quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Governo questiona novos renamistas


comments

1
Francisco Moises said in reply to ekile...
Sinceramente nao vejo para onde é que a Renamo vai com este seu estilo de entreter a Frelimo continuamente. Todas as conversas com a Frelimo deviam parar até que se resolva o problema da fraude eleitoral. Continuar a fazer concessoes enquanto esta confusao continua é, perdoem-me os leitores, uma grande asneira e uma demonstraçao pela parte da Renamo da tal falta de estratégia de que sempre me lamento quanto a ela. O chefe da Renamo fala duramente enquanto ao mesmo tempo continua a fazer concessoes.
Teria sido melhor que nenhuns homens militares da Renamo se ajuntassem as tais FADM da Frelimo enquanto o problema da fraude eleitoral nao se resolve. A continuar assim, a Renamo vai seguramente cavando a sua propria cova para nela se enterrar na mais bela forma possivel. Qual é a pressa para a Renamo fazer isto? Para satisfazer os caprichos da Frelimo enquanto esta se zomba do seu dirigente e dela todo o tempo?
Uma clara demonstraçao de falta duma estratégia:
O lider da Renamo fala duramente e age da sua maneira enquanto os seus ditos negociadores docemente continuam a enfraquecer a postura da Renamo por talvez serem fracos politicamente ou por alguns deles serem na verdade infiltrados da Frelimo na Renamo, como se desconfia algures.
E quando a Frelimo lambe no campo da batalha, batida por homens que a Renamo esta a entregar a Frelimo nesta hora muito dificil, a Frelimo tem mais asneiras a dizer tal que os homens da Renamo foram treinados no Quénia e em Israel, estorietas que nao sao novas.
O Quénia nunca se meteu em treinar os homens da Renamo militarmente e nem ISRAEL. Sinceramente falando, o Quénia e ISRAEL nao sao os melhores lugares para onde enviar pessoas para se treinarem na guerrilha.
Quem treinaria os homens na Renamo na guerrilha no Quénia? O exercito do Quénia que é um exercito regular? Os antigos homens dos MAU MAUS1 que lutaram contra o exercito britanico e que foram espezinhados depois da independência visto que as forças britanicas os derrotou e entregaram a independencia aos homens indigitados pelo REINO UNIDO liderados por Jomo Kenyatta, embora os britanicos o tivessem encarcerado por 7 anos na zona desértica de Malalal sob a acusaçao de que ele era o lider dos terroristas MAU MAU? Coisa que Kenyatta negou e denunciou os MAU MAUS durante o seu julgamento COMO terroristas (Historia do Kenya). os livros da historia escritos por ingleses ainda se referiam aos Mau maus como "terrorists."
Nao bastou ai a acçao do Kenyatta. Depois da independência, quando alguns elementos dos MAU MAUS nao quizeram abandonar as montanhas de Aberdares assim chamadas pelos britanicos e conhecidas como Nyandarwa pelos Kikuyus, Kenyatta envolveu o exercito britanico para acabar com eles (Historia do Quénia).
Israel como onde enviar pessoas para treinar na guerrilha? Que fantasia tao rata e barata? o lugar apropriado para enviar pessoas para teinos de guerrilha seria a Faixa de Gaza e nao Israel.
Sabe se porem que logo no principio da Frelimo, Israel aceitou formar alguns homens da Frelimo como enfermeiros. O malogrado Maneul Fatendo cujo grupo atacou o posto de Inhangoma em Mutarara, Tete, em Setembro de 1964 e veio a morrer em Nairobi em 1986 foi um deles. Israel os treinou para agirem em situaçao de guerra pelo que deu algum treino militar a tais homens da Frelimo (Manuel Fatendo, Nairobi, 1985).
Israel aceitou fazê-lo para somente contrabalançar a dependência da Frelimo do Egipto e da Argélia que dava treinos de guerrilha aos primeiros homens da guerrilha da Frelimo e tambem para parecer como "menino bonito" nos olhos dos africanos. Nao tinha outra razao para fazê-lo.
Os primeiros guerrilheiros da Frelimo foram treinados na Algeria visto que a experiência da Argélia na guerra de guerrilha contra os franceses era ainda fresca e propagandisada nos paises africanos. Estes homens vinham da Argélia com estorietas de que o mujahedines argelinos tinham derrotado a França, uma GRANDE fantasia.
A França na verdade derrotou os independentistas argelinos com tacticas inovativas do uso de helicopteros2, a primeira guerra em que helicopteros foram usados e do uso de avioes, certos dos quais partiam de BASES na França e que lançavam bombas de profunda penetraçao nos buracos onde os argelinos se escondiam nas montanhas e no deserto3.
Charles de Gaule decidiu entregar a independência a Argélia, que tinha o estatuo de "département"4 ou provincia ultramarina visto que o conflito dividia os franceses e havia o perigo duma guerra civil na França como acontecera na Espanha e talvez tambem por imperativo moral, se imperialistas jamais podem ser movidos por moralidade, coisa que duvido, visto que a guerra tinha dizimado mais de 2,000,000 de argelinos contra 12,000 franceses, muito dos quais eram civis5.
Notas:
1. Mau Mau. Ninguem pode dizer o que Mau Mau significa. Foi um nome secreto. Alguns dizem que talvez era swahili para dizer Mzungu arudi Uzunguni na Mwafrica apate uhuru (o branco deve regressar a Brancolândia para o africano se tornar independente).
2. Foi na Argélia onde helicopteros foram primeiro usados numa guerra, embora vieram a ser usados massivamente pelos americanos no Vietnam. Portugal obteve 150 helicopteros alouette III que eram massivamente usou nas suas colonias e os portugueses consideram COMO altamente agis e manbraveis (www.youtube.com em português). Os rodesianos tambem utilisavam o alouette III. A França deixou de fabricar o Alouette III.
3. A maneira como de Gaule descolonisou a Argélia nao foi muito diferente de como os camaradas pos-golpe do estado em Portugal fizeram nas suas colonias em AFRICA. Sairam sem garantias para os tantos argelinos que se tinham identificados e lutado no lado da França. Estes ja nao interessavam a França e vieram depois a serem mortos aos milhares, certos deles mortos e despedaçados e os seus corpos dados aos caes. So interessa a de Gaule o acordo que chegou com os antigos inimigos argelinos da França no poder
que permitia a França fazer os seus ensaios de bombas nucleares no deserto da Argélia antes dela continuar a fezer tais ensaios no Atol de Muroroua no Pacifico Sul.

4. Argélia era considerada como uma provincia da França, uma GRANDE fantasia cruel dos imperialistas franceses visto que os arabes nao eram tratados como cidadaos franceses com plenos direitos de cidadaos. Os franceses os tratavam argelinos da mesma forma como os portugueses tratavam os negros nas suas colonias em Africa.
5. Foi até muito recentemente que a França reconheceu que houve um guerra na Argélia contra ela. Os franceses descreviam a guerra pela independência da Argelia como uma acçao policial para conter desordens, bandidos e terroristas. 
2
ekile said...
A diferença entre TENENTE GENERAL comandante em chefe das FADM, e do LENDÁRIO GENERAL AFONSO DHLAKAMA comandante em chefe da tropa da Renamo, RESIDE no extrato abaixo:
"De outras fontes, não identificadas, sabe-se que os jovens elementos da Renamo foram treinados, eventualmente, no Quénia e em Israel, após um rigoroso critério selectivo, com base no peso e altura, daí, segundo os mesmos informadores, o seu elevado índice de prontidão face aos militares das FADM’s."
Palavras já bastam, estou ancioso para o domingo no anuncio do CC sobre as eleições, embora agente saber o que vai acontecer...

Sem comentários: