terça-feira, 2 de dezembro de 2014

SOB O FUNDO DE GUERRA DE SUCESSÃO: ZANU-PF em congresso

MAIS dividido do que nunca, a ZANU-PF do presidente Robert Mugabe, no poder no Zimbabwe desde 1980, está desde ontem reunido num congresso crucial PARA o futuro do país, poucos dias depois de uma espectacular purga, que culminou com a expulsão de vários pesos pesados do partido.

Os 12000 delegados da União Nacional Africana do Zimbabwe-Frente patriótica (ZANU-PF), que liderou a luta pela independência do país contra os britânicos, devem reconduzir sem hesitação o seu carismático líder à cabeça do partido.Mas Robert Mugabe tem de facto 90 anos e nos bastidores é a sucessão e não a recondução que domina os espíritos.

"Este (congresso) é um importante ponto de viragem no destino da ZANU-PF", disse à AFP o analista político Ibbo Mandaza, que, no entanto, chamou a atenção PARA a mudança de regras no partido.

Os delegados poderiam aprovar as alterações ao regulamento do partido que permitem ao presidente Mugabe nomear os seus vice-presidentes, o que elimina toda a capacidade de eleição do congresso.

"O trabalho do congresso já está em grande parte feito porque Mugabe tem o poder de escolher com quem quer trabalhar", disse, por sua vez, Rushweat Mukunduof, analista no Instituto do Zimbabwe para a Democracia, segundo a “Jeune Afrique”.


Há muito considerada favorita na sucessão de Mugabe em caso de morte, Joice Mujuru parece estar fora do jogo depois da sua recente expulsão do Comitê Central do ZANU-PF.

A esposa do presidente acusou a seu rival de corrupção, e a imprensa estatal fez uma campanha denunciando uma suposta conspiração de Mujuru contra a vida de Mugabe.

A única possibilidade de Mujuru seria agora ser nomeada pessoalmente por Mugabe a uma das vice-presidências do partido, o que parece improvável, dada a pressão exercida por Grace Mugabe, que em Agosto conseguiu ser eleita PARA a liderança da Liga das Mulheres do partido, e não esconde a sua ambição ser a “herdeira” do marido na chefia do Estado.

Por enquanto, o favorito à sucessão de Mugabe é o outro vice-presidente da ZANU-PF, o influente ministro da Justiça, Emmerson Mnangagwa, 68 anos.

O congresso começou ontem PARA dois dias de trabalho à porta fechada. O presidente Mugabe deve pronunciar amanhã o seu discurso de abertura, antes das reuniões públicas agendadas até sábado.

NOTÍCIAS – 03.12.2014

Sem comentários: