terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Muito interessante a forma como o município foi "poupado"pelos órgãos de informação

Muito interessante a forma como o município foi "poupado"pelos órgãos de informação ontem.
1-As águas das chuvas fizeram vários estragos às obras do município, entre estradas, semáforos e sistema de drenagem.
2-Os chefes dos bairros e toda a estrutura administrativa municipal subalterna esteve de "camara em cámara" dando entrevistas sobre os estragos causados pelas chuvas.
A resposta da televisão
TVM: A TVM trouxe para o telejornal do dia 16 de Dezembro apresentado por Brito Simango, um alto quadro da Direcção Nacional de Águas, que disse que a situação estava controlada - e com razão - do ponto de vista da DNA, entre outras cientificidades. De facto, como técnico da DNA cabia-lhe somente falar do ponto de vista do que ele superintende: bacias hidrográficas, nacioinais e internacionais. A TVM também trouxe ao mesmo programa, a Directora da Saúde ao nível da cidade que falou sobre "a situação controlada"em relação a doenças etc. Aproveitou pedir sangue para a quadra festiva.
STV: A STV desdobrou-se em inventariar os estragos às infraestruturas públicas e dos pacatos cidadãos.
Ora, parece-me uma operação consciente esta, a de esquecer o Conselho Municipal da Cidade de Maputo senão vejamos.
1-Ficamos sem saber (mas iremos sofrer) dos impactos das chuvas sobre as infraestruturas e serviços do município: semáforos, estradas-algumas das quais recentemente pavimentadas etc. O inventário disto seria importante para que o munícipe ficasse a saber dos serviços que estavam afectados e com que tipo de serviços deverá contar ou não.
2-Ficamos sem saber do custo destas infraesruturas sobre os bolsos dos munícipes. Se calhar isto vai ficar assim até o fim da época chuvosa, Março.
Mas o mais importante, EVITOU-SE discutir a qualidade das obras municipais, o licenciamento/negociatas de terreno em espaços irregulares, o deficiente sistema de drenagem, a qualidade das obras municipais no geral e a indemnização às vitimas; a questão geral dos assentamentos urbanos.
Bem, talvez seja porque nenhuma das mansões luxuosas construidas (estranhamente) ao longo da barreira da marginal não tenha ruido.
Fica para a próxima oportunidade. Mas não deixei de dizer: deve ter sido uma grande "engenharia" do gatekeeping. A que custo?
Like ·  · 

Sem comentários: