terça-feira, 9 de dezembro de 2014

MARCO DO CORREIO por Machado da Graça

comments

1
MACHATE said...
Mano Machado, nao lhe conheci assim. Estava habituado as suas analises baseadas nos factos. O seu colega de profissao, Moiana, e membro da CNE. A Renamo estava em todo o pais ate com agentes da sua inteligencia militar. Fora da Beira onde a Renamo disputa simpatias entre os Ndaus e Senas, e onde ouve um caso que ate a Frelimo condenou. O resto do pais os capangas da Renamo nao viram nada.
Como e que mano da Graca chega a conclusao que as eleicoes foram fraudulentas? Sera que a eleicao do G. Bush conra Al Gor, foi fraudelenta? Se foi, ou pelo menos, se se verificaram irregularidades nos EUA, que dizer dum pacato Mocambique com apenas 20 e pico anos de democracia onde a maioria das participantes sao analfabetos? 
Para aqueles que agitam o Dlakhama a enveredar pela violencia, queria lhes lembrar que nesta regiao (da SADC) pelo menos ha um consenso de que "jamais toleraremos anarquia similar da Africa Ocidental ou Africa do Norte". E por isso que, se nao me engano, a SADC tem um PACTO DE DEFESA MUTUA precisamente para cortar o rabo dos aventureiros militaristas. Espero que o nosso amado pais nao tenha que ser como a RDC ou Lesotho onde a SADC teve que desdobrar uma forca para disciplinar os aventureiros militaristas. 
Tenho fe de que a lideranca da Renamo vai por mao na consciencia e enveredar pela luta politica dentro do parlamento. Dlakhama e incotornavel na politica nacional pelas razoes boas ou mas, mas ele tem um papel a jogar no zadrez politico do pais. Mas nao devemos agita-lo a deixar a postura positiva e, perpetuamente, ser rebelde. Vamos pela paz usando discursos constutivos.
Valeu
2
umBhalane said...
Hoje mesmo escrevi,
"09/12/2014 at 12:20,
Mas não se esqueçam da República Popular da China, com uma palavra a dizer/ditar, para além dos usuais intervenientes.
Nem mesmo da RSA!"

Em vez de petróleo/gás é bom escrever LUCROS/NEGÓCIOS;
A dependência de petróleo/gás pelo Ocidente já acabou, e muitos sonhos foram desfeitos/espatifados - por aqui é bom esperar sentado.
Temos a sedenta RPChina, sem falar na Índia, a maior democracia do mundo.
E temos novos alinhamentos mundiais, como que a preparar o terreno para o inevitável a médio e longo prazo, se antes não acontecer.
E a decadente RSA a correr, tentar apanhar um comboio, para o qual deixou de ser fadada.
Resta o quê - só a componente externa.
E é precisamente nesta área que a RENAMO tem que jogar, aprender a jogar, melhorar o jogo.

Nos bastidores externos está a saída, a solução do que se vai passar em Moçambique, com mais ou menos dor.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.

PENSA BEM, pensa junto comigo.

É BOM ACORDAR DE VEZ.

FUNGULANI MASO.
A LUTA É CONTÍNUA
3
Khanga Hanha Muzai said...
Mano Noé
boa tarde
Enquanto houver petróleo duvido que esses lacaios se interessem em ver justiça neste pais, moçambicanos estamos fritos.
Esses tipos tem discursos que são um autentico carnaval olha so falta o papa fazer o seu discurso de apoio a Nyussi, lá no fundo acredito que não fara isso mesmo depois de deixarem seus sapatos brilhando com a língua do baixinho.

Khanga Hanha Muzai
4
Noe Nhantumbo said...
Gente que estava habituada a que suas falcatruas passassem e que os "amigos" estrangeiros viessem em seu apoio esta deveras preocupada...julgo que ja e tempo de países como Suécia, Dinamarca, Filandia, Noruega, Holanda, Belgica, Itália, Portugal, Estados Unidos da América, Brasil se demarcarem da fraude e mostrarem seu desapontamento com actos...há que cortar o financiamento para que mais um governo saído da fraude se instale...sem os fabulosos negócios que esperam fazer com a China e Índia tudo seria diferente...

Sem comentários: