quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Frelimo sozinha impõe “leis das mordomias”


Ouvir com webReader
Oposição mudou de opinião e votou contra
A Assembleia da República aprovou, ontem, na generalidade a proposta de reexame das chamadas “leis das mordomias”, ou seja, a Lei da Revisão da Lei do Estatuto, Segurança e Previdência do Deputado e a lei que estabelece os Direitos e Deveres do Presidente da República em Exercício e após a Cessação de Funções. Foram os deputados da Frelimo, partido no poder, os únicos a votar a favor. A Renamo e o Movimento Democrático de Moçambique votaram contra, com a justificação de que o país ainda não está economicamente preparado para sustentar os gastos decorrentes dessa lei. 
O deputado e porta-voz da bancada parlamentar da Renamo, Arnaldo Chalaua, disse que o seu partido votou contra porque a lei é incompatível com as condições em que a esmagadora maioria da população moçambicana vive. 
O MDM votou contra por entender que os gastos com as mordomias podiam ser usados “para o incremento do orçamento dos município ou das administrações”.

As duas leis haviam sido aprovadas por consenso e aclamação e enviadas para promulgação pelo Presidente da República, Armando Guebuza, no dia 16 de Maio. Mas depois da contestação por algumas organizações da sociedade civil, no dia 10 de Junho, Guebuza optou por devolver as leis para reexame, alegando desajuste em relação à realidade socio-económica do país. 
Do reexame resultou a retirada de alguns artigos da Lei do Estatuto, Segurança e Previdência do Deputado, nomeadamente, a alínea c) do Artigo 18, que dizia que o deputado “goza de gabinete próprio de trabalho na sede da Assembleia da República”. Foi igualmente retirada a alínea s) do mesmo artigo. Do Artigo 25, foi eliminada a alínea a), que conferia “ isenção dos direitos aduaneiros e outras imposições inerentes a importação de um a viatura para transporte próprio”. O número 3 do Artigo 45: “O subsídio de reintegração é acumulável com pensão de aposentação”, foi também retirado.
Relativamente à lei que que estabelece os Direitos e Deveres do Presidente da República em Exercício e após a Cessação de Funções não houve quaisquer alterações. A proposta vai hoje a debate e aprovação na especialidade. (André Mulungo)
CANALMOZ – 04.12.2014
Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
OPAIS.SAPO.MZ
Like ·  · 
  • Osvaldo Mauaie and 4 others like this.
  • Antonio A. S. Kawaria Tenham coragem e falem da postura deste senhor e seu grupo.
    5 hrs · Like · 1
  • José de Matos Jeremias Luis Chauque e Benny Matchole Khossa, quem critica os criticos? A condiçao de deputadoé vergonhosa?
    5 hrs · Like
  • Nelson Livingston Se a situação do deputado é vergonhosa como fica a do professor e enfermeiro? A situação do deputado moçambicano é vergonhosa em relação a situação de quem e donde?
    4 hrs · Edited · Like · 4
  • Mauro Galvao Perguntem ao DEPUTADO WATY qual é o prazer de envergar pela vergonha. se faz tudo aquilo por amor ao povo que se refugie a DOCENCIA QUE EH PRESTIGIOSO.
    5 hrs · Like · 2
  • José de Matos Os que querem dividir a culpa com os outros, que tenham coragem para condenar o discurso deste Senhor!
    4 hrs · Like · 1
  • Benedito Macaua Excelente raciocínio Nelson Livingston!!!
    4 hrs · Like · 1
  • Ana Henriques este senhor esta cheio de dinheiro, quer mais o que?
    4 hrs · Like · 1
  • Avelino Namarrocolo Os porcos triunfaram mesmo, extremamente vergonhoso em chicualacuala as pessoas lutam com animais por causa d agua suja pra beberem.
    4 hrs · Edited · Like · 2
  • Marcelo Machava ESte senhor nao e moçambicano. Nao conhece Moçambique e deve ser muito quadrado
    4 hrs · Like
  • Mauro Galvao Eu continou a dizer que a culpa nao é so da FRELIMO. os deputados da oposição devem mostrar sinais mais do que evidente de que nao vao se deliciar das regalias. Afinas elas nao sao sol que nao se esquiva. podem e bem formalmente despensar as mordomias
    4 hrs · Like
  • Jeremias Luis Chauque José de Matos, sobre este assunto já disse o que pensava e queria te convidar a ouvir com atenção o que o Mauro Galvaodisse, porque é justamente o que penso que deve ser feito.
    4 hrs · Edited · Like
  • Abel Zico Isso tudo nao passa duma piada, robaheira e abuso para com o povo...e alguns comentarios aqui, se faz favor sao realmente uma lastima! Pessoalmente estou agastado e 'e mais uma que o povo devera aguentar com a carga...
    4 hrs · Like
  • Daniel Boe SATANHOCO OF THE WEEK
    3 hrs · Like
  • Germano Milagre Devem ser so eles que vivem em condição vergonhosa ... ou então acham que devem começar por eles ... que vergonha !!! Que monumental vergonha !!!
    3 hrs · Like · 1
  • Germano Milagre E engraçado que o Mauro Galvão e o Jeremias mudem o foco para a oposição !!! Incrível essa capacidade de fugirem das responsabilidades ... a oposição votou contra ... volto a repetir o que disse antes ... se a oposição votar contra o Orçamento devem então os deputados deixar de pagar impostos ? É que para serem consistentes a esse ponto então seria a mesma moeda com sinal inverso !!!! Não venham com rodeios e desculpas de mau pagador !!! Quem desenhou, propôs e aprovou essas mordomias não foram os partido da oposição ( esses fizeram o que lhes competia votando contra ). Foi a Frelimo que aprovou com votos a favor ! Então desses os grandes responsáveis por essa pouca vergonha não falam ??? Incrível !!!
    3 hrs · Like · 1
  • Germano Milagre E as mordomias e benesses para os ex'presidentes ??? Também vão justificar com os da oposição ???
    3 hrs · Like · 2
  • Antonio A. S. Kawaria Mauro, Como a culpa nao ser da Frelimo? Transferir a culpa? Podemos tambem transferi-la para as esposas e filhos dos deputados da Frelimo? Agora eu transfiro para os que com muita certeza sei que votaram na Frelimo sobretudo nas eleicoes de 15 de Outubro e os fans da Frelimo.
    3 hrs · Like · 3
  • Marcelo Machava Waty e apelido de mercenario
    3 hrs · Like
  • José de Matos Cansa esta historia de naao assumirem aa culpa e querem distribuir a culpa, Mauro Galvao e Jeremias Luis Chauque!
    QUEM ELABOROU, PROPOS E VOTOU FOI A FRELIMO!
    2 hrs · Like
  • Mauro Galvao Eu nao estou a isentar a FRELIMO, la em cima avanco contra deputado WATY pelas suas declaracoes. o que devemos entender é que os outros nao tem nada de inocente. esta lei nao é virgem na plenaria.
    2 hrs · Like
  • José de Matos Mauro Galvao, eu nao gosto de rotundas, estamos a repetir a mesma coisa! Eu critiquei o MDM a primeiraa vez, tenhaam voces a coraagem de criticarem a Frelimo desta vez, nao tentem distribuir a culpa!
    2 hrs · Like
  • José de Matos Esta aqui a opiniao de um frelimista serio:

    "A Frelimo meteu muita agua em prejuizo próprio. Culpar a oposição, sobretudo a Renamo, pelos beneficios que os seus ex-deputados receberem é desvalorizar o poder da lei. Uma vez lei, não há que renunciar. 100 da culpa deve ir para a Frelimo que não só propôs como também aprovou em beneficio próprio ignorando a sensibilidade do povo a quem jura estar ao serviço. Para apimentar, com um pé de saida. Eu tenho sede da justiça."
    2 hrs · Like
  • Niz Combe dr wate esta cada vez mais esquizito
    1 hr · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria 1. A verdade sobre a quem representam os deputados é aos seus eleitores e ate aos seus simpatizantes e membros do partidos pelos quais eles sao eleitos. É ou nao é?
    1 hr · Like
  • Jeremias Luis Chauque Deveria ser assim, mas tenho dúvidas que assim seja.
    1 hr · Like
  • Antonio A. S. Kawaria 2. Quando pela primeira vez se votou nessa lei, levantaram-se vozes contra e maior critica foi aos partidos da oposicao. Membros de partidos criticaram abertamente os seus partidos, próprio de uma democracia saudavel.
    1 hr · Like
  • Jeremias Luis Chauque A crítica foi contra a Assembleia da República e não contra os partidos. Repare, quando a crítica foi levantada foi na sequência de uma série de acontecimentos infelizes que ocorreram durante o mandato. Havia a questão das viaturas de luxo a que os deputados, por unanimidade, decidiram atribuir-se. Há três anos, quando o Governo decretou medidas de austéridade, em função da crise que se verificou e inclusive congelaram os salários dos Ministros, os nossos deputados, por unanimidade, aumentaram os seus salários. No final da legislatura passada, houve uma proposta desta natureza, a qual tinha sido votada por unanimidade. Este ano, o que aconteceu de extraordinário é que os líderes da oposição falavam uma coisa cá fora, mas os seus deputados faziam outra. Daí a percepção de que a oposição é que foi mais criticada. Eu continuo a saudar a oposição por ter rejeitado a Lei, insistindo, no entanto que para que esse gesto seja visto como genuino os deputados devem renunciar ás regalias. Porque ai rejeitar a lei, não estavam a fazer um exercício demagógico, mas sim estavam a dizer aos moçambicanos que afinal não querem as regalias.
    1 hr · Edited · Like
  • Antonio A. S. Kawaria 3. Estranhamente muitos membros e simpatizantes da Frelimo fugiram do seu papel no Partido, dedicando-se a um ataque à oposicao sobretudo ao MDM que nada tem com ganhos democraticos.
    1 hr · Edited · Like · 1
  • José de Matos O que alguns estao a fazer agora é exactamente o mesmo que fizeram quando o MDM originalmente votou a favor dessa Lei! Nessa altura recordo-me perfeitamente que alguns ficaram focados nas criticas ao MDM esquecensdo muito convenientemente que foi aa Frelimo que elabborou, propos e tambem votou nessa Lei!
    Nada de novo aqui!
  • Antonio A. S. Kawaria 4. Tal igual acontece em democracias e sociedades sas, a oposicao e nao menos o MDM reconheceu Como falta de respeito ao eleitorado e nao menos aos seus membros com principios que nao coadunam com aquilo. Os frelimistas nao querendo assumir o seu papel para criticar a posicao dos seus proprios deputados, voltaram à oposicao para protegerem os grandes esbanjadores.
    29 mins · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria 5. Quando Guebuza manda de volta a lei por pressao dos opositores e sociedade civil, estes frelimistas fizeram-lhe herói de austeridade.
    25 mins · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria 6. Muitos desses membros da Frelimo nao apenas foram votar, mas foram fazer campanha para para esbanjadores e ate lutam para que para partidos da oposicao insignificantes para que a Frelimo conrinue a esbanjar incontestavemente. Continua.
    16 mins · Edited · Like
  • Genitho Pinto Santana Li a noticia e não vi nada que remete para o Waty. Alguem dos que esta opinar pode me indicar qual é a passagem do texto que fala do Waty? Li tambem que a Renamo e MDM votaram contra o que tinham votado a favor, porquê? Porque dava igual, com votos da frelimo passava na mesma. É um nivel muito questionavel de mudar de tendencia de voto. LI que eles abdicam de escritorios, casa, isencão aduaneira, subsidio. Alguem pode discutir o conteudo da alteração da lei? Clubismo é bom mas não permite discutir o fundo da questão. É ou não mais sensata esta lei quando comparada com anterior? EM que medida a mudança de voto da oposição é eticamente recomendavel? Ha alguma referencia a Watty nesta peça?
    4 mins · Like
  • Parlamento aprova Lei sobre Regalias dos Deputados
    Com os votos contra da Renamo e do MDM!
    Like · 
    • Benny Matchole Khossa É lamentável que aquela lei tenha sido aprovada. Sinceramente não se justifica se não por questões intestinais. Da oposição agora só espero que além de não terem votado a lei, não aceitem as regalias, porque essa será a única prova de que realmente não compactuam e não concordam com as regalias. Se aceitarem não terá passado de demagogia barata para enganar os incautos, porque todos sabiam que a Frelimo tem número para fazer passar leis... Os próximos tempos serão mais interessantes para mim... Se bem que tenho pouca expectativa
      9 hrs · Like · 1
    • Antonio A. S. Kawaria Benny Matchole Khossa, veja que escreveste é mais sobre a oposicäo e menos sobre os aprovaram essa lei ainda que começas bem. Acho que é a altura de falarmos mais dos proponentes que são os mesmos e únicos que aprovaram.
      9 hrs · Like · 4
    • Marcelo Machava Porq nao aceitar! Para a Frelimo ficar com o dinheiro? Foi muito boa a posicao da oposicao.
      9 hrs · Like · 1
    • Germano Milagre Vergonhoso num país com as carências do nosso ! Não é só pelo valor em si mas pelo mau exemplo ! O recado é : aqui cada um trate de se safar e agarre o mais que puder e que se lixem os outros ...
      9 hrs · Like · 2
    • Germano Milagre É Benny ... O q não passa em claro é não só quem aprovou, mas sobretudo quem desenhou e propôs ... A Frelimo aqui escreveu uma página de vergonha
      9 hrs · Like · 2
    • Germano Milagre E andaram com manigâncias para deixar isto p depois das eleições !!!
      9 hrs · Like
    • Benny Matchole Khossa Sem sombra de dúvidas Germano Milagre. Assevere - se que discordo em absoluto com a Lei.
      9 hrs · Like · 1
    • Homer Wolf Aqueles individuos estao na estratosfera. Nao vele a a pena tentar enquadra-los no "nosso" mundo politico (virtual)... O que nos discutimos sobre politica (frel Vs Ren Vs MDM), esta' numa dimensao paralela. Nos discutimos as cores e ideias politicas deles. Eles discutem a sua propria existencia.
      Outras coisas...
      9 hrs · Like · 4
    • Alcídes André de Amaral Nao poderiam deixar para a proxima legislatura? Estou chateado... A proposito, como posso fazer par ser deputado? Ja estou muito interessado!
      9 hrs · Like · 1
    • Alfredo Muianga Contra? acho que os deputados fizeram uma leitura e bem viram que mesmo chumbando a lei a frelimo tinha deputados suficientes para aprovar e todos sairiam a ganhar
      9 hrs · Like · 1
    • Germano Milagre Eu também ... Na 1a votação que o MDM votou a favor eu insurgi-me muito e falei para quem se dignasse ouvir-me que não era só um erro político ... Era imoral. Gostei q o Deviz Simango corrigiu rápidamente o erro. É imoral a diferença entre o salário de um professor e as regalias desses marmanjos ... Depois queremos um nível educacional bom ? Querem condenar os professores que aceitam suborno para passar os alunos com exemplos destes ?
      9 hrs · Like · 1
    • Benny Matchole Khossa Mas Germano Milagre, o erro não é só aprovar. É também, e sobretudo, Sr aproveitar daquilo com o que não se concorda...
      9 hrs · Like
    • Watson Postmortem De agora em diante não levo mais a sério o que os políticos disserem. Está claro que só pensam no seu umbigo. Nenhum deputado tem moral pra se pronunciar sobre combate a pobreza, corrupção...
      9 hrs · Like · 1
    • Benny Matchole Khossa Alfredo Muianga foi mesmo isso. Ninguém me engana...
      9 hrs · Like
    • Anacleto Machava Para quem ainda tinha dúvidas em relação ao carácter destrutivo da frel aí está mais uma prova! E ainda pensam que DHL vai cair na cena do cheque em branco! Ainda há Moçambicanos íntegros e parece que somos a maioria! Que vergonha!
      9 hrs · Like · 1
    • Germano Milagre Alcídes André de Amaral podes fazer essa interpretação mas no fim do dia o que conta é o sentido político do voto ... Assim se a oposição votasse a favor era condenada, se se abstivesse era condenada e se votam contra também está mal ... Pedir que não recebam também não é lógico pois mesmo assim haveriam os mesmos a vir a público dizer que era pura demagogia para caçar votos... Esse argumento não serve. Era o mesmo que eu dizer que os deputados da frelimo só querem tacho ... O que temos que analisar é os posicionamentos políticos e políticas seguidas, é a produção legislativa e fiscalizadora. O que é certo é que se a Frelimo tivesse votado contra essas mordomias não teriam passado ... Mas como iriam votar contra algo que eles próprios se propuseram ?
      9 hrs · Like
    • Benny Matchole Khossa Anacleto Machava, que integridade houve no Parlamento? Que parte foi integra ali?
      9 hrs · Like · 1
    • Marcelo Machava Pelo menos houve bancadas q votaram contra. Se a Frelimo tb o tivesse feito a proposta estaria chumbada
      9 hrs · Like
    • Germano Milagre Afinal o problema desta pouca vergonha é o facto da oposição ter votado contra ? Por acaso vai haver deputados da Frelimo a renuncias ás benesses ? Se eles não vão renunciar ás benesses que eles desenharam, propuseram e aprovaram que moral têm para falar do voto da oposição que no mínimo está lá registado o voto contra ? Afinal agora a culpa é da vitima ? Se uma mulher sai de mini saia de casa e é violada a culpa é de ela sair de casa ou de sair de mini saia ? Não é do violador ? Tenham paciência !!!
      9 hrs · Like · 1
    • Anacleto Machava Brada Benny Matchole Khossa a integridade está toda ela cá fora!!!!!
      9 hrs · Like · 1
    • Benny Matchole Khossa Não Germano Milagre. Veja meu comentário. Gostei do posicionamento da oposição. Mas agora quero ver se não foi só demagogia e para isso só não aceitando as beneces
      8 hrs · Like
    • Linette Olofsson O País não tem condições, Lamento!
      6 hrs · Edited · Like · 1
    • José de Matos Se os deputados nao aceitarem as benesses alguma coisa vai mudar? 
      Porque nao esperaram pela proxima legislatura? Pelo simples facto de que nesta legislatura podem passar essas Leis devido a maioria!
      Onde estao aqueles que criticaram o MDM por ter aprovado inicialmente essa Lei e depois zombaram de Daviz por mostrar arrependimento? Que venham agora justificar ao Povo essas benesses!
      8 hrs · Like · 2
    • Germano Milagre Benny entendi ... A minha pergunta é : os deputados da Frelimo vão rejeitar receber as benesses ? Se tás preocupado se os da oposição recebem ou não porque não pedes o mesmo aos da Frelimo ? Não vejo a lógica ... Se a Frelimo aprova pela sua maioria no parlamento uma lei e a oposição vota contra essa lei vais esperar que a oposição não esteja obrigada a cumprir essa lei ? Essa coisa de se cometer um erro crasso e depois querer ver o defeito nos outros não bemefecia ao país em nada ... Nem devias puxar o assunto para esse lado Benny pois a ideia que passa é q queres tirar a atenção da vergonha disto tudo da Frelimo para pôr as pessoas a criticarem a oposição ... O facto é que ( independentemente de quem beneficia ) a Frelimo desenhou, propôs e votou SOZINHA a favor desta pouca vergonha. O resto é fait-divers para distrair quanto a mim ...
      8 hrs · Like · 2
    • Álvaro Xerinda Ditadura de voto
      8 hrs · Like · 3
    • Aziza Throne Muito rapido
      8 hrs · Like · 1
    • Antonio A. S. Kawaria Germano o argumento que procura meter a oposicao nesta vergonha nao serve ou serve para escamotear o Waty e Katupas
      8 hrs · Edited · Like · 1
    • Benny Matchole Khossa Germano Milagre, eles (os Deputados da Frelimo) foram pulhas... Agora há que procurar esperança da oposição. Que ajam diferente
      6 hrs · Like
    • José de Matos Benny Matchole Khossa, os da Oposiçao votaram contra a pulhice! Ponto!
      6 hrs · Like · 2
    • Benny Matchole Khossa Sim, agora há que se manter verticais: rejeitando a pulhice
      6 hrs · Like
    • José de Matos Rejeitaram a pulhice no voto, Benny!
      6 hrs · Like · 1
    • Carlos Longair Pois.....
      6 hrs · Like
    • Germano Milagre Benny se amanhã é aprovado um orçamento geral do estado, a oposição não concordar com o mesmo e votar contra ... Vais também esperar que sejam coerentes e não paguem impostos que irão entrar nesse orçamento de estado ? Nunca vi em nenhuma democracia este tipo de argumento ... Aqui tenho que dar razão ao José de Matos votaram contra e era o que lhes competia fazer ! Não é só as vezes que devemos ver se estão a agir de acordo com a lei que votaram contra ...
      6 hrs · Like · 1
    • Jeremias Luis Chauque Votaram contra, mas foram desafiados a escrever cartas as autoridades competentes a prescindirem das benesses ai sim quero ver. A STV ontem, de forma muito subtil, alertou o povo sobre o significado daquela votação: a oposição votou pelo politicamente correcto. Mesmo não tendo votado, as regalias estão ai a disposição deles e já o sabiam antes da votação. Prescindam das benesses
      6 hrs · Edited · Like
    • José de Matos Jeremias Luis Chauque, nao muda nada, o facto é este: o teu Partido elaborou, propos e votou sozinha essa Lei das regalias, muito feio fintarem a questao e porem todos na mesma panela!!
      6 hrs · Like · 2
    • Homer Wolf Jeremias Luis Chauque ja' agora tambem podias pedir ao PR para prescindir das regalias e benesses e ir viver numa palhota no interior do pais (em Nicoadala talvez) para se juntar ao povo no combate 'a pobreza absoluta...
      6 hrs · Like · 2
    • Benny Matchole Khossa Germano Milagre orçamento reflecte-se em todos as beneces daquele cargo não. Penso que a comparação não foi feliz amigo...
      6 hrs · Like
    • Benny Matchole Khossa Para que eu e todos aqueles que não têm a visão empalada possam congratular a Oposição é preciso que rejeitem o benefício pessoal daí adveniente.
      6 hrs · Like
    • Jeremias Luis Chauque Benny Matchole Khossa ai está o cerne da questão. Que prescindam das benesses, porque de nada vale dizerem que não votaram a lei, quando na verdade tiram beneficios da mesma.
      6 hrs · Edited · Like · 2
    • José de Matos Benny, eu ja te questionei: se rejeitarem o beneficio, enquanto os que votaram vao receber, vai provar o que?
      Jeremias, podes fintar cmo quiseres, nao muda nada , o teu Partido propos e votou sozinha essa lei!
      6 hrs · Like
    • Jeremias Luis Chauque Como assim votou sozinha, consta que quando a Lei foi a Presidencia tambem tinha sido votado pelo teu partido.
      6 hrs · Like · 1
    • José de Matos Se a Oposiçao rejeitas os beneficios enquanto os outros tiram proveito dessa Lei a unica coisa que fica provada é que o "crime" compensa! Cristalino!
      6 hrs · Like
    • Benny Matchole Khossa Vai provar que são verticais José de Matos... Que votaram contra porque não concordam e não porque lhes convinha como capital político
      6 hrs · Like
    • Jeremias Luis Chauque José de Matos, por uma questão de consciência e em defesa do que a oposição disse e bem, seria bom que dissessem que não querem. Assim veriamos a genuidade do que defendem. Ou então eles serão vítimas do voto da FRELIMO, etc
      6 hrs · Edited · Like · 1
    • Benny Matchole Khossa We are not stupid
      6 hrs · Like
    • Benny Matchole Khossa Não gosto de ter a visão toldada... Vamos lá ser sérios...
      6 hrs · Like
    • José de Matos ja te tinha questionado varias vezes, Jeremias: qual o meu Partido?
      Nao muda nada , Jeremias Luis Chauque,o teu Partido elaborou, propos e votou esse Lei,com sentido de urgencia,nem esperaram pela nova legislatura!
      6 hrs · Like · 1
    • Jeremias Luis Chauque José de Matos, se atribuís partidos aos outros pode ser que outros tambem de atribuam partidos. Isso chama-se reciprocidade.
      6 hrs · Like
    • José de Matos Benny Matchole Khossa, quando o MDM inicialmente votou a favor, alguns aqui criticamos ! Quero aacreditar que esses protestos, em varios sitios, influenciaram a mudança!
      Nao tens coragem de protestar contra a decisaao do teu Partido porque?
      6 hrs · Like
    • José de Matos Jeremias, nao mistures, tu revelaste ser abertaamente militante da Frelimo, nunca escondeste, mesmo quando te aconselhamos a ser mais prudente devido a tua posi çao!
      A minha posi çao é bem conhecida: o meu Partido é Mo çambique e teria vergonha em colocar interesses partidarios a frente de interesses nacionais!
      6 hrs · Like
    • Benny Matchole Khossa José de Matos, deves estar a gozar. O que é que estou aqui a fazer, a bater palmas? Estás a cair no meu conceito... Estas a colocar isto como discussão de partidos. Já imaginaste quantos hospitais deixarão de ser construídos com aqueles valores, quantas escolas, quanto medicamente ficará por comprar? Atenção meu caro, rejeitem essa lei desde o primeiro momento e me mantenho hirto à minha opinião e não será a cegueira que exibe aqui que me vai tirar a razão. Quem votou votou mal e se devia retratar. Quem não o fez (e independentemente do motivo) DEVE demonstrar verticalidade e rejeitar os benefícios, porque de contrário não passará de mera demagogia e tentativa ingénua e pronográfica de fazer aproveitamento político da situação.
      6 hrs · Like · 1
    • Jeremias Luis Chauque Militante da FRELIMO? Porque Jose de Matos? Porque não concordo com o q dizes. Repare nos meus comentários, ves alguma coisa que te remete aos partidos políticos ou a FRELIMO em particular.
      6 hrs · Like
    • José de Matos Benny Matchole Khossa,na verdade estou a gozar a ver que alguns querem distribuir a culpa pelos outros! Nao cola essa! Nos criticamos previamente, nao foi?
      Jeremias Luis Chauque,por favor nao me forces a recuperar algumas das tuas conversas! Deixa mesmo assim, é pena nunca ouvires quando te dou o conselho amigo para seres mais cauteloso!
      6 hrs · Edited · Like
    • Jeremias Luis Chauque Benny Matchole Khossa é muito inteligente o que dizes, é justamente o que sempre defendi. O que vamos ter agora é todo mundo a terminar o mandato na Assembleia da República, a receber o seu bolo rico do Orçamento do Estado e ao mesmo tempo se fazerem vítimas da ditadura do voto da FRELIMO. Não, apesar de não terem votado a Lei eles têm a oportunidade de transmitir aos moçambicanos que não estão de acordo, prescindido das benesses. Alias, ainda na Assembleia da República, ontem, um deputado disse claramente que se eles não concordam que se abstenham de receber a mola.
      6 hrs · Like · 1
    • Jeremias Luis Chauque José de Matos, nunca te disse que era da FRELIMO, mas se tiveres provas tenha a bondade de traze-las.
      6 hrs · Like
    • Benny Matchole Khossa Jeremias Luis Chauque, para ser da Frelimo, segundo alguns segmentos, basta não alinhar no contra... Melhor te resignares...
      6 hrs · Like · 1
    • José de Matos Vou-te deixar, Jeremias, nao vale a pena, és sim da Frelimo e revelaste que tens simpatiaas partidaraias, embora nao digas o nome! Fintas comigo so no futebol!
      6 hrs · Like
    • Jeremias Luis Chauque José de Matos, sobre este assunto das regalias na Assembleia da República, certa vez estava em Portugal apareceu um senhor chamado qualquer coisa Marinho Pinto. O senhor é eurodeputado por um destes partidinhos que existe em Portugal, cujo nome desconheço. Ele recebia no Parlamento Europeu 17mil euros e apareceu nos jornais a dizer que aquilo era uma vergonha. O jornalista, convidou o senhor a prescindir do salário. Advinha o que ele disse: O salário é uma vergonha, mas eu sou pobre e tenho que educar a minha filha, bla bla bla. Aqui estamos a ver a mesma coisa, gente que diz que as regalias são uma vergonha, mas que não se atrevem a deixar de ficar com a sua parte. Peço-te, José de Matos, ou outro administrador do Grupo, se for possivel, para recuperar um post antigo que nos comentamos aquando da aprovação das regalias pela primeira vez. As nossas opiniões estão lá. Queria ver a forma heroica com que defendi o mesmo partido. Isso sim queria ver.
      5 hrs · Like
    • José de Matos Contexto, Jeremias Luis Chauque? Muda o facto de que aa Frelimo elaborou,propos e votou essaa Lei? Mao muda! Entao ?
      5 hrs · Like
    • Jeremias Luis Chauque José de Matos, não estou a discutir a autoria da Lei, quem votou ou deixou de votar, nem estou preocupado com os partidos. O que está em causa é que quem teve a ombridade de votar contra (e fe-lo bem), não deve parar por aqui, deve dar mais passos no sentido de materializar a sua posição, negando as regalias que acham serem injustas. Repare, os partidos políticos, directamente, não sao o foco aqui. Já agora, e se alguém pensar que os que votaram contra não foi porque não queriam as regalias, mas o fizeram por saber que os votos da FRELIMO eram suficientes para a lei passar e por isso eles podiam ter as benesses sem sujar as mãos aos olhos da opinião pública vais dizer que é mentira? Sendo mentira, como é que sabemos que aquela não era a intenção se eles receberem as benesses?
      5 hrs · Edited · Like
    • José de Matos Pois, Jeremias Luis Chauque, ainda bem que confessas, nao estas mesmo interessado em discutir o que é relevante,quem elaborou, propos e votou, com sentido de urgenciaa! Eu sabia,mas esse é o meu foco! Se a Oposicao tem interesses, se é cinica, etc., etc. é irrelevante, Politica tem disso, mas nao muda os factos!
      5 hrs · Edited · Like
    • Antonio A. S. Kawaria Jeremias Luis Chauque o advogado das regalias da Frelimo. Quando é que vais falar da Frelimo proponente e que aprovou as regalias?
      5 hrs · Like · 1
    • Jeremias Luis Chauque Desculpe-me Antonio A. S. Kawaria, mas o tempo que levamos a debater me permite afirmar com segurança que não tens problemas de percepção e por isso só deves estar a brincar.
      5 hrs · Like
    • Antonio A. S. Kawaria Jeremias Luis Chauque tens medo de condenar Waty e Kathupa? Porque não discutes sobre esses senhores que directamente depois da devolucão vieram em público a dizerem que eles iriam votar essa lei? Agora querer falar de quem votou contra para encobrir a Frelimo? Meu Deus!!!
      5 hrs · Like · 1
    • Jeremias Luis Chauque Antonio A. S. Kawaria conheço muita com cabeça dura, mas ponho a mão no fogo que uma dessas pessoas não es tu. Então porque te comportas como um? Será que não estas a perceber o que digo ou não queres perceber? Nós debatemos este assunto, aqui neste mesmo espaço, em Julho de 2014. Infelizmente não tenho acesso aos posts antigos, mas tu, como administrador do Grupo tens. Peço-te pare recuperares a discussão e a minha opinião.
      5 hrs · Edited · Like · 1
    • Benny Matchole Khossa José de Matos, o teu posicionamento, que roça o maquiavelismo, seria cómico, se não fosse trágico...
      3 hrs · Edited · Like
    • Eusébio A. P. Gwembe Vamos lutar para que também haja camas nos hospitais, medicamentos, carteiras e outras coisas necessarias porque provou-se haver dinheiro. Já não somos pobres
      3 hrs · Like · 1
    • Germano Milagre Muito bem vou então propor que os deputados da oposição não aceitem pagar nenhum imposto de algum orçamento de estado em que votem contra, que qualquer lei que eles votem contra não a respeitem e assim que não aceitem também as mordomias que a Frelimo lhes quer impôr ... como se os deputados da Frelimo fossem rejeitar as benesses !!! Tenham vergonha ! Sinceramente ! Não se pode debater quando as pessoas usam jogos de cintura para mudar o foco do assunto !!! Vou repetir : A FRELIMO É QUE DESENHOU, PROPÔS E APROVOU SÓZINHA A LEI DAS MORDOMIAS !! SE ALGUÉM RECEBER ESSES BENEFÍCIOS A ÚNICA RESPONSÁVEL POR ISSO É A FRELIMO !!!
      3 hrs · Like
    • Germano Milagre E deviam ter vergonha aqueles que vêm com essa desculpa esfarrapada de estarem interessados em saber se a oposição vai ou não receber !! Se a oposição recusasse receber iam os mesmos logo a seguir dizer que era demagogia ... já vi isso antes !!! Afinal o que disseram depois da 1a votação quando o MDM deu volta de 180 graus ??? Logo vieram dizer que era demagogia ... com este tipo de defesa só posso dizer uma coisa ! A Frelimo chegou a um nível de podridão que é inaceitável !
      3 hrs · Like
    • Jeremias Luis Chauque Germano Milagre a Lei que foi votada ontem, do ponto de vista dos custos é menos onerosa do que aquela que o PR devolveu. Logicamente pensando, a oposição votou favoravelmente numa lei reconhecidamente mais onerosa para os cofres do Estado e reprovou outra, a de ontem, que pese embora a polémica, é melhor do que a anterior. A Pergunta que te coloco é que legitimidade tem a oposição para acusar a FRELIMO se ela foi capaz de votar uma lei bem pior da que a FRELIMO viabilisou?
      3 hrs · Edited · Like
    • Benny Matchole Khossa Germano Milagre a verdade tem duas faces: a formal e a material. Na face formal da verdade, a oposição saiu-se bem... Podem rebentar os fogos. Mas na parte material ainda estou a espera para ver...
      3 hrs · Like
    • Germano Milagre Benny please ! Volto a perguntar-te ... se votam contra o Orçamento devem recusar pagar impostos ? É a face material do orçamento ...
      3 hrs · Like
    • Marcelo Machava Mesmo se vierem a receber ja estarao com as maos lavadas, porq a posiçao deles nao quer dizer que nao teem necessidades
      3 hrs · Like
    • Germano Milagre Eusébio e porque começam no parlamento ? Porque não começam exatamente aonde dissestes que era preciso ? Tenham vergonha na cara !
      3 hrs · Like
    • Benny Matchole Khossa Germano Milagre já te disse que esse paralelismo foi infeliz e não serve de analogia à questão em análise
      3 hrs · Like
    • Germano Milagre Ainda é preciso lutar Eusébio A. P. Gwembe ? Então porque não fizeram um pacote que iria subir na mesma proporção a professores, médicos, enfermeiros, medicamentos e hospitais ? Em escolas e salas de aula com condições ? Lembrem'se do que o governo disse quando os médicos fizeram greve ... agora o Dr Jorge Arroz deve estar a olhar ao espelho e a não gostar do que está a ver de certeza !
      3 hrs · Like
    • Jeremias Luis Chauque Hehehehee, Marcelo Machava do tipo estamos a ser forçados a receber, mas não queriamos? Sabe, um direito é uma faculdade opcional, que o beneficiário tem a prerrogativa de não gozá-lo, se a sua consciência não o permitir. Quem receber a mola é porque quer e concorda em recebê-la. Por isso a responsabilidade dos deputados da oposição não cessa com a rejeição da Lei, tem que ir até a rejeição das consequências da mesma Lei.
      3 hrs · Like
    • Germano Milagre Porquê Benny ? Afinal eles só devem ser consistentes quando é benefício ? Please ... logo em 1o lugar nem devias querer saber se os deputados da oposição querem ou não receber as benesses ... só nos devemos preocupar com a desarrumação na casa do vizinho quando a nossa está arrumada não será ? Tudo o que querem é tirar o foco da pouca vergonha que a Frelimo fez aprovando este escândalo !!!
      2 hrs · Like
    • Germano Milagre Por isso que tudo o que vocês falam é sobre a oposição e quanto á Frelimo é um curto sou contra ou não achei bem ...
      2 hrs · Like
    • Jeremias Luis Chauque Germano Milagre não olhe para esses assuntos do ponto de vista da FRELIMO e oposição. Na Assembleia da República, salvo raras excepções, as bancadas não se entendem quando discutem assuntos importantes da vida do país, mas exceptuando esta vez, as bancadas têm se entendido muito bem quando se trata de discutir benesses para si. Por exemplo, esta mesma lei que esta aqui em debate foi aprovada pela Assembleia da República no passado e só não passou porque o Presidente Chissano vetou.
      2 hrs · Edited · Like
    • Marcelo Machava Eh que se nao receber, esse dinheiro sera usado para as festas dos camaradas ou podera cair ilicitamente nos bolsos dos administradores da AR ou das Financas
      2 hrs · Like
    • Eusébio A. P. Gwembe A Frelimo meteu muita agua em prejuizo próprio. Culpar a oposição, sobretudo a Renamo, pelos beneficios que os seus ex-deputados receberem é desvalorizar o poder da lei. Uma vez lei, não há que renunciar. 100 da culpa deve ir para a Frelimo que não só propôs como também aprovou em beneficio próprio ignorando a sensibilidade do povo a quem jura estar ao serviço. Para apimentar, com um pé de saida. Eu tenho sede da justiça.
      2 hrs · Like · 1
    • Mauro Galvao COM VOTO CONT(R)A MEUS COMPATRIOTAS!!!
      2 hrs · Like
    • José de Matos Mauro Galvao, toma nota daa opiniao da opiniao do Eusebio:

      " A Frelimo meteu muita agua em prejuizo próprio. Culpar a oposição, sobretudo a Renamo, pelos beneficios que os seus ex-deputados receberem é desvalorizar o poder da lei. Uma vez lei, não há que renunciar. 100 da culpa deve ir para a Frelimo que não só propôs como também aprovou em beneficio próprio ignorando a sensibilidade do povo a quem jura estar ao serviço. Para apimentar, com um pé de saida. Eu tenho sede da justiça.
      "
      2 hrs · Like · 1
    • Mauro Galvao José de Matos nunca disse que a FRELIMO é a menina bonita neste lance. De leis de facto sou leigo, mas por exemplo na lei fiscal renuncia se direitos. pode ser que nesta nao haja enquadramento, nao sei.
      2 hrs · Like
    • José de Matos Mauro Galvao, eu insisto em chamar-te para a opiniao do Eusebio, porque sendo ele frelimista, desmente o teu raciocinio!
      2 hrs · Like

Sem comentários: