Delfin Juma Simplesmente apartidario, foi o que o Vaz disse, agora se algumas personas o queriam alienado a algum regime.............isso parece-me que nao e desta. bem haja e que sua opiniao continue a ilucidar meia duzia de quiamangongos (cabecas duras).
    18 min · Gosto · 1
  • Zarito Mutana Sem palavras abraços irmao.
  • Heleno Bombe Admiro bastante os seus postes aqui no seu mural, bastante frontal e claros mas em relacao a essa sua posição penso que ainda é cedo para tomares tal decisão. Quando a bem pouco tempo durante a campanha eleitoral mostraste um amor incondicional a Renamo e ao seu líder e em menos de 3meses declaras um outro amor incondicional a Frelimo
    16 min · Gosto · 1
  • Edmilson Dengo Gosto da sua imparcialidade! + Tomara que não pegues o espírito do Hermínio Dos Santos . . .
    16 min · Gosto · 6
    • Elísio Nhantumbo É preciso ler e reler o texto do Egídio. Apenas assumiu um posicionamento correcto segundo lhe manda a sua consciencia. Há algo a discutir? liberdade de opinião. Não creio que aqui haja alguém com legitimidade para lhe julgar. Aliás, quando endossou Dlakama e a Renamo houve também debate similar.
      38 mins · Like · 1
    • 38 mins · Like · 1
    • Constantino Carlos Novela hummm Herminios sao muitos pa
      37 mins · Like · 1
    • Orlando Chirrinze "As boas ideias não têm cor partidária". Filipe J. Nyusi, in "Discurso de Posse"
      36 mins · Like · 1
    • Edson Chichongue Já tinha dito Paulo Freire que há indivíduos que aparecem a lutar pela liberdade enquanto na verdade estão a lutar para estar no lugar do opressor. ......atenção que qualquer coisa que muitos indivíduos aparecem a dizer sobre assuntos sociais, há sempre factores influenciadores que o fazem analisar as coisas nessa tal perspectiva. Atenção aqueles que se deixam alienar....
    • Helder Mavundla Respeitar as escolhas dos outros mesmo nao sendo aplausiveis.
      35 mins · Like · 1
    • Edson Chichongue Mas contudo, avante caro Egidio Vaz....O seu anúncio só se tornou assunto de debate porque postou aqui no fb, se tivesse avançado só para acção, teria sido melhor.
    • Jorge Matine Senhores o Egidio nao disse que passa a fazer parte da Frelimo disse que faz o endorsement, o que sustenta este endorsement, ai esta a questao. ele foi claro que nao é membro da renamo e nem da frelimo.
      33 mins · Like · 3
    • Claudio Portugal Portugal motivo, motivação e motivações (...).
    • Catman Mandlazi Mr Elísio Nhantumbo houve debate sim, porqe ele antes apoiou o Gueb. e contra o DLHKm, quando este ultimo reclamava o envenenamento das suas fontes de agua em Santungira. mais tarde voltou apoia-lo, e hoje Nyusi. tipico Nhacatendewa,como o Amosse Macamo ja-o teria comparado.
      29 mins · Like · 1
    • Aloisio Muguira Kkkkk epah em Moz pah kkkk
    • Zeiss Lacerda Egidio Vaz acabas de assumir uma posição complicada, fácil de ser confundida com indecisão mas sei do que falas. É sim possível ser apartidário mas mesmo assim participar de processos políticos. Força!
      29 mins · Like · 1
    • Boa Monjane Neste caso particular, "causa" é a razão profunda pela qual tomas uma posição, militas, opinas, lutas, etc face a um determinado cenário ou contexto. Por exemplo, eu milito pela causa dos camponeses, pobres urbanos e jovens desempregados e contra todas as políticas que pioram a situação dos sectores mencionados. Não mudo minha causa com a saída ou entrada de um governo! Faz algum sentido, Egidio Vaz?
      27 mins · Like · 2
    • Joao Valentim Nhampossa "Não haja dúvida: nas eleições de Outubro desdenhei imenso Nyusi, critiquei a.sua campanha e endossei Dhlakama e Renamo. Queria que estes ganhassem. Mas não ganhou." o mundo sempre foi assim: é difícil ter amigos e manter a mulher ou marido quando se perde o emprego, quando não se tem dinheiro ou estas em baixo, etc... estas a lembrar-me a história do "ambicioso que muda de táctica..." pare com extremismos e incoerências constantes meu amigo Egidio Vaz... lembro os teus ataques extremamente fortes ao antigo PR e meia volta a apoiores de forma incondicional o mexmo ex-PR e agora essa de amores a Remano Dhlakama qdo tinham sinais de que podiam ganhar e meia volta amores a Nyusi e Frelimo que estão encima e tranquilos agora! Pensadores viajam pah. aguardo a próxima posição extrema...um abraço.
      25 mins · Like · 1
    • Egidio Vaz Zeiss Lacerda, obrigado pelo apoio mas mais importante, pela compreensão. Todos os que me criticam fazem-no por incompreensão, mas principalmente pela ignorância ou fanatismo. Eu sinto-me tranquilo, mas muito tranquilo mesmo porque em todo meu percurso político primei pelos mais alto e nobres valores da ideia e do pensamento independente. Nunca troquei nem sujeitei-me a qualquer tipo de manipulação. Aderi e tomei decisões de forma livre e espontânea vontade, ciente das consequências. Arrisquei opções sabendo que davam na mesma errado, mas porque queria ser didático avancei. E por causa disso, os políticos profissionais conhecem o valor da minha opinião. Paro por aqui Zeiss. Deixe-me responder os outros.
      25 mins · Like · 4
    • Tres Setas Forca ai mano! E sempre bom elevar o positivo e criticar o negativo.
    • Sa Como Oxala nao seja vai-vem!!!
      23 mins · Like · 4
    • Clovis Macave este automatismo humm...cuidado ser redicularizado pelos membros de G40 e nao so! Mas nao disse
      23 mins · Like · 1
    • Nisio Banda ESTE Egidio Vaz esta cheio de contra senso estah onde o vento sopra eu ja lhe apanhei hoje e amanha vira contra as suas proprias alegacoes
      23 mins · Like · 1
    • Santanna Gerva Um verdadeiro, um verdadeiro comentador...assume. Conheci o Egidio Vaz ainda passado Dezembro como melhor classificado em termos de politico-activista, foi sim entre alguns geocientista que vi sua melhor classificação, apartir de já admito que foi mesmo justa a sua tal como a Nhusy (a vitória). Paz e obrigado pelas intervenções!!!
    • Egidio Vaz SIM, Boa Monjane. Percebo. A minha causa é de boa governação, seja ela política ou civil. Por isso encontrarei boas e más práticas nos partidos Frelimo, Renamo e MDM e denunciarei ou emitirei a minha opinião doa a quem doer. Da mesma forma, apoio o governo porque sei que, como consultor que sou, as minhas ideias podem ser uteis. Apoiei Dhlakama e Renamo porque naquele instante tive o interesse em elevar o perfil politico deste partido e contribuir para aumentar a consciência dos cidadãos para a necessidade do equilibrio político e possivelmente alternância politica. A minha causa não está sequestrada a nenhum partido político. Existem pessoas como eu no mundo que sem pertencer a qualquer partido, são e pretendem ser muito mais uteis do o arregimentar partidário. Entendeu a minha causa? A minha causa não é Dhlakama nem Renamo nem MDM nem Frelimo ou Nyusi. Se a minha causa coincidir com uma destas pessoas singulares ou coelctivas a sorte é mesmo desta pessoa.
      21 mins · Like · 3
    • Zeiss Lacerda Quando não há fanatismo, há independência. Os fanáticos chamam a isso indecisão ou"vai e vem", os conscientes chamam a isso de "fidelidade ao pensamento próprio". Quem nunca foi fanático do seu próprio pensar não te vai entender Egidio Vaz. Isso é coisa de um nível muito acima. Entendo.te perfeitamente e apoio.
      18 mins · Edited · Like · 3
    • King Vasquinho King O apoio nao exclui a crítica e autocrítica como dizia o então ilustre e carismático SMMachel
    • Boa Monjane Perfeito Egidio Vaz. O mais importante é que tenha a consciência tranquila todas as noites que vai a cama. E espero que seja o caso! Nas suas consultorias (caso seja contratado) diga-lhes com sinceridade que a maioria dos Moçambicanos, no campo e nas cidades, clama por condições básicas de dignidade humana e reparam com perplexidade a acumulação que uns poucos fazem, continuamente. É importante que eles saibam que as pessoas vêem isso e estão cientes disso. Que as suas ideias contribuam para a redução dessas desigualdades.
      10 mins · Edited · Like · 1
    • Euclides Flavio Egidio Vaz, existe uma DISSONANCIA, no seu post pois, primeiro o manu aparesse com a justificativa de que apoiou a RENAMO sem precisar de nenhum tostão, neste caso não deve nada a Renamo nem ao líder. Certo. A minha pergunta o que é que lhe mogivou ao apoio incondicional a Renamo? O que pretendia ao gastar megas dia e noite para apoiar a Renamo? Ademais, devemos esclarecer uma coisa: apoiar a candidatura de Dhlakama é bem diferente do apoio a uma governação neste caso para Nhusi. A segunda pergunta é: o significa para si apoiar a governação? 

      O post do manu Egídio Vaz, recorda me aquele período da adolescência em que quando eramos perguntados durante o decurso a quem apoiavamos não sabíamos dizer. Mas quando marcava se GOLO NA BALIZA DIREITA BEM COMO A ESQUERDA FESTEJAVAMOS DE FORMA EUFÓRICA. QUANDO TERMINAVA O JOGO PERGUNTAVAMOS AOS NOSSOS MAIS VELHOS QUEM ESTA A GANHAR E ELES DIZIAM a equipe B. Quando o jogo terminava, festejamos com o vencedor. Mas não tínhamos culpa nenhuma o que queríamos na verdade era chegarmos em casa felizes. E os nossos irmãos mais velhos que ja tinham os seus clubes riamos deles porque eles esperam 3 resultados: Vitória, Derota e Empate. Em seguida riam se de nós. Perguntavamos o motivo: ELES DIZIAM VOCÊS SÃO KHUZA QUEM GANHA (apoia quem ganha). Completei 10 anos, num dia desses jogava Manchester United e Bayer de Munique, era final. Apoiei incondicionalmente, ate hoje sou. Pois, decidi ter identidade. Em Moçambique, apoio costa do Sol desde os meus 13. Hoje tenho 26. Moral da História: DEVEMOS TER CAUSA E IDENTIDADE, pois, quando a vitória chega nos sentimos parte integrante e donos.
      8 mins · Edited · Like · 1
    • Marcelo Mosse Eu confesso que ainda não percebo...como é que eu de repente estou ao lado da pessoa que mais desdenhei há dois meses atrás, quando essa pessoa desdenhada é a mesma? Não mudou nem fez nada de concreto senão um discurso cujo conteúdo concreto está ainda por vir.. A pessoa desdenhada tem o mesmo programa que vendia em Outubro, com o qual o Egidio Vaz não concordava e hoje escreves coisas altamente pro-desdenhado. O respeito pelas instituições é diferente do apoio político a um Governo ou partido ou presidente. As instituições ficam, as pessoas passam. Aceito nessa mobilidade de um partido para o outro, mas ela tem de estar assente na defesa de princípios claros e duradoiros e este teu post é vago quanto a isso...só dizes que decidiste apoiar "politicamente" este governo mas não trazes o sumo dessa decisão. Pedes que compreendamos a tua decisão. Ok, eu compreendo. Mas a mim ainda não convenceste....
      8 mins · Like · 5
    • Egidio Vaz Um ponto de ordem aos que me chamam de "pessoa sem ideias próprias, ou G40 ou quejando". Esta é uma tentativa de resposta geral.
      1-Não sejam néscios nem finjam que estão a ser lúcidos quando tapam os vossos olhos e ouvidos e fazem-se de despercebidos. Afonso Dhlakama não vai dividir o pais coisa nenhuma. Os deputados irão tomar posse, todos eles. Militares da Renamo serão integrados nas forças armadas de defesa e segurança. O fundo de paz e reconciliação terão membros da Renamo no conselho de administração. Dhlakama irá receber 2.5 milhões de dólares anuais por ser o lider do segundo partido mais votado. E não vai haver guerra.
      2-Alimentar ou fingir alimentar esperanças de uma República Centro Norte é mesquinhice e estupidez. Isto não vai acontecer, nem hoje nem na próxima encarnação. Não sejais estúpidos por opção. Embalar numa alucinação quando se pode caminhar lúcido é dos piores crimes intelectuais. Este governo está alí para ficar 5 anos a governar.
      3-Se olham apenas para a Frelimo como responsavel pela derrota da oposição estão a cometer a maior estupidez das vossas vidas. Olhem para a organização dos vossos partidos, como eles investiram e usaram os fundos do estado, como estiveram representados ao nivel das mesas, como eles montaram a equipda juridica e como eles se estenderam em territorio nacional. Olhem igualmente como estes partidos trabalham ao longo dos 5 anos para ganharem eleições.
      4-Embarcar em discursos violentos só porque estão zangados é candidatar-se a morte. 
      5-É importante recordar que desde 1994 morreram neste país mais de 250 pessoas em manifestações dirigidas pela Renamo. Mais de 120 nas celas de Montepuez, mais de 12 em Mongincual e o resto um pouco por todo país. Claro que a polícia do Estado foi responsavel. Mas perguntai-vos se destas manifestações conseguiram algo. 
      Não manipulai as mentes populares.
      6-Os mais carenciados, os que dependem inteiramente do Estado para sobreviver precisam de nós; precisam que as instituições funcionem. Precisam da legalidade, da normalidade constitucional. E esta maioria não são vocês que andam a incitar a violência.
      8 mins · Like · 2
    • Emidio Guila Caro Egidio Vaz, alguns pontos por esclarecer:
      1. Qual a motivação para esse apoio? Nota: nada tenho contra. 
      2. A Renamo boicotou a tomada de posse nas Assembleias Provinciais e na AR. Em que se baseia para afirmar que a Renamo reconhece a legitimidade do Governo?
      3. Entende que a Renamo ao procurar a alternativa do diálogo com o Governo, mesmo não o reconhecendo como vencedor do escrutínio passado estaria a legitima-lo? 
      4. Na sua opinião, para a dissipação de equívocos, o que Renamo devia fazer no lugar da negociação para o alegado Governo de gestão, já que isso implica reconhecimento? 
      5. No ano passado acompanhei atentamente a discussão em torno do post reactivo ao artigo do jornal noticias do jornalista Lázaro Bamo. Ele e outros, acusaram Egidio Vaz de ter feito lobbys sem sucesso para ter enquadramento confortável no seio da Frelimo. Dito isso, não acha que se abre espaço para essa acusação ser considerada como verídica? Podendo isso pôr em causa o seu incontestável prestígio como intelectual lutando pelas massas? 
      6. O que sentiu que vai ser diferente agora, só com simples discurso? 
      7. Em 2004 tivemos lindo discurso, mas a prática foi outra. Não acha que esteja a se apressar para louvores, correndo o risco de ser conotado como um reforço ao "G40"?
      Espero que não esteja a levantar polémica.
      8 mins · Like
    • Gayel Gayel Angelo Ilustre Egidio Vaz,seja apartidario como no post referiu,nao deixa d criticar muito menos elogiar os k merecem.
      6 mins · Like
    • Egidio Vaz Caro Marcelo Mosse o meiu apoio não partidário. Portanto, gostaria de chama-lo atenção a isto. Segundo, apoio sim o governo logo a partida como forma de encorajá-lo e comprometê-lo a fazer o que prometeu. Esta posição é metódica. Não quero contribuir para que o recem-composto governo tome atitudes defensivas à minha critica. Quero que saiba que estou interessado no suceso deles, mas que também estou atento. É o método do feedback. Outro governo não existirá nos proximos 5 anos a nao ser o dirigido por Nyusi. Como dirigente a frente de mais de trinta pessoas, sabe e soube como dar o feedback do desempenho de cada um. Gostaria que entendesse uma coisa: não mudei de partido. Nunca tive. Pelo menos dos concorrentes em 2014.
      5 mins · Like
    • Egidio Vaz Emidio Guila bosas perguntas que se resumem num único ponto. Quem tiver acesso aos politicos de topo que consultem e procurem saber se Egídio alguma vez se aproximou deles para pedir algo ou posição alguma. Em segundo lugar, TODOS VOCÊS deviam saber que pelo comportamento que tomo, fica dificil a um político confiar-me e por conseguinte, confiar-me um cargo. E não o farão. A minha estratégia é justamente de ser um contrapoder, uma voz audível. E um dos requisitos para tal é não ser cofniado de ninguém. Não sendo, a minha consciência não está aliada, nem alinhada. Julgo mendiante o que vejo, o que ouço e o que julgo ser correcto.
      1 min · Like
    • Chazia Chassafari Contenhamos as emoções oh meu caro ilustre Egidio Vaz!!! Discursos são discursos, teorias são teorias diferentemente da prática. Ainda se lembra dos dois posts que fez logo quando começaram a sair os resultados eleitorais? Um a felicitar ao FJN e outro a criticar como foi conduzido o processo eleitoral que culminou com a eleição do FJN à PR. COMO É QUE QUER ENCORAJAR UM PR E UM GM QUE CHEGOU AO PODER POR VIA DE FRAUDE? Tenhamos um pouco de vergonha e consciência no que fazemos.
      1 min · Like
    • Carlos De Sousa Tivir Ainda continua a concordar que esse governo ascendeu ao poder de forma fraudelenta?

Sem comentários: