sábado, 27 de dezembro de 2014

FRELIMO DIZ QUE NÃO VAI PERMITIR AGITAÇÃO DURANTE VALIDAÇÃO DOS RESULTADOS ELEITORAIS

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, afirma que não vai permitir que a Renamo, o maior partido de oposição ou qualquer outra formação política agitem as populações durante a validação e proclamação dos resultados das eleições gerais presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais.
O Conselho Constitucional, órgão de soberania ao qual compete especialmente administrar a justiça em matérias de natureza jurídico-constitucional em Moçambique, deverá anunciar formalmente, na terça-feira próxima, os resultados das eleições gerais de 15 de Outubro.
Para o efeito, a chefe da brigada central da Frelimo para a cidade de Maputo, Conceita Sortane, explicou hoje em conferência de imprensa, que o seu partido está a trabalhar junto dos restantes militantes visando encorajá-los para uma maior vigilância contra todos actos que possam pôr em causa as celebrações da vitória do partido e do seu candidato presidencial Filipe Nyusi.
Os resultados oficiais anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) a 30 de Outubro, indicam que a Frelimo venceu as legislativas com 55,97 por cento e o seu candidato presidencial, Filipe Nyusi, com 57,03 por cento,
É por isso que vamos pedir que as pessoas estejam mais vigilantes possíveis, para que nenhum moçambicano ponha em causa a nossa soberania, os nossos resultados que vão ser devidamente validados e proclamados. Apelamos, sobretudo, àquelas situações em que a Renamo diz que é quem ganhou, quando não, pois, poderá criar um momento de agitação, mas uma agitação psicológica, às nossas populações. Isso, nós não vamos permitir, disse.
Sortane falava a margem de uma reunião que marcou o início de uma visita de trabalho, de quatro dias, que a sua brigada está e realizar na capital moçambicana e que tem por objectivo fazer o acompanhamento das actividades da Frelimo a nível desta urbe.
O encontro também tinha como objectivo traçar estratégias de escutas da validação e proclamação dos resultados, pelos distritos municipais, e concertações para as celebrações da vitória do partido e seu candidato, bem como saudar e agradecer às populações, por terem votado na Frelimo e Filipe Nyusi.
O grande vencedor foi a Frelimo e Filipe Nyusi. O trabalho com a base é fundamental. É lá onde fizemos a vitória, então é também lá onde vamos celebrar a vitória. E, porque fizemos a vitória, não poderíamos deixar de vir para, em conjunto com os nossos camaradas, escutarmos esta validação e proclamação. Isto significa que, dentro de cada distrito municipal estão lá definidas as próprias estratégias e as escutas serão feitas de acordo com o que cada distrito terá definido, explicou ela.
Além de apelar para uma maior vigilância, a Frelimo diz que pretende levar às populações uma mensagem de manutenção e consolidação da paz e unidade nacional.
Os resultados das eleições, anunciados pela CNE, e que dão vitória à Frelimo e Filipe Nyusi, têm vindo a ser contestados pela Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), alegadamente por terem sido eleições fraudulentas.
Fonte: AIM – 27.12.2014

Sem comentários: