sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Quem deve ser o presidente do meu município? Um contributo para o povo de Cuamba

Eleições autárquicas à vista



Esta é uma questão que cada um deve se colocar para que não se deixe levar pelos enganos e escolhas de outras pessoas. Antes de mais, é bom que saibamos que o Município é o lugar onde a relação entre povo e governo é quotidiana permanente; onde as reivindicações sociais para que se atendam suas demandas necessidades se tornam realidade; onde o representante popular ou autoridade local vive mais nítida e intensamente a responsabilidade de atender de forma eficaz as reivindicações sociais, já que se não for assim sofrerá directamente a irritação e o descontentamento social pela ausência de respostas. 

A crescente concorrência política pelos governos locais obriga, hoje, aos que desempenham cargos de serviço público neste nível a buscarem consenso entre os diversos actores sociais para impulsionar planos e políticas, a potencializarem suas capacidades para realizarem um bom exercício de governo, e a alcançarem condições de convivência social e política que lhes permitam impulsionar as tarefas governamentais que o desenvolvimento municipal requer. Administradores municipais arrogantes (que dizem o povo vê a cidade pelo google) que não conseguem responder as reais aspirações do povo devem ser penalizados pelo voto, e nada de votar pelo partido que este indivíduo pertence mas pela personalidade, responsabilidade e seriedade.

A autoridade municipal que se almeja é aquela capaz de gerar processos de concertação e participação cada vez mais amplos sem olhar nas diferenças partidárias, regionais, tribais, etc. Para realizar esta tarefa, os vereadores e outros funcionários municipais devem ser promotores e que favorecem as dinâmicas de grupos, desde a formação e consolidação de equipas de trabalho, o fortalecimento da câmara municipal como instância colegiada, e a articulação com os diferentes sectores da população e com outros governos. Seu papel como servidores públicos coloca-os no centro desta grande quantidade de relações que devem ser atendidas adequadamente para se atingir os objectivos que o governo estabeleceu para si. O presidente do município deve ser aquele que partilha com o seu povo as dificuldades que o município enfrenta e buscar dentro dos seus munícipes as possíveis soluções dos problemas, este constitui um dos pilares da governação participativa. Deve ser um indivíduo que evita enganar o povo porque afinal de contas o povo tem o dever de cobrar as satisfações. E quando se chega nestes extremos o povo não quer saber das dificuldades.

O presidente do município deve ser um indivíduo com um grau de humildade muito elevado, que independentemente do tempo e das circunstâncias se encontra disponível para dar uma mensagem de esperança aos munícipes perante os problemas que os aflige. Trabalhando assim será capaz de mobilizar o povo a fazer alguns trabalhos pontuais e sem no entanto esperar das autoridades municipais. Meu presidente do município deve ser um visionário que sonha com um município grande com infra-estruturas básicas para o bem-estar do cidadão. Isso só é possível com um Mayor que sabe fazer lobbies aos vários níveis para mobilizar os investidores a olhar e instalarem-se na sua área para garantir o desenvolvimento multifacetado. 

É estranho e grave quando decorridos 5 anos de um mandato, alguns municípios não tenham pelo menos uma instituição bancária com tantos bancos que buscam hoje espaços para instalarem-se, e que os munícipes são, obrigados a deslocarem-se para cidades capitais ou outros municípios mais próximos para se beneficiarem dos serviços bancários.Um presidente deve ser muito popular, conhecido por todos os cidadãos do seu município desde crianças até o idoso, porque ele visita os bairros, desde aos mais pacatos aos mais evoluídos, conversa com munícipes encoraja o povo a intervir usando os seus meios para garantir a sanidade dos bairros. Só assim as medidas tomadas pelo município serão bem acatadas pelo município porque os projectos são partilhados dia ao dia. Não é um gabineteiro que até os seus próprios munícipes só o contemplam pela televisão.

Deve ser modelo de boa conduta, para que as crianças, jovens o olhem como inspiração para o seu futuro, pois desta forma será digno de ser Herói por ter deixado um legado não só material mas também imaterial (a moral e humanismo), pois um presidente ligado á actos indecorosos perde a liderança e o povo se torna ingovernável. Espero ter contribuído para boas escolhas.

Vamos todos votar pela competência e desenvolvimento!

Leia Aqui

Sem comentários: