quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Dhlakama seduz e abandona políticos!


Quarta, 10 Dezembro 2014 00:00 | E-mail | Acessos: 102

O LÍDER da Renamo, Afonso Dhlakama, acaba de dar mostras do quanto é capaz em matéria de baralhar os nossos políticos. Há dias, num comício popular por si orientado, nomeou os partidos PIMO, PDD e MDM, como sendo aqueles que viriam integrar o “Governo de Gestão” por si proposto, do qual, ele também não lhe conhece as funcionalidades nem objecto
. E, em reacção, o nosso simpático presidente do PIMO de pronto mostrou sua total disponibilidade para integrá-lo, e começou a “denunciar” as prováveis causas de sustentação do tal governo. 48 horas depois, o líder da Renamo veio a público dizer que “já não falo mais do Governo de Gestão, vamos tentar governar o país, se não conseguir vamos governar nas províncias que vencemos”, cito de memória o estrato das palavras de Dhlakama na Rádio Moçambique.
Escusado dizer que na ocasião, escrevi um artigo com o título “Dhlakama baralha políticos e sociedade” dando conta que, efectivamente, o que aquele político queria era pura e simplesmente apoio na ideia que defendia e nada mais. Não precisava do Sibindy e nem do Domingos para coisa nenhuma, aliás, se quisesse algo com estes partidos, teria os convidado a participarem coligados nas eleições gerais e multipartidárias, não o fez. O próprio Sibindy é de uma memória “curta”: Afonso Dhlakama negou recebe-lo em Satungira, depois de uma viagem estafante de Maputo àquela região onde estava no “auto-exílio”, alegadamente porque estava ligado ao partido no poder. Como é que um homem sério, um partido sério, se presta a isto…
Antes do “convite” de Afonso Dhlakama, não se conheciam as ideias do PIMO e do seu presidente relativamente ao processo eleitoral de que fez parte e, a população, pura e simplesmente o ignorou, ou, emprestando as palavras da Bancada Parlamentar da Frelimo “o povo liminarmente o rejeitou” como partido político porque nas presidenciais mostrou-se incapaz de reunir condições mínimas para a sua participação. Depois de “seduzido” pelas palavras de Afonso Dhlakama, eis que sai a falar mal de tudo e de todos alegadamente porque não existiam condições para a governação do candidato eleito Filipe Jacinto Nyusi e Frelimo. A questão que se coloca agora é, e agora Sibindy, em que ficamos?
A atitude dos nossos políticos se afigura algo estranho, estão todos caladinhos como se não soubessem de nada, não viram nada, não ouviram nada, quais “camaleões” a espera de ver a cor de conveniência e assimilar para fazer parte do pote. A nível internacional, são várias felicitações que o candidato vencedor recebeu, desde Portugal, França, Alemanha, União Europeia, Cuba, São Tomé e Príncipe, República Checa, Nova Zelândia, Suécia, Itália, Espanha, a África Austral e a União Africana entre outros, todos estes endereçam a Filipe Nyusi felicitações e ao partido Frelimo pela vitória nas eleições de 15 de Outubro. Internamente, não se ouve nada!
15 DE OUTUBRO, REALIZAMOS ELEICÕES GERAIS DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, PRESIDENCIAIS E ASSEMBLEIAS PROVINCIAIS, MOÇAMBIQUE NÃO É ESTADO FEDERAL!
O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, sai de um equívoco para entrar em outro não menos preocupante. Diz ter abandonado “o Governo de Gestão”, no entanto diz que “vamos tentar governar todo o país ou as províncias onde ganhamos”; e diz mais: “se a Frelimo gingar, com certeza, nós iremos governar as províncias em que ganhamos, vamos bater”. A tudo isto, pessoas que se pretendem sérias olham com “normalidade democrática” em que estado um cidadão “bate” outro que não aceita sua pretensão? Eis a questão.
Nesta visão particular de Afonso Dhlakama, se é de facto o que pretende, não é nestas eleições que pode materializar, é preciso primeiro aprovar uma lei que estabelece que “os governadores provinciais são eleitos via círculo parlamentar ou por sufrágio directo” como acontece nas autarquias. Pensar em indicar governadores provinciais, não digo que seja impossível no quadro político nacional, mas, do ponto de vista jurídico não. Se o que pretende é alcançar por vias políticas, diria que Renamo e Dhlakama estão numa posição privilegiada porque, em conversações com o Governo que cessa em Fevereiro, na minha opinião, uma das formas de criar condições para manutenção desse diálogo é reconhecer o vencedor.
Ao agir assim, poupa o país de mais uma desgraça e relança-se como político de oposição que é. Penso que esta deveria ser a postura da Renamo e do seu líder, até porque, por razões óbvias, há muito pouco, por estas alturas para ceder, o Governo está sob gestão, é, não pode tomar decisões estruturantes, aguardem a tomada de posse do novo presidente eleito com 2.744.066 votos contra 1.747.093 do segundo mais votado e 311.358 do terceiro designadamente Filipe Jacinto Nyusi 57,14% Afonso Dhlakama 36,38% e Daviz Simango 6,48%. Estes são dados da Comissão Nacional de Eleições cuja constituição respeitou o novo figurino de representação, Frelimo, Renamo e MDM respectivamente.
Estes números, caro Afonso Dhlakama e membros relevantes da Renamo, revelam uma diferença abismal entre o primeiro e o segundo candidato, nenhuma instituição estaria insensível a tal diferença, E mais: esses números não se conseguem com fraude, conseguem-se com trabalho de campo e, haja justiça. A Frelimo e Filipe Jacinto Nyusi fizeram esse trabalho, gostemos ou não deles, respeitemos!
Adelino Buque
Like ·  · 
  • Costa De Souza Dhalkama e Dhlakama
    15 hrs · Like
  • Denilson D'isabel Vagos Vagos Dhlakama homem sem rumo nem direção. Fala uma coisa, minuts depois desmente.Político de meia tigela.
    15 hrs · Like · 2
  • Denilson D'isabel Vagos Vagos Esse espírito de Motoqueiro onde trouxe?
    15 hrs · Like · 1
  • Cnmutemba Mutemba Políticos, vai com vento! nao tem rumo nem direçao!Yaqub Sibindy, é uma pena políticos cmo eles, eis a razao porque seus partidos nunca crescem,
    "Partidos do Estomago "
    13 hrs · Like · 1
  • José Francisco Narciso A sua Violência, não lhe permite reflexionar, está cego de muito sangue derramado gratuitamente. Sinto muita vergonha por ter esse velho canalha, como compatriota.
    13 hrs · Like
  • Yaqub Sibindy Parece que o camarada Adelino Buque, está a fazer uma campanha astuciosa para recrutar adeptos, afim de engrossar a lista das ilegalidades inconstitucionais que o Líder da Renamo e o seu partido estão envolvidos desde 1974: 1 - tentativa de assalto à Rádio Clube de Moçambique, afim de impedir a tomada de posse de Joaquim Chissano, então Primeiro-Ministro do Governo de Transição. 2 - Tentativa de um Golpe de Estado em Dezembro de 1975, e finalmente a rebelião armada desde 1977, a partir das hostes do exercíto de Ian Smith!

    O PIMO, acompanha todas essas movimentações anti-constitucionais, e admiramos muito bastante quando um compatriota clarividente como Dr Adelino Buque deixa se convencer com as baixas propagandas do Líder da Renamo, quando procura envolver o Partido PIMO, na sua ilegal campanha de governo de Gestão! 

    Os adeptos de DLHAKAMA, posicionados em vários órgãos de comunicação social, que usam as suas capacidades de escrever para deturpar a informação das suas fontes, espero que se um dia os mesmos lançarem uma farsa de que Sérgio Vieira, vai integrar o partido de Afonso DLHAKAMA e assumir a pasta de Secretário Geral, o Dr Buque, seja o primeiro escriba a difundir esta falsa propaganda logo a primeira, antes de se envolver numa investigação cautelosa!
    11 hrs · Like · 2
  • Armando Tomas Fernando adelino buque esta lamber as botas ,pensa que nuysi vai lhe nomeiar ministro ?
    6 hrs · Like
  • Arnaldo Chalaua Chalaua Yaqub Sibindy , meu irmão falta lhe a verdade com todo respeito, em 2 linhas: o senhor sabe o significado de ilegalidade ou de inconstitucionalidades?o senhor sabia frelimo nunca ganhou eleições em Moçambique! até hoje estão no poder contra a vontade do povo! Como é que o senhor chama isto? 
    Lembra da joana, do Lázaro, do Filipe, simango, e outros!... Eu acho que estando no gabinete da primeira dama e bem servido nao tem muita coisa a falar se nao disparar contra os seus próprios pés , o seu tio! presidente da renamo Afonso Dhalakama ganhou as eleições ele é seu libertador , por isso essa sua invenção de assalto ou Golpe,, esta fora da questão o partido Renamo é alternativa para esse pais.
    6 hrs · Like · 2
  • Rodrigues Manuel Beque Beque com todo respeito sr.chalaua.Renamo e' alternativa pra este pais?Explica ao povo oqui levou a renamo a desparar incendiando o pais apois 1 ano da nossa independencia?existe no mundo um governo que conseguiu resolver os problemas do seu povo com um ano da sua independencia?oqui estava a protestar a renamo?renamo destruiu o pais durante 16 anos.keo
    3 hrs · Like · 2
  • Yaqub Sibindy A Renamo é a Resistência Nacional, contra a Proclamação da Independência, Total, Completa e Imediata de Moçambique!

    O grupo embrionário que mais tarde fundou a Renamo, era um grupo da pequena burguesia colonial que almejava uma independência não para os negros mas sim para os brancos que residiam nas Províncias ultramarinas, ao estilo do Brasil, cuja a independência até hoje não contempla os Índios!

    Essa decisão de atribuir independências neocolonias foi tomada em 1972, após a derrota de Khauza de Arriaga, em Moçambique; de Costa Gomes em Angola e de Sebastião de Spínola na Guiné Bissau, pelos movimentos nacionalistas que lutavam pelas suas autodeterminação, nomeadamente: a FRELIMO em Moçambique; o MPLA e outros em Angola e ultimamente o PAIGC, na Guiné Bissau e Cabo Verde!
    2 hrs · Like · 1
  • Rodrigues Manuel Beque Beque se fosse verdade ki a frelimo nunca ganhou eleicoes em mocambik.dhlakama nao estaria a gritar ate a acabar a voz a procura dos destraidos pra dezencadear dsmandos,vandalismo e desordem em macambique.seria o povo a protestar nao cidadao dhlakama agritar e acer aliciado com fantoxes extrangeiros efetic,ados com os nossos recursos naturais.toda luta eganha se ela for por justa causa.a renamo nunca ganharaa eleic,oes em moc,ambique.pode concorrer 50 vezes sempre perderaa.sublinhem isto.kem estaa apoiar a renamo acabaraa ficando tonto como seu presidente agora esta'.hoje diz governo de unidade nacional,amanha de gestao e despois de amanha numa e nem noutra mas sim ker dirigir nas provincias ki ganhou.ja dexou de ser politico pra humorista dos que lutam pra exer os estomagos a custa do sofrimento do povo.assim nao kerem entregar lista dos homes residuais pra intimidar os orgaos deliberativos qui se nao dicermos isto ou fazermos akilo a renamo ira dsparar.foi esta tonica ki usaram na campanha.intimidar pssoas sinao nos votar vamos dsparar mais.renamo sente prazer dsparar e matar povo inocente.atencao vao acabar no espicio com akele madala.
    2 hrs · Like
  • Arnaldo Chalaua Chalaua Rodrigues, a verdade é que nós pensamos diferente! ai esta o valor da democracia, fruto dos 16 anos! nota que nao era afavor do povo as cooperativas de consumo, machamba do povo, aldeias comunais, guias de marcha, campo de reeducação, regionalismo, lei de fuzilamento, lei do chicotadas, lembram! que país era aquele? hoje a renamo alterou quase tudo, a frelimo nao queria saber do capitalismo a economia era centralizada à mistura com a corrupção. Volto para si meu caro! renamo é ou não salvação do povo Moçambicano? É ou nao é alternativa para a boa governação? Sabe que é obviamente.
    1 hr · Like
  • Arnaldo Chalaua Chalaua Não é verdade meu amigo, isso chama_se ciúme politico ,,,, a renamo e o Dhalakama estão muito em cima da frelimo, 50 anos? O seu pensamento é igual aquele que ja nao vive entre nós. A renamo vai governar Moçambique pacificamente ,,,, olha democracia é alternância governativa, por isso o seu comentário esta fora do contexto democrático,,, e é perigoso! pois não é pacificador, então se nem daqui a 50 anos qual é a sua proposta? Oque a renamo deve fazer ? Como partido. sei que es da Frelimo seja honesto na sua resposta.
    1 hr · Like
  • Rodrigues Manuel Beque Beque Seja honesto sr.chalaua.hoje a renamo esta' ser bem governada?a resposta correta enao.entao como governara'bem o pais se equanto e' uma organizacao nao prima por principios de legalidade?aminha primeira pergunta sinto ki nao fui satisfeito.todos problemas ki rolou como causas da luta da renamo foram cometidos todos logo apois a nossa independencia?guia de marcha, socialismo,coperativas imais foi logo apois a independecia?ante de pegar em armas qual outra forma a renamo usou pra mostrar o seu desagrado?hoje as guias acabaram?cidadaos nao sao identifiacados na estrada?cooperativas hoje nao temos associacoes?
  • Rodrigues Manuel Beque Beque correta enao.entao como governara'bem o pais se equanto e' uma organizacao nao prima por principios de legalidade?aminha primeira pergunta sinto ki nao fui satisfeito.todos problemas ki rolou como causas da luta da renamo foram cometidos todos logo apois a nossa independencia?guia de marcha, socialismo,coperativas imais foi logo apois a independecia?ante de pegar em armas qual outra forma a renamo usou pra mostrar o seu desagrado?hoje as guias acabaram?cidadaos nao sao identifiacados na estrada?cooperativas hoje nao temos associacoes?
  • Rodrigues Manuel Beque Beque democracia e' alternacia da governacao.nao altenar com a renamo.veja so meu kerido amigo.eu te conhec,o pela televisao es jovem deputado da renamo na AR.respeitava-lhe mto.agora veja so uma prova concreta.tamos a coversar como amigos cada um apresentando a sua idealogia e dizme qui o meu pnsamento e' de uma pessoa ki ja nao esta' entre "nos"esta expressao e'de uma pssoa kivive na democracia?renamo e seus colaboradores falam da democracia mas nao conhecem nao vivem na democracia.dmocratas nao matam o povo,nao abrem crateras nas estradas qui o povo e eles proprios usam.Mocambique tem azar ter a renamo como opositor.membros deste partido tem psamento irracional.e
  • Raimundo Salomao Mahumane Dreitos e Devers!Uma vez proclamada a independencia n ha espaço pa outra proclamaçao. 1Agora dreitos 2 Dveres:TPC ......Alternativa um Dfender a Patria.2 Respectar os Dreitos humanos.............Argumentem e somando q de PAZ
    2 mins · Like

Sem comentários: