domingo, 7 de dezembro de 2014

Tufão nas Filipinas retira mais de um milhão de pessoas de casa

Filipinas, tufão

A chegada do tufão Hagupit, no leste das Filipinas, trouxe ao continente fortes ventos e chuvas intensas, ameaçando destruir áreas que ainda mostram as cicatrizes de um supertufão que passou por ali há pouco mais de uma ano.

A estimativa, que ainda não foi confirmada por fontes oficiais, é de que ao menos duas pessoas morreram com o tufão.
Cerca de 1,2 milhões filipinos fugiram de suas casas para abrigos antes da chegada do tufão Hagupit. Segundo uma agência da ONU, trata-se de uma das maiores evacuações em tempo de paz do mundo.
Com a chegada da tempestade, a eletricidade foi cortada na maior parte do ilha central filipina de Samar e nas proximidades da província de Leyte, incluindo Tacloban City, considerado o marco zero do devastador supertufão Haiyan no ano passado —na ocasião, foram 7 mil mortos ou desaparecidos e mais 4 milhões de desabrigados.
A Philippine Airlines e a Cebu Pacific cancelaram cerca de 100 voos para as regiões central e sul do país. Mais de 616 mil moradores de aldeias e áreas propensas a deslizamentos fugiram para escolas, centros cívicos, câmaras municipais, ginásios e igrejas, disse a agência nacional de desastres.
O tufão não deve atingir a capital Manila, onde vivem cerca de 12 milhões de pessoas, disse a agência.
-- Folha Online

Sem comentários: