sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

"Jornal O Retornado", de 6 de Março de 1976

26/01/2011


comments

1
Rocha said...
Já lá vai muito ano, 40 anos, mas milhares de homens como eu, que passamos na então Lourenço Marques(que grande, que bela) a caminho do Norte (Niassa-saudoso, apesar de tudo), quando em Maio de 1970 o"Vera Cruz" zarpou de L.M. para norte fomos chamados de tudo, incluindo as n/mães que ficaram em Portugal, nessa altura é tudo boa gente não é verdade. É que L.M ficava longe do Norte na altura.
Tenho pena daqules colonos(agricultores, que no anterior regime, levados por ilusões foram metidos num buraco chamado pomposamente NOVA MADEIRA, ficava lá longe no Niassa, abandonados por todos, mas "atacados" pela pide e pela frelimo. pois não tinham alternativa de escolha. Oa bares, as discotecas e tudo mais interessante era para os baroes....
2
Mathunduluka said...
Os que pensam em dividir Mocambique sao Mandaus o pessoal de sofala .Eles pensam que sao capazes de agitar todo o pessoal da zona Norte de mocambique. Esqueceram se que Maconde,Macua os nhaus sao passivos e sabem o que eles querem .querem a Paz assim como outro pessoal do centro e do sul so´ quer paz mas o confuso do NDAU nao entende isso ,so´, passa a vida a gitar os outros.Sabiam que quando o XANGANA diz XINGONDO aquem refer ? REfer o NDAU confuso de Natureza imaginem o que seria de Mocambique sem NDAU ? A luta continua.
3
R.Ravalo said...
A Frelimo de ontem é a mesma que de hoje. As perseguições, intimidações, assasinatos faz parte da sua vida.
4
Francisco Moises said...
Gente selvagem esta da Frelimo. Ao ler as coisas arrepiantes neste excerpto, tenho a sensao de que estou a ler algo do comportamento dos Khmers rouges (cambodianos vermelhos)de Pol Pot. Com razao que certos congressists americanos descreveram Samora Machel em 1985 como o Pol Pot da Africa.
A unica diferença é que Pol Pot era educado, mais ou menos, tendo estudado em Paris onde se aliou ao partido comunista francês de concepçao stalinista. De regresso a Cambodia,foi professor do liceu onde ensinava a literatura e historia francesas.
Um bom numero dos lideres dos kmers rouges tal Khieu Sanpham tinham sido educados em Paris, mas eram extremistas guiados por ideologia maoista.
Entre 1975 e 1979, quando exerceram o poder antes de provocarem o Vietname, que depois veio a expulsa-los do poder, o regime macabro de Pol Pot causou a morte de cerca de 2 milhoes de cambodianos e destruiram o pais, que quando os franceses deram a independência aos 9 de Novembro de 1953, era considerado como a pérola na coroa das colonias francesas na Indochina -- Cambodia, Laos e Vietname.
Estes homens da Frelimo demonstraram mesmo serem primitivos e selvagens -- a sua estrategia era de intimidar qualquer pessoa para que ninguem pensasse em se revoltar.

Sem comentários: