domingo, 30 de novembro de 2014

Muita gente da Renamo orgulha-se de ter feito curso superior, mas estudou em universidades do Estado - Chissano

Chissano deve ao regime colonial?
“Muita gente da Renamo orgulha-se de ter feito curso superior, mas estudou em universidades do Estado e mesmo as universidades privadas existentes no país foram possibilitadas pela governação existente no país, mas eles se esquecem disso”, sublinhou Chissano. In Rádio Moçambique (28.11.2014).
Do que sabemos sobre é que Joaquim Alberto Chissano estudou no Liceu Salazar na era colonial e depois de concluir rumou a Portugal para ir estudar a medicina. Já que tudo isso aconteceu no tempo colonial e com certeza possibilitado pelo governo colonial, será que Chissano considera alguma dívida ao regime fascista colonial?
Like
Like · 
  • Boa Matule Esse canalha maquiavelico precisa ser incinerado! Opps, internado no Infulene
  • Abdullah Abou-Shakur Kota Chissa, admiro tanto a sua grandeza assim como agora o admiro pela negativa. Haja vergonha na cara.
    Diz-se que os calvos são homens tidos por excelentes. Então, por favor não desonre a careca dizendo sem-vergonhices...
  • Joao Cabrita Sempre julguei que era dever dos governos propocionarem aos cidadãos serviços como a educação. Por isso é que estão no poder e com acesso a meios para assegurar tais serviços. Lamento, mas a postura do ex-presidente da República equivale a dizer: tu estudas nas escolas que o meu governo te deu, ou vais aos hospitais que ele construiu, logo tens de comungar as minhas ideias e as do meu partido. Por outras palavras, uma ditadura de fachada democrática.
  • Arlindo Filipe Tatinho Esse ultimamente só fala disparates! Bom talvez seja a idade e isso pode ser resultado da velhice!
  • Jeremias Luis Chauque Tenho muito a dizer sobre o conteudo do post, por isso queria pedir ao autor do mesmo para colocar o contexto em que essas palavras foram proferidas e se possivel toda a entrevista. Digo isso pk uma palavra proferida fora do contexto gera interpretacoes fora do contexto
    23 hrs · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Jeremias Luis Chauque, vá ler o artigo da fonte que indiquei. Que contexto vale no que Chissano disse?
    23 hrs · Like · 2
  • Antonio A. S. Kawaria Exactamente isso Joao Cabrita é o que Chissano pretende inculcar-nos. Já havia ouvido isso de pessoas insignificantes, mas saber que é Joaquim Chissano que diz o mesmo é revoltoso.
    23 hrs · Like · 7
  • Manuel J. P. Sumbana Jeremias Luis Chauque, admiro muito o patrono do ISRI onde estudaste. Mas acho que nesta entrevista, tal como fez recentemente a Lucy Hama meteu as patinhas e o pescoço na água, bro...isto depois de ganhar popularidade ao deixar cair o guardiâo das virgulas com muita mestria que lhe é peculiar.
    23 hrs · Like · 7
  • Jeremias Luis Chauque Ja la iremos Manuel, mas eh preciso ver algumas coisas antes. Por exemplo, a pergunta que origonou a resposta nao esta no post. Preciso de informacao completa para emitir uma opiniao sensata
    22 hrs · Like
  • Valquiria Mangule Por isso volto a dizer que as pessoas que nos governam deixam muito a desejar. Existem certas coisas que não se trata apenas de falta de aconselhamento como também de exposição gratuita ao ridículo e consequente ofensa ao cidadão. Sou apartidária à procura de um dirigente que saiba justificar-me porquê devo confiar nele para governar.
    22 hrs · Like · 3
  • Cornelio José Langa Cossey Chissano estudou política ou medicina?
    21 hrs · Like · 1
  • José de Matos Discurso infeliz!
    20 hrs · Like · 3
  • Cornelio José Langa Cossey Yes we can, América is not what can be done for us,
    but, what can be done by us. Obama
    20 hrs · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Jeremias Luis Chauque, que pergunta? Lance a pergunta senhor advogado dos frelimistas. Eu não te proibi. É só lança-la, caro Jeremias Luis Chauque e vamos debater. Como eu disse, eis:
    20 hrs · Like · 1
  • Jose Alexandre Faia VAMOS LAH PAGAR A DIVIDA Sr. CHISSANO , DEIXE DE SER CALOTEIRO !!!
    18 hrs · Like · 4
  • Daniel Boe O Chissa é o oposto de Dhlakama mesmo...um com a velhice revela canalhice (o Chissa) e o outro a maturidade (o DHL)
    14 hrs · Edited · Like · 5
  • Egidio Vaz Bem feito ilustre Antonio A. S. Kawaria. Boa pergunta.
    14 hrs · Like · 2
  • Jeremias Luis Chauque Oh Antonio A. S. Kawaria acabo de receber o Jornal Domingos no qual tem a entrevista do Chissano, mas tu es um manipulador tremendo. O jornalista pergunta ao presidente Chissano sobre a atitude do Governo em relacao a RENAMO e ele responde dizendo que preciso dialogar como forma de evitar baixas entre as populacoes, propriedades da populacao e do Estado, porque as propriedades do Estado sao propriedades da populacao. Quando a RENAMO destroe as propriedades esquece-se que sao impostos das pessoas. Muita gente da RENAMO fez cursos nas universidades do Estado ou privadas que surgiram no contexto da governacao, mas esquecem-se (na hora de destrui-los). Esquecem-se que comem, porque matam os mesmos camponeses que produzem, ha camionistas que transportam bens de um ponto para o outro, mas as vezes ficam paralisados por esses ataques. Se bem entendi da leitura da entrvista, Chissano fala de tres aspectos: a necessidade do Governo continuar a dialogar com a RENAMO, a necessidade de evitar a guerra por ser destrutiva e o facto da RENAMO destruir as infrastruturas do Estado que tambem beneficiam a propria RENAMO. Entao a pergunta eh: onde eh que foste buscar a ideia de que RENAMO deveria ser grata a FRELIMO? Das duas uma, ou nao percebeste o alcance das palavras do Chissano, ou percebeste muito bem, mas preferes manipular a opiniao publica, porque seleccionas um trecho no jornal, sem fazeres a devida contextualizacao, fazendo com que cada um faca a interpretacao que quizer.
    14 hrs · Edited · Like · 1
  • José de Matos Jeremias, curto e grosso: quantas Universidades foram destruidas?

    (na hora de destrui-los), significa o que?

    " Muita gente da RENAMO fez cursos nas universidades do Estado ou privadas que surgiram no contexto da governacao, mas esquexem-se (na hora de destrui-los).
    13 hrs · Edited · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque Jose de Matos, com todo respeito, leia o jornal primeiro. Se nao perceberes nada depois se leres, entao ninguem sera capaz de te fazer xompreender
    13 hrs · Like
  • Aziza Throne Ele pensa que faz favor ao povo dar lhe o que merece. Educacao, saude etc. Sem comentarios sobre tamanha insanidade
    13 hrs · Like · 2
  • José de Matos Jeremias, eu fiz-te uma pergunta concreta; quantas Universidades foram destruidas? Qual o contexo da referncia as Universidades? Quando escreves"se bem entendi", porque exiges que os outros entendam da mesma maneira?
    Foi uma entrevista muito infeliz, amigo, por mais que queiras fazer "damage control" !
    13 hrs · Edited · Like · 2
  • Jeremias Luis Chauque A unica coisa infeliz e lamentavel eh a manipulacao e a interpretacao errada que se faz da entrevista. Por sorte uma das primeiras coisas que me ensinaram no curso de diplomacia eh que uma palavra retirada do contexto em que foi proderida pode gerar conflitos, na medida em que ela pode ser interpretada de forma ambigua e ate manipulada para fins politicos. Eh o caso vertente. Em nenhum momento Chissano sugere q a RENAMO deveria ser grata por ter formado alguns dos seus quadros nas universidades. Ele fala inequivocamente sobre o paradoxo da guerra da RENAMO incidir sobre a destruicao de bens de que se beneficia. Fora deste contexto eh pura manipulacao de informacoes
    13 hrs · Edited · Like · 1
  • Cornelio José Langa Cossey A renamo pode destruir bens recompensavel mas a FRELIMO destroi o essencial y necessario que es o tribunal da razão dos cidadaos.
    13 hrs · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque Nao sabia que vidas humanas podem ser recompensadas. Ja agora, qual foi a recomensa atribuida as pessoas que perderam os seus bens na N1? Seria interessante ver na pratica ate que ponto o que a RENAMO destroi eh recompensavel. Se tiveres um caso concreto Cornelio Jose Langa Cossey podes partilhar connosco?
    12 hrs · Like · 2
  • Cornelio José Langa Cossey O caso "bens" se discute ja que é do alcance humano mas o que concerne a razão psyje moral natural nao se pode discutir
    12 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Jeremias Luis Chauque. Eu penso que a manipulação começa nos media públicos. Veja o titulo da notícia partilhada pela RM aqui mesmo. Porque é que o titulo nâo enfatizou a tal 'necessidade do diálogo'?

    Ainda nâo tive acesso ao jornal Domingo e gostaria que me facultasses o título desta noticia para que possa elaborar um pouco mais.
    12 hrs · Like · 2
  • Antonio A. S. Kawaria Jeremias, manipulador es tu que a todo custo vens aqui defender discursos infelizes dos teus camaradas. Ckhissano nunca r nunca mesmo devia ter dito o que disse. Nenhum cidadao deve a qualquer governo. A Frelimo nao nos faz favor nenhum para nos governar.
    11 hrs · Like · 2
  • Gilberto Jonathan Chirindza Esteve a estudar medicina ou por outra tentou fazer medicina, pois não concluiu
    11 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Gilberto, discuta o conteudo pah que julgo ser o interessante e nao o detalhe da pessoa de Chissano.
    11 hrs · Like
  • Aziza Throne ainda estou a espera do numero de universidades destruidas pela Renamo. So o numero. Nao me mandem ler a entrevista por favor
    11 hrs · Like · 3
  • Avelino Namarrocolo A placa (cerebro) deste velho ganancioso deve ter fundido, cada vez que abre a boca so fala asneiras, lamentavel.
    11 hrs · Like · 3
  • Antonio A. S. Kawaria Ja o Jeremias quer sair deste tema falando dos mortos doutro lado e esquecendo dos sao mortos pela Frelimo. Veja que isso que também o Chissano foi infeliz posso constituir como tema de debate mas agora é sobre o dever do governo na educacao.
    11 hrs · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque Manuel J. P. Sumbana nao sei como te posso passar o jornal, mas mesmo assim queria realcar que ha um contexto que o autor do post deliberadamente omitiu. Quando este post ontem a primeira coisa que me veio a cabeca eh que ele tava a responder a uma pergunta, que no entanto nao estava la, aqui ha pura maldade e manipulacao.
    10 hrs · Like · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Manda-me apenas o tîtulo do 'DOMINGO', Jeremias.
    10 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Jeremias, dei-te a fonte e o link. Deixa de me acusar e vá dizer ao Chissano o que lhe questionei. Maldade é tua.
    10 hrs · Edited · Like · 1
  • José de Matos Jeremias, tu estas a manipular esta postagem, é batota isso de mandares ler outras fontes! A fonte desta postagem esta aqui, bem clara! Ainda estamos sem saber quantas Universidades foram destruidas!
    9 hrs · Like · 1
  • Dulce Andersson Na Wikipedia existe um mar de informacoes as quais eu ponho credibilidade. Discutir com alguém que apenas quer defender -se e ignora o conteudo do tema em debate é uma perca de tempo.
    9 hrs · Like · 2
  • José de Matos A entrevista tem uma unica finalidade: negar a fraude!
    8 hrs · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque Tas a trazer uma versao que corresponde a verdade Jose. So falta nos dizer onde eh que se sugere que a RENAMO tem que mostrar gratidao pelo facto dos seus membros terem estudado em universidades publicas ou privadas surgidas no ambito da governacao, porque este eh o tema da postagem.
    8 hrs · Like
  • José de Matos Jeremias, so estou a mostrar que a finalidade da entrevista é negarem a fraude! Ainda estou a espera que revelem quantas Universidades foram destruidas!
    Repito: entrevista infeliz e inoportuna! Eu nao espero muito de Chissano mas ainda assim estou decepcionado!
    8 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Jeremias. O titulo de capa faz parte das declarações de Chissano?
    8 hrs · Like · 2
  • Jeremias Luis Chauque Se foi infeliz ou nao isso depende da interpretacao de cada um, mas p que eh facto eh que Chissano nao diz em nenhuma parte que a RENAMO deveria sentir alguma gratidao pelo facto de se beneficiar da governacao da FRELIMO, por isso nao vejo pertinencia nenhuma de questionar se Chissano tem alguma divida de gratidao para com o sistema colonil. Isto esta errado, porque nao foi dito, mas fico feliz por teres o jornal, porque vais poder mostrar os factos tal como aconteceram.
    8 hrs · Like
  • José de Matos Jeremias, ainda nao conseguiste explicar isto:

    “Muita gente da Renamo orgulha-se de ter feito curso superior, mas estudou em universidades do Estado e mesmo as universidades privadas existentes no país foram possibilitadas pela governação existente no país, mas eles se esquecem disso”, sublinhou Chissano.
    "
    8 hrs · Edited · Like · 2
  • Manuel J. P. Sumbana Entâo a imprensa dominada pelo nosso partido é que anda a desvirtuar e manipular tudo, Jeremias? Concordas que o G40 deve ser desactivado pelo menos nesta altura?
    Jeremias, fui parte do gabinete de imprensa do AEG e trabalhei para a maio rádio pública/estatal do mundo. E sei muito de propaganda.
    8 hrs · Like · 2
  • Mário Xavier Independentemente do regime ou sistema politico vigente, salvo em situacoes de forca maior-guerras ou calamidades-, a educacao faz parte das funcoes primarias de qualquer Estado. Donde decorre ser pretensioso tentar vincular a promocao da educacao a determinado partido politico. Se Chissano efectivamente se tiver pronunciado nos termos do post (eu nao acompanhei), entao foi infeliz!
    8 hrs · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque Jose de Matos, coloque a pergunta do jornalista e a parte q antecede a citacao que colocas acima, bem como paragrafo seguinte, pois a explicacao esta clarissima, nao sei sei se percebes, mas o meu ponto reside no facto de estrategicamente recortares uma parte do texto, deixando a parte explicativa que contem o cerne da questao. Ai das a entender que a citacao caiu do ceu e deixas as pessoas cada uma a inferir, de acordo com as suas coveniencias. Insisto coloques o texto todo para percebermos o alcance das palavras
    8 hrs · Edited · Like
  • José de Matos Jeremias, eu nao vou perguntar nada a ninguem nem me deves mandar ler outras fontes, batota isso! Ainda nao me explicaste isto, com ou sem contexto:

    "“Muita gente da Renamo orgulha-se de ter feito curso superior, mas estudou em universidades do Estado e mesmo as universidades privadas existentes no país foram possibilitadas pela governação existente no país, mas eles se esquecem disso”, sublinhou Chissano."

    Segundo o teu contexto,alguma Universidade foi destruida?
    7 hrs · Like
  • Raul Novinte Olha esse Chissano eh um dos viciados do poder de fraudes no nosso pais. Eu não me considero devedor de alguma coisa a Frelimo de jeito algum. Não falo isso porque a minha formação foi toda conseguida no exterior ainda com ajuda de pessoas q nem tem nada a ver com o Moçambique. O que o Senhor Chissano deve entender eh que constitui o dever de um governo prover educação aos cidadãos sem nenhuma discriminação, partidária . As universidades públicas em Mocambique pertencem Ao povo e para o bem do pais. As universidades privadas pertencem aos proprietários mas também para o bem do povo e o pais e sem exclusão . Acho muito estranho quando uma pessoa que diz ser um eis Presidente cobra de nos o que ele fez devido suas responsabilidades e deveres. Eu considero as declarações do Sr. Chissano vergonhosas e infantis......
    7 hrs · Edited · Like · 3
  • Manuel J. P. Sumbana O que é estranho, nesta altura, é o silêncio do Presidente Chissano em relaçâo ao MBS. Como padrinho de casamento do filho dele nâo tem mostrado a preocupaçâo que um padrinho deve ter para com o seu compadre. Nâo há algo estranho aqui, Jeremias?
    7 hrs · Like · 4
  • Antonio A. S. Kawaria Jeremias Luis Chauque, és muito teimoso. O que citamos está disposto no site da Rádio Mocambique. O título do Domingo está ai MUITO INFELIZ isso a sair de Chissano. Se tu ouviste outra coisa o Chissano a dizer, nós não sabemos. Tu que vá tratar o assunto com RM, AIM e Domingo. Deixe de nos chatear. Desculpe-me, mas tenho que dizer a verdade. Não somos agentes do G40
    6 hrs · Edited · Like · 1
  • David Abilio O que está em causa e a opinião do Chissano em relação as reivindicações da RENAMO e não o direito do Povo a educação. Comentem ou debatam o essencial da entrevista. Podem rebater ou contra argumentar o seu posicionamento aprofundado e justificado de que as Reivindicações são uma farsa e que nem a própria RENAMO acredita no que diz.... Eis a cerne das questões e venha dai o debate....
    5 hrs · Like
  • Jeremias Luis Chauque David Abilio espero que tenham compreendido o teu comentario. Vao repetir incansavelmente que Chissano disse isto ou aquilo, fingindo que nao estao a perceber o que ele transmitiu com muita clareza.
    5 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria David Abilio, aqui e neste post da minha autoria discutimos sobre a reevindicacão de Chissano para ser agradecido. Quanto ao que propões já está em discussão e vou te taggar. Em tudo que Chissano tentou dizer saiu pela culatra. Jeremias Luis Chauque ainda bem que não tens como controlar as nossas mentes.
    5 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Bom, David e Jeremias, eu acho que o Kawaria está agastado com este pronunciamento e acho que é isto que ele quer debater. Eu por exemplo detesto que me digam que fui formado a custa da Frelimo ou de quem quer que seja só porque formei-me depois de 1975. Por isso é que antipatizo com este tipo de pronunciamentos. Dlhakama juntou-se à Frelimo antes de 1974. Mas meus amigos da ACLLN nâo querem nem ouvir que ele deve ter estatuto de antigo combatente.
    4 hrs · Like · 3
  • Jeremias Luis Chauque Bem Manuel J. P. Sumbana qualquer cidadao de bom senso pensaria e sentiria o mesmo que sentes, certo. Alias, eu mesmo, neste espaco, ja manifestei a minha indignacao porque uma amiga do grupo insinuou que tinha que pensar como ela porque tinha estudado com impostos d povo. Mas dai a invetar historias nos remete para aquela velha maxima de combater injustica com injustica. Dai que a indignacao que mencionas deve ser respondida com contraindignacao.
    4 hrs · Edited · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Nada disso, Jeremias. Tens estado a dar importância à pergunta que suscitou esta resposta (especifica) de Chissano. Eu acho que isto é irrelevante. Independentemente da pergunta, Chissano como nosso decano da diplomacia e chefe do Estado por 18 anos tem uma grande responsabilidade nos seus pronunciamentos. Este é o tipo de declarações que nunca devia pronunciar.
    Recordo-me que hà algum tempo vangloriou-se de ter 'fintado' Dlhakama e as consequências foram desastrosas. Ficou a aparência de que estava a torpedear Guebuza.
    4 hrs · Like · 2
  • José de Matos Ponto da situaçao: o Jeremias Luis Chauque e o David Abilio nao conseguiram explicar a parte da entrevista sobre as Universidades, deram uma versao que nao é convincente! Eu nao quero versoes, quero sim explica çao do que foi dito!

    "Muita gente da Renamo orgulha-se de ter feito curso superior, mas estudou em universidades do Estado e mesmo as universidades privadas existentes no país foram possibilitadas pela governação existente no país, mas eles se esquecem disso”, sublinhou Chissano.
    3 hrs · Edited · Like · 3
  • Eduardo Namburete Parafuso enferrujado?
    2 hrs · Like · 2
  • Ivone Soares Eu Nunca estudei à custa da Frelimo.
    29 mins · Like · 2
  • Cornelio José Langa Cossey muito menos eu nunca estudei a custa da frelimo
    27 mins · Like · 1
  • Cornelio José Langa Cossey se calhar nem chissano mesmo